Comparativo de motos em viagens
Comparativo de motos em viagens
A pedido do Russo estou fazendo um comparativo imparcial com as motos que tive e viagens realizadas.
Vou focar nas motos com as quais fiz viagens >= 500 km por trecho (ida ou volta). Por isso a Falcon, V-Strom 1000, GSX650F, Twister e CGs ficarão de fora. Tanto com essas motos como as da relação abaixo tive inúmeros passeios menores de 500 km por trecho.
Segue relação das motos e viagens realizadas em ordem cronológica:
CB 500 – Carazinho RS – Itapema SC – 600 km por trecho.
GSX750F Mônica - Bento RS – Curitiba PR – 600 km por trecho (duas vezes).
GSX750F Mônica - Bento RS – Ingleses/Florianópolis SC – 540 km por trecho (três vezes).
Hayabusa 2007 – Bento RS – Curitiba PR – 600 km por trecho (duas vezes)
FZ6S – Bento RS – Curitiba PR – 600 km por trecho.
B-King – Bento RS – Curitiba PR – 600 km por trecho.
B-King – Bento RS – Diversos SC – 750 km por trecho.
B-King – Bento RS - São Roque SP – 1.050 km por trecho.
Varadero – Bento RS – Pitanga PR – 750 km por trecho.
Bandit 1200S – Bento RS – Diversos SC – 700 km por trecho.
SRAD 1000 – Bento RS - Santo Anastácio SP – 1.300 km por trecho.
Drag Star - Bento RS – Pitanga PR – 780 km por trecho.
V-Rod – Bento RS – Porto Belo SC – 660 km por trecho.
V-Rod – Bento RS – Diversos SC – 750 km por trecho.
Ultra – Bento RS – Imbituba SC – 600 km por trecho (duas vezes).
Ultra – Bento RS – Punta del Este UY – 900 km por trecho.
Ultra – Bento RS – Pitanga PR – 830 km por trecho.
Ultra – Bento RS – Bonito MS – 1.500 km por trecho.
Melhores motos por quesito:
Ergonomia/conforto: B-King
Consumo: FZ6S
Garupa: Ultra
Pronta pra estrada (equipamentos, bagagem e menor necessidade de gambiarra): Ultra sem dúvida
Autonomia: Varadero e Ultra
Proteção aerodinâmica: Varadero
Curvas: SRAD 1000
Tesão na estrada: Haya, SRAD, B-King e V-Rod
Piores motos por quesito:
Ergonomia/conforto: Drag Star
Consumo: Drag Star
Garupa: SRAD
Pronta pra estrada (equipamentos, bagagem e menor necessidade de gambiarra): B-King e V-Rod
Autonomia: B-King
Proteção aerodinâmica: B-King
Curvas: Drag Star
Tesão na estrada: Drag Star
Embora nunca tenha feito uma mega viagem tive oportunidade de fazer várias menores com motos bem diferentes entre elas. Coincidência ou não as duas únicas que proporcionaram fazer mais de 1.000 km por dia foram as teoricamente piores para viagem: SRAD e B-King. Em ambas fiz milão bem tranquilo sem grandes sequelas físicas e entre as duas a B-King teve mais destaque positivo no que tange ao cansaço. A SRAD judia mais nos punhos em baixa velocidade.
Pra ser sincero eu viajo com qualquer moto, o que importa é sair do teclado e ver os amigos. Prova é a ida pra Pitanga em 2015 com a Drag Star levando a patroa na garupa, de longe a viagem mais sofrida que já fiz até hoje, ao final do dia tanto da ida quanto da volta tinha que parar a cada 50 km para aliviar a coluna. A configuração da moto tava para baixinhos e me ferrei pilotando ela.
Claro que as motos potentes e torcudas dão mais prazer na estrada pois proporcionam retomadas e ultrapassagens muito mais rápidas e seguras, nesse ponto as Suzukis levam destaque junto com a V-Rod.
De todas que tive aquela com a qual mais rodei foi a F Mônica, total de 35.000 km. Moto gostosa de tocar embora com posição racing demais para ser touring, mesmo assim curti bastante. Minha esposa adorava a garupa e viajou bastante comigo antes da minha filha nascer.
Quanto a suspensão as Harleys sem dúvidas são as piores, além de pesadas passam para piloto e garupa toda e qualquer imperfeição da estrada, os outros prontos positivos acabam por compensar esse grave defeito. A Ultra por exemplo é um luxo na estrada, eu gosto de moto grande e nisso ela é uma das maiores, impõe respeito, fica firme na estrada e em rodovias boas chega ser covardia rodar com o piloto automático ligado e jogadão no sofá, depois que botei o encosto para piloto ficou muito confortável embora perca para a B-King na minha opinião quanto a ergonomia do piloto, a Kong foi a moto com a qual mais me senti à vontade pilotando até hoje pois é meu número.
A V-Rod embora seja gostosa de tocar na estrada tem uma posição meio esquisita pois você fica todo espichado na moto com os membros para frente e tronco para trás, não que eu não gostasse mas depois de alguns km dava um incômodo chato. Se botasse uma mochila no banco do garupa aí ficava quase perfeita pois aliviava a coluna. Ainda sobre a Porsche a suspensão é uma merda, em estrada ruim fica quicando pra lá e pra cá.
O que me chamou atenção tanto na V-Rod quanto na Ultra é a capacidade de curvas, melhor na V-Rod mas supreendente na Ultra. Olhando pra moto a gente pensa "essa merda só vai reto", que nada, basta uns km pra pegar o jeito e dá pra assustar uns desavisados na estrada. Claro que não é uma SRAD mas me surpreendeu positivamente.
CB 500 e FZ6S são motos OK para viagens, não animam nem desanimam muito. A Yamaha me decepcionou no desempenho, eu esperava algo mais esperto em viagens e ela pede muito câmbio.
Antes da Ultra a moto que eu tinha no conceito como puta estradeira era a Varadero, rodei pouco com ela pois tinha pintado uma oportunidade de pegar uma VFR mas levei bola nas costas. Assim como V-Strom e Falcon a posição da Varadero judia demais da minha coluna enquanto nas HD vai bem melhor.
Bandit não tem muito o que falar, é a moto quase muito boa em tudo. Talvez a mais equilibrada para o meu gosto entre todas que tive.
------------------
Russo, esse foi um comparativo que fiz rapidamente e se alguém tiver alguma dúvida específica fique á vontade.
Vou focar nas motos com as quais fiz viagens >= 500 km por trecho (ida ou volta). Por isso a Falcon, V-Strom 1000, GSX650F, Twister e CGs ficarão de fora. Tanto com essas motos como as da relação abaixo tive inúmeros passeios menores de 500 km por trecho.
Segue relação das motos e viagens realizadas em ordem cronológica:
CB 500 – Carazinho RS – Itapema SC – 600 km por trecho.
GSX750F Mônica - Bento RS – Curitiba PR – 600 km por trecho (duas vezes).
GSX750F Mônica - Bento RS – Ingleses/Florianópolis SC – 540 km por trecho (três vezes).
Hayabusa 2007 – Bento RS – Curitiba PR – 600 km por trecho (duas vezes)
FZ6S – Bento RS – Curitiba PR – 600 km por trecho.
B-King – Bento RS – Curitiba PR – 600 km por trecho.
B-King – Bento RS – Diversos SC – 750 km por trecho.
B-King – Bento RS - São Roque SP – 1.050 km por trecho.
Varadero – Bento RS – Pitanga PR – 750 km por trecho.
Bandit 1200S – Bento RS – Diversos SC – 700 km por trecho.
SRAD 1000 – Bento RS - Santo Anastácio SP – 1.300 km por trecho.
Drag Star - Bento RS – Pitanga PR – 780 km por trecho.
V-Rod – Bento RS – Porto Belo SC – 660 km por trecho.
V-Rod – Bento RS – Diversos SC – 750 km por trecho.
Ultra – Bento RS – Imbituba SC – 600 km por trecho (duas vezes).
Ultra – Bento RS – Punta del Este UY – 900 km por trecho.
Ultra – Bento RS – Pitanga PR – 830 km por trecho.
Ultra – Bento RS – Bonito MS – 1.500 km por trecho.
Melhores motos por quesito:
Ergonomia/conforto: B-King
Consumo: FZ6S
Garupa: Ultra
Pronta pra estrada (equipamentos, bagagem e menor necessidade de gambiarra): Ultra sem dúvida
Autonomia: Varadero e Ultra
Proteção aerodinâmica: Varadero
Curvas: SRAD 1000
Tesão na estrada: Haya, SRAD, B-King e V-Rod
Piores motos por quesito:
Ergonomia/conforto: Drag Star
Consumo: Drag Star
Garupa: SRAD
Pronta pra estrada (equipamentos, bagagem e menor necessidade de gambiarra): B-King e V-Rod
Autonomia: B-King
Proteção aerodinâmica: B-King
Curvas: Drag Star
Tesão na estrada: Drag Star
Embora nunca tenha feito uma mega viagem tive oportunidade de fazer várias menores com motos bem diferentes entre elas. Coincidência ou não as duas únicas que proporcionaram fazer mais de 1.000 km por dia foram as teoricamente piores para viagem: SRAD e B-King. Em ambas fiz milão bem tranquilo sem grandes sequelas físicas e entre as duas a B-King teve mais destaque positivo no que tange ao cansaço. A SRAD judia mais nos punhos em baixa velocidade.
Pra ser sincero eu viajo com qualquer moto, o que importa é sair do teclado e ver os amigos. Prova é a ida pra Pitanga em 2015 com a Drag Star levando a patroa na garupa, de longe a viagem mais sofrida que já fiz até hoje, ao final do dia tanto da ida quanto da volta tinha que parar a cada 50 km para aliviar a coluna. A configuração da moto tava para baixinhos e me ferrei pilotando ela.
Claro que as motos potentes e torcudas dão mais prazer na estrada pois proporcionam retomadas e ultrapassagens muito mais rápidas e seguras, nesse ponto as Suzukis levam destaque junto com a V-Rod.
De todas que tive aquela com a qual mais rodei foi a F Mônica, total de 35.000 km. Moto gostosa de tocar embora com posição racing demais para ser touring, mesmo assim curti bastante. Minha esposa adorava a garupa e viajou bastante comigo antes da minha filha nascer.
Quanto a suspensão as Harleys sem dúvidas são as piores, além de pesadas passam para piloto e garupa toda e qualquer imperfeição da estrada, os outros prontos positivos acabam por compensar esse grave defeito. A Ultra por exemplo é um luxo na estrada, eu gosto de moto grande e nisso ela é uma das maiores, impõe respeito, fica firme na estrada e em rodovias boas chega ser covardia rodar com o piloto automático ligado e jogadão no sofá, depois que botei o encosto para piloto ficou muito confortável embora perca para a B-King na minha opinião quanto a ergonomia do piloto, a Kong foi a moto com a qual mais me senti à vontade pilotando até hoje pois é meu número.
A V-Rod embora seja gostosa de tocar na estrada tem uma posição meio esquisita pois você fica todo espichado na moto com os membros para frente e tronco para trás, não que eu não gostasse mas depois de alguns km dava um incômodo chato. Se botasse uma mochila no banco do garupa aí ficava quase perfeita pois aliviava a coluna. Ainda sobre a Porsche a suspensão é uma merda, em estrada ruim fica quicando pra lá e pra cá.
O que me chamou atenção tanto na V-Rod quanto na Ultra é a capacidade de curvas, melhor na V-Rod mas supreendente na Ultra. Olhando pra moto a gente pensa "essa merda só vai reto", que nada, basta uns km pra pegar o jeito e dá pra assustar uns desavisados na estrada. Claro que não é uma SRAD mas me surpreendeu positivamente.
CB 500 e FZ6S são motos OK para viagens, não animam nem desanimam muito. A Yamaha me decepcionou no desempenho, eu esperava algo mais esperto em viagens e ela pede muito câmbio.
Antes da Ultra a moto que eu tinha no conceito como puta estradeira era a Varadero, rodei pouco com ela pois tinha pintado uma oportunidade de pegar uma VFR mas levei bola nas costas. Assim como V-Strom e Falcon a posição da Varadero judia demais da minha coluna enquanto nas HD vai bem melhor.
Bandit não tem muito o que falar, é a moto quase muito boa em tudo. Talvez a mais equilibrada para o meu gosto entre todas que tive.
------------------
Russo, esse foi um comparativo que fiz rapidamente e se alguém tiver alguma dúvida específica fique á vontade.
Editado pela última vez por eclinck em 01 Jul 2016, 11:07, em um total de 4 vezes.
Re: Comparativo de motos em viagens
Valeu Kamerad Evandro...eclinck escreveu: Russo, esse foi um comparativo que fiz rapidamente e se alguém tiver alguma dúvida específica fique á vontade.
É muito interessante ver a opinião de quem já teve (e rodou bastante com) várias motos de estilos diferentes!

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Bem legal!
Resumido mas ajuda muito quem estiver pensando em alguma dessas motos.
[ ]'s
Resumido mas ajuda muito quem estiver pensando em alguma dessas motos.
[ ]'s

Hoje fiz Curitiba-Sao Paulo numa Maxsym 400. A despeito da moto, confirmei uma coisa que já sabia. Acho chato viajar de moto. Até uns 200 km gosto. Depois disso, fico ansioso para chegar. Só acelerar e ver o tempo passar. Muito chato. Prefiro muito mais andar numa cidade como SP, percorrendo grandes distâncias e a velocidade razoável.
Menos previsível e monótono.
Sei que é pessoal e devo ser quase uma exceção no mundo das duas rodas. Adoro moto, mas prefiro viajar de carro ou 2 asas.
Menos previsível e monótono.
Sei que é pessoal e devo ser quase uma exceção no mundo das duas rodas. Adoro moto, mas prefiro viajar de carro ou 2 asas.
Evandro, qual a sua altura?
- Fernando - BH
- Motoqueiro
Recomendo comprar um NC e postar no tópico dos viciados em drogas que o bagé comanda............ 
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
Para trechos muito longos potência faz TODA a diferença. Imprimindo uma velocidade de cruzeiro elevada (160-180 km/h) e com paradas curtas (15 min a cada 200 kms) a média fica excelente, a viagem passa num piscar de olhos. Voltando daquele encontro do M@D em Floripa de CB1300 (1150 km do Rio) a combinação estradas impecáveis + cabo enrolado fizeram a viagem passar voando (sem dúvida foi a melhor média que já consegui em viagem). Porém, o risco aumenta exponencialmente, não compensa (minha opinião).eclinck escreveu:Coincidência ou não as duas únicas que proporcionaram fazer mais de 1.000 km por dia foram as teoricamente piores para viagem: SRAD e B-King.
Para quem tem "pressa" (leia-se férias com dias contados) ainda acho as BT imbatíveis na "qualidade/segurança x km rodado". Uma boa comparação que vi na prática foi quando saímos de Rio Gallegos para Ushuaia. Saímos umas 15 motos juntas, de todos os estilos e tamanhos: Harleys, Goldwing, XRE300, F800GS, GS1200, etc. A combinação tancão, velocidade de cruzeiro boa (130-140 km/h) e ignorância de buracos fazem milagre para quem tem pressa... chegamos antes, bem antes.
Mas no dia que eu deixar de ter pressa (leia-se sem data para voltar), muito provavelmente optaria por uma dessas jamantas: Gold Wing, K1600GTL, Ultra, etc. São ultra-confortáveis, seguras, grande capacidade de carga, protegem do frio, motor infinito, etc.
Problema , Marcos, é que como você relatou no tópico da viagem do LA, estão acabando com o tesão de se andar em qualquer coisa que passe de 80 por hora.
Quero comprar uma moto para viajar, mas quando penso na exploração, radar, pedágios, estradas ruins...
Quero comprar uma moto para viajar, mas quando penso na exploração, radar, pedágios, estradas ruins...
Eu gosto muito, quem não gosta é o corpo de véio condor.Marp escreveu:Acho chato viajar de moto. Até uns 200 km gosto.
Mas Marp, vc prefere fazer 500 km de carro ou de moto?
[ ]'s

Carro, sem dúvida. De preferência com ac ligado, uma boa música e uma gostosa do lado
Moto é o que falei. Depois de uns 200, 300 km começo a sentar o pau para chegar. Me dá no saco a monotonia de ficar só acelerando. E isso independe de moto. Já fiz com vários modelos. E para mim não funciona curtir a paisagem, pensar na vida, estar sozinho ou em grupo.
Agora, adoro andar de moto em SP. Fico imaginando a hr que vou ter que sair de onde estou, só para me divertir.
Moto para mim é diversão diária. Seria um tédio ter que ficar esperando final de semana ou um período para viajar.
Mas volto a dizer, tenho plena consciência que sou ponto fora da curva.
Moto é o que falei. Depois de uns 200, 300 km começo a sentar o pau para chegar. Me dá no saco a monotonia de ficar só acelerando. E isso independe de moto. Já fiz com vários modelos. E para mim não funciona curtir a paisagem, pensar na vida, estar sozinho ou em grupo.
Agora, adoro andar de moto em SP. Fico imaginando a hr que vou ter que sair de onde estou, só para me divertir.
Moto para mim é diversão diária. Seria um tédio ter que ficar esperando final de semana ou um período para viajar.
Mas volto a dizer, tenho plena consciência que sou ponto fora da curva.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
faltou uma big trail nesses testes ai, com certeza ia agradar na maioria dos quesitos !
ops ,editando, tem a varadero, mas imagino uma tiger 800...
ops ,editando, tem a varadero, mas imagino uma tiger 800...
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
To sofrendo da memória?
Evandro...tu não teve uma Strom 1000 ou 650?
EDIT:
To sim...tá lá a Vstrom 1000
o que que eu tinha perguntado mesmo?
T+
Evandro...tu não teve uma Strom 1000 ou 650?
EDIT:
To sim...tá lá a Vstrom 1000
o que que eu tinha perguntado mesmo?
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Strom 1000 PRA MIM só não foi pior que a Drag, eita moto que judiava da coluna. Voltando de Cachoeira tinha que parar a cada 80 km no máximo.
Andei nos modelos novos ao redor da quadra e gostei mas preciso rodar uns 300 km pra ver como ficou.
Depois da Falcon, Strom e Varadero broxei com as trails.
-------------
Cadum cadum Marp, eu já curto demais ficar sozinho por horas na moto.
Andei nos modelos novos ao redor da quadra e gostei mas preciso rodar uns 300 km pra ver como ficou.
-------------
- Fernando - BH
- Motoqueiro
Vc mesmo disse cadum cadum..........eu rodei de Curitiba até Tiradentes - MG de Vstrom 1.000 e cheguei inteiro.eclinck escreveu:Strom 1000 PRA MIM só não foi pior que a Drag, eita moto que judiava da coluna. Voltando de Cachoeira tinha que parar a cada 80 km no máximo.
-------------
Adoro a posição de pilotar das motos trail.
Concordo com vcs que uma moto de maior cc é muito melhor para fazer grandes trechos porque vc consegue manter um
ritmo de viagem maior.
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
- Saurus
- Mito
Eu bem que gostaria de ter uma Maxi-Trail, mas só se fosse uma R1200GSA ou uma Tiger 1200, ST 1200 e coisas desse nipe.
Mas, como está cada vez mais difícil eu viajar sozinho (falta grana e tempo), Talvez nunca venha a ter uma coisa assim.
Para uso diário, estou xonado em pequenos scooters (até uns 150cc), pela praticidade, economia, desenvoltura no trânsito, etc.
Mas, como está cada vez mais difícil eu viajar sozinho (falta grana e tempo), Talvez nunca venha a ter uma coisa assim.
Para uso diário, estou xonado em pequenos scooters (até uns 150cc), pela praticidade, economia, desenvoltura no trânsito, etc.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Pena vc não ter se adaptado as BT. Na minha opinião são as melhores pra longas pernadas. Foi com uma Vstrom que fiz RJ-Atacama em 4 dias, garupado e com malas sem me preocupar com qualidade de asfalto e desvios.
Mas que bom que tá feliz com a Ultra e rodando bem com ela. O importante é estar satisfeito e se divertir.
Mas que bom que tá feliz com a Ultra e rodando bem com ela. O importante é estar satisfeito e se divertir.
Também acho as BT as melhores motos para uso geral, o problema é que minha coluna discorda.
Outra, só estou viajando mais pois agora a patroa vai junto e a Ultra virou referência de conforto para ela. SE um dia sonhar em ter uma BT preciso que o nível de conforto do garupa seja próximo da HD.
Outra, só estou viajando mais pois agora a patroa vai junto e a Ultra virou referência de conforto para ela. SE um dia sonhar em ter uma BT preciso que o nível de conforto do garupa seja próximo da HD.
Voce tem problema de coluna igual a mim e fala bem da B King, tenho curiosidade nessa moto, nunca andei numa e nunca achei nenhum amigo com uma.
Concordo que as BT exigem mais da coluna devido a posição de pilotagem mais ereta então é absorção total.
Concordo que as BT exigem mais da coluna devido a posição de pilotagem mais ereta então é absorção total.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
- Medeiros Neto
- Dinossauro
Tópico ótimo, gostei, da para aprender muito e também debater muito.
Uma viagem de 500 kms, prefiro ir de moto sempre, viagem de carro é com a família e filhos pequenos, fora isso, moto sempre.
Uma viagem de 500 kms, prefiro ir de moto sempre, viagem de carro é com a família e filhos pequenos, fora isso, moto sempre.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017