Motos pequenas com ABS

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bagé
Mito

Re: Motos pequenas com ABS

Mensagem por Bagé »

Kuati escreveu:
Bagé escreveu:Vou repetir, NUNCA um abs vai frear melhor do que um sem abs em frenagem sob controle....
Há controvérsias, já postei um vídeo de um piloto profissional testando uma CBR600RR com e sem ABS, sempre sabendo qdo ia frear, o cara fez de tudo pra CBR600 sem ABS frear antes, mas não deu, espaço menores de frenagens sempre com o ABS.
Detalhe, o teste era no seco!

[ ]'s
Aposto que era vídeo da honda..

Edit: Apesar de que nas ss da honda o abs é totalmente diferente do uso normal de motos de rua, é outro departamento, pra tu ter idéia, é acionado por servo motor, não tem clicks de pastilhas, é uma tecnologia muito mais cara, já experimentei mas não a esse ponto de julgar

Sobre a experiência do Baeta, há certas condições que é punk frear abs, a pior que experimentei é nas costeletas, mas por outro lado, é preciso lembrar, que na mesma condição sem abs ele também não poderia alicatar e a frenagem também seria mais longa ou pior, talvez um tombaço hehehe

...
Editado pela última vez por Bagé em 26 Fev 2016, 10:44, em um total de 1 vez.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
dominguinhos
Roda Presa

Mensagem por dominguinhos »

Bagé escreveu:
Jota escreveu: 1 vc quis dizer g650gs? mas aí é fácil, né? até abs mecânico é melhor. :roll:

2 e lá se vai mais um mito criado pelo bagé. :roll:
:no: Já cansei de falar aqui, é que o senhor, talvez por idade, não lê mais :lala:

Jamais um abs vai frear melhor do que um sem abs em condições normais e principalmente quando a frenagem é aquela controlada, quando se sabe que vai frear, tipo chegar na curva e frear, o abs é para o inesperado e só, daí ele leva vantagem...

Vou repetir, NUNCA um abs vai frear melhor do que um sem abs em frenagem sob controle....

E vou repetir outra, que o povo costuma falar aqui, quando pegam uma moto com abs, já de pronto, em 2 ou 3 dias de moto, vem dizer que o abs o salvou, esse tipo de argumentação é de novato, que joga palavras ao vento e nem sabe o que está falando..

Faz muitos anos que eu tenho moto com abs e eu lembro de apenas 2 vezes que realmente o uso do abs foi essencial...

.
45 anos de praia, já levei inúmeros tombos e confesso se as motos tivessem ABS, pelo menos a metade não teria acontecido.
Nunca compre peças usadas sem procedência, pois a próxima poderá ter sido da sua ex.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

É não Bagé, SNME era este:

A MCN tb testou, mas estava chovendo, se bem bem que a pista estava bem drenada.

Um problema, minha Hornet carenada tinha ABS já minha atual Fireblade não tem, atualmente os cagaços pelos quais passo são em dobro pq sei q a poha da moto não tem ABS.
Uma vez tendo moto com ABS procure sempre tê-lo.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 26 Fev 2016, 10:46, em um total de 1 vez.
Imagem
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Ok Kuati, depois editei meu post
Edit: Apesar de que nas ss da honda o abs é totalmente diferente do uso normal de motos de rua, é outro departamento, pra tu ter idéia, é acionado por servo motor, não tem clicks de pastilhas, é uma tecnologia muito mais cara, já experimentei mas não a esse ponto de julgar
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Não sirvo de referência, até porque minha experiência com terra é 0 pra baixo. Na mão de quem sabe andar, pode ser que o ABS funcione melhor na terra.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Baeta escreveu:Na mão de quem NÃO sabe andar, pode ser que o ABS funcione melhor na terra.
Só corrigi hehe...

Sobre tua experiência, se foi no cagaço, possivelmente tu teria tomado um tombo, pq no cagaço o cabra enfia a mão no freio e daí meu, sem o abs arrastaria a roda dianteira e tchau pra ti hehehe

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

Estamos caminhando para o fim da condução de veículos..Talvez daqui a 100 anos pilotar moto e dirigir carros seja coisa do passado. Estamos neste caminho e talvez o meu conservadorismo faça com que eu prefira pilotar e dirigir ao invés de ser conduzido.

Indiferentemente da minha infelicidade quanto ao fim de condução de veículos automotores, tenho opiniões quanto a alguns desses sistemas baseado em minhas experiências com carros e motos.

1) Sistemas ABS mais simples (necessariamente utilizados hoje em carros e motos mais baratas no Brasil), têm eficiência de frenagem reduzida. Assim, hoje no brasil, esses carros de entrada com ABS ao invés de ajudar a frenagem, piora. Vai ter um caso ou outro de pura imperícia do condutor que o ABS vai auxiliar, com o preço de parar o carro bem depois. Desta forma, acredito que para as pequenas, o ABS vai atrapalhar mais do que ajudar.

2) O ABS de última geração em carros e motos vai trazer ganhos de segurança para o condutor.

3) Indo mais além, fico me perguntando o porque de controle de tração e estabilidade em carros como um Fiesta ou similar...Sinceramente é marketing para vender esses bagaços, pois são sistemas absolutamente ineficientes pela economia de custos desses carros e também pelo própria proposta dos carros...Não têm motores absurdos que exijam tais acessórios. Se você compra um carro acima dos 200 cavalos numa faixa de preço acima, primeiramente existirá uma razão para que tais sistemas equipem o carro e em segundo lugar esses sistemas serão muito mais eficientes.

ABS em moto não é requisito para mim ainda. Acho que uma moto independente do ABS e controles eletrônicos incluídos, possui riscos inerentes e que irão continuar lá, portanto, do ponto de vista de segurança eles não me convencem. Estes sistemas eletrônicos vão auxiliar e muito para ganhar tempo de volta em autódromo, mas para segurança do piloto acho que contribuem pouco.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

O doido Augusto, vejo vídeo de acidentes no Youtube e um monte deles poderiam ser evitados com ABS...

Sou um tanto fanático com segurança, pra mim qto mais melhor, ABS, controle de tração, amortecedor de direção... pode vir tudo que não faço beicinho virado não, bem pelo contrário.

[ ]'s
Imagem
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Augusto, na questão do controle de tração em carros sem potência, eles ajudam em caso de aquaplanagem desacelerando o carro, meu pai tem um new fiesta que, salvo engano, tem 130cv ou menos, mas eu já vi a luz do controle de tração acender algumas vezes na estrada molhada.
Se é eficiente mesmo não sei.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Augusto Intruder escreveu:Estamos caminhando para o fim da condução de veículos..Talvez daqui a 100 anos pilotar moto e dirigir carros seja coisa do passado. Estamos neste caminho e talvez o meu conservadorismo faça com que eu prefira pilotar e dirigir ao invés de ser conduzido.

Indiferentemente da minha infelicidade quanto ao fim de condução de veículos automotores, tenho opiniões quanto a alguns desses sistemas baseado em minhas experiências com carros e motos.

1) Sistemas ABS mais simples (necessariamente utilizados hoje em carros e motos mais baratas no Brasil), têm eficiência de frenagem reduzida. Assim, hoje no brasil, esses carros de entrada com ABS ao invés de ajudar a frenagem, piora. Vai ter um caso ou outro de pura imperícia do condutor que o ABS vai auxiliar, com o preço de parar o carro bem depois. Desta forma, acredito que para as pequenas, o ABS vai atrapalhar mais do que ajudar.

2) O ABS de última geração em carros e motos vai trazer ganhos de segurança para o condutor.

3) Indo mais além, fico me perguntando o porque de controle de tração e estabilidade em carros como um Fiesta ou similar...Sinceramente é marketing para vender esses bagaços, pois são sistemas absolutamente ineficientes pela economia de custos desses carros e também pelo própria proposta dos carros...Não têm motores absurdos que exijam tais acessórios. Se você compra um carro acima dos 200 cavalos numa faixa de preço acima, primeiramente existirá uma razão para que tais sistemas equipem o carro e em segundo lugar esses sistemas serão muito mais eficientes.

ABS em moto não é requisito para mim ainda. Acho que uma moto independente do ABS e controles eletrônicos incluídos, possui riscos inerentes e que irão continuar lá, portanto, do ponto de vista de segurança eles não me convencem. Estes sistemas eletrônicos vão auxiliar e muito para ganhar tempo de volta em autódromo, mas para segurança do piloto acho que contribuem pouco.
Já eu penso que os recursos eletrônicos vieram para ficar e vão ajudar muito a reduzir o número de acidentes e aumentar muito a segurança. O ABS já é um recurso excelente em carros e motos. O C-ABS é muito mais melhor de bãum ainda. Melhor que isso só aquele ABS que atua mesmo com a moto inclinada em curva. Melhor ainda seria um C-ABS que atua fodástico até com a moto inclinada em curva.

Mas a indústria de automóveis e motocicletas sabem dessa coisa que o consumidor realmente quer: O PRAZER DE DIRIGIR, DE PILOTAR UMA MOTO. Eles não vão (ao menos penso que não cometeriam a asneira de) tirar isso do consumidor deles.

Então concluo: VIVA O (C-)ABS.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

Vou dar um exemplo simples em carro.

Tenho uma Montana com ABS. Sabe-se que essas pickups não têm nenhum peso atrás, então a chance de freiar (freio simples e ABS simples) e o ABS atuar para não deslizar as rodas traseiras é enorme. Essa merda de ABS atuando, acaba com o freio da frente também, logo em algumas situações você quer parar e o carro não para.

Uma vez descendo uma rampa de garagem bem inclinada, o ABS entrou e por muito pouco não fui bater e atropelar alguém na saída da garagem...Caguei na calça...Se o carro não tivesse ABS porco, travaria um pouco a roda traseira, mas o que ia parar o carro seriam as rodas da frente aonde todo o peso do carro estava. Agora se é um ABS bom, independente, ele atuaria na roda específica. Mesmo assim, como você só tem um pedal de freio, ele reduz um pouco a eficiência nas demais rodas. Eletrônica é bom, mas não é perfeita.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

ABS teria evitado meu tombo com a Buell e possivelmente esse último de 3a feira com a Suzukinha.

Se for ver o custo de meu afastamento do trabalho para recuperação dessa fratura atual, minha empresa e vocês todos que pagam impostos estão pagando um preço bem alto por a motinho não te-lo. Não tenho a menor dúvida que o sistema seria mais barato, e já me arrependi profundamente por não ter pensado nisso antes.

As fábricas só não instalam como equipamento de série porque esse custo decorrente de não te-lo nunca é delas. Externalização de custos, de certa forma.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Augusto Intruder escreveu:Vou dar um exemplo simples em carro.

Tenho uma Montana com ABS. Sabe-se que essas pickups não têm nenhum peso atrás, então a chance de freiar (freio simples e ABS simples) e o ABS atuar para não deslizar as rodas traseiras é enorme. Essa merda de ABS atuando, acaba com o freio da frente também, logo em algumas situações você quer parar e o carro não para.

Uma vez descendo uma rampa de garagem bem inclinada, o ABS entrou e por muito pouco não fui bater e atropelar alguém na saída da garagem...Caguei na calça...Se o carro não tivesse ABS porco, travaria um pouco a roda traseira, mas o que ia parar o carro seriam as rodas da frente aonde todo o peso do carro estava. Agora se é um ABS bom, independente, ele atuaria na roda específica. Mesmo assim, como você só tem um pedal de freio, ele reduz um pouco a eficiência nas demais rodas. Eletrônica é bom, mas não é perfeita.
Augusto, meu carro tem ABS também. Na minha garagem só entro ou saio passando por uma rampa bem inclinada. Durante a descida dessa rampa, se eu acionar o freio o carro para numa boa, sem crise.

O ABS é "desarmado" em velocidades inferiores a 5~10 Km/h mais ou menos, quando ele "sai de cena" e deixa como se fosse 'sem" ABS.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

rods escreveu:ABS teria evitado meu tombo com a Buell e possivelmente esse último de 3a feira com a Suzukinha.

Se for ver o custo de meu afastamento do trabalho para recuperação dessa fratura atual, minha empresa e vocês todos que pagam impostos estão pagando um preço bem alto por a motinho não te-lo. Não tenho a menor dúvida que o sistema seria mais barato, e já me arrependi profundamente por não ter pensado nisso antes.

As fábricas só não instalam como equipamento de série porque esse custo decorrente de não te-lo nunca é delas. Externalização de custos, de certa forma.
Tá quebrado, rods?
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Augusto, rampa de prédio é local onde ABS não vai bem, não sei os mais modernos, mas o ideal é já ficar esperto no freio de mão.
Passei por algo parecido com minha CBR600F ABS, mas nem por isso vou deixar o preconceito vencer e não querer mais ABS, muito pelo contrário, vou é aprender mais sobre o assunto.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 26 Fev 2016, 11:50, em um total de 1 vez.
Imagem
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

rods escreveu:
mamm777 escreveu:Filhote cansou de andar só na garupa, rods? eheh...

Logo chega a irmã menor da tua, já está até no site: http://www.bmw-motorrad.com.br/br/pt/bi ... rview.html
Filhote ganhou uma Suzy GSR125! Só que o pai dele caiu com a moto nova, com ele ainda na garupa, indo ao Detran para fazer a transferência! Foi 3a feira, quebrei a clavícula no tombo.
Não sabia nem de uma coisa nem de outra...

Melhoras para ti e tudo de bom na vida motociclística do filhote! ;-)
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

dominguinhos escreveu:
45 anos de praia, já levei inúmeros tombos e confesso se as motos tivessem ABS, pelo menos a metade não teria acontecido.
Eu tenho certeza de 2 vezes, que abs literalmente me salvou..

Uma, na primeira que tive, uma xre, tava indo a Bagé, batendo água e um argentino fdp, vindo no sentido contrário, aquaplanou e passou rodopiando na minha frente, eu fui cegamente nos freios, passou pertinho de mim, tenho certeza absoluta que no mínimo eu teria tomado um tombo, eu estava a uns 100km.h..

Parei e fui ajudar, ainda tirei os dois de dentro do carro..

A outra foi ano passado, com a NC, eu estava na Bandeirantes em SP, mas bota chuva nisso, o trânsito parou de repente e um fiat brava foi as freios do meu lado e rodopiou e veio pro meu lado, fui cego nos freios e ali também tenho certeza que eu cairia, esse sim, passou acho que a 1 metro na minha frente e foi pra terra no meio das duas pistas...

Fotos da primeira vez

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bagé@tchê.rs

Queiroz
Motoqueiro

Mensagem por Queiroz »

Moto pequena com ABS? Não tem por que não é obrigatório, como qualquer item de segurança em veículo pé-de-boi...

http://carros.uol.com.br/motos/noticias ... ou-cbs.htm
Em quatro anos, todas as motos no Brasil deverão ter ABS ou CBS escreveu:A resolução do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) indica que todas as motos com cilindrada igual ou superior a 300 cm³ devem possuir ABS. As de cilindrada inferior podem ter ABS ou CBS. A implantação da obrigatoriedade será gradual [...]

O cronograma imposto pelo Denatran é o seguinte:

1º de janeiro de 2016 -- 10% da produção nacional/importação com ABS/CBS;
1º de janeiro de 2017 -- 30%
1º de janeiro de 2018 -- 60%
1º de janeiro de 2019 -- 100%
Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kuati escreveu:Augusto, rampa de prédio é local onde ABS não vai bem, não sei os mais modernos, mas o ideal é já ficar esperto no freio de mão.
Passei por algo parecido com minha CBR600F ABS, mas nem por isso vou deixar o preconceito vencer e não querer mais ABS, muito pelo contrário, vou é aprender mais sobre o assunto.

[ ]'s
Mesma coisa. Como eu disse acima, o ABS do meu carro, segundo aferido no uso e conforme consta no manual do carro, só atua em velocidades acima de 5 Km/h. Até essa velocidade, não tem como perder a dirigibilidade pois a menos de 5 Km/h, se enfiar a pata no freio até o fundo, não há escorregamento da roda, o carro ancora ali mesmo.

Consigo travar o carro na rampa (uns 40~45º) com o freio pedal do carro.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

NOTA: nunca andar de moto com o bagé. Tendência a capotamento :lol:
Responder