Custa caro manter uma moto velha?
Re: Custa caro manter uma moto velha?
Dando um UP no tópico, atualizando mais um problema crônico das XT600, com 15 anos o regulador de voltagem foi ao pau, agora com 20 anos foi a vez do estator.
Há uns 6 meses troquei a bateria da XT600 e há 1 mês atrás fui dar a partida e nada. Aproveitando que estava na garantia, levei na loja e troquei, mas fiquei encucado com aquilo e resolvi passar o multímetro só para garantir. Veio a surpresa, com farol alto ligado a moto estava gerando na casa dos 12,8v, insuficientes para carregar a bateria. Como estava sem tempo rodei mais uns 2 meses usando só o pingo e tava de boa, sem ligar o farol dava conta de carregar a bateria, mas o risco de andar "apagado" a noite estava me deixando preocupado.
Nesse meio tempo o Rômulo me colocou num grupo do Clube XT aqui de Brasília e papo vai, papo vem me indicaram um rapaz lá do Valparaíso. Entrei em contato com Elmar e combinei de levar lá para ele dar uma olhada. Cabra XTzeiro, assim que cheguei na oficina fez os testes com multímetro e a lâmpada teste, disse que tinha 99% de certeza que era o estator, mas por via das dúvidas, tirou o regulador da voltagem da XT dele (tem dois, um de Twister que é o utilizado e o original de reserva... só trocar a tomada se precisar) e testou na minha. De fato o problema não estava no retificador (troquei há menos de 5 anos, coloquei original).
Elmar prontamente ligou para um conhecido no Gama (Alberto, da Motos e Motos), que tem grande experiência com rebobinamento de estatores e para nossa surpresa o cara tinha um original (nunca rebobinado) para minha moto, puta sorte. Enquanto o Elmar retirava a junta antiga da tampa me emprestou sua XT para que eu fosse até Gama buscar a peça. A base de troca, deixei o meu mais 250 pratas e saí com um "novo". Enquanto estávamos na oficina apareceu também mais dois amigos do Clube XT, um deles, o Isaac, me convidou para almoçar em sua casa (poucos metros da oficina) um delicioso frango com piqui. Realmente só quem anda de moto sabe o significado da palavra: CAMARADAGEM! Dia bem legal, conheci pessoas nota 10 e ainda resolvi o problema... tem coisa melhor?

Tampa retirada, note que a junta se quebrou (só 20 anos se passaram desde que a colocaram
)

Note as duas bobinas queimadas, por isso tava gerando menos que o necessário

Já com a junta antiga retirada, pronta para remontagem

O estator novo e a "tampa" do motor de arranque (o Elmar "fabricou" essa junta, pois só tinha pronta a da tampa do motor)

Tampa limpa, lavada e com estator novo instalado
Valeu,
Marcus DT
Há uns 6 meses troquei a bateria da XT600 e há 1 mês atrás fui dar a partida e nada. Aproveitando que estava na garantia, levei na loja e troquei, mas fiquei encucado com aquilo e resolvi passar o multímetro só para garantir. Veio a surpresa, com farol alto ligado a moto estava gerando na casa dos 12,8v, insuficientes para carregar a bateria. Como estava sem tempo rodei mais uns 2 meses usando só o pingo e tava de boa, sem ligar o farol dava conta de carregar a bateria, mas o risco de andar "apagado" a noite estava me deixando preocupado.
Nesse meio tempo o Rômulo me colocou num grupo do Clube XT aqui de Brasília e papo vai, papo vem me indicaram um rapaz lá do Valparaíso. Entrei em contato com Elmar e combinei de levar lá para ele dar uma olhada. Cabra XTzeiro, assim que cheguei na oficina fez os testes com multímetro e a lâmpada teste, disse que tinha 99% de certeza que era o estator, mas por via das dúvidas, tirou o regulador da voltagem da XT dele (tem dois, um de Twister que é o utilizado e o original de reserva... só trocar a tomada se precisar) e testou na minha. De fato o problema não estava no retificador (troquei há menos de 5 anos, coloquei original).
Elmar prontamente ligou para um conhecido no Gama (Alberto, da Motos e Motos), que tem grande experiência com rebobinamento de estatores e para nossa surpresa o cara tinha um original (nunca rebobinado) para minha moto, puta sorte. Enquanto o Elmar retirava a junta antiga da tampa me emprestou sua XT para que eu fosse até Gama buscar a peça. A base de troca, deixei o meu mais 250 pratas e saí com um "novo". Enquanto estávamos na oficina apareceu também mais dois amigos do Clube XT, um deles, o Isaac, me convidou para almoçar em sua casa (poucos metros da oficina) um delicioso frango com piqui. Realmente só quem anda de moto sabe o significado da palavra: CAMARADAGEM! Dia bem legal, conheci pessoas nota 10 e ainda resolvi o problema... tem coisa melhor?

Tampa retirada, note que a junta se quebrou (só 20 anos se passaram desde que a colocaram

Note as duas bobinas queimadas, por isso tava gerando menos que o necessário

Já com a junta antiga retirada, pronta para remontagem

O estator novo e a "tampa" do motor de arranque (o Elmar "fabricou" essa junta, pois só tinha pronta a da tampa do motor)

Tampa limpa, lavada e com estator novo instalado
Atualizando, a porra do coletor de inox simplesmente rachou... não durou nem 5 anos essa bosta. Voltei para o original!Marcus DT escreveu:É sim cara, quem fabrica é o pessoal da Arashi. Altíssima qualidade!
Valeu,
Marcus DT
Qual sua média de km/ano na xt?
RAlves, a moto está comigo há quase 10 anos, comprei com 9.000 kms e está com 86.500. Ou seja, média "suja" de 7.750 km/ano. Digo suja porque nesse período eu trabalhei embarcado 2 anos (nesta época teve ano que rodei menos de 1.000 kms), fiquei 1 ano em regime de internato (só rodava com a moto aos fds), morei 4 meses fora, etc então varia muito, tem ano que rodo mais, ano que rodo menos. Teve anos que eu utilizei a moto mais para viajar (antes de 2012) e atualmente utilizo mais para uso diário. Resumidamente, rodo pouco com ela
!
Muito caro o estator novo ?
Lembro que quando a Falcon deu problema, o preço da peça original era proibitivo, mandei "enrolar" aqui na cidade mesmo por menos de R$100.00
Lembro que quando a Falcon deu problema, o preço da peça original era proibitivo, mandei "enrolar" aqui na cidade mesmo por menos de R$100.00
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Por hora a TDM 01 não me deu despesa maior do que oleo, filtro e pneus. Em em 18 meses de uso e 29 mil km em uma moto de 15 anos, foi so isso que gastei, agora vou mandar pra uma revisão maior com troca de fluido de freio, suspençao, velas, rolamentos, etc. Vamos ver com vai ficar a conta, ja tenho os 3 jogos de pastilhas, filtro de ar, oleo, e velas comprados.
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Uai, Marcus, esta morando aqui no DF? Qualquer hora temos que tomar umas brejas!
Agora um extrator que dura 20 anos é problema? Por isso que não deixo de ser fã das XT, em especial das 600!
Agora um extrator que dura 20 anos é problema? Por isso que não deixo de ser fã das XT, em especial das 600!

É, com essa média, vai gastar pouco e bem espaçado mesmo.
Assim vale a pena kkk. Fica uma segunda moto barata.
Assim vale a pena kkk. Fica uma segunda moto barata.
Luigi, paguei R$ 250,00 em um semi-novo, a base de troca. Mas antes tinha ligado para a Honda, para cotar o regulador de voltagem da Twister (que também serve na XT600E), custava o dobro do original da XT600E (350 x 700). As peças da Honda originais são tão ou mais caras que as originais de outras marcas japonesas, o que muda é a disponibilidade e a oferta de peças paralelas, que é infinitamente maior.
Fala Marcio, tô sim cara, desde Jul/Ago do ano passado. Correria danada, mas bora marcar, saudades de tu
!
RAlves, acho que são poucos no M@D que rodam mais do que 10k/ano (sem contar viagens, obviamente). No meu trajeto diário atual tenho rodado 45 km/dia de XTE, creio que esse ano eu vá rodar próximo de 10k/ano, mas normalmente, rodo bem menos do que isso. Mesmo a moto fazendo 20 km/l (o que considero aceitável para a cc/tecnologia), para quem roda mais do que 10k/ano, acho melhor rodar de 250cc com 2 ou 3 anos de uso
!
Fala Marcio, tô sim cara, desde Jul/Ago do ano passado. Correria danada, mas bora marcar, saudades de tu
RAlves, acho que são poucos no M@D que rodam mais do que 10k/ano (sem contar viagens, obviamente). No meu trajeto diário atual tenho rodado 45 km/dia de XTE, creio que esse ano eu vá rodar próximo de 10k/ano, mas normalmente, rodo bem menos do que isso. Mesmo a moto fazendo 20 km/l (o que considero aceitável para a cc/tecnologia), para quem roda mais do que 10k/ano, acho melhor rodar de 250cc com 2 ou 3 anos de uso
Poisé.Marcus DT escreveu:Luigi, paguei R$ 250,00 em um semi-novo, a base de troca. Mas antes tinha ligado para a Honda, para cotar o regulador de voltagem da Twister (que também serve na XT600E), custava o dobro do original da XT600E (350 x 700). As peças da Honda originais são tão ou mais caras que as originais de outras marcas japonesas, o que muda é a disponibilidade e a oferta de peças paralelas, que é infinitamente maior.
Fala Marcio, tô sim cara, desde Jul/Ago do ano passado. Correria danada, mas bora marcar, saudades de tu!
RAlves, acho que são poucos no M@D que rodam mais do que 10k/ano (sem contar viagens, obviamente). No meu trajeto diário atual tenho rodado 45 km/dia de XTE, creio que esse ano eu vá rodar próximo de 10k/ano, mas normalmente, rodo bem menos do que isso. Mesmo a moto fazendo 20 km/l (o que considero aceitável para a cc/tecnologia), para quem roda mais do que 10k/ano, acho melhor rodar de 250cc com 2 ou 3 anos de uso!
Hoje eu já não rodo mais tanto quanto antes... estou pensando em pegar uma tenere antiga ou sahara pro dia a dia e os meus offroads, e vender a te e a cb e pegar uma vstrom 650xt.
Queria muito a te mas com valor bom só tem bagaço.
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Honda descobriu o mercado de peças no balcão e de garantia faz tempo, uma bomba de gasolina da linha 300 custa 1.500 reais e queima pelo menos uma vez, disco de freio, filtro de ar, pastilhas, tudo peça cara. Sem contar o oleo que agora é semi-sintetico; final das contas a manutençao da Yamaha nem é tão cara assim.
Na terça "fiquei a pé", fui sair do trabalho, antes mesmo de ligar a moto, ao dar aquela bombada na embreagem... plac, estourou a porra do cabo. O original durou 15 anos (troquei sem precisar), o Scherer durou nem cinco. Até daria para ir rodando sem embreagem, mas seria desnecessário o sofrimento, chamei um Uber e larguei a moto no trabalho. Já comprei um cabo novo (R$ 84,00, Scherer, bosta), troquei ontem de noite e hoje vim trabalhar de boa.
- motos_velozes
- Motociclista
- Contato:
Tenho uma bandit 650 2007, manutenção só a básica mesmo, dei sorte em ter pego uma moto boa, só colocar gasolina e roda, quando peguei a moto 1 ano atrás, fiz uma revisão, carburação, velas, pastilhas, lubrificar cabos, troquei bateria tb, já amigo meu comprou uma gsr750 zero tá a mais de um mês esperando peça na garantia.
Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
SUZUKÃO É O CÃO
O MITORe: Custa caro manter uma moto velha?
2007 não é velha.
tirando fora a injeção, se tratando de bandit, é quase igual a 2016 não?
tirando fora a injeção, se tratando de bandit, é quase igual a 2016 não?
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Não, muda bastante coisa Allende a 2007 é SACS, motor refrigerado a óleo. as IE também ganharam água
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Enfim, não é moto velha. Tem peça a fuzéo por aí.Luigi escreveu:Não, muda bastante coisa Allende a 2007 é SACS, motor refrigerado a óleo. as IE também ganharam água
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
- maverickint
- Roda Presa
Marcus Scherer e de qualidade ruim mesmo?Marcus DT escreveu:Na terça "fiquei a pé", fui sair do trabalho, antes mesmo de ligar a moto, ao dar aquela bombada na embreagem... plac, estourou a porra do cabo. O original durou 15 anos (troquei sem precisar), o Scherer durou nem cinco. Até daria para ir rodando sem embreagem, mas seria desnecessário o sofrimento, chamei um Uber e larguei a moto no trabalho. Já comprei um cabo novo (R$ 84,00, Scherer, bosta), troquei ontem de noite e hoje vim trabalhar de boa.
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Twister 2007 Vermelha - EX
Shadow 99/00 - EX
Tornado 2005 Preta - Atual
CB500 2003/2003 Preta - Atual
XRE 300 2015/2015 Vermelha - Atual
Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Shadow 99/00 - EX
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Maverick, acho que dentre os paralelos Scherer é o melhor (dizem até que fornece para algumas montadoras). Porém, se comparado aos cabos originais (Made in Japan), trabalho com fatos: um durou 15 anos (e foi trocado sem romper) e o outro (Scherer) abriu o bico em 5 anos. Alguns podem dizer que 5 anos tá de bom tamanho né? Pode ser que sim... mas o japonês durou 15
!
- maverickint
- Roda Presa
A ta blz, e que se for comparar com os muitos paralelos acredito que seja o melhor, mais penso no seguinte qual o valor do original?
E qual o valor do Scherer?
E qual o valor do Scherer?
Shadow 99/00 - EX
Shadow 99/00 - EX
Scherer: R$ 84,00 e o original: R$ 300,00.
- maverickint
- Roda Presa
Custa caro manter uma moto velha?
Pela lógica compensa ter o Scherer pois se dura 5 anos e o original dura 15 dai ainda sobra um troca de 48$ seria bom que no 4 ano já compra um Scherer para previnir.
É isso aí é o melhor investimento no Scherer mesmo.
É isso aí é o melhor investimento no Scherer mesmo.
Shadow 99/00 - EX
Shadow 99/00 - EX