Capacete da BMW projeta informações na viseira

Grupo de discussão geral sobre motos.
petrorroupe
Motociclista

Capacete da BMW projeta informações na viseira

Mensagem por petrorroupe »

A divisão de motos da BWM apresenta nesta edição da CES um capacete que exibe ao motorista informações em tempo real. O acessório funciona de um jeito parecido com a projeção no para-brisa de um carro, mas usa uma pequena tela multimídia na viseira no lugar do vidro do automóvel.

Reprodução

A tecnologia, que recebe o nome de "head up display", exibe do lado direito do capacete informações de trânsito, de velocidade, pressão dos pneus e nível combustível e óleo, além de alertar caso haja alguma situação perigosa. O objetivo é evitar que o motorista tire os olhos da rua ou estrada que percorre, diminuindo o risco de acidentes.

Reprodução

O capacete é composto por um minicomputador e auto-falantes integrados, controlados do pelo usuário com as mãos. Há duas câmeras: uma frontal e uma traseira, que funciona como um retrovisor virtual. A BMW explica ainda que em viagens em grupo, algo comum para quem viaja de moto, será possível ver os outros membros do grupo que usarem o equipamento.

Reprodução

O sistema, que ainda é apenas um conceito, poderá também ser adaptado em capacetes já existentes. De acordo com a montadora, a tecnologia deve chegar ao mercado nos próximos anos.
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/capacete-da-bmw-projeta-informacoes-na-viseira/54167 :emo206:
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Saurus
Mito

Re: Capacete da BMW projeta informações na viseira

Mensagem por Saurus »

petrorroupe escreveu:...
A tecnologia, ... exibe do lado direito do capacete informações de trânsito, de velocidade, pressão dos pneus e nível combustível e óleo, além de alertar caso haja alguma situação perigosa. O objetivo é evitar que o motorista tire os olhos da rua ou estrada que percorre, diminuindo o risco de acidentes....
Tava aqui pensando. A questão não é só "tirar" os olhos da via, mas sim e principalmente, tirar a concentração do condutor em relação à via (rua, rodovia, estrada de terra, etc.

Ao prestar atenção aos dados apresentados pelo dispositivo, automaticamente o condutor desvia sua atenção e concentração da via para a "tela" do dispositivo. Esse display, se ficar constantemente informando o condutor, vai causar mais desvios de atenção e concentração, pois fica alí, bem à frente da vista do condutor, para qualquer lugar que ele vire a cabeça.

As informações estando no painel não ficam "em evidência" o tempo todo, mas somente quando o condutor acha necessário olhar para o painel para obter alguma informação.

Sei lá. Pode ser que eu esteja enganado, pois nunca experimentei esse tipo de display de informações conduzindo um veículo, mas fazendo um "exercício" da imaginação de como ele é, comecei a reparar nisso.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Saurus escreveu:
petrorroupe escreveu:...
A tecnologia, ... exibe do lado direito do capacete informações de trânsito, de velocidade, pressão dos pneus e nível combustível e óleo, além de alertar caso haja alguma situação perigosa. O objetivo é evitar que o motorista tire os olhos da rua ou estrada que percorre, diminuindo o risco de acidentes....
Tava aqui pensando. A questão não é só "tirar" os olhos da via, mas sim e principalmente, tirar a concentração do condutor em relação à via (rua, rodovia, estrada de terra, etc.

Ao prestar atenção aos dados apresentados pelo dispositivo, automaticamente o condutor desvia sua atenção e concentração da via para a "tela" do dispositivo.
não costumo, mas ...

vou ter que concordar com o Saurus.

Eu nem piloto ouvindo música porque esqueço o que estou fazendo.

Reflexo na viseira me tira a atenção.

Semáforo eu não enxergo.

pensa se coloco um display na minha frente!!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Felipe Mark
Motociclista

Mensagem por Felipe Mark »

Skully ja faz isso a um tempo.
E muito mais bonito que esse.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Achei muito legal. Espero viver o suficiente para usar um treco desses!!
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Google Glass já foi lançado em 2013...
Inclusive foi proibido de ser usado por motoristas nos EUA... se pra motorista já é ruim, imagine para motos. Não entendi qual a da BMW com essa tecnologia furada.

Isso aí pra mim tb é só mais um troço para tirar concentração.
Penso que andar de moto exige toda a atenção possível voltada à segurança.

[ ]'s
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kuati escreveu:Google Glass já foi lançado em 2013...
Inclusive foi proibido de ser usado por motoristas nos EUA... se pra motorista já é ruim, imagine para motos. Não entendi qual a da BMW com essa tecnologia furada.

Isso aí pra mim tb é só mais um troço para tirar concentração.
Penso que andar de moto exige toda a atenção possível voltada à segurança.

[ ]'s
Ao menos enquanto forem as biounidades de carbono da espécie homo-sapiens que estiverem no comando. Quando o comando estiver totalmente sob domínio das unidades eletrônicas de silício e totalmente fora da possibilidade de interferência das biounidades de carbono da espécie homo-sapiens, poderemos simplesmente apreciar a paisagem. :lol:
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Nao eh so bmw, ja tem varias outras marcas desenvolvendo coisas parecidas.

Acho que vcs estao sendo conservadores demais. Piloto de aviao caça usa isso e nao sai batendo por ai. Tudo bem que ele eh treinado, mas o bicho voa acima da velocidade don som! Haha

Tenho certeza de que eu gostaria muito disso. E quando acostumar com a novidade, eu nem verei mais as informacoes; so quando quiser mesmo.

Alguem aqui usa oculos? Ninguem fica "enxergando" a moldura dos oculos, apesar de estar usando eles. Quando o cerebro esta concentrado em outra coisa, simplesmente ignora que os oculos estao ali. Creio que acontecera o mesmo com as informacoes do capacete.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Caças estão em combate, vc tem q focar em algo, precisa das informações, o céu é espaçoso, os instrumentos sim são seus olhos, os instrumentos são as ruas...

Sei lá Koki, penso que não proibiriam para os motoristas se não houvesse razão. Se bem que o Google Glass pode mostrar um GPS ou um vídeozinho qquer.
Numa dessas um pequeno head up display como o do Corvette abaixo não seja mesmo coisa ruim:

Imagem

Eu gostaria de algo assim no meu capacete, bem pequeno e mais longe dos olhos possível, nada de telas adicionais coladas na cara como este da BMW.

[ ]'s
Imagem
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Pois eh, acho que o google glass foi proibido pq esta ligado na internet. Essa eh a desgraça hahaha
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Quem vai perder atenção com um HUD unicolor desses?

[img]http://img1.olhardigital.uol.com.br/upl ... 130418.jpg[/i]

Não é um video, nem um pop up de mensagem do whatsapp. É apenas o velocímetro e a marcha engatada.
-Sem moto nenhuma
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kokimoto escreveu:Nao eh so bmw, ja tem varias outras marcas desenvolvendo coisas parecidas.

Acho que vcs estao sendo conservadores demais. Piloto de aviao caça usa isso e nao sai batendo por ai. Tudo bem que ele eh treinado, mas o bicho voa acima da velocidade don som! Haha

Tenho certeza de que eu gostaria muito disso. E quando acostumar com a novidade, eu nem verei mais as informacoes; so quando quiser mesmo.

Alguem aqui usa oculos? Ninguem fica "enxergando" a moldura dos oculos, apesar de estar usando eles. Quando o cerebro esta concentrado em outra coisa, simplesmente ignora que os oculos estao ali. Creio que acontecera o mesmo com as informacoes do capacete.
É. Tem razão. Ele não sai atropelando pessoas que atravessam o céu bem à frente deles, freiam e reduzem a velocidade para não bater quando tem que desviar daquele cachorro ou vaca voador que resolveu cruzar o caminho dele para comer grama do outro lado da via, não deixam de parar quando o sinal fecha para eles, sempre ligam a seta antes de mudar de faixa de rolamento ou fazer uma conversão.... coisas normais da vida de pilotagem de caças e outros aviões de combate ou não.
Editado pela última vez por Saurus em 07 Jan 2016, 08:41, em um total de 1 vez.
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Véio é foda.
-Sem moto nenhuma
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

SPYder escreveu:Quem vai perder atenção com um HUD unicolor desses?

Imagem

Não é um video, nem um pop up de mensagem do whatsapp. É apenas o velocímetro e a marcha engatada.
O Saurus? :lol:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Bandibichas. O futuro (e muito mais próximo do que supomos) é esse aqui ó:
Site G1 sobre a CES escreveu:05/01/2016 08h31 - Atualizado em 05/01/2016 09h12
Nvidia cria supercomputador 10 x mais rápido para carros autônomos

Plataforma saiu na CES; processamento equivale ao de 150 MacBook Pros.
Volvo é 1ª montadora a usá-lo; 50 usavam versão anterior.
Helton Simões Gomes
Do G1, em Las Vegas – o repórter viajou a convite da Samsung
FACEBOOK
Jen Hsun-Huang, CEO da Nvidia, apresenta o Driven PX 2, nova plataforma de supercomputador para carros autônomos (Foto: Divulgação)
Jen Hsun-Huang, CEO da Nvidia, apresenta o Driven PX 2, nova plataforma de supercomputador para carros autônomos (Foto: Divulgação)
A Nvidia lançou a segunda geração de sua plataforma de supercomputação para carros autônomos. Em uma apresentação durante a Consumer Electronics Show (CES 2016) nesta segunda-feira (4), a fabricante de processadores exibiu a Drive PX 2, dez vezes mais rápida que a versão anterior, já usada por 50 montadoras em todo o mundo.

O G1 está em Las Vegas para CES 2016, que abre na quarta-feira (6). Acompanhe aqui a cobertura completa.

O sistema de aprendizado de máquina funciona, na prática, como o "cérebro" dos carros que dirigem sozinhos: é responsável por processar toda a informação acumulada nas experiências anteriores e decidir que decisão tomar quando algo ocorre na pista. Seja um animal atravessando a rua inesperadamente, o carro da frente freando bruscamente ou a garoa que apertou e virou uma chuva torrencial.

Entre as cinco dezenas de empresas adeptas da Drive PX, estão BMW, Daimler e Ford. Já a nova versão será testada pela Volvo, que equipará 100 veículos modelo XC90 come ela para que trafeguem pelas ruas da cidade sueca de Gotemburgo.

Dispositivo Driven PX 2, nova plataforma de supercomputador da Nvidia para carros autônomos (Foto: Divulgação)
Dispositivo Driven PX 2, nova plataforma de supercomputador da Nvidia para carros autônomos (Foto: Divulgação)
Debaixo do capô
A agilidade do Drive PX 2 aumentou porque ele tem capacidade de 8 teraflops (ou TFlops, equivalente a 8 trilhões de cálculos de ponto-flutuante por segundo ou contas de soma e subtração por segundo). Segundo a Nvidia, isso é como ter o poder de processamento de 150 MacBook Pros debaixo do capô do carro.

Diferentemente do que ocorre atualmente, porém, o novo "cérebro" tem o tamanho de uma lancheira -- os sistemas atuais ocupam todo o porta-malas dos veículos.

Além de menor e mais rápido, o sistema também processa os dados de sensores posicionados em toda a carroceria do automóvel que captam uma visão do que ocorre ao redor dele.

Na pista
Apesar de não contar com um motorista ao volante, os carros com essa maior capacidade de processamento, diz a Nvidia, são mais seguros, porque... não possuem justamente um humano na direção.

Dados da Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês) mostram que nove em cada dez acidentes nos Estados Unidos foram provocados devido a algum erro humano.
Imagem ilustrativa do funcionamento de carro equipado com o Driven PX 2, nova plataforma de supercomputador da Nvidia para veículos autônomos (Foto: Divulgação)
Imagem ilustrativa do funcionamento de carro equipado com o Driven PX 2, nova plataforma de supercomputador da Nvidia para veículos autônomos (Foto: Divulgação)
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Saurus escreveu:É. Tem razão. Ele não sai atropelando pessoas que atravessam o céu bem à frente deles, freiam e reduzem a velocidade para não bater quando tem que desviar daquele cachorro ou vaca voador que resolveu cruzar o caminho dele para comer grama do outro lado da via, não deixam de parar quando o sinal fecha para eles, sempre ligam a seta antes de mudar de faixa de rolamento ou fazer uma conversão.... coisas normais da vida de pilotagem de caças e outros aviões de combate ou não.
Isso mesmo, pilotar moto é muito mais difícil e perigoso que um caça. :cool:
Matheusf
Roda Presa

Mensagem por Matheusf »

Só para lembrá-los, muitos carros já projetam no parabrisa a anos as informações do painel justamente para o motorista não tirar os olhos do caminho. Não vejo problema algum nessas informações irem para a viseira do capacete.

[]´s
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Kokimoto escreveu: Acho que vcs estao sendo conservadores demais. Piloto de aviao caça usa isso e nao sai batendo por ai.
verdade!

inclusive a densidade demográfica do céu é tão grande quanto a da marginal Tietê!!
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Russo escreveu:
SPYder escreveu:Quem vai perder atenção com um HUD unicolor desses?

Imagem

O Saurus? :lol:
eu!!

o problema não é o que está sendo apresentado, é me tirar a visão da rua.
quando algum bicho explode no meu capacete, a primeira coisa que faço é limpar a maior parte da meleca, pois sei que vou focar nele e vou me distrair da estrada.

talvez para alguns funcione, para mim, não funciona.
Fael
Dinossauro

Mensagem por Fael »

Matheusf escreveu:Só para lembrá-los, muitos carros já projetam no parabrisa a anos as informações do painel justamente para o motorista não tirar os olhos do caminho. Não vejo problema algum nessas informações irem para a viseira do capacete.

[]´s
;-)

Acho inclusive mais intuitivo naquelas estradas lisinhas e vazias com velocidade máxima de 60-80km/h. Ficar olhando pra estrada e velocímetro me parece bem mais perigoso.
MAS, OU MUITO me engano, ou acabo de escrever uma assinatura inútil.
Responder