Youtube: Acidentes de moto.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fabio Ninja
Dinossauro

Re: Youtube: Acidentes de moto.

Mensagem por Fabio Ninja »

me fez lembrar um acidente com um novato, que teve aqui em Sorocaba, apesar que qualquer um podia cair nessa...
O pedágio tinha entrada a direita, e a Passagem automatica de veculos também , na hora que ele passou na passagem de motos
não viu que um caminhão veio moendo na passagem automatica, matou na hora....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

jucie escreveu:Curto muito ver esses vídeos porque são muito educativos.
x2
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

jucie escreveu:Mais um, bem do jeitinho que eu gosto. Esse vou ver comendo pipoca.
Continuando

04:36 Novamente animais na pista. Quando a primeira moto desvia, quem vem atrás percebe o movimento diferente. A segunda já contorna aberto, enquanto a terceira (que filma) vem reduzindo a velocidade. Pegou o bichinho, mas já estava bem lenta, não chegou a machucar. É um ótimo exemplo de que a posição mais segura é no fim da fila. Corre mais risco quem vai primeiro. Em termos de segurança, cada moto que passa na sua frente te faz um favor.

04:47 O certo é o carro entrar na via e ficar à direita, pra só depois dar seta e mudar de faixa. Esse aqui foi entrando e mudando de faixa ao mesmo tempo, devagar. Ficou imprevisível. O motoca não sabia se devia se manter à esquerda ou pular pra direita. Deu no meio.

05:03 O motorista vinha rápido, querendo entrar direto. Quando percebeu a moto, tentou freiar, mas tudo o que conseguiu foi ficar bem no meio do caminho. A moto também vinha rápido, sem chance de parar. Parece uma avenida larga e tranquila. Eu acho que ali os dois conheciam o caminho e estavam mal acostumados. Um corria e o outro entrava direto.

05:16 Uma sequência de pequenas irregularidades pode derrubar uma moto. Se a suspensão não for adequada para acompanhar as irregularidades do piso a essa velocidade, a moto vai perder a aderência e a queda vem em seguida. Podem reparar que o chão está cheio de buracos.

05:29 Houve dois eventos em seguida que requeriam atenção do piloto. Ele se saiu bem no primeiro (a viatura na contramão), mas não percebeu o segundo (a rampa subindo). Difícil essa.

05:40 A última moto tentava ultrapassar a moto da frente no corredor aproveitando o espaço entre os carros. Arriscou e estava quase conseguindo quando o trânsito apertou. Não teve tempo nem de voltar pro meio e nem de freiar, porque a moto vinha pesada, com garupa. Ficou à direita e sifu.

05:55 Posso imaginar o motorista com a esposa sentada ao lado. De repente ela vira pra ele e diz "É aqui, bem! É aqui. Vira!" Ele imediatamente obedece, sem olhar pro retrovisor. Tadinho do motoca. Não tinha o que fazer.

06:04 Mais um que vira sem olhar pelo retrovisor.

06:14 O meu palpite é que esse piloto não estava acostumado a andar nessa velocidade garupado. A moto mais pesada requer mais cuidado nas curvas, por causa da inércia. Se deitasse mais ia escorregar, porque o piso estava sujo. Tentou fazer a curva sem deitar e não deu.

06:58 O carro que filma não poderia estar ali. Veja a sinalização amarela no chão. Pegou o motoca de surpresa. Por isso é bom, pra quem faz sempre o mesmo caminho, decorar os pontos onde os barbeiros têm mais chance de mostrar seu talento natural. Por exemplo, se vir marcas de freiadas, pode ter certeza que é lugar de barbeiragem, abra bem os olhos quando passar por ali.

07:05 A posição do sol e o horário não permitiram que o motociclista percebesse a luz de freio do carro à frente e nem a seta, se é que foi acionada. Quando percebeu que o carro estava parando o coitado ficou sem saber pra que lado desviar. Some a isso a frenagem lenta de uma moto pesada (HD Sportster 883?) e está feita a cagada.

Depois eu continuo.
Editado pela última vez por jucie em 21 Dez 2017, 15:49, em um total de 1 vez.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

jucie escreveu:Mais um, bem do jeitinho que eu gosto. Esse vou ver comendo pipoca.
Continuando.

07:18 A moto vinha numa boa, tudo certinho, e o motorista achou que dava pra passar primeiro. Não dava.

07:30 (repetido)

07:37 (esporte)

08:04 A pedaleira pegou no asfasto, levantou a roda de trás e o cara comprou terreno.

08:15 O retrovisor do carro era um opcional muito caro, não deu pra comprar. Já se convenceu que motorista não olha pelo retrovisor?

08:29 O motorista vinha concentrado à sua frente, tentando encontrar uma brecha na fileira de carros. A moto o pegou de surpresa. A visão de ambos estava obstruída pelo carro que filma.

08:37 Ao mesmo tempo os dois motoristas decidiram ultrapassar. Quando o da frente percebeu, tentou voltar pra direita, mas teve dificuldade em manter o carro estável, quase saiu da pista. Na tentativa de controlar a direção e velocidade do carro, acertou o sidecar. O piloto é macaco velho. Por pouco não sai da pista.

08:51 Um lugar sem semáforo. Ali cada um passa contando com seu santo. O do motoqueiro estava de folga.

08:57 O motofilmador concentrado na moto ao lado não viu quando o carro da frente resolveu parar no meio da rodovia sabe-se lá por quê. Lembro que quando minha primeira esposa estava aprendendo a dirigir, tinha dessas. Do nada, parava o carro no meio da rua, pra pensar.

09:06 A moto vira sem dar seta, bem na hora que o carro tentava ultrapassar.

09:10 O motoqueiro fez certinho. Quando viu que o carro ia entrar à direita, reduziu. Só que vinha um distraído bem atrás dele. Dica do dia: se você não vai entrar à direita, saia daí.

09:18 Retrovisor pra quê? O tocha humana pagou o pato. Nos pontos da rodovia em que há saídas, convém não estar ao lado dos carros, porque se um deles tentar sair, já viu.

09:29 O motorista está concentrado tentando encontrar brechas nas duas filas de carros. Quando penetra na primeira, não olha mais pro lado esquerdo, se concentra na segunda fila e vai bem devagarinho. Motoca percebeu que não ia conseguir parar (asfalto molhado) e tentou passar pela frente. Sifu. Deu sorte de não ser atropelado.

09:39 Visão obstruída. Na melhor das hipóteses o motoqueiro percebeu o SUV preto e achou que dava pra passar na frente. Não imaginava que vinha um menor antes.

09:51 Façanha acrobática ensaiada. Perceba o posicionamento das câmeras.

Depois eu continuo.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

gosto de ver esses filmes. Aprendo com o erros de terceiros.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Baeta escreveu:gosto de ver esses filmes. Aprendo com o erros de terceiros.
Eu não gosto, mas é quase que um EAD, uma espécie de "Olha o tipo de merda que pode dar se você não tomar cuidado e for sempre previdente. Evite cometer esses mesmos erros."

Então, melhor assistir naõ gostando e aprender alguma coisa que ficar de firula, com nojinho ou coisa assim.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Continuando.

10:01 Área plana, sem valetas para escoamento d'água, que deixariam evidente qual via é preferencial. Resultado: todo mundo acha que está na preferencial e ninguém para. Onde a sinalização não é clara, convém reduzir a velocidade nos cruzamentos.

10:19 O trânsito parou de repente na última faixa da esquerda e o motoqueiro vinha ocupando a posição de um carro, em vez de vir pelo corredor das motos. Não conseguiu desviar a tempo.

10:39 São dois acidentes em sequência. Primeiro a moto troca de faixa sem dar seta e nem olhar, causando uma colisão com outra moto que vinha rápido e não conseguiu desviar. Quando um dos motociclistas se levanta, ainda desorientado, é atingido por um carro vindo rápido, que freia mas não consegue parar a tempo. Aqui no Brasil, quando rodovias cortam áreas urbanas há uma redução de velocidade obrigatória, a fim de diminuir a chance de ocorrerem situações desse tipo. E arrecadar, é claro.

11:03 Barbeiragem. O motorista trocou de faixa sem olhar e sem dar seta antes. Só deu depois que já estava se movendo. Motoqueiro tomou uma fechada muito em cima. Tentou tirar, mas não deu.

11:25 Repare que fora do túnel está um dia bem claro, de Sol forte. Quando os veículos entram no túnel a vista demora alguns segundos a se adaptar. Durante esse tempo o motorista fica cego. Se tiver uma surpresa nesse meio-tempo, vai pegá-lo despreparado. Nesse caso, o motoqueiro pagou o pato.

11:39 Culpa do Batman. Lembra como o Batman saía da caverna e entrava na pista sem olhar? Nesse caso, à direita existe uma faixa de carros entrando, mas o carro prata, com pressa (é o Batman, com certeza), vem ultrapassando os demais ainda na curva e entra na via principal já pulando pra última faixa da esquerda. No susto, o motoqueiro tenta desviar mas a jaca não responde como ele precisa e cai.

11:55 Caso parecido. O motoca tenta desviar do barbeiro, mas a moto não responde como ele imagina e imediatamente vai ao chão. É numa situação inesperada que se percebe o valor de uma moto boa de curva e de freio.

12:10 Visão obstruída. O carro que entra pela direita não vê a moto, porque o carro preto, à frente de quem filma, obstrui a visão. Idem para a moto. O piloto reage rápido e evita a colisão.

12:22 Sol baixo. O motorista do carro não enxerga a moto, porque está contra a luz do Sol. O motoqueiro não reduz, porque tem certeza que o carro vai parar antes de cruzar a rodovia. Ele não sabe que se tornou invisível.

Depois eu continuo.
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

jucie escreveu:
Continuando.

10:01 Área plana, sem valetas para escoamento d'água, que deixariam evidente qual via é preferencial. Resultado: todo mundo acha que está na preferencial e ninguém para. Onde a sinalização não é clara, convém reduzir a velocidade nos cruzamentos.

10:19 O trânsito parou de repente na última faixa da esquerda e o motoqueiro vinha ocupando a posição de um carro, em vez de vir pelo corredor das motos. Não conseguiu desviar a tempo.

10:39 São dois acidentes em sequência. Primeiro a moto troca de faixa sem dar seta e nem olhar, causando uma colisão com outra moto que vinha rápido e não conseguiu desviar. Quando um dos motociclistas se levanta, ainda desorientado, é atingido por um carro vindo rápido, que freia mas não consegue parar a tempo. Aqui no Brasil, quando rodovias cortam áreas urbanas há uma redução de velocidade obrigatória, a fim de diminuir a chance de ocorrerem situações desse tipo. E arrecadar, é claro.

11:03 Barbeiragem. O motorista trocou de faixa sem olhar e sem dar seta antes. Só deu depois que já estava se movendo. Motoqueiro tomou uma fechada muito em cima. Tentou tirar, mas não deu.

11:25 Repare que fora do túnel está um dia bem claro, de Sol forte. Quando os veículos entram no túnel a vista demora alguns segundos a se adaptar. Durante esse tempo o motorista fica cego. Se tiver uma surpresa nesse meio-tempo, vai pegá-lo despreparado. Nesse caso, o motoqueiro pagou o pato.

11:39 Culpa do Batman. Lembra como o Batman saía da caverna e entrava na pista sem olhar? Nesse caso, à direita existe uma faixa de carros entrando, mas o carro prata, com pressa (é o Batman, com certeza), vem ultrapassando os demais ainda na curva e entra na via principal já pulando pra última faixa da esquerda. No susto, o motoqueiro tenta desviar mas a jaca não responde como ele precisa e cai.

11:55 Caso parecido. O motoca tenta desviar do barbeiro, mas a moto não responde como ele imagina e imediatamente vai ao chão. É numa situação inesperada que se percebe o valor de uma moto boa de curva e de freio.

12:10 Visão obstruída. O carro que entra pela direita não vê a moto, porque o carro preto, à frente de quem filma, obstrui a visão. Idem para a moto. O piloto reage rápido e evita a colisão.

12:22 Sol baixo. O motorista do carro não enxerga a moto, porque está contra a luz do Sol. O motoqueiro não reduz, porque tem certeza que o carro vai parar antes de cruzar a rodovia. Ele não sabe que se tornou invisível.

Depois eu continuo.
jucie, seus comentários são muito melhores que os vídeos.
Rindo muito aqui!

Enviado de dispositivo móvel.
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Continuando.

12:47 O motoqueiro está vindo ali em cima da divisão. Quem não faz isso? Todo mundo faz, mas é arriscado. Nesse caso, o primeiro carro já começou a curvar pra esquerda, apesar de estar parado. Isso muda o ângulo do retrovisor. Não daria pra ver a moto vindo. Sorte que não pegou de jeito.

13:04 Freio arisco demais. O motoca nem vinha muito rápido, mas o piloto triscou no freio a roda travou. O piso está molhado, diga-se de passagem, o que aumenta a chance da roda travar. É melhor um freio borrachudo do que um que te trave as rodas à toa.

13:26 O motorista do carro branco está na faixa da direita e em cima da hora decide virar à esquerda. Ele tenta fazer a curva com cuidado, mas o táxi amarelo obstrui a visão tanto do motorista, que não vê a moto, quanto do motociclista, que não vê o carro dando seta pra virar.

13:39 À noite, baixa visibilidade, e chovendo. E aí, vamos correr ou vamos devagar? A gente quer chegar em casa o mais rápido possível, certo? Acelera Airton!! Só que nessas condições está tudo operando quase no limite. Se essa moto desestabilizar um pouco que seja, a chance de deslizar é grande, porque não há o atrito com o piso pra ajudar a estabilizar a moto. Saiu barato pra caramba dessa vez, não foi atropelado.

14:16 De novo: não fique na direita sem necessidade. Se está na faixa da direita, vá devagar e abra bem os olhos. O piloto aqui quis correr pela direita. Contou com a sorte e sifu.

14:21 Barbeiragem. O motorista não para o carro antes de cruzar. Isso é mau costume. Ele simplesmente vai seguindo, devagar e sempre, como se não houvesse mais ninguém nesse mundo além dele.

Depois eu continuo.
Editado pela última vez por jucie em 21 Dez 2017, 15:50, em um total de 1 vez.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Continuando

14:45 O motorista trocou de faixa rápido, sem olhar no retrovisor e sem dar seta. O mau costume é: "abriu uma brecha? Vira o volante o mais rápido possível". O meu padrasto é um que dirige assim. Ele pensa que se fizer movimentos rápidos não vai atrapalhar o trânsito, não vai acontecer nada. Ele já não enxerga direito e pensa devagar, mas não consegue admitir. Como ele tem muitos por aí.

15:00 Essa é clássica. Se o carro viesse de uma rua perpendicular à via principal, haveria um semáforo. Se ele viesse de uma faixa quase paralela à via principal, simplesmente usaria o retrovisor e consiguiria acompanhar o trânsito que vem de trás e o que está à sua frente sem maiores problemas. Só que neste caso a faixa vem a 45 graus. Olha só o problema: nessa posição o retrovisor não serve pra enxergar a via principal, o motorista tem que virar o pescoço e olhar para trás pela janela. Com isso, deixa de enxergar à frente. Ocorre que neste caso a moça no scooter teve que diminuir a velocidade, o motorista não viu e derrubou o scooter.

15:06 O piloto da jaca estava com a gata na garupa e quis mostrar como é machão.

15:30 Eu desconfio até que seja o mesmo idiota do vídeo anterior. Quando levar uma fechada dessa, basta gesticular pro motorista, indicando pra ter mais cuidado da próxima vez. Já basta. Não encostou na moto, não machucou ninguém, foi só o susto mesmo? Só dê a bronca e continue no seu rumo. Agora, se derrubar a moto, aí tem que discutir direitinho, no detalhe. Não pode passar como se nada tivesse acontecido. Aqui em São Paulo, se o motorista tentar se evadir, tá f*dido. Os motocas vão atrás.

15:45 Correndo pelo acostamento. Precisa dizer mais alguma coisa? O caminhão não deu seta, é verdade, mas o motociclista achou que ia correr pelo acostamento, atrás daquele monte de carros estacionados e que ninguém ia querer sair da via pro bairro. Precisava mesmo de um choque de realidade.

16:06 O asfalto devia estar sujo de óleo, aí não ia ter jeito mesmo, mas na hora que a roda traseira começou a deslizar, o cara já meteu o pé no chão, no reflexo. Quando sentir a traseira patinando tente manter-se equilibrado em cima da moto. É o melhor que você pode fazer. Meter o pé no chão geralmente não ajuda em nada e pode quebrar sua perna.

16:16 Como abriu-se um espaço grande na pista contrária, o motoca concluiu que podia sair no meio da faixa que não ia ter problema nenhum. Quando for dar o gato, pelo menos faça com cuidado. Motorista nenhum espera que uma moto brote do nada na contramão. Esse motoca estava todo errado, aliás: está pilotando uma moto sem placa, entrou na contramão, quebrou o carro e se evadiu do local.

Depois eu continuo.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Continuando

16:30 Esse motociclista virou meu herói, tremendo reflexo. Outro dia um tiozinho atravessou pela frente de um ônibus, cerca de 20 metros de distância de mim. Cara, eu gelei. Se estivesse mais perto eu iria acertá-lo em cheio. O que se pode fazer é reduzir a velocidade nestes momentos em que a chance de brotar um pedestre do nada é maior, como por exemplo ao passar sobre a faixa de pedestres, ou do lado de ônibus parado.

16:54 Aqui não tinha o que fazer. O motoca vinha atento, mas o caminhão obstruiu a visão do objeto. Se ele não estivesse bem equipado teria se ralado todo.

Acabou.

Só deixa eu falar uma coisa: lógico que é muito fácil ficar aqui sentado na minha cadeira dizendo que os pilotos deviam ter feito isso ou aquilo diferente, que eles são despreparados, etc. Na maioria dessas situações, se fosse comigo, com certeza teria me ferrado grandão.

Como estou consciente que não tenho os mesmos reflexos de um garotão de vinte e poucos anos, tento evitar situações de risco. No trânsito, a todo instante estou avaliando qual a alternativa mais segura e vou por ali. Se existe um risco maior pela direita, vou pela esquerda, etc.

É tudo um jogo de probabilidades. Dá pra garantir que não vá ocorrer um imprevisto? Não dá, mas você pode diminuir as chances de te pegar de surpresa. Por enquanto tem funcionado. Tanto é, que depois de quase 20 anos andando de moto por São Paulo todo santo dia, eu ainda estou aqui, enchendo o saco.

Um grande abraço aos amigos e obrigado pela paciência de acompanhar essa verdadeira novela.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Imagem
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
dominguinhos
Roda Presa

Mensagem por dominguinhos »

jucie, ri muito dos seus comentários, mas o Saurus apenas com uma foto matou a pau.

KKKKK :lol: :lol: :lol: :lol: KKKKK
Nunca compre peças usadas sem procedência, pois a próxima poderá ter sido da sua ex.
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

jucie escreveu:

Repare que o fdp não apenas saiu de uma secundária pra uma rodovia sem raciocinar, e ainda cego pelo sol, como também estava atravessando direto pra segunda faixa/acostamento.

Essa dos 17:00 é foda, fácil de acontecer com cone com qualquer um.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Pt na cueca e no banco

https://vimeo.com/169348443

Enviado do aquém do além
Paulo Roberto
Roda Presa

Mensagem por Paulo Roberto »

Tio Frei escreveu:Pt na cueca e no banco

Enviado do aquém do além
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Tio Frei escreveu: Pt na cueca e no banco
Inacreditável a sorte desse cara.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Russo escreveu:
Aqui perto tem uma casa que fica bem na esquina de um cruzamento. Tem 3 cachorros que são criados soltos, no meio da rua. Dependendo do horário, eles estão deitados na sombra, de boa. Dependendo, eles ficam zanzando bem no meio do cruzamento, correndo atrás de carros e motos. Eles não chegam a morder, mas enchem o saco e causam confusão no trânsito, com todo mundo tentando desviar.
Eu tô vendo a hora de ocorrer um acidente parecido com esse do vídeo. :grr: :hate: :pqp:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Eheheheh... aqui perto de casa também tinha uns bichos assim. O pior deles era um viralatas amarelo, de porte médio, "especializado" em correr atrás de motos, mas eu "curei" }:) a mania dele quando tive a Tenere 250 (acho que na ocasião cheguei a relatar esse episódio aqui no M@D).

Resumindo o "causo", quando o cachorro começou a correr atrás de mim, eu acelerei, me distanciei, fiz meia volta e comecei a correr atrás dele, inclusive pelas calçadas. Depois disso o guapeca nunca mais correu atrás de mim. :lol:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Responder