Scooter X Moto para um principiante

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bellit
Novato

Scooter X Moto para um principiante

Mensagem por Bellit »

Oi Pessoal! :-D
Imagino que essa pergunta já tenha sido feita n vezes (ao quadrado), mas conto com a boa vontade (e a ajuda) da galera cheia de experiência do fórum.
Vamos lá então: nunca tive uma moto e não tenho nenhuma experiência pilotando na rua. Estou verde, verde... Em função disso, estou pensando em começar com uma scooter , até pegar a manha de como me posicionar na via , como passar entre os carros, etc etc até ganhar confiança em duas rodas...
Mas pelo alto preço delas (Burgman e Neo, nem cogito o resto) , fico tentada em comprar uma moto mesmo. Pensei em uma YBR, já que gostei da motinho. Mas ao mesmo tempo, tô meio com medo, pois, afinal, é uma moto. A dúvida é: até que ponto não é ilusão minha achar que uma scooter é mais segura ou mais fácil de pilotar???A pergunta pode até ser besta, mas para quem não manja nada, faz sentido.
Aceito sugestões de coração aberto.
Valeu! ;-)
Four wheels move the body. Two wheels move the soul.
Kuati
Mito

Re: Scooter X Moto para um principiante

Mensagem por Kuati »

Tem tópico pra carai, basta usar a busca.

Basicamente, um scooter vc tem mais praticidade, mais porta cargas, excelentes arrancadas mas baixas velocidades finais, mais proteção pras pernas em caso de queda, mais proteção contra o frio e chuva/sujeira.
Um scooter é sim mais seguro e mais prático pra se usar na cidade.

Uma moto com bauleto pode ter alguma praticidade e ganhar alguns segundos se vc for psicopata/motoboy, mas não vai ter a mesma proteção nem a mesma praticidade de câmbio automático ou semi-automático como um Scooter.

Quero ver levar um computaor, ou levar 3 embalagens com 12 latas cada de cerveja pra churrasco de moto como faço com minha Neo.

Pra uso na cidade, CG125 e afins é ser poser, uma questão de imagem, vaidade, pra quem usa um uso normal e não se importa com isso, uma scooter é muito mais negócio.

Ah sim, se vc mora na lua, sua cidade é toda cheia de crateras, vc usa uma CG125 melhor que qquer scooter ou afim. Melhor mesmo é uma XTZ125 ou Bros. CG125/150 e afins são específicas, vc tem que ter motivo real pra ter uma, do contrário outras opções são mais inteligentes.

Se vc quer uma moto pra eventualmente pegar a estrada e pra cidade, barata e com baixo custo de manutenção, CG125 e demais streets se justificam, do contrário...

[ ]'s

[ ]'s
Imagem
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Cara, legal sua idéia de pegar uma scooter pra sacar como passar entre os carros e tal.

Se voce mora num lugar que a estrada é ruim, no entanto, não é uma boa escolha. Scooters tem rodas mto pequenas e não absorve mta pancada. o pneu numa moto é bem mais importante pro amortecimendo do q um carro.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Segurança e facilidade de pilotar são os ítens que a scooter ganha disparado... vento, chuva, não tem motor pra prensar tua perna em caso de queda, é só acelerar e freiar, etc... vai depender mais do uso e do que você precisa.

E quem falar mal da roda da scooter, nunca andou numa, pra comparar o pneu 3.50 com um Pirelli Mandrake
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Acho vai depender muito de pra que vc esta adquirindo?

Como meio de transporte alternativo ao ônibus ou ao carro pra ir pro serviço, estudar, pequenos deslocamentos, o scooter é o que há, pela facilidade de pilotagem.
Uma 125 é uma moto fraca pra viagens mas tá pronta pra qualquer aventura ou trabalho e mais estável que um scooter na estrada e se tem ideia de partir pra uma moto maior depois já começa certo com embreagem onde deve ser e freios onde deve ser.
Apesar que scooter mesmo nunca tive, já tive uma biz125ks2006 com a qual andei 6.000 km.
Se fosse comprar um scooter compraria um burgmam.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Fred GS500
Roda Presa

Mensagem por Fred GS500 »

Nada, pega logo uma moto. Vc já vai pegar o traquejo da coisa, o equilibrio é outro, vai ter marcha pra vc acostumar a passar, embreagem, etc.
Claro, isso se sua idéia for partir pra uma moto maior.
Senão vai de scooter e seja feliz.
Cachorro

Mensagem por Cachorro »

Cara, particularmente, não consigo gostar de scooter. Não entendo como alguém pode deixar de comprar uma moto pra pagar mais caro num scooter, mas gosto é gosto...

Sujiro que faça o test-drive em ambos os casos e decida avaliando você mesmo os prós e contras. Quanto à praticidade dos porta-objetos, os bauletos são uma ótima opção pra moto.

Um abraço!
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

Eu recomendo Scooter. Só de não ter que se preocupar com marchas e embreagem, é muito show. E andam muito bem na cidade.
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Bellit, Tenho uma amigo que tem uma biz há 5 anos. Rapaz, um dia eu emprestei a Fazer pra ele e o bixo apanhou tanto MAS TANTO pra andar nela, q eu concluí que a scooter não prepara tanta coisa assim para andar de MOTO. E olha q o cara anda uns 30km td dia de biz.

Minha (ex, eu acho) cunhada tem uma NEO tbm... mesma coisa... Minha namorada teve biz por cerca de um ano. Nem se aventura em pegar minha moto.

Pontos positivos da scooter: transito pesado, sem embreagem. Em transito travado, longos percursos, minha mao esquerda cehga a doer um pouco. Com muito anda e para, epois de dirigir muito na cidade, fico desejando um cambio CVT (veja bem, disponivel na burgman e na Neo, não na biz)...

Segurança? Scooters são menos estáveis, tem pneus mais estreitos, rodas menores... não sei até que ponto uma scooter eh mais estável. Digamos q eh mais difícil fazer cagada com ela, mas depois q vc tiver craque, uma moto te dah mais condições de segurança q uma scooter. Aliás as rodinhas das scooters sofrem com buracos e lombadas.

Minha primeira moto não foi scooter. Nunca tive, acho que scooter tem sua aplicação certa: transito urbano e pesado. Apesar de usar a moto todo dia tbm exijo desempenho e diversão ;), exijo comportamento DE MOTO. Mas se vc quer soh uma condução extremamente prática pro dia-a-dia a scooter eh uma boa pedidda! Acho q meu post foi meio chcrinha, veio para confundir, não para explicar!
Versys 650 S ABS
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Eu não teria coragem de pilotar uma lambretinha na cidade....
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Bellit,
tenho uma YBR 2006.
De todas que ja tive, biz, cg e afins, a YBR foi a que mais me agradou e se mostrou como excelente moto urbana.

A motoquinha tem autonômia para rodar mais de 500km com um tanque cheio(13L).Faz mais de 40km/l.

O motor não vibra absolutamente NADA, super macia, leve é excelente para manobrar.
Tem uma torque excelente para rodar na cidade.

Peças de reposição são do mesmo patamar das CG150.

É uma caso a se pensar entre uma scooter ou uma moto com cara de moto.

Scooter você vai sofrer com buracos, pneus mais caros que o de uma moto igual a ybr ou cg e você vai ter que abastecer de 100 em 100km no caso de uma Biz.
Imagem
Beat the machine that works in your head...
Bellit
Novato

Mensagem por Bellit »

[quote="kalixto"]Acho vai depender muito de pra que vc esta adquirindo?

Bom, eu quero um meio de transporte, mas claro que penso em ter uma moto no futuro. Sempre quis uma moto, na verdade. Só que fico insegura neste primeiro momento, já que nunca andei na rua...Aprendi a fazer o percurso de prova , e mais nada...

Pelo que entendi, aprender a andar em scooter não vai me dar uma grande base para vir a pilotar uma moto no futuro...Ainda estou indecisa, mas agradeço a ajuda e conselhos de todos vcs! ;-)
Agora que vou ser uma motociclista "de verdade", vou estar sempre por aqui pentelhando....hehehe
Abraço,
Four wheels move the body. Two wheels move the soul.
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

Não vou ficar aqui falando prós e contras de scooter pq já to cansado! Usa a busca do fórum que você vai achar muita informação. :lol:

Vi que o pessoal andou falando de estabilidade e uns acham que scooter não é boa nisso... é o seguinte: a scooter não treme, não balança nem bambeia! Aliás, nesse quesito, acho que estão fazendo tempestade em copo dágua. Falar em estabilidade pra uma moto que roda 90% do tempo abaixo de 40km/h e 10% do tempo abaixo dos 70km/h não tem muito a ver...

Minha PRIMEIRA moto foi uma Twister 250! Não sinto diferença nenhuma dessa tal estabilidade que muitos comentam... E outra, não sinto saudades da minha "moto" aqui na cidade mas de jeito nenhum! Se tivesse que escolher entre a NEO e uma 250 eu jogava a 250 no lixo!!! Hahahaha...

O pneu da NEO é aro 16, uma medida a menos que os 17 de twisters e cgs... O pneu da burg é aro 10 mas é gordinho, de perfil grande, então tb é super seguro! Outra coisa: a única desvantagem de se ter pneu fino é pq voce economiza um combustivel do caralho! Quem reclama que scooter tem pneu de bicicleta é pq adora gastar combustivel e pagar de gatinho pq a moto tem pneu "largão"! Hehehehe... sacanagem
Imagem
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Isso aqui é uma vinda pelo contorno da Tapera (ida e volta uns 120km do meu apto).
Imagem
Imagem
Pelo menos a biz125ks com a qual rodei 6.000km, te garanto que é menos instavel que uma CG125 que tive zero em 2002 e que a intruder 125 que tenho ainda e já fui umas 3 vezes pra itapoa-SC e já rodei 12.000 km.
Agora se a neo e a burgmam são tão boas assim porque quase não se ve nas estradas.?
Aqui em curitiba 40 km/h e pra andar no corredor parado, no minimo andando vc tá a 60 km/h com picos de 80km/h na cidade.
Já fiquei por um dia com uma Twister, levei uma zero de um vizinho pro detran pra emplacar, fui trabalhar e depois fui pra casa e a moto era muito boa, vc dizer que a Neo e melhor que ela, acho que vc supervaloriza o que tem no momento. ciclisticamente a TW era melhor que a minha CB400 imagina em relação a NEO.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

Kalixto, a TW era uma excelente moto sim. Ciclística muito boa mesmo. Fiquei com ela por 15.000 km e nunca tive uma reclamação.
Quando eu disse que prefiro a NEO à TW é porque a NEO é INFINTAMENTE mais prática do que a TW pro uso que faço dela HOJE! Não to dizendo que a NEO é melhor em tudo, corre mais, nem nada disso! Preciso de uma moto leve, com bagageiro, automática, confortável, com porta objetos, muito economica e só pra cidade: pra que eu vou querer minha TW de volta? ;-)

Outra coisa, até agora to tentando entender essa questão de estabilidade que você tá falando! Que que é isso? Quando você diz que sua Biz era menos estável que a CG quer dizer o que na prática? Entendo por estabilidade quando um carro vai fazer uma curva e aquele que é estável balança menos a carroceria, não querendo "virar" ou sair... e aquele que é instável balança mais a carroceria tentendo mais a "virar" e sair...
Imagem
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

kalixto escreveu:Agora se a neo e a burgmam são tão boas assim porque quase não se ve nas estradas.?
Uai Kalixto. Uma moto que foi feita pra rodar economicamente a 60km/h foi feita pra estrada?
Neo e Burg alcançam 100km/h de velocímetro, mas tão no limite e bebendo horrores já!

É aquilo que eu te falei, se meu uso fosse rodoviário, eu nem cogitaria a NEO, seria a pior moto de todas pra mim, pois ia fazer 20km/L! Aí no caso uma GSzinha 500 cairia melhor! ;-)

Aqui em Brasília tem gente que anda todo dia em pistas de 80-100 km/h, mas eu só ando entre as quadras. Não sei se você vai me entender, mas é um trajeto curto e de baixa velocidade, como se fosse de um quarteirão a outro dentre de um mesmo bairro. Casa, trabalho e faculdade são um do lado do outro pra mim! Nunca pego estrada. Me diz que que eu quero com uma TW? Pagar de gatinho? :no: Hehehehe
Imagem
7Galo
Motoqueiro

Mensagem por 7Galo »

Bellit escreveu:Oi Pessoal! :-D
Imagino que essa pergunta já tenha sido feita n vezes (ao quadrado), mas conto com a boa vontade (e a ajuda) da galera cheia de experiência do fórum.
Vamos lá então: nunca tive uma moto e não tenho nenhuma experiência pilotando na rua. Estou verde, verde... Em função disso, estou pensando em começar com uma scooter , até pegar a manha de como me posicionar na via , como passar entre os carros, etc etc até ganhar confiança em duas rodas...
Mas pelo alto preço delas (Burgman e Neo, nem cogito o resto) , fico tentada em comprar uma moto mesmo. Pensei em uma YBR, já que gostei da motinho. Mas ao mesmo tempo, tô meio com medo, pois, afinal, é uma moto. A dúvida é: até que ponto não é ilusão minha achar que uma scooter é mais segura ou mais fácil de pilotar???A pergunta pode até ser besta, mas para quem não manja nada, faz sentido.
Aceito sugestões de coração aberto.
Valeu! ;-)

Bellit,

Na verdade, se vc começar com uma Scooter, vai sentir uma diferença enorme quando comprar uma moto. Vai estranhar muito até porque existem prós e contras entre as duas e são bem diferentes. Tenho as duas.

A Scooter é bem mais gostosa de dirigir na cidade, por não ter cambio, e por ser muito leve, suas pernas ficam protegidas até das poças de agua do chão. No transito pesado ela é excelente. Além disso não é visada para roubo. Consumo por volta dos 29 / 30 km/l na cidade. A questão das rodinhas pequenas e buracos, etc etc é relevante pois ela possui uma suspensão bem macia...

Uma moto é mais economica, corre mais, porém em transito pesado é um saco ficar cambiando. Somente perde no conforto.

Se vc prefere começar com uma Scooter somente por inexperiência, por medo de passar entre carros, é mais aconselhável vc comprar uma moto mesmo, até porque vc irá adquirir confiança na moto em semanas (isso saindo com ela todos os dias, é claro).
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

vai depender do seu uso meu caro

scooter é pratica para feijão com arroz

eu não me arrependo da Fazer 250 ter sido primeira moto , minha
fazia de 27 a 32km /l com ela gasolina texaco plus , saia na frente de e todo mundo , tinha agilidade em corredores como uma CG150 , retomada excelente e suporto vários erros meus nos primeiros meses

é uma moto super completa ...
البحث عن السلام
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

Se ele não tem prática alguma, nem deve pensar em pegar estrada. Fica alguns meses antes limitado só à cidade.

Eu compraria hoje uma Burgman 125 pra começar a aprender. Fica a sugestão !
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Locke
Motoqueiro

Mensagem por Locke »

Vocês estão fazendo uma salada...

Falam de scooter e citam a Neo e a Biz. Pombas, calma aí. Scooter é beeeeeem diferente de cub.

Uma cub é praticamente uma moto que, geralmente, possui um sistema de embreagem diferente das motos ditas "normais": ou é 100% automática . Ainda na numa cub, a posição de pilotagem é idêntica à da moto: vc monta a bichinha e sua perna fica exposta ao motor em casos de queda. Como benefícios vc tem as rodas com aros maiores que encaram a buraqueira das cidades.

Já numa sccoter a sua perna fica dentro da moto, ou seja, vc não monta na magrela, mas senta nela com as pernas pra frente. Os benefício é a suposta segurança numa queda, mas em compensação tem o problema das rodas de aro pequeno.

Exemplos de Cub: Biz (a primeira cub do mundo criada pela Honda em 1958 no Japão com o nome "supercub"), Neo (Yamaha), Winn110 (Kasinski), Web (Sundown) etc.

Exemplos de Scooter: Vespa (modelo clássico), Burgman (Suzuki), Future (Sundown) etc.

Agora a minha opinião. Já andei de scooter, cub e tenho uma 125cc. Tirando a scooter que me deixou incomodado por causa dos buracos e bueiros, eu gostei dos modelos tipo moto mesmo. Particularmente prefiro moto tradicional, pois eu consigo mais versatilidade nesse tipo de moto.
Responder