MT 09 Tracer - Agora é correr para as CCs
Re: MT 09 Tracer - Agora é correr para as CCs
Sobre Test-Rides / Experimentação / Degustação de produtos antes da compra...
Numa loja de roupas, você pode pegar uma peça e experimentar no provador, se não gostar essa peça volta pra exposição e continua sendo "zero Km" até alguém comprá-la, sem imaginar quantas pessoas já vestiram essa mesma peça antes de você no provador. O custo dessa experimentação é zero, mas a próxima vez que você vai comprar outra peça similar será depois de meses.
Num supermercado às vezes você pode ter a sorte de encontrar um produto novo sendo oferecido para degustação, você degusta uma porção, pode até ganhar uma mini-amostra grátis, antes de decidir se vai deixar de comprar sua marca preferida para passar a comprar essa novidade. Essa experimentação tem custo muito baixo, irrelevante se diluído nas vendas, pois se você gostar do produto, vai passar a comprar mensalmente ou até semanalmente, sua fidelização torna o custo total da experimentação menor ainda.
Num produto virtual (software), existe o período de trial após o qual automaticamente se bloqueia o uso a não ser que você pague, ou pode ser um app básico grátis mas onde as funções mais bacanas podem ser compradas dentro do próprio app. A programação já é feita com essas possibilidades de experimentação, portanto o custo é praticamente zero, e se você gostar do software (ou não tiver outra opção) vai começar a pagar constantemente, enquanto continuar usando-o, numa fidelização quase forçada e de longo prazo.
Na concessionária de carros ou motos... é completamente diferente. Como na loja de roupas, o veículo para test-drive é exatamente o mesmo que está a venda, mas essa unidade para teste precisa sair do estoque de mercadorias, entrar no ativo fixo da loja e ser emplacado. Ou seja, já virou produto "semi-novo". Algumas lojas tem placa verde/azul, o que dispensa o licenciamento no Detran, mas isso não muda a depreciação da unidade de teste. Some-se toda a burocracia e riscos envolvidos a cada test-drive. A montadora do veículo pode compartilhar (ou não) o alto custo e alto risco dessa operação, mas nesse caso, o custo extra diluído no preço de venda dos demais veículos no estoque vão sofrer um impacto que não é desprezível, quer seja bancado pela montadora ou pela concessionária. Além disso a efetividade do test-ride de veículos é baixa comparada aos exemplos anteriores, pois a esmagadora maioria das pessoas que fizeram o test-drive não vão comprar o veículo zero Km nessa concessionária (vão comprar em outra concessionária da mesma marca que não tem test-drive mas dá desconto, ou decidem comprar de outra marca concorrente, ou decidem comprar o mesmo modelo usado de particular, ou simplesmente não compram). E por fim, quando um test-drive finalmente serviu para convencer um cliente a comprar nessa concessionária, a próxima compra desse cliente será depois de ano(s), com grande possibilidade dele escolher outra marca nessa ocasião.
Tudo isso torna o test-drive de veículos pouco viável, infelizmente...
Numa loja de roupas, você pode pegar uma peça e experimentar no provador, se não gostar essa peça volta pra exposição e continua sendo "zero Km" até alguém comprá-la, sem imaginar quantas pessoas já vestiram essa mesma peça antes de você no provador. O custo dessa experimentação é zero, mas a próxima vez que você vai comprar outra peça similar será depois de meses.
Num supermercado às vezes você pode ter a sorte de encontrar um produto novo sendo oferecido para degustação, você degusta uma porção, pode até ganhar uma mini-amostra grátis, antes de decidir se vai deixar de comprar sua marca preferida para passar a comprar essa novidade. Essa experimentação tem custo muito baixo, irrelevante se diluído nas vendas, pois se você gostar do produto, vai passar a comprar mensalmente ou até semanalmente, sua fidelização torna o custo total da experimentação menor ainda.
Num produto virtual (software), existe o período de trial após o qual automaticamente se bloqueia o uso a não ser que você pague, ou pode ser um app básico grátis mas onde as funções mais bacanas podem ser compradas dentro do próprio app. A programação já é feita com essas possibilidades de experimentação, portanto o custo é praticamente zero, e se você gostar do software (ou não tiver outra opção) vai começar a pagar constantemente, enquanto continuar usando-o, numa fidelização quase forçada e de longo prazo.
Na concessionária de carros ou motos... é completamente diferente. Como na loja de roupas, o veículo para test-drive é exatamente o mesmo que está a venda, mas essa unidade para teste precisa sair do estoque de mercadorias, entrar no ativo fixo da loja e ser emplacado. Ou seja, já virou produto "semi-novo". Algumas lojas tem placa verde/azul, o que dispensa o licenciamento no Detran, mas isso não muda a depreciação da unidade de teste. Some-se toda a burocracia e riscos envolvidos a cada test-drive. A montadora do veículo pode compartilhar (ou não) o alto custo e alto risco dessa operação, mas nesse caso, o custo extra diluído no preço de venda dos demais veículos no estoque vão sofrer um impacto que não é desprezível, quer seja bancado pela montadora ou pela concessionária. Além disso a efetividade do test-ride de veículos é baixa comparada aos exemplos anteriores, pois a esmagadora maioria das pessoas que fizeram o test-drive não vão comprar o veículo zero Km nessa concessionária (vão comprar em outra concessionária da mesma marca que não tem test-drive mas dá desconto, ou decidem comprar de outra marca concorrente, ou decidem comprar o mesmo modelo usado de particular, ou simplesmente não compram). E por fim, quando um test-drive finalmente serviu para convencer um cliente a comprar nessa concessionária, a próxima compra desse cliente será depois de ano(s), com grande possibilidade dele escolher outra marca nessa ocasião.
Tudo isso torna o test-drive de veículos pouco viável, infelizmente...
-
Jota
szk é rp de qual concessionária?
nenhumaJota escreveu:szk é rp de qual concessionária?
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Exatamente, Szk!!Szk escreveu:Sobre Test-Rides / Experimentação / Degustação de produtos antes da compra...
-
Jota
Kokimoto escreveu: Comprar veículo não é o mesmo que comprar uma roupa ou bolacha no mercado. Por isso, precisa ter test drive.
Bom, querer é poder, mas precisar não é ter...Kokimoto escreveu:Exatamente, Szk!!Comprar veículo não é o mesmo que comprar uma roupa ou bolacha no mercado. Por isso, precisa ter test drive.
Veja o Lula... ele precisa de moradia, mas não tem nenhuma...
-
Jota
acho que ele nem precisa de moradia.
com tantos amigos oferecendo sítios, triplex, etc...
com tantos amigos oferecendo sítios, triplex, etc...
- Saurus
- Mito
Szk, não sei como funciona TD e TR (no caso de veículos) mas o custo dessa "promoção" não é açambarcado ou, pelo menos, incentivado pela fabricante/montadora? Algo como o veículo estar como imobilizado da fabricante/montadora e ser cedido em comodato ao revendedor, ou um prazo maior de faturas, redução de cotas obrigatórias, ou algo assim?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Sendo prático:
como consumidor, não me interessa os custos que uma empresa possa ter, mesmo pq, sabemos como somos explorados nos preços.
O que me interessa é que test drive é prática comum em praticamente todos revendedores de carro, independente se sou conhecido ou amigo de alguém, ou se vou comprar ou não, seja de A ou B.
De motos, só as japas que não utilizam tal prática.
Ou seja, estão se achando ainda no século passado.
Consumidores deveriam boicotar tais marcas.
Comprar no escuro? Já fiz muito isso. VSF
como consumidor, não me interessa os custos que uma empresa possa ter, mesmo pq, sabemos como somos explorados nos preços.
O que me interessa é que test drive é prática comum em praticamente todos revendedores de carro, independente se sou conhecido ou amigo de alguém, ou se vou comprar ou não, seja de A ou B.
De motos, só as japas que não utilizam tal prática.
Ou seja, estão se achando ainda no século passado.
Consumidores deveriam boicotar tais marcas.
Comprar no escuro? Já fiz muito isso. VSF
As formas são variadas, mas não importa se é a montadora ou a concessionária que inicialmente subsidia o TD/TR... no final das contas, como sempre, são os consumidores que vão pagar pelos custos, diluído no preço que se cobra pelo produto...Saurus escreveu:Szk, não sei como funciona TD e TR (no caso de veículos) mas o custo dessa "promoção" não é açambarcado ou, pelo menos, incentivado pela fabricante/montadora? Algo como o veículo estar como imobilizado da fabricante/montadora e ser cedido em comodato ao revendedor, ou um prazo maior de faturas, redução de cotas obrigatórias, ou algo assim?
-
Jota
a honda eu até entenderia se negar ao td.
afinal, vai vender caminhões de cg o dia inteiro, se encalhar crosstourer, cb13, etc foda-se.
mas as inexpressivas yamaha e suzuki negar test-ride é pacabá.
afinal, vai vender caminhões de cg o dia inteiro, se encalhar crosstourer, cb13, etc foda-se.
mas as inexpressivas yamaha e suzuki negar test-ride é pacabá.
Mas depende muito da política da marca... Conheço um dono de cc, da honda, e moto pra test drive é a cc que tem que bancar, se o cabra destruir a moto si fu....
Além do mais, tem outras coisas, a filha da putice que é a tal da invasão de zona, que tem a honda e yamapaia, sabem o que ocorria, eu mesmo vi acontecer..
Fdp, lá de Porto por exemplo, vai numa cc lá e vai comprar uma moto, daí o cara vai e tal, negocia e na hora do test drive, não tinha, bom, daí o vendedor, fazia o seguinte:
- Vai lá na comoto, que tem test drive, testa a moto e depois vem aqui que eu faço abaixo deles..
A triumph uma vez fez um test drive lá na tenda, qualquer um fazia, eu nunca vi ninguém de lá, tava perto da fila o cara chega e me entrega a chave da 800xc(mas eu não fiz), mas daí acho que a fábrica tava bancando
.
Além do mais, tem outras coisas, a filha da putice que é a tal da invasão de zona, que tem a honda e yamapaia, sabem o que ocorria, eu mesmo vi acontecer..
Fdp, lá de Porto por exemplo, vai numa cc lá e vai comprar uma moto, daí o cara vai e tal, negocia e na hora do test drive, não tinha, bom, daí o vendedor, fazia o seguinte:
- Vai lá na comoto, que tem test drive, testa a moto e depois vem aqui que eu faço abaixo deles..
A triumph uma vez fez um test drive lá na tenda, qualquer um fazia, eu nunca vi ninguém de lá, tava perto da fila o cara chega e me entrega a chave da 800xc(mas eu não fiz), mas daí acho que a fábrica tava bancando
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
Sem entrar no mérito do que o consumidor deseja ou merece...
Mas deixem seus CPF de lado por um momento e imaginem-se na pele dos CNPJ's que já enfrentam 4 anos, entrando no 5º ano de contração do mercado (no caso das motos). Todas as marcas, populares ou premium, estão fazendo pesadas promoções.
Em tempos de redução de custos e investimentos, ações institucionais de longo prazo de retorno (como TR, competições etc) estão sendo deixadas de lado nesse momento, em favor de ações comercias de curto prazo (descontos, juro zero etc).
O que vocês acham que vem depois?
Mas deixem seus CPF de lado por um momento e imaginem-se na pele dos CNPJ's que já enfrentam 4 anos, entrando no 5º ano de contração do mercado (no caso das motos). Todas as marcas, populares ou premium, estão fazendo pesadas promoções.
Em tempos de redução de custos e investimentos, ações institucionais de longo prazo de retorno (como TR, competições etc) estão sendo deixadas de lado nesse momento, em favor de ações comercias de curto prazo (descontos, juro zero etc).
O que vocês acham que vem depois?
http://www.automotivebusiness.com.br/no ... tocicletas
... Honda abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e suspendeu a produção do setor HDA2 da fábrica de Manaus...
... Yamaha adotou em Manaus o Programa de Proteção ao Emprego, com redução de 20% da jornada e 10% de salário para 1,6 mil funcionários...
-
Jota
sei lá.Szk escreveu:Sem entrar no mérito do que o consumidor deseja ou merece...
O que vocês acham que vem depois?http://www.automotivebusiness.com.br/no ... tocicletas
... Honda abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e suspendeu a produção do setor HDA2 da fábrica de Manaus...
... Yamaha adotou em Manaus o Programa de Proteção ao Emprego, com redução de 20% da jornada e 10% de salário para 1,6 mil funcionários...
só acho que aqui é um fórum de quem gosta de andar de moto, não de concessionárias ou montadoras.
que eu saiba as concessionárias nunca se preocuparam com os nossos problemas, pq a gente deveria se preocupar com os problemas deles?
É o que falei.
Eu vou lá preocupar com problemas de concessionárias?
O que sei é que um monte de marcas de carros e motos fazem. Pq umas poucas não?
Szk, agora é sua vez, deixe o CNPJ de lado por um momento e lembre-se dos "CPF"s que desejam comprar a moto, que já enfrentam anos de decisões políticas imbecis, retração econômica, inflação e impostos em cascatas. Em tempos de redução de gastos e de despesas, ações movidas por emoção, como a compra de uma moto no escuro, estão sendo deixadas de lado nesse momento, em favor de ações mais racionais (comprar uma moto que lhe agrade, que você tenha feito o test drive).Szk escreveu:Sem entrar no mérito do que o consumidor deseja ou merece...
O que vocês acham que vem depois?http://www.automotivebusiness.com.br/no ... tocicletas
O que você acha que vem depois?
http://suzanecarvalho.blogosfera.uol.co ... e-em-2014/
Claro, foi uma brincadeira, mas ninguém aqui vai ficar com dó das concessionárias por conta do período que estão passando. A maioria aqui não tem dinheiro sobrando, e não está disposta a "pagar para ver", comprando um produto caríssimo sem nem saber se é realmente o que precisam ou querem. A crise afeta a todos, ela não serve de desculpa, mesmo porque as japonesas, mesmo no período de melhor venda, nunca disponibilizaram para TD...
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
Vi mais como uma possivel explicação da falta de test-ride do que como uma defesa das cc.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Tb não ligo para os problemas das concessionárias.
Agora que tive filho e virei coxa, vou várias vezes na Triumph, BM, Indian, etc. Como café da manhã "de grátis", testo as motos, não compro nada e ainda sou tratado bem.
E isso que agora ando de Honda. Quando chegava de Gs 1.2, me tratavam melhor ainda. kkkkkkkkkk
Agora que tive filho e virei coxa, vou várias vezes na Triumph, BM, Indian, etc. Como café da manhã "de grátis", testo as motos, não compro nada e ainda sou tratado bem.
a grana das TR os caras recebem na venda das mesmas, que são compradas a preço de custo, ou seja, nada de imposto pra consumidor final
a CC coloca no seguro e o cara que derrubar a motoca paga a franquia, tá naquele papel que você assina sem ler
as CC não tem TR por falta de vergonha na cara
acham que são boas demais pra isso.
a CC coloca no seguro e o cara que derrubar a motoca paga a franquia, tá naquele papel que você assina sem ler
as CC não tem TR por falta de vergonha na cara
acham que são boas demais pra isso.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Exato, depois elas vendem a moto quase zero com um descontinho. Tá paga.
Mas acham que vender uma moto de 40 mil eh igual vender cg e ybr. Então tá.
Mas acham que vender uma moto de 40 mil eh igual vender cg e ybr. Então tá.