Tráfego urbano - Mesmos problemas, mesmas soluções.
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Re: Tráfego urbano - Mesmos problemas, mesmas soluções.
Essa MSX o motor lembra o da Pop.
Editado pela última vez por Ulisses Barros em 27 Mai 2015, 09:26, em um total de 1 vez.
-
Puma
Salvador foi o lugar mais loco que pilotei, como tem gente sem noção lá.
fui..............
fui..............
- Saurus
- Mito
Pois é, eu fico aqui pensando se os governos, principalmente os municipais, não estão "ignorando" um dos componentes da solução para o transporte/trânsito urbano, principalmente o chamado (em inglês) de "commute", ou seja, aqueles deslocamentos que as pessoas fazem no seu cotidiano do tipo casa-trabalho-casa ou casa-trabalho-escola/colégio/faculdade-casa, etc. Também tem aqueles casa-academia/curso/etc-casa entre outros. Resumindo, aqueles deslocamentos que não são de passeio ou lazer.
Talvez, esses governantes estejam olhando somente para o transporte público de massa e tentando resolver esses problemas dando estímulos cada vez mais onerosos aos cofres públicos, tudo isso sem levar em consideração que a solução passa por um conjunto de opções simultaneamente empregadas, ou seja:
- Estimular o investimento privado no transporte público sem onerar os cofres públicos com subsídios e outras benesses que os empresários usam sem oferecer a contrapartida na qualidade do serviço,
- Estimular o uso de meios de transporte individuais não motorizados para pequenos deslocamentos (até uns 5 Km, digamos), ou seja, uso de bicicletas e similares, com a expansão da rede/malha de ciclovias,
- Estimular o uso de veículos individuais motorizados para deslocamentos médios (entre uns 5 e 30 Km), ou seja, estímulos para o uso de pequenos scooters e motocicletas, com faixas exclusivas de tráfego para estes veículos,
- Forte campanha educativa e endurecimento da fiscalização, da obtenção de licença para dirigir automóveis, da aplicação de leis de crimes de trânsito, etc. A questão educativa é, talvez, o pilar-mor de todas essas mudanças.
Talvez, esses governantes estejam olhando somente para o transporte público de massa e tentando resolver esses problemas dando estímulos cada vez mais onerosos aos cofres públicos, tudo isso sem levar em consideração que a solução passa por um conjunto de opções simultaneamente empregadas, ou seja:
- Estimular o investimento privado no transporte público sem onerar os cofres públicos com subsídios e outras benesses que os empresários usam sem oferecer a contrapartida na qualidade do serviço,
- Estimular o uso de meios de transporte individuais não motorizados para pequenos deslocamentos (até uns 5 Km, digamos), ou seja, uso de bicicletas e similares, com a expansão da rede/malha de ciclovias,
- Estimular o uso de veículos individuais motorizados para deslocamentos médios (entre uns 5 e 30 Km), ou seja, estímulos para o uso de pequenos scooters e motocicletas, com faixas exclusivas de tráfego para estes veículos,
- Forte campanha educativa e endurecimento da fiscalização, da obtenção de licença para dirigir automóveis, da aplicação de leis de crimes de trânsito, etc. A questão educativa é, talvez, o pilar-mor de todas essas mudanças.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Saurus escreveu:- Estimular o investimento privado no transporte público sem onerar os cofres públicos com subsídios e outras benesses que os empresários usam sem oferecer a contrapartida na qualidade do serviço,
Cara, transporte público é concessão, não atendeu às regras, passa para outro, simples assim.
Só que na verdade, o que existe é uma máfia.
Hoje estava me arrumando para o trampo, e vi uma reportagem que a empresa pegasu, a maior da zona oeste, teve de 59, 57 ônibus lacrados por falta de condições.
O que esperar de um estado (falando do RJ), onde entregam as duas vias "viáveis" de chegada Niterói-Rio-Niterói a mesma concessionária, ou onde uma é detentora de quase 80% das ações da outra, sim, estou falando da CCR Ponte, e da CCR barcas.
Agora não é mais CCR ponte, ok, mas foi assim que estava funcionando até a CCR perder a ponte.
Aliás, no pregão, a ponte havia oferecido 4,70 ou 4,80 como tarifa, sendo que a mesma estava naquele momento cobrando 5,20.
A Ecovias ganhou, e salvo engano, vai cair a tarifa para 3,70, ou algo bem próximo disso.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
Jota
o q no Brasil NÃO é uma máfia?Smoker escreveu:Só que na verdade, o que existe é uma máfia.
- Saurus
- Mito
Pois é. Desdobramentos/externalidades derivados(as) da corrupção mafiosa ensandecida voraz e canalha que permeia todas as esferas públicas deste país.
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
- jucie
- Motociclista
E como é pilotar um trequinho desses? Tem que tomar algum cuidado a mais?jcreis1959 escreveu:Esta é a minha MSX 125 mas foi modificada:
Tem Swingarm da Gcroft em aluminio, kit de 181 cc da Takegawa, pinças dos travões brembo, amortecedor ohlins, etc
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=0
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=1
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=2
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=3
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
- jucie
- Motociclista
Cara, por favor não toca nesse assunto que eu já fico louco. Você sabia que em SP é a mesma coisa? A CCR administra tanto a Bandeirantes quanto a Anhanguera, as duas rodovias que ligam a capital ao interior do Estado. Ou seja, não há concorrência. Da capital até Ribeirão Preto, por exemplo, você vai pagar mais de R$50 só de pedágio. O quê? Não gostou? Vai a pé.Smoker escreveu:O que esperar de um estado (falando do RJ), onde entregam as duas vias "viáveis" de chegada Niterói-Rio-Niterói a mesma concessionária, ou onde uma é detentora de quase 80% das ações da outra, sim, estou falando da CCR Ponte, e da CCR barcas.
Um governo com um mínimo de seriedade não deixaria isso acontecer. É conceder permissão para roubar.
Mas vamos parar por aqui, porque senão eu vou acabar puto da vida, como foi da outra vez.
Como diria o Puma, "fui".
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
- Saurus
- Mito
A Constituição do Brasil garante o livre trânsito, o famoso liberdade para ir e vir. Porém, tal liberdade, tal direito pode ser cerceado pelas tarifas de pedágio ou quaisquer outras tarifas ou tributos impostos aos usuários do caminho.jucie escreveu:Cara, por favor não toca nesse assunto que eu já fico louco. Você sabia que em SP é a mesma coisa? A CCR administra tanto a Bandeirantes quanto a Anhanguera, as duas rodovias que ligam a capital ao interior do Estado. Ou seja, não há concorrência. Da capital até Ribeirão Preto, por exemplo, você vai pagar mais de R$50 só de pedágio. O quê? Não gostou? Vai a pé.Smoker escreveu:O que esperar de um estado (falando do RJ), onde entregam as duas vias "viáveis" de chegada Niterói-Rio-Niterói a mesma concessionária, ou onde uma é detentora de quase 80% das ações da outra, sim, estou falando da CCR Ponte, e da CCR barcas.
Um governo com um mínimo de seriedade não deixaria isso acontecer. É conceder permissão para roubar.
Mas vamos parar por aqui, porque senão eu vou acabar puto da vida, como foi da outra vez.
Como diria o Puma, "fui".
Já vem de longa data a ideia de controlar o tráfego urbano utilizando-se pedágios, tarifas, taxas e/ou tributos. Até onde vai a constitucionalidade desses pedágios, tarifas, taxas e/ou tributos? Até que ponto estes preços não cerceiam ou restringem o exercício desse direito consagrado na Constituição Nacional?
- jucie
- Motociclista
Tive um colega de trabalho que todos os anos fazia longas viagens de moto. Um ano foi pros States fazer a Rota 66, outro foi até Ushuaia via Chile, etc. Sem dizer que vinha trabalhar no trânsito pesado de São Paulo todos os dias.Puma escreveu:Salvador foi o lugar mais loco que pilotei, como tem gente sem noção lá.
Dizia ele que não se atrevia a andar de moto em Buenos Aires. Segundo ele lá só tem barbeiro, é muito perigoso o trânsito da cidade. Os caras não respeitam sinalização, é cada um por si. Só tem louco. Foi uma vez pra nunca mais. Palavras dele.