O diário de restauração da Hunter

Grupo de discussão geral sobre motos.
jabsb
Dinossauro

Re: O bom filho a casa torna... Hunter está de volta! (pg 3)

Mensagem por jabsb »

Achei o jogo de adesivos completos. Agora a pergunta:

Aquela ferrugem na boca do tanque tem solução?
orgulho de ser CGzeiro!
LUCIO
Dinossauro

Re: O diário de restauração da Hunter

Mensagem por LUCIO »

Quem diria que um dia eu ia ver aqui no m@d um post de restauração de uma "Sundown"... kkkkkkkkk

Segue em frente jabsb... acompanhando...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Saurus
Mito

Re: O bom filho a casa torna... Hunter está de volta! (pg 3)

Mensagem por Saurus »

jabsb escreveu:.... Agora a pergunta:

Aquela ferrugem na boca do tanque tem solução?
Há um produto no mercado que você pode usar. É um redutor de ferrugem, ou seja, faz o contrário da oxidação. Esse produto também pode servir como base para a pintura nova.

P.C.F.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

como um cara que restaurou uma Sahara e que teve que ouvir muita coisa contra aqui, não posso criticar... :lol:

vale pela diversão. ;-)

escuta, se você precisar de uma chave de fenda em 90 graus própria pra regular mistura de carburador, eu tenho uma sobrando em casa que o mantabodyboarder me passou há eras, não vou usar mais mesmo (nunca mais vou comprar moto com carburador)... se quiser é tua. ;-)

(só tenho que achar)
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Claro que quero! =D

E eu queria muito não ter mais que lidar com essa bagaça de carburador, mas bah... a vantagem é que você sabe que praticamente tudo pode fazer por conta própria, já que não tem eletrônica complicada. Até sem bateria ela pega.

Quanto a restauração, tá menos complicada do que parecia no início. Não vou fazer tudo de uma vez, é claro. E sei que não vale a pena financeiramente falando, mas não ligo. Além do mais, não é um gasto absurdo, peças para esses modelos são bem em conta, mesmo com a alta generalizada de absolutamente tudo.
orgulho de ser CGzeiro!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

jabsb escreveu:Claro que quero! =D

E eu queria muito não ter mais que lidar com essa bagaça de carburador, mas bah... a vantagem é que você sabe que praticamente tudo pode fazer por conta própria, já que não tem eletrônica complicada. Até sem bateria ela pega.

Quanto a restauração, tá menos complicada do que parecia no início. Não vou fazer tudo de uma vez, é claro. E sei que não vale a pena financeiramente falando, mas não ligo. Além do mais, não é um gasto absurdo, peças para esses modelos são bem em conta, mesmo com a alta generalizada de absolutamente tudo.
Já tive uma KX250F injetada, e ela pegava sem bateria também! ;-)
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Pensei que por conta da bomba precisava ter pelo menos um restinho de carga na bateria... interessante.
orgulho de ser CGzeiro!
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

jabsb escreveu:Claro que quero! =D

beleza, vou procurar lá nas minhas coisas e depois te entrego a chave. ;-)
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Rapá!

Imaginava que a moto tava mais razoável, mas depois de ver o estado pelas fotos... vai ser beeeem trabalhoso levantar a tranqueirinha aí.

Principalmente no controle de gastos, apesar da base dela ser comum e barata.

Mas isso é a grande vantagem, não vai empacar com nada, nada.
E a confiabilidade tem tudo para ficar decente, fora o visual bem a seu gosto.

Vale a pena, isso não tem preço!

Aliás... sempre tem né?
Mas como ficará equivalente a uma incógnita usada, e certamente bem menos do que qqr pequena nova... compensa!

Boa sorte!
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

jabsb, aproveite o trampo e faça uma revisão e reforço de soldas do quadro. Sundown, Dafra, Traxx e outras do naipe costumavam ter soldas fracas, mal feitas e, do nada, quebravam.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Castelo escreveu:Imaginava que a moto tava mais razoável, mas depois de ver o estado pelas fotos... vai ser beeeem trabalhoso levantar a tranqueirinha aí.
Pelo contrário. O visual tava impressionando negativamente, mas nada que (mais) um final de semana de amor e carinho não dê jeito.

Antes de mais nada, limpei o carburador. Juntas novas. E hoje o Bira me deu a ferramenta pra regular, vai ser ótimo não precisar mais queimar os dedos no processo! :bnnd:

Painel novo original Sundown - oooohhhh! :lol: Obviamente não foi por uma questão de qualidade. É que ele não foi mais caro que os paralelos e vem com o indicador de marcha, que a Hunter 2007 tinha - todas de 2006 a 2008 tinham. O painel genérico é idêntico em tudo, mas não tem isso.

Imagem

Imagem

O herói do dia... não é solupan! É para alumínio... a embalagem recomenda 10% pra limpeza comum, fiz com 5% pra ficar seguro. O objetivo era retirar aquela nhaca de maresia do chassis. Deu certíssimo, ficou limpinha.

Imagem

Outro campeão!

Imagem

Tanque polido. A mancha do combustível não saiu totalmente, mas melhorou muito. Também poli a boca do tanque e a tampa. Melhoraram sensivelmente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos pós-limpeza. Não achei nada suspeito, Saurus. O motor - que nunca teve um ruído límpido - está com um barulho que parece a parte de baixo batendo, depois gravo e mostro aqui. Já estou me preparando psicologicamente para uma eventual retífica, ocasião na qual pretendo conferir o quadro com mais calma.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não tirei muitas fotos, mas quando lavei aproveitei pra abrir uma parte do chicote a qual já tinha reparado antigamente pra secar direitinho e fazer novamente o isolamento. Aproveitei para guiá-lo corretamente pelo quadro e usar abraçadeiras para que tudo fique em seu lugar. O resultado ficou ótimo. Aqui é a ponta do iceberg...

Imagem

Imagem

Montada novamente:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Assim que sair do trabalho vou montar os cabos do acelerador, freio, velocímetro e conta-giros. Agora me dei conta que esqueci o de embreagem :lol: O do conta-giros eu tinha cortado quando mudei o painel, agora que restaurei o original cai bem usá-lo.

Também vou usar o presente e regular a mistura com mais calma.
Castelo escreveu:Principalmente no controle de gastos, apesar da base dela ser comum e barata.
Ah cara, eu tendo a ser meio kamikazi. Gasto o suficiente pra deixar a bichinha gostosa de andar, e o resto vou fazendo aos poucos.

Estão vindo escapamento motomano - igual ao que tinha quando fui pro Churrastiba :pnk: , guidão novo, cavalete central e descanso lateral. Na lista estão os piscas e retrovisores: os piscas estão com as lentes muito ressecadas e quebradiças, e os retrovisores estão molengões e feios. Isso vai esperar um pouco.
Castelo escreveu:Mas como ficará equivalente a uma incógnita usada, e certamente bem menos do que qqr pequena nova... compensa!
Nova, sim. Usada, talvez não. Mas vale pelo histórico e diversão.
orgulho de ser CGzeiro!
kbça
Dinossauro

Mensagem por kbça »

Precisará um trato interno no tanque muito em breve por causa da ferrugem :jmi: Ah, não esqueça de conferir nos documentos dela se não tem ferrugem também :rof: :rof: :rof:

Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!

Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Eu ia até dizer qdeverias ter posto as primeiras fotos dela ja limpa, para chocar menos, rsrs

Essa ferruginha tu tira com aquele antiferrugem q tem em supermercado, eh uma solução fraquinha de ácido oxálico. Seca bem depois e isola.

Mas como disse o kbça, eh bom meter um tank film por dentro, aqueles filtrinhos não seguram a ferrugem dissolvida na gasolina, dai esculhamba direto a regulagem do carburador.

Acho q o LA não teve o gosto de rodar ca XL menos quadrada pq insistiu com o tanque podre... ainda tentei salvar, mas tava muito ruim, fora q eh um trampo sacal e meio, eu poderia ter feito melhor do que saiu. Acabei comprando um "novo" velho, mas já com eese tratamento, esse sim perfeito, pelo Zé Soares de Itajubá, cabeça do Clube da XL.

A belikar despacha de SP, mas se duvidar custará com frete quase o preço dum novo, eu procuraria primeiro, Só pela trabalheira...
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

kbça escreveu:Precisará um trato interno no tanque muito em breve por causa da ferrugem :jmi: Ah, não esqueça de conferir nos documentos dela se não tem ferrugem também :rof: :rof: :rof:

Feito!
To só botando V-Power e vendo até onde vai o estrago. Limpei o carburador no fim de semana e até o momento tá liso.

Outra coisa que vi é que ela estava rodando sem o filtro de ar, pois a mangueira que vai para a caixa de ar estava solta :hate: Já corrigi, inclusive com filtro novo.

Uma das coisas que me fez optar por dar um trato nela era a documentação... sempre ficou em dia. Não consigo atrasar mesmo quando não estou usando o veículo.

Ontem todos os cabos foram substituídos, exceto o de embreagem que esqueci de comprar :lol: Até o contagiros está de volta!
Castelo escreveu:Eu ia até dizer qdeverias ter posto as primeiras fotos dela ja limpa, para chocar menos, rsrs
Mas o legal é mostrar que as coisas podem ser melhores do que parecem. Tem coisa complicada, mas tem coisa que umas horinhas em um fim de semana resolvem, coisas que a gente tende a superestimar... tu que tem bicheira véia sabe do que falo :jmi:
Castelo escreveu:Essa ferruginha tu tira com aquele antiferrugem q tem em supermercado, eh uma solução fraquinha de ácido oxálico. Seca bem depois e isola.

Mas como disse o kbça, eh bom meter um tank film por dentro, aqueles filtrinhos não seguram a ferrugem dissolvida na gasolina, dai esculhamba direto a regulagem do carburador.

Acho q o LA não teve o gosto de rodar ca XL menos quadrada pq insistiu com o tanque podre... ainda tentei salvar, mas tava muito ruim, fora q eh um trampo sacal e meio, eu poderia ter feito melhor do que saiu. Acabei comprando um "novo" velho, mas já com eese tratamento, esse sim perfeito, pelo Zé Soares de Itajubá, cabeça do Clube da XL.

A belikar despacha de SP, mas se duvidar custará com frete quase o preço dum novo, eu procuraria primeiro, Só pela trabalheira...
Vou dar um tempo de gastos agora, rodar um bocado e depois avalio a situação do tanque com calma.
orgulho de ser CGzeiro!
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

jabsb escreveu:
Vou dar um tempo de gastos agora, rodar um bocado e depois avalio a situação do tanque com calma.
Se a hunter demorar a desregular, fica procurando o tanque novo, e põe outra prioridade na frente, rsrs

Com o tanque podre, no que regulava e a XL ficava ótima, desregulava rapidamente.
Quando troquei o carburador e o tanque, aí sim, sustentou regulada que era uma beleza.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Castelo escreveu:
jabsb escreveu:
Se a hunter demorar a desregular, fica procurando o tanque novo, e põe outra prioridade na frente, rsrs

Com o tanque podre, no que regulava e a XL ficava ótima, desregulava rapidamente.
Quando troquei o carburador e o tanque, aí sim, sustentou regulada que era uma beleza.
Achei um tanque usado. O que me preocupa em comprar usado nessas situações é o risco de levar um com o mesmo problema que pretende sanar. Talvez seja o caso de fazer um tratamento no que tenho mesmo.

Em relação aos cabos, fiquei impressionado com os cabos GRUA RACING. Bem baratos e me parecem resistentes.
orgulho de ser CGzeiro!
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

jabsb,

Seria interessante dar um trato por dentro do tanque, utilizando aquele tratamento que é aplicado de um tipo de película interna... não lembro o nome...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Rod
Boss

Mensagem por Rod »

Aproveita que agora até o odômetro tá 0 KM e vende... ou doa!
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
‎"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Hahahahaha, boa Rod. Essa moto viu tantos velocímetros que já foi 0km umas 10 vezes, ou mais :lol: Se ela tiver 100 mil km eu não me surpreendo, mas perdi a conta faz tempo.

Doar, vender... pra quê? FIPE dessa moto é em torno de R$ 1.800,00. Me divirto um bocado, e tá rodando perfeitamente. To curtindo dar um UP nela, a motinha tem história e quase 10 anos depois ainda está rodando, coisa que poucos diriam que ia acontecer :lol:
LUCIO escreveu:jabsb,

Seria interessante dar um trato por dentro do tanque, utilizando aquele tratamento que é aplicado de um tipo de película interna... não lembro o nome...
Eu ouvi falar disso aí, mas falta o nome pra pesquisar preço 8-)

Vocês só ficam de zoeira, sejam úteis e opinem :lol:

Será que os piscas e retrovisores da Intruder 125 ficariam bem nela?
orgulho de ser CGzeiro!
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Essa oxidação é superficial ainda.

Eu passaria um verniz PU em cima.

No pincel mesmo.
Responder