GSX 650F, pensando em trocar por BigTrail, mas qual?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcus DT
Dinossauro

Re: GSX 650F, pensando em trocar por BigTrail, mas qual?

Mensagem por Marcus DT »

Não. Estou falando em ritmo de viagem longa (pesado, sem tempo para lavar corrente, etc). Passeio pequeno, leve e lavando a moto depois de usar na terra antes de encarar mais 5.000 de asfalto a relação vai durar muito!
Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

Medeiros Neto escreveu:Marcus, quer dizer que se eu comprar uma Vstrom 1000 e viajar aos 140 km/h no asfalto e vez ou outra na terra, corre esse mesmo risco que você comentou sobre a Varadero ? Eu não sabia disso, rodar só 25kkm é pouco para mim, fica caro trocar relação com muita frequência.
Relação de moto que vai pra guerra dura pouco mesmo, se bem que 25 k pra uma relação nessas condições está excelente. Mas eu me sinto muito mais seguro do que com um cardã...A BMW ganhou 4 dakar com cardã e perdeu trocentos. Se ganhar 4 dakar fosse valesse de alguma coisa, seria mais prova ainda de que a corrente é mais indicada para o tipo de aventura. O peso a mais do cardã e o risco de de quebra não valem a pena...Uma corrente, com raras exceções (varadeiro do exemplo que o diga), quebra e você troca ou emenda na mesma hora em situações aonde você está no meio do nada como numa trilha ou no deserto. O cardã vai pro saco, é rezar e esperar alguém te socorrer.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

A questão de se sentir "mais seguro" em uma moto com corrente vai de cada um, respeito a opinião. O fato é que para as concorrentes tentarem alcançar a benchmark, sem cardã é impossível e mesmo com cardã, ainda não conseguem superá-la. Augusto, pode dizer em quais anos a BMW entrou oficialmente no Paris Dakar e perdeu? A história da GS no Dakar é lendária, a moto foi lançada em 1980 e ninguém acreditava que uma obesa daquele tamanho fosse capaz de além de ser a melhor moto para viagens longas no mundo ser capaz de vencer a competição mais dura do fora de estrada. Eis que em 1981 a BMW inscreve uma GS que estava com todas as características e especificações de fábrica e simplesmente vence com mais de 3 horas de vantagem sobre o 2º colocado... até onde tenho conhecimento, feito insuperável até hoje.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Corre esse risco com a DL1000 sim, a relação da minha (que era do euclides) foi pro saco pouco antes dos 30K e fiquei na estrada.

O pinhão ficou Banguela e a corrente entregou os pontos.

É muito ruim de engraxar a corrente dessas motos, a lubrificação exige muita paciência, cavalete central não funciona como deveria. Resumindo: da vontade mesmo de ter cardã.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

minholi escreveu:Corre esse risco com a DL1000 sim, a relação da minha (que era do euclides) foi pro saco pouco antes dos 30K e fiquei na estrada.

É muito ruim de engraxar a corrente dessas motos, a lubrificação exige muita paciência, cavalete central não funciona como deveria. Resumindo: da vontade mesmo de ter cardã.
Não sei o cuidado que o Euclides tinha com lubrificação de corrente, mas ele sempre viajou MUITO pesado e em ritmo alto. Além disso, 30.000 km foi uma duração razoável pra o conjunto.
A minha 650 ta com 10.000 km, e só pegou regulagem uma vez desde nova, e somente 1/8 de volta no parafuso!!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

minholi escreveu:Corre esse risco com a DL1000 sim, a relação da minha (que era do euclides) foi pro saco pouco antes dos 30K e fiquei na estrada.

Se usar uma 650cc corre o mesmo risco? Ou o problema vem com a força do motor das 1000cc com corrente?
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
froesdamotta
Motoqueiro

Marcus DT escreveu:Não. Estou falando em ritmo de viagem longa (pesado, sem tempo para lavar corrente, etc). Passeio pequeno, leve e lavando a moto depois de usar na terra antes de encarar mais 5.000 de asfalto a relação vai durar muito!
Mas lubrificar a corrente a cada 500 km, o que dá duas vezes por dia numa viagem de um dia inteiro, preserva bem a corrente.
Não dava pra fazer isso na viagem para Ushuaia?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
froesdamotta
Motoqueiro

Mais velocidade = mais desgaste. Idem para mais torque, mais peso, mais abrasão (areia).
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

froesdamotta escreveu:
Marcus DT escreveu:Não. Estou falando em ritmo de viagem longa (pesado, sem tempo para lavar corrente, etc). Passeio pequeno, leve e lavando a moto depois de usar na terra antes de encarar mais 5.000 de asfalto a relação vai durar muito!
Mas lubrificar a corrente a cada 500 km, o que dá duas vezes por dia numa viagem de um dia inteiro, preserva bem a corrente.
Não dava pra fazer isso na viagem para Ushuaia?
Em rolezinho de 500 kms em 500 kms de asfalto vai bem, mas em muitos dias seguidos rodando 800~1000 kms/dia forte, mesmo com lubrificação adequada, a corrente não faz milagre. Acho que mais importante que a lubrificação em sí é a tocada/contaminação. Se botar peso na motoca e trancar nos 140~150 km/h, alternando asfalto/rípio, o negócio vira um esmeril. Aí o que acontece, o cara roda 20.000 kms em ritmo de passeio (rolezinho de fds, cidade, etc) e acha que a relação está novinha, pois nunca pegou regulagem, etc. Monta na moto e parte para uma viagem de 15.000 kms... a relação em 5.000~7.000 abre o bico... já vi vários casos assim, é normal isso.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Cardã é bão. Corrente é mais garantia de ir e voltar com a moto.

Eu não gosto de cardã, até teria uma moto com cardã, pq moto pra mim é lazer, ter de viajar e ficar cuidando de corrente é de cagar no p., enche o saco, irrita, 10x mais se vc estiver de corrente e seus comparsas de viagem estiverem de cardã/correia, dá vontade de chutar a moto com corrente (dá pra amenizar com algum sist. de lubrificação automático).
Mas de cardã sempre ficaria com o pé atrás.

O maior problema do cardã nem é rampar/fazer algum off em velocidade, isso é fácil, simplesmente vc evita, o problema é abalroamento traseiro.
Tu tá no semáforo no meio da cidadezinha do Peru, chega um tio de carro q não enxerga direito e dá aquele cotó com mais vontade no pneu traseiro, tu é jogado pra frente, às vezes nem cai da moto, a moto ainda anda 2 quadras pra parar depois...

Aí tu fica lá, no meio da cidadela da Bolívia, e haja grana e contatos pra resolver sua situação.

"Ah, mas isso não acontece Quati!", eu já vi uns 5 em semáforo, a cabaçada insiste em parar moto no sinaleiro como se fosse um carro, se em carro as tias já enchem a traseira pq "não viram", imagine moto!

Inclusive chegado meu passou por isso na sua Triumph Tiger Explorer 1200 XC por uma batida na traseira da moto em CWB. Tinha seguro, PT, o cara comprou outra, pois assim como vimos o "naked nunca mais" aqui no M@D, o cara é adepto do "corrente nunca mais." :-D

[ ]'s
Imagem
Kings
Roda Presa

Mensagem por Kings »

Aconteceu comigo exatamente o que o Marcus DT disse. Tinha uma DL650 com uns 25.000 km e relação original. Só tinha esticado a corrente umas duas vezes no máximo, coisa bem pouca. Por acaso, tinha viajado aos EUA e comprei relação top pra ela pra trocar, pois iria com garupa para Atacama, pelo Paso Sico, pegando bastante ripio. Cheguei no mecânico pra fazer manutenção pré viagem e disse: tá aí a relação, troca pra mim. O cara insistiu mil vezes para eu não trocar, que eu ia perder dinheiro, que dava pra ir e voltar com aquela relação e depois trocar na volta. Pois bem, ida no chaco a 140 - 150, depois ripio, moto carregada e tudo mais, a corrente moeu. Todo dia de viagem fui esticando até acabar, até que não deu mais, e a corrente pulou fora numa cidadezinha-inha da Argentina. Um mecânico tirou dois elos da corrente e consegui voltar. Ao passar em Carazinho ainda tirei mais um elo.

Tive transtorno? Sim, mas terminei a viagem com a corrente.

Nessa mesma viagem, ao entrar por Uruguaiana, topei com um sujeito "carregando" sua GS1200 pro Brasil. Tomou um totó traseiro num acidente mínimo, do próprio companheiro de viagem. Estourou o cardan, quase no Ushuaia. Conseguiu que um caminhoneiro carregasse sua moto até a fronteira. Pensa num cara puto...

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
Tiger 800 XC Triple Purpose
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Kuati escreveu: O maior problema do cardã nem é rampar/fazer algum off em velocidade, isso é fácil, simplesmente vc evita, o problema é abalroamento traseiro.
Tu tá no semáforo no meio da cidadezinha do Peru, chega um tio de carro q não enxerga direito e dá aquele cotó com mais vontade no pneu traseiro, tu é jogado pra frente, às vezes nem cai da moto, a moto ainda anda 2 quadras pra parar depois...
Fato, tem vários relatos disso, mais esse do Kings acima, já aconteceu comigo mas eu tava numa hornet, não deu nada...

Mas eu tenho medo disso é nos cardãs monobraço, balança dupla como na ST, totozinho não desalinha aquilo nem fud....

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Kuati escreveu:Cardã é bão. Corrente é mais garantia de ir e voltar com a moto.

Eu não gosto de cardã, até teria uma moto com cardã, pq moto pra mim é lazer, ter de viajar e ficar cuidando de corrente é de cagar no p., enche o saco, irrita, 10x mais se vc estiver de corrente e seus comparsas de viagem estiverem de cardã/correia, dá vontade de chutar a moto com corrente (dá pra amenizar com algum sist. de lubrificação automático).
Mas de cardã sempre ficaria com o pé atrás.

O maior problema do cardã nem é rampar/fazer algum off em velocidade, isso é fácil, simplesmente vc evita, o problema é abalroamento traseiro.

Aí tu fica lá, no meio da cidadela da Bolívia, e haja grana e contatos pra resolver sua situação.

"Ah, mas isso não acontece Quati!", eu já vi uns 5 em semáforo, a cabaçada insiste em parar moto no sinaleiro como se fosse um carro, se em carro as tias já enchem a traseira pq "não viram", imagine moto!

Inclusive chegado meu passou por isso na sua Triumph Tiger Explorer 1200 XC por uma batida na traseira da moto em CWB. Tinha seguro, PT, o cara comprou outra, pois assim como vimos o "naked nunca mais" aqui no M@D, o cara é adepto do "corrente nunca mais." :-D

[ ]'s
Acontece sim, quem já passou por cidades do entorno do titicaca sabe como é o trânsito por lá. Exemplo totalmente factível.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Respeito a opinião/gosto de cada um, mas ainda não conheci alguém que já tenha tido moto com cardã e deixou de ter por causa desse risco de tomar uma pancada na traseira e o cardã ir para o saco, devem ser poucas pessoas. Mas bom da discussão é isso, a partir de agora tomarei até mais cuidado para isso não ocorrer ;-) !!
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tem até um caso que foi comentado aqui, cara duma GS1200, tava na Colômbia e tomou um cotoco desses e foi pro saco o cardã, e tava no mó rolo pra trazer a moto, pois lá não tinha peça e parece que tem um tempo para permanecer por lá, se não conseguisse trazer ia perder a moto...

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

KTM 950 ou 990 Adventure.

KTM Lc4 640 Adventure ou ST.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Esses acontecimentos mundo a fora ocorrem - e são noticiados - porque a grande parte das motos utilizadas em viagens longas são BMW, maioria, com cardã. É impressionante como mais de 50% das motos que cruzamos eram BMW, exceção são as que não são (bastante KLR`s e Transalp`s antigas). No encontro do fim do mundo o título de moto mais rodada era uma BMW side-car da década de 70/80, toda "customizada", acho que de original mesmo só o motor/transmissão, disse que tinha 170.000 kms... que o motor havia sido feito pela primeira vez. Preferiu refazer o motor antes de começar a viagem de volta ao mundo (casal de alemães, já estavam há dois anos fora de casa).

Longe de casa, a proporção é uma KTM para cada 20 BMW`s, Triumph a gente vê viajando assim:
Imagem

Proporção no Fim do Mundo (galera do Gaudérios do Asfalto):
Imagem
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Mais que lógico isso, ora, BMW é para um povo mais elitizado e obviamente tem mais tempo e dinheiro para essas aventuras.... Amigo meu agora por exemplo, saiu de uma revenda honda e tá na bmw aqui em NH, crise, tá longe dele, continua vendendo normalmente...

Sobre cardã, é geral em todo mundo esse negócio da bmw, peão brazuca em UK, foi resgatar um peão da bm de NC :lol: , adivinha qual o problema da bmw?? vá direto aos 6 minutos

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Já sabendo disso, a BMW marcou um encontro da elite-opressora em Bajo Caracoles, no famoso posto do Nestor, com direito a recall de cardã:

Imagem
Imagem
Imagem

Só os milionários argentinos fazendo uma trilinha pelo interior... ah, tinha uma KTM com corrente. Mas era da Argentina, então não tava longe de casa, não conta.
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Kkkkkkk ... tô aqui quieto só lendo, mas agora não pude deixar passar ..... Bagé morde isca com força!!! Kkkkkk...

Bagé, a Honda tem moto com a suspensão da GSA, tanque da GSA e peso da GSA? Quando tiver me fala que eu compro.

Sobre a dúvida do Chedid:

650/800 se for viajar sozinho (preferência aqui pela DL)
1000/1200 se for viajar garupado (preferência aqui pela GSA)

Uma coisa não dá pra negar. O custo beneficio da DL1000 nova tá interessantíssimo.

Sobre cardã e corrente. Após Ushuaia e Atacama não quero viajar mais de corrente. Vai se fuder ... lubrificar essa porra todo dia, ficar se preocupando com o ripio moendo, esticando, enche o saco após dias de viagem. A da minha DL650 moeu com 28kkm e eu lubrificava todo dia. Amigo meu com moto idêntica, mesmo ano, até mesma cor, relação dele durou 50.000km. Mas ele nunca viu terra/rípio.
Responder