Minha Tiger 800 XC fundiu o motor. Garantia? Vai cobrir

Grupo de discussão geral sobre motos.
fellipão
Dinossauro

Re: Minha Tiger 800 XC fundiu o motor. Garantia? Salsi fufu

Mensagem por fellipão »

Bicho, a questão é mais simples do que parece.

Em resumo: Se a concessionaria instalou o filtro, responde pela instalacao e por eventual dano que ocorrer.
Nao pode se beneficar do fato do manual do fabricante dizer que filtro perde a garantia da moto.

2 - se o motor trincou e nao tem nada a ver com o filtro, duvido que um juiz afaste a garantia. Tem que haver o que chamamos de nexo de causalidade entre a conduta do proprietario e o dano na moto.

3 - Se a moto está lá. Notifique e o mais importante: NAO RETIRE A MOTO.

nao ficou claro pra mim se vc ja deu os 30 dias para reparo. Se voce já deu... vc tem tres opcoes:

optar pela substituicao do bem
restituir o dinheiro
abater o valor do conseto (nao se aplicaria)

dependendo do que vc tiver de documento, a chance de conseguir LIMINAR determinando uma das duas medidas acima é garnde.
Fellipe
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
Villa
Roda Presa

Mensagem por Villa »

Vcs tão de sacanagem que alguém pode alegar que um FILTRO DE AR é culpado por uma trinca de cabeçote.

Seria o mesmo que dizer que uma pastilha de freio "não original" é a culpada por uma roda quebrada.

Cabeçote trincado num motor tão novo foi por excesso de aquecimento ou então é falha de fundição/projeto/montagem.

O filtro de ar nesse caso aí está sendo usado apenas como desculpa.

É uma pena que isso vai ter que ser resolvido por via judicial e toda a sua via crucis. Vai ficar com a moto parada por mais de um ano pra quando finalmente ela for consertada, ser revendida com prejuízo pois o dono já vai ter outra e vai perder o tesão no brinquedo.

Justamente por causa dessa dificuldade para solucionar o caso é que a fábrica aposta... Muita gente entuba sem reclamar, de modo que mesmo com alguns reclamando ainda sai mais barato cagar na cabeça do consumidor.
fellipão
Dinossauro

Mensagem por fellipão »

Cliente meu com uma gs 1200 fundiu o motor com 5 mil km...

A bmw trocou a peca..

Pena q o meu cliente aceitou e nao quis brigar pela troca da moto.....
Fellipe
(ex) YBR -00 - Jéssica
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Complicado... a garantia da Triumph é mais de 1 ano? Acho difícil uma tese dessa emplacar... moto com quase dois anos de uso, mais de trinta mil km rodados e só agora vem apresentar defeito de fabricação? De qualquer forma boa sorte.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Motoca premium, o pião paga 30, 40 badalos na moto pra dar um problema grave desses e falarem isso.
Se não deixarem a moto boa sem cobrar nada de você...põe na justiça bixo, não deixa passar. Sem stress, cobra danos morais também e tudo o mais porque além do BO na moto o caboclo fica nervoso e perde tempo.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Mas uma dúvida, a moto ainda está na garantia ? Isso não ficou bem explicado
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
J.
Motociclista

Mensagem por J. »

fellipão escreveu:nao ficou claro pra mim se vc ja deu os 30 dias para reparo. Se voce já deu... vc tem tres opcoes:

optar pela substituicao do bem
restituir o dinheiro
;-)

Cleber T., essa parada no site da KN, acho que não se aplica aqui no Brasil.

Luigi, a moto tem 2 anos de garantia, estava no limite 1 ano e 11 meses.

Na verdade é má vontade da concessionária com a Fábrica, se ela quisesse mesmo, resolvia isso sim diretamente com a Fábrica.

Kings, eu no seu lugar tentava resolver isso "amigavelmente" (se ainda for possível), propondo a troca da moto (pelo mesmo modelo ou outra) ou o valor dela em $$$, até porque essa brincadeira já tem 40 dias.
Valeu!
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Até a Honda trocou o cabeçote da XRE fora da garantia, tinha feito todas as revisões na cc, não tinham argumento contra e trocaram. Muitas cc tem nas vitrines do setor de peças ou acessorios, filtros dessa marca, velas iridium, amortecedores de direçao, tudo instalados por eles mesmos pra não perder a garantia.
Kings
Roda Presa

Mensagem por Kings »

Luigi escreveu:Mas uma dúvida, a moto ainda está na garantia ? Isso não ficou bem explicado
Sim, está na garantia, que é de 2 anos e kilometragem ilimitada. A moto estava com 1 ano e 11 meses quando apresentou o problema.
Tiger 800 XC Triple Purpose
Kings
Roda Presa

Mensagem por Kings »

J. escreveu:Kings, eu no seu lugar tentava resolver isso "amigavelmente" (se ainda for possível), propondo a troca da moto (pelo mesmo modelo ou outra) ou o valor dela em $$$, até porque essa brincadeira já tem 40 dias.
Já tentei de tudo amigavelmente. A última chance será o prazo que minha advogada dará com uma notificação extra judicial.

O problema é que eles atualmente não possuem o mesmo modelo da moto, que é a 800 XC. Agora eles só tem as XCX e XRX, que vem com eletrônica mais incrementada e preço um tanto maior. De toda forma, no meio de todas as conversações, eu propus para eles me fazerem uma proposta de troca de moto (eles comprando a minha e me vendendo uma 0 Km). Mas nem isso chegaram a fazer.
Tiger 800 XC Triple Purpose
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Ontem levei a Santa Fé na cc pois o multimida esta travando, de cara o consultor foi falando, instalou TV perdeu a garantia; a merda da TV ja veio de fabrica e ele nem sabia, depois de analizar pediu um kit novo, 60 dias de espera. O negocio dos caras é negar, se colar!
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Eu odeio cc com todas as forças. 99% só existem pra aporrinhar.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Predator
Motoqueiro

Mensagem por Predator »

Optimus Leo escreveu:Você está com o palpitometro cortando giro la no vermelho.
:rof:
Imagem
fellipão
Dinossauro

Mensagem por fellipão »

Jsamuel, o que é inadmissivel é uma moto trincar o motor com 30 mil km.

Essa nao é a expectativa natural de quem compra um bem desse.
Kings, notifique e entre logo com s acao.
Fellipe
(ex) YBR -00 - Jéssica
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Vocês tem que tar ligados numa parada:

Se a fabrica fosse pagar TODOS os casos de garantia que ocorrem, elas iriam quebrar rapidamente.

Sim, inclusive a Honda. ESPECIALMENTE a Honda. Sabem a quantidade de solicitações de garantia que só a Honda do Brasil recebe por dia? Se eles fossem aceitar tudo sem refusar nada, eles iam pra falência rapidim. Por algo eles gastam grana com analistas de garantia para filtrar e tentar refusar a maior quantidade de casos possiveis. Reduzir custos ao maximo.

Tem que ir pra justiça agora, não tem mais pelo visto. A CC está enrolando talvez para salvar sua pele por alguma possivel má intervenção na revisão.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
tcho
Roda Presa

Mensagem por tcho »

A questão é simples- Código de Defesa do Consumidor.
O ônus de provar é da concessionária e não do consumidor.
Se a concessionária fala que foi o filtro, então ela que se entenda com a KN no processo Olha o artigo 12 do CDC

Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

Olha o 14

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Ponto final.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Cara, a moto estando na garantia, e todos serviços tendo sido feitos na consecionária, mesmo que seja instalação de um filtro "paralelo" o problema é dela, junto a fábrica.
Tem que meter com força mesmo.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
J.
Motociclista

Mensagem por J. »

Kings, se não tem mais o modelo da sua moto, caso ultrapasse os 30 dias (contando a data que eles pegaram a moto para análise e se comprometeram em resolver)....ou eles te dão o valor cheio que vc pagou na moto ou te entregam um modelo atual igual ou superior, mais próximo da sua moto e vc não precisa pagar nada mais por isso.

Sobre o K&N, é um vacilo interno deles, não deveriam instalar ou que dessem um termo para você assinar, ciente de que a garantia da moto seria anulada, como não aconteceu nada disso, problema é deles....até porque certamente você fez todas as manutenções em concessionária, por conta destes 2 anos de garantia.
Valeu!
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Caraca!

Treta dessa numa moto tão, que situação chata.

Justiça esta aí para isso, mas só de ter que ir para disputa judicial...
Quando vc já tem processos indo e voltando nesse estado falido, sabendo a morosidade que é...
Aqui se não é a primeira ou segunda pior em lentidão na conclusão dos processos.
Tenho certeza que tem onde possa ser menos ruim, mas ainda sempre será... BANANIA.

E cuidado com essa de queimar filme em rede social.
Se duvidar, tem que responder a processo por difamação, calúnia.

Advogado para causa fácil cobra barato, já para te defender... a e$toria é outra.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Optimus Leo escreveu:
Smoker escreveu:
Respondeu nada, tá latindo aí e xingando os outros como de costume, e só. :rof:
Cara, na moral.

Alem do criador do topico, vc é o usuario que tem mais posts neste topico, e nenhum diz porra nenhuma de informação util. Você e o 3ro em numero de bostagens totais no forum, o que me diz que é um post whore que acha que tem que ficar dando pitaco em tudo que é topico, mesmo que não manje porra nenhuma na maioria deles.

As informações que estou dando neste topico vem de anos trabalhando em pós-vendas, tanto do lado de CC como de montadora. Tanto aqui na Banania, como eu outros paises.

Aqui neste assunto mano, eu sei do que estou falando. Você está com o palpitometro cortando giro la no vermelho. Solta o volante e vai sentar la no banquinho de trás, aqui vc não é motorista, somente um passageiro mais.

Deixa de falar merda, de boas.

Em caixa alta, para ver se tu entende: VAI TOMAR NO OLHO DO CU, SEU MERDA.

De boas o caralho, tu não escreve um post que não ofenda ou tente humilhar alguém.

Para não esquecer, VAI TOMAR NO CU, DE NOVO.

Tu acha que sabe tudo, mas vive chorando a vida. Tu agora sabe tudo de judiciário, phodão você.

Se não quer acreditar no escrevi, foda-se, mas lei o que mais dois outros advogados escreveram (Anúbis e Felipão), e para de latir, que é a única coisa que tu sabe fazer bem.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Responder