CBR600RR será descontinuada

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

CBR600RR será descontinuada

Mensagem por Kuati »

Imagem

Imagem

Desportiva de média cilindrada será descontinuada no final do ano.

Com entrada em vigor da totalidade das normas Euro4 no dia 1 de janeiro de 2017, todos os motociclos comercializados na Europa terão de cumprir os restritos requisitos de som e emissões para garantirem a sua permanecia na gama das diversas marcas. No último ano e meio temos assistido a um grande esforço por parte das marcas em renovarem as suas gamas em antecipação desta data, mas inevitavelmente alguns modelos chegam aqui ao fim de ciclo pois os números de vendas não compensam o trabalho e despesa de desenvolvimento para permanecerem em comercialização. Foi o caso da XJR 1300 e da XT660 Ténéré da Yamaha e agora da CBR600RR que a marca nipónica confirma que deixara de ser comercializada na Europa no final do ano.

O decréscimo das vendas no segmento das superdesportivas afetou com especial força as desportivas de média cilindrada que, de um ponto de vista de engenharia, apresentam um custo de desenvolvimento semelhante a uma superdesportiva de litro, mas que, devido à menor potência e inexistência de sistemas eletrónicos, não oferecem as mesmas margens de venda das suas irmãs mais potentes.

Dado o estado do mercado, a Honda tomou a decisão de descontinuar o modelo que não deverá ser substituído por qualquer sucessor, mas que continuará em comercialização fora da Europa onde as normas Euro 4 não estão em vigor.

No que diz respeito aos seus sucessos dentro de pista, e apesar do Campeonato do Mundo de Supersport só ter tido a sua primeira edição em 1999, quando a CBR 600 já contava com vários anos de estrada, a Superport da Honda ainda veio a tempo de se tornar a recordista de títulos mundiais na categoria.

Imagem

Assim, e com 17 Mundiais de Supersport disputados, entre 1999 e 2015, a CBR conquistou nada menos que 10 títulos mundiais de construtores (oito deles consecutivos, entre 2003 e 2010) e nove coroas de pilotos (sete consecutivas, de 2002 a 2008).

Títulos de Pilotos:
2002 – Fabien Foret
2003 – Chris Vermeulen
2004 – Karl Muggeridge
2005 – Sébastien Charpentier
2006 – Sébastien Charpentier
2007 – Kenan Sofuoglu
2008 – Andrew Pitt
2010 – Kenan Sofuoglu
2014 – Michael Van Der Mark
Títulos de Construtores:
2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012 e 2014

Fonte motociclimo.pt

Imagem

Imagem

:rip:
Imagem
Kuati
Mito

Re: CBR600RR será descontinuada

Mensagem por Kuati »

Q merda bicho, esta foi a moto "grande" que melhor me vestiu até hoje.
Os mapas de potência das 1000 facilita a vida da galera, as 600 meio q perdem a razão de existir mesmo. Mas no tamanho as seiscentinhas continuam sendo menores e mais leves.

Desconfio que a Yamaha matará a belíssima R6 tb. <:(

Não sabia q tinham matado a XT660 tb.

[ ]'s
Imagem
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tive 2, não sei como não morri em cima de uma delas, é um ´´doce´´, nos tempos de spp, fazia horrores na serra :boff:

Mas se tem esportiva(ou semi esportiva) que tive e que até teria novamente é sem dúvida a abaixo, que moto espetacular...

Imagem

...
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Bagé escreveu:Mas se tem esportiva(ou semi esportiva) que tive e que até teria novamente é sem dúvida a abaixo, que moto espetacular...
Essas motos devem ser excelentes mesmo, pois até hoje os preços das usadas são altíssimos!!!

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

JPaulo escreveu:
Bagé escreveu:Mas se tem esportiva(ou semi esportiva) que tive e que até teria novamente é sem dúvida a abaixo, que moto espetacular...
Essas motos devem ser excelentes mesmo, pois até hoje os preços das usadas são altíssimos!!!

Abs,
abaixou um pouco depois que chegaram as Hornets carenadas mais mesmo assim ainda são ultra-mega bolhudas essa e a 900RR do mesmo ano. :-?
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

zulay escreveu:
JPaulo escreveu:

Abs,
abaixou um pouco depois que chegaram as Hornets carenadas mais mesmo assim ainda são ultra-mega bolhudas essa e a 900RR do mesmo ano. :-?

Edit ;-)

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Vão ser descontinuadas só na Europa por culpa do lixo da EURO4

Em outros mercados, bem possivel que vai continuar. Minha 600 favorita. Sempre sonhei com uma PC37 nas cores Rothmans ou West, pena que quando tive a chance de comprar, botei o pé atras pela bandidagem e tals...agora me arrependo.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Acho q não Leo, matam lá, matam no resto do mundo todo.

Essa igual do Bagé foi meu sonho de consumo por um looongo período (CBR600F verdadeira). Mas os preços sempre foram surreais, além de ter poucas anunciadas.

Mas acho q se tivesse comprado essa moto era capaz de estar com ela até hoje.

Imagem

[ ]'s
Imagem
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tive 3 600F(da verdadeira), uma 97, 99 e 2002... a 99 era mais nervosa.. Com a 2002 comecei a viagens mais distantes, andei em Sampa, fui ao churrastibas uma vez com ela...

...
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

Bagé, tu lembra que quase comprei em janeiro de 2007 uma azul igual essa, que estava à venda na Godzuki perto do Iguatemi? aí não comprei pq deu problema de cabeçote...algo assim, tiveram maior prejú pra trocar, a moto era zerinha..tinha 2mil km
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

ALUANI escreveu:Bagé, tu lembra que quase comprei em janeiro de 2007 uma azul igual essa, que estava à venda na Godzuki perto do Iguatemi? aí não comprei pq deu problema de cabeçote...algo assim, tiveram maior prejú pra trocar, a moto era zerinha..tinha 2mil km
Eu lembro da 929 que foi minha e tu comprou do Q (Polli)

...
Imagem

Bagé@tchê.rs

Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Kuati escreveu:Acho q não Leo, matam lá, matam no resto do mundo todo.
Duvido, o maior mercado para essas motos é o americano, se matar na Europa, não vão matar no americano aonde vendem milhares de 600s.

A F4 e (F4i) são super confiaveis, num forum gringo que participo faz uns 13 anos, tem um cara que tem uma 2001 que comprou zero e a ultima vez que li algo dele, a moto tava com mais de 160 mil kms, sem abrir motor, sem maiores problemas. E isso foi faz uns varios anos, hj não me surpreenderia que ja tem mais de 200 mil kms sem fazer nada.

O motor da F4i era o que usavamos no FSAE na faculdade, chegamos até a turbinar e abusar dele, e aguentou. Motor a prova de balas.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

tive algumas paixões, e a maior de todas se chama cbr600rr, de uso eu tive a 2010 preta/vermelho, 2011uma raio x e outra tricolor azul/preto/branco, 2012 uma com abs(fui para RS) e outra sem abs, e uma raridade a 600RR Repsol com abs, só veio uma unidade para bsb dessa moto, e só vieram 9 para o Brasil.

600rr é uma moto perfeita, e a 2013 melhoraram o torque....consumo de todas na faixa de 18/22 km/l...ímpar pra fazer curva, manutenção zero..não dá defeito...painel dinossáurico...mas ciclística e confiabilidade ímpar.
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

foda que a honda fazendo um movimento desse...as outras vem logo em seguida =/
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Agro
Motoqueiro

Mensagem por Agro »

Boa notícia, não vou mais vender a que peguei, vou guardar que vai valorizar igual maverick e opala.
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Espero que isso seja só na Europa.

É uma delícia de tocar...pra mim essa moto é a melhor escola de pilotagem que existe.
Sergio
Szk
Roda Presa

Mensagem por Szk »

Lembrem-se que se não passa no Euro 4, também não vai passar no Promot 4... ou seja, BR estará fora também... :-?

O modelo atual ainda poderá ser comercializado em países atrasados (em termos de legislação ambiental) como EUA, Canadá e Austrália... mas cedo ou tarde, até mesmo esses mercados terão que adotar regras mais rigorosas para a redução de poluentes. Somando a queda nas vendas globais de superesportivas de 600 cc na última década com a perda da escala de produção, valerá a pena o investimento pelas fabricantes para desenvolver novos modelos?

No caso da CBR600RR, a Honda já deu a resposta: infelizmente não... Honda CBR600RR is no more
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

já era no BR tb...não é a toa que em 2014 aqui no BR saiu a 2013. e em 2015 a 2014...2016 nem notícia da 2015 e 2016.
Macffe
Novato

Mensagem por Macffe »

A R6 deve seguir o mesmo caminho. As motos nessa faixa de cilindrada cada vez simples e baratas. Pela diferença de preço entre as SS vale um esforço para comprar logo uma 1000cc. A Suzuki eu acho que mantém a 600 e descontinua sim a 750. A Kawasaki pelo que remodela de tempos em tempos a 600, vai manter a sua moto na categoria.
Tem a estratégia da cada marca e o que mercado dita, o futuro das motos vai ser cada vez mais motos de custo de produção mais baixo, econômicas e baixa cilindrada. Motos com alta técnologia, materiais nobres como fibra de carbono, magnésio ou até mesmo alumínio só aguns modelos para mostrar o que a marca pode fazer.
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Macffe escreveu:A R6 deve seguir o mesmo caminho. As motos nessa faixa de cilindrada cada vez simples e baratas. Pela diferença de preço entre as SS vale um esforço para comprar logo uma 1000cc. A Suzuki eu acho que mantém a 600 e descontinua sim a 750. A Kawasaki pelo que remodela de tempos em tempos a 600, vai manter a sua moto na categoria.
Tem a estratégia da cada marca e o que mercado dita, o futuro das motos vai ser cada vez mais motos de custo de produção mais baixo, econômicas e baixa cilindrada. Motos com alta técnologia, materiais nobres como fibra de carbono, magnésio ou até mesmo alumínio só aguns modelos para mostrar o que a marca pode fazer.
eu já acho que a Suzuki aposenta a 600(que só mantinha por conta dos campeonatos de supersport) e manterá a 750...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Responder