Mais uma sobre óleo...
Re: Mais uma sobre óleo...
kkkkkkkkkkkkk............Saurus escreveu:Repisol escreveu:mas quem disse que Harley precisa trocar de oleo?
é uma Harley oras.
o oleo já vem nela de fabrica e para todo o sempre.![]()
![]()
![]()
Ela vaza o óleo de fábrica todinho antes dos 1.000 Km rodados. A cada 1.000 Km tem que completar (uns 3 ou 4 litros, só).
A todo aquele que pretende instituir um estado, pressupor que todas as pessoas são más e agirão de acordo com a fraqueza de seu caráter logo que tiverem oportunidade[Maquiavel]

LUBRAX? vc perdeu a bostagem onde eu falo que uso qqr óleo MENOS os fabricados na PETROBOSTA???Saurus escreveu:Harley pode usar até óleo de carro, uma vez que a caixa de marchas fica separada do bloco do motor. Tasca um Lubrax Essencial SL ou SM e deu pra bola.b0fh escreveu:doidera, esse eh o que eu uso na harley 1600 (15w50). como que pode uma CEBEÉRRE usar o mesmo óleo de harley?Holandesa escreveu:sei não... só sei que não pode![]()
uso motul 5100 semi sintético...
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- Saurus
- Mito
Tá bom, tá bom.... foi mal aí. Já que a marca é importante para você, então use os fodásticos Motul que são API SG (do século passado) com preço de óleo sintético premium do século XXI. Ou então coloque óleo de cozinha, mas use o Liza, Leve, Soya ou Primor. O restante é marca ruim.b0fh escreveu:LUBRAX? vc perdeu a bostagem onde eu falo que uso qqr óleo MENOS os fabricados na PETROBOSTA???Saurus escreveu:Harley pode usar até óleo de carro, uma vez que a caixa de marchas fica separada do bloco do motor. Tasca um Lubrax Essencial SL ou SM e deu pra bola.b0fh escreveu:doidera, esse eh o que eu uso na harley 1600 (15w50). como que pode uma CEBEÉRRE usar o mesmo óleo de harley?Holandesa escreveu:sei não... só sei que não pode![]()
uso motul 5100 semi sintético...
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Os atuais Motul 5100 já são SM e MA2.
é mesmo saurus... quer dizer que SG eh pior?
engraçado que todos os óleos fodões de turbão e competição são SG ou no máximo SL... rss
engraçado que todos os óleos fodões de turbão e competição são SG ou no máximo SL... rss
-
Sempre usei o Mobil MX 15w50 na Ninja. Ontem fui na Autozone comprar o de sempre e achei o Petronas Syntium SX 15w50 (semi sintético também) por R$17. Vamos ver no que dá.
- Saurus
- Mito
É sintético?Leandro escreveu:Os atuais Motul 5100 já são SM e MA2.
Quanto custa o litro?
Continua sendo semissintético.
O preço continuou sendo o mesmo.
- Saurus
- Mito
Eu não sei o preço. Quanto custa em média? Mais ou menos que R$ 20,00?Leandro escreveu:Continua sendo semissintético.
costumo pagar 40 pilas no litro do motul 5100 15w50, as vezes mais, as vezes menos.
-
Depende o lugar, por aqui em balcão hoje não acho por menos de R$ 50,00
Comprei em novembro por R$ 42,00 mas a loja não tem mais.
Se fosse preciso trocar HOJE, voltaria pro Mobil 15w50(+- 25,00)
Comprei em novembro por R$ 42,00 mas a loja não tem mais.
Se fosse preciso trocar HOJE, voltaria pro Mobil 15w50(+- 25,00)
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Era o que eu usava na Freewind, Mobil 15w50 da tampa vermelha, tem outra versão com a tampa verde, mesmo preço que eu pagava 25 pilas. O Motul mineral da mesma classe do Yamalube, 20w50 custa no minimo 10 pilas a mais o litro, será que vale o investimento? Na Freewind cheguei a usar o motul 5100, mas o mobil fazia o mesmo ou melhor.
O Mobil 15w50 era tampa vermelha mas mudou pra tampa azul.
O da tampa verde era o 10w30 mas agora não sei pra que cor mudou (Mobil mudou a linha toda em 2015).
O Motul 3000 mineral era SF mas não vi notícias que tenha se atualizado, como aconteceu com o 5100. Se continuar SF, o Yamalube/Lubrax e o Mobil preto que atualmente virou SL são melhores.
O da tampa verde era o 10w30 mas agora não sei pra que cor mudou (Mobil mudou a linha toda em 2015).
O Motul 3000 mineral era SF mas não vi notícias que tenha se atualizado, como aconteceu com o 5100. Se continuar SF, o Yamalube/Lubrax e o Mobil preto que atualmente virou SL são melhores.
Perfecto.Saurus escreveu:rods escreveu:O momento mais crucial para a lubrificação não é quando o motor está a 100 graus. É na partida, quando as partes superiores podem estar mal lubrificadas, ...
Não... o pior momento para o óleo é o período de aquecimento do motor, até que a temperatura atinja entre 82º e 90º graus, como a grande maioria... existem exceções, como alguns motores FIAT, por exempĺo, que trabalhavam a 105º C e usavam a bosta do SELENIA como óleo...
os motores de hoje em dia possuem folgas tão mínimas que não necessitam mais de óleos mais viscosos...
na partida, bastam alguns segundos para o óleo atingir as partes móveis e deu... mas o ideal é que ele seja realmente "fino" durante período de aquecimento, fluido o suficiente para circular rapidamente...
tudo depende do projeto do motor, seus canais de lubrificacão, bomba de óleo, etc...
se o motor possuir uma bomba de óleo de respeito e folgas ajustadas, pode usar óleo fino sim, pois o que impede o contato com as peças é a película formada pela "cunha de óleo"... não depende tanto assim da viscosidade, mas sim dos componentes e aditivos do óleo, que fazem com que a membrana não se quebre... os antigos motores V8 Scania 14 litros que equipavam os Cara-chata 140S utilizavam óleo 10W... e só... e duravam mais de 1 milhão de quilômetros... o poleo mais fino também circula mais rápido, propiciando uma limpeza melhor e troca de calor mais rápida...
qualquer motor pode usar óleo sintético... o que não pode é misturar óleo sintético com mineral... a regra básica é, trocar óleo mineral por semi-sintético e depois o semi por sintético... se botar direto sintético em cima de mineral, o pouco resíduo que fica no motor, dependendo da composição do óleo, aditivos e tal, pode reagir com os componentes sintéticos, e PODE criar borra e prejudicar o funcionamento...
a temperatura ambiente influencia totalmente na escolha do óleo, pois faz com que o motor demore mais ou menos para atingir sua temperatura normal de funcionamento... vejam a F800GS por exemplo, que varia entre 10W40 a 15W50 dependendo da região

Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
Aí, Andrei acabou com qualquer dúvida a respeito. Quem sabe, sabe e se garante. Ótima aula, valeu!!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
b0fh escreveu:costumo pagar 40 pilas no litro do motul 5100 15w50, as vezes mais, as vezes menos.
Motul 2T já tá 70 pilas o litro
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
minha referencia é essa tabela aí dos óleos x temperatura. Para mim, morando em bh, considero o melhor o 10w40
Tipo, na minha ignorância, um óleo 10w30 é pouco para o clima como o nosso. Principalmente para quem roda no nordeste para cima. Ou é viagem errada minha?
Tipo, na minha ignorância, um óleo 10w30 é pouco para o clima como o nosso. Principalmente para quem roda no nordeste para cima. Ou é viagem errada minha?
vc está certo... eu também não uso o 10W40 na F800... prefiro o 15W50... mas como eu mencionei, o ideal é respeitar a tabela... pois vc não sabe o que o fabricante projetou... a maioria dos carros novos da GM está saindo com óleo 5W30, por exemplo... o fabricante projetou o motor para esse óleo... vc pode usar um 10W40, desde que esteja previsto...Baeta escreveu:minha referencia é essa tabela aí dos óleos x temperatura. Para mim, morando em bh, considero o melhor o 10w40
seria, mais ou menos e toscamente falando, como se todos os óleos se comportassem como SAE 30... então, qualquer um que esteja dentro dessa faixa, vai dar certo...
e outra coisa, via de regra, quanto maior o intervalo, geralmente melhor e mais avançado é o óleo... Exemplo, um 5W60 é muito superior a um 10W40
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
Para motos, qual o maior intervalo?
A Motorex fabrica um 10W50 e um 20W60....
São os melhores que conheço...
São os melhores que conheço...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA