Tô fora do comercio de motos
Re: Tô fora do comercio de motos
Comércio de veículos usados é complicado... já foi rentável, hoje em dia vem caindo dia após dia...
Aqui em SBC tem umas regiões que eram famosas por concentrar lojas de carros ou motos multimarcas...
A maioria tá fechando... e o que sobreviveu, dá até medo de olhar os veículos expostos...
Aqui em SBC tem umas regiões que eram famosas por concentrar lojas de carros ou motos multimarcas...
A maioria tá fechando... e o que sobreviveu, dá até medo de olhar os veículos expostos...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21***
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
O Mercado Livre, Bom Negócio e OLXs da vida deram uma boa baqueada nesse pessoal.LUCIO escreveu:Comércio de veículos usados é complicado... já foi rentável, hoje em dia vem caindo dia após dia...
orgulho de ser CGzeiro!
lembrei do ubberjabsb escreveu:O Mercado Livre, Bom Negócio e OLXs da vida deram uma boa baqueada nesse pessoal.LUCIO escreveu:Comércio de veículos usados é complicado... já foi rentável, hoje em dia vem caindo dia após dia...
acho que o pessoal do governo deve ficar sem dormir por não terem encontrado ainda alguma forma de taxar, rs
Eu já escutei:Leandro escreveu:Tem cada uma estória hilária contada por eles que daria um tópico a parte só pra isso.
"Ah... Esse carro é de uma amiga nossa que deixou aqui pra vender..."
"Até ano q vem vou buscar uma moto dessas pra mim..."
Kkkk
Respondo mentalmente: çei! Kkkk
saudações
Pior do que vender bem usado, é cuidar. Se já fui mal atendido em concessionárias, em oficinas 99% das vezes foi pior. Tirando as exceções (que faço questão de me deslocar de 200 a 1.200 kms para levar onde gosto), em geral, são gerenciadas por profissionais mal qualificados, mal pagos e com extrema má vontade. Aprendi que oficina boa escolhe cliente, a data para levar a moto e só pega a moto se as peças que serão trocadas estiverem em mãos. Qualquer coisa diferente disso, é bucha!!Optimus Leo escreveu:Ta ai uma coisa que MAIS NUNCA eu faço.jabsb escreveu:Eu tenho o sonho de abrir uma oficina... mas ainda não juntei a coragem necessária.
oficina quero distancia, mercado puta prostituido, ninguem ganha dinheiro com qualidade, tudo acaba nivelando por baixo. mecanico bom que mexe em moto só conheço os apaixonados e fila imensa (cobram barato e fazem beicinho para pegar mais serviço pelo excesso de trabalho e que não ganha $) ou mecanico bom tem oficina e deixa na mao de estagiario trocador de peça e reza para tentar conferir 5% do que passa pela oficina dele.
-Sem moto nenhuma
Eu tenho um pequeno escritório de contabilidade e nos finais de semana eu faço uns negócios com carros usados. Dá pra salvar uma mixaria legal para pagar as minhas despesas do mês somente vendendo um carrinho aqui, outro ali...
Eu só mexo com carros impecáveis. Quando compro, as vezes tem alguma coisinha pra mexer, um batida leve, um problema de motor menos sério... Arrumo tudo, deixo o carro bem apresentável e consigo passá-lo pra frente rapidamente.
Hoje mesmo estou com um Astra sedan 2011 preto pra vender. Está em estado de 0km. Se alguém tiver interesse... rs
Eu só mexo com carros impecáveis. Quando compro, as vezes tem alguma coisinha pra mexer, um batida leve, um problema de motor menos sério... Arrumo tudo, deixo o carro bem apresentável e consigo passá-lo pra frente rapidamente.
Hoje mesmo estou com um Astra sedan 2011 preto pra vender. Está em estado de 0km. Se alguém tiver interesse... rs
Honda CG 125 FAN 2006/06 preta - 08/2006 à...
Honda NX 350 Sahara 1997/97 roxa - 12/2010 à 09/2011.
Yamaha Lander X 2010/10 roxa - 03/2012 à 07/2012.
A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.
Honda NX 350 Sahara 1997/97 roxa - 12/2010 à 09/2011.
Yamaha Lander X 2010/10 roxa - 03/2012 à 07/2012.
A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.
- Optimus Leo
- Mito
Vocês estão olhando pelo lado do cliente.
O lado do dono/mecânico é bem pior: tem MUITO cliente mala e chato pra caralho. E oficina tem uma puta responsabilidade depois e cria um vinculo com o cliente. Tem nego que vc arruma coisa X, e por coisas do acaso, coisa Y estraga umas duas semanas depois e vem o cara chiar que é tua culpa, que vc tem que arrumar....
Ou nego que traz peças vagabundas e quer garantia...
Pior ainda quando o negocio é preparador...nego querendo extrair o maximo de potencia, blz, mas ai vc sabe que o motor pode fazer kabum e no momento os caras estão conscientes, mando até assinar um termo...mas quando faz kabum, ai vem chorar, querem enfiar advogados encima, alguns até vem com nego armado para te intimidar....
Seloko cachuera, mais nunca trabalho nem gerencio oficina. Quero é distancia de trato com publico direto e ter laços com clientes.
No maximo hoje em dia, eu penso num lava jato. Não tem o que dar merda. Lavou, já elvis. Choveu? Não é meu problema, suck it. Problema elétrico? Não nos fazemos responsaveis por isso, não compre uma italiana ou alemã na proxima vez. Flw, vlwwwwwwwwwww.
O lado do dono/mecânico é bem pior: tem MUITO cliente mala e chato pra caralho. E oficina tem uma puta responsabilidade depois e cria um vinculo com o cliente. Tem nego que vc arruma coisa X, e por coisas do acaso, coisa Y estraga umas duas semanas depois e vem o cara chiar que é tua culpa, que vc tem que arrumar....
Ou nego que traz peças vagabundas e quer garantia...
Pior ainda quando o negocio é preparador...nego querendo extrair o maximo de potencia, blz, mas ai vc sabe que o motor pode fazer kabum e no momento os caras estão conscientes, mando até assinar um termo...mas quando faz kabum, ai vem chorar, querem enfiar advogados encima, alguns até vem com nego armado para te intimidar....
Seloko cachuera, mais nunca trabalho nem gerencio oficina. Quero é distancia de trato com publico direto e ter laços com clientes.
No maximo hoje em dia, eu penso num lava jato. Não tem o que dar merda. Lavou, já elvis. Choveu? Não é meu problema, suck it. Problema elétrico? Não nos fazemos responsaveis por isso, não compre uma italiana ou alemã na proxima vez. Flw, vlwwwwwwwwwww.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Geralmente a oficina começa boa (fase 1 - o próprio mecânico mexendo), depois tende a ir piorando (fase 2 - mecânico acomoda, estagiários assumem). As que "param" na fase 1 geralmente o dono (mecânico) forma uma clientela pequena, porém fiel e endinheirada... vivem bem $$, trabalham moderadamente e fazem um serviço bom. As que evoluem para fase 2 (a maioria), divido em dois grupos: a maioria (uma bosta) e as exceções.
Essas poucas exceções geralmente dão certo porque conseguem separar as tarefas, porém mantendo o pessoal integrado. Isto é, os mecânicos conseguem ser só mecânicos e se concentrarem (não são balconista, telefonista, recebedor de cliente, etc), a área de peças consegue fazer só aquilo (correr atrás das peças de moto e comprá-las rapidamente, sem deixar um monte de serviço parado ocupando espaço na oficina) e há um ou mais "cabeças", que são aqueles que recebem os serviços, ligam para os clientes para dar satisfação e entregam as motos sabendo, de fato, o que foi realizado. Geralmente prefiro os "cabeças" que foram mecânicos bons e acabaram sendo promovidos a chefes de oficina, eles acompanham os serviços mais delicados e, quando precisa, sabem resolver problemas que dependem da experiência.
Outra coisa, ninguém nasce sabendo, mas colocar um mecânico-estagiário direto para mexer em carburação/motor/suspensão/elétrica, por exemplo, é pedir para dar merda. Recentemente fiz uma geralzona na YZ250F, exceto motor, desmontou quase que inteira (rolamentos do link, balança, amortecedor, etc), a moto ficou excelente, porém peguei algumas falhas na montagem: mangote do freio traseiro passado de forma errada e eixo da roda traseira colocado ao contrário. Ambas as falhas foram coisas simples de resolver e que não prejudicaram em nada o funcionamento, mas ficou nítido que quem fez o grosso foi mecânico experiente, mas na hora de montar, botaram o estagiário. Sem problema - o cara tem que aprender de alguma forma - mas faltou supervisão, talvez pelo curto espaço de tempo para fazer o serviço... acontece.
Essas poucas exceções geralmente dão certo porque conseguem separar as tarefas, porém mantendo o pessoal integrado. Isto é, os mecânicos conseguem ser só mecânicos e se concentrarem (não são balconista, telefonista, recebedor de cliente, etc), a área de peças consegue fazer só aquilo (correr atrás das peças de moto e comprá-las rapidamente, sem deixar um monte de serviço parado ocupando espaço na oficina) e há um ou mais "cabeças", que são aqueles que recebem os serviços, ligam para os clientes para dar satisfação e entregam as motos sabendo, de fato, o que foi realizado. Geralmente prefiro os "cabeças" que foram mecânicos bons e acabaram sendo promovidos a chefes de oficina, eles acompanham os serviços mais delicados e, quando precisa, sabem resolver problemas que dependem da experiência.
Outra coisa, ninguém nasce sabendo, mas colocar um mecânico-estagiário direto para mexer em carburação/motor/suspensão/elétrica, por exemplo, é pedir para dar merda. Recentemente fiz uma geralzona na YZ250F, exceto motor, desmontou quase que inteira (rolamentos do link, balança, amortecedor, etc), a moto ficou excelente, porém peguei algumas falhas na montagem: mangote do freio traseiro passado de forma errada e eixo da roda traseira colocado ao contrário. Ambas as falhas foram coisas simples de resolver e que não prejudicaram em nada o funcionamento, mas ficou nítido que quem fez o grosso foi mecânico experiente, mas na hora de montar, botaram o estagiário. Sem problema - o cara tem que aprender de alguma forma - mas faltou supervisão, talvez pelo curto espaço de tempo para fazer o serviço... acontece.
- Saurus
- Mito
Onde foi essa "geralzona"?Marcus DT escreveu:...Recentemente fiz uma geralzona na YZ250F, exceto motor, desmontou quase que inteira (rolamentos do link, balança, amortecedor, etc), a moto ficou excelente, porém peguei algumas falhas na montagem: mangote do freio traseiro passado de forma errada e eixo da roda traseira colocado ao contrário. Ambas as falhas foram coisas simples de resolver e que não prejudicaram em nada o funcionamento, mas ficou nítido que quem fez o grosso foi mecânico experiente, mas na hora de montar, botaram o estagiário. Sem problema - o cara tem que aprender de alguma forma - mas faltou supervisão, talvez pelo curto espaço de tempo para fazer o serviço... acontece.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Tem topico de indicaçao de mecanicas por cidade/estado? Podia ser util, especialmente em viagem. Novamente, vejo bastante loja de acessorio, peças, oleo, lubrificantes, para moto/motociclista crescendo a cada dia.
Esse lance de indicar mecânico é complicado, já tive dor de cabeça, tanto com o cliente, como com o mecânico. Cada um tem uma preferência, uns querem agilidade (chega a hora quiser que o cara faz o serviço na hora), outros baixo custo (foda-se a qualidade), outros comodidade (o cara leva, traz, compra as peças, etc)... outros querem tudo isso e ainda um serviço de qualidade. Mecânico bom para uns, pode não ser para o outro... nem Jota agradou a todos né.
Se liguem na saga do cliente VS mechânico para "arrumar" a moto:
https://www.youtube.com/user/marionetobros
https://www.youtube.com/user/marionetobros
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Digo no caso de voce esta na estrada e poder contar com um minimo de confiança em outros estados, aqui em SP eu recomendaria uns 2 para tal situaçao, sei que o cara é honesto e o trabalho é bom, merda pode dar em qualquer lugar, especialmente em concessionaria que sabe que vc é de fora e precisa do trampo feito rapidamente, ai ja é certeza de alto custo. Uma vez estava na Land Rio e chegou um casal de ingleses numa Discovery para um reparo emergencial, ouvi quando o consultor falou pro mecanico, vamos esfolar esses otarios!
Ainda existem bons comerciantes e mecânicos. Mas as maldades nos marcam mais. A CB 300 que eu tive até junho foi resultado de uma que aprontaram comigo.
Deixei minha Intruder 125 consignada para venda, depois de um tempo me chamaram para rapidinho assinar o DUT porque o comprador pagou a moto à vista, queria já transferir, levar para fora de POA, etc. Fiz isso, entreguei documentos, chave reserva, apertei a mão do novo dono, desejei boa sorte, a moto está impecável, vai gostar dela, etc.
Na hora de receber meu dinheiro, o dono da loja me enrolou por dois meses, o cara simplesmente estava sem capital de giro, vendia almoço para pagar as jantas anteriores, entendem? Após algumas visitas infrutíferas à loja, eu desisti, como eu estava à procura de algo na faixa de 250, acabei pegando uma CB 300 que o cara tinha, pagando uma diferença. Menos mal que a moto só me deu alegrias em quase dois anos de uso. Foi uma boa moto que me deixou saudade, mas foi a saída para uma negociação traumática.
A loja? Todo mundo que é aqui do Sul conhece, a Duaction Motos. Tem histórico deles inclusive no Reclame Aqui. Histórico de vender e "pedalar" o pagamento.
Acho que até faliram porque faz tempo que vejo a loja fechada, não tenho mais notícias de ninguém de lá.
Se faliu, foi por merecer.
Deixei minha Intruder 125 consignada para venda, depois de um tempo me chamaram para rapidinho assinar o DUT porque o comprador pagou a moto à vista, queria já transferir, levar para fora de POA, etc. Fiz isso, entreguei documentos, chave reserva, apertei a mão do novo dono, desejei boa sorte, a moto está impecável, vai gostar dela, etc.
Na hora de receber meu dinheiro, o dono da loja me enrolou por dois meses, o cara simplesmente estava sem capital de giro, vendia almoço para pagar as jantas anteriores, entendem? Após algumas visitas infrutíferas à loja, eu desisti, como eu estava à procura de algo na faixa de 250, acabei pegando uma CB 300 que o cara tinha, pagando uma diferença. Menos mal que a moto só me deu alegrias em quase dois anos de uso. Foi uma boa moto que me deixou saudade, mas foi a saída para uma negociação traumática.
A loja? Todo mundo que é aqui do Sul conhece, a Duaction Motos. Tem histórico deles inclusive no Reclame Aqui. Histórico de vender e "pedalar" o pagamento.
Acho que até faliram porque faz tempo que vejo a loja fechada, não tenho mais notícias de ninguém de lá.
Se faliu, foi por merecer.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Em marcas tidas como "aventureiras", "unstoppable", etc, geralmente quem está viajando tem prioridade (estou falando de concessionárias sérias). Porém, já vi concessionário se fuder por esfolar gringo sem saber que o cara era influente junto a marca em seu país de origem (leia-se matriz). Uma vez conheci uma família alemã viajando num Unimog-motorhome, estavam "acampados" (estacionados) na praia vermelha (Urca), conversei para saber se estavam precisando de algo, se estavam gostando do Brasil, etc... o cara disse que o país era fantástico, mas que ele não via a hora de sair daqui porque nenhum outro país no mundo era tão caro quanto aqui. Disse que estava se aproximando da hora de trocar os pneus do Unimog e que o preço daqui era absurdo, surreal... assim como o do Diesel, trocas de óleo, etc quando comparado aos países vizinhos que ele já tinha passado.
Caralho, assinar recibo sem receber? Só para amigo-irmão e olhe lá.... loja, jamais.
Caralho, assinar recibo sem receber? Só para amigo-irmão e olhe lá.... loja, jamais.
Eu to aqui pensando que o Piccoli se deu muito melhor nesse rolo do que ele pensa.
orgulho de ser CGzeiro!
Sem dúvida, me livrei de um mal maior: não ver o dinheiro da moto que vendi na época.
E o dono da loja era meu conhecido, a loja foi muitos anos revenda Suzuki. Mas mesmo assim, me vi no risco de tomar direitinho.
De lá para cá passei a tomar mais cuidado que o normal. Na troca do carro ano passado e há pouco na troca da moto tomei todos os cuidados possíveis. Dessa vez foi tudo OK, sem traumas.
E o dono da loja era meu conhecido, a loja foi muitos anos revenda Suzuki. Mas mesmo assim, me vi no risco de tomar direitinho.
De lá para cá passei a tomar mais cuidado que o normal. Na troca do carro ano passado e há pouco na troca da moto tomei todos os cuidados possíveis. Dessa vez foi tudo OK, sem traumas.
Pois é, eu tinha o cara como amigo, a loja foi revenda Suzuki por anos, a Intruderzinha eu comprei zero Km com eles, fazia revisões, compra de peças, vendi há alguns anos uma Intruder 250 com eles.Marcus DT escreveu:Caralho, assinar recibo sem receber? Só para amigo-irmão e olhe lá.... loja, jamais.
Fui na confiança mesmo. Mas com o tempo as coisas devem ter apertado para eles, percebi que a política comercial passou a ser quem chorar mais alto ou quem ameaçar mais, leva a grana, os outros, nóis pedala!
Mas foi uma boa lição...
- Saurus
- Mito
Nem para filho eu faria isso.Marcus DT escreveu:...
Só leva se o dimdim já estiver na minha mão. Sem isso, nem pensar.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.