Tráfego urbano - Mesmos problemas, mesmas soluções.
- Saurus
- Mito
Tráfego urbano - Mesmos problemas, mesmas soluções.
Acabei de assistir a um breve documentário sore o trânsito em Bangkok.
Minha conclusão é de que não é uma questão de "tamanho" do tráfego, mas sim de "densidade". São Paulo, esta semana, chegou aos 8 milhões de veículos em atividade (ao menos os registrados). Rio de Janeiro deve ter algo próximo de 5 milhões. Rio de Janeiro é menor que São Paulo, mas a densidade do tráfego deve ser muito próxima.
Então, percebi que os problemas são, senão iguais, muito semelhantes. Isso leva a soluções igualmente, senão iguais, muito semelhantes.
Há também os arruaceiros, as gangues, etc. Assim lá como por aqui.
Quem se interessar, segue o vídeo:
Minha conclusão é de que não é uma questão de "tamanho" do tráfego, mas sim de "densidade". São Paulo, esta semana, chegou aos 8 milhões de veículos em atividade (ao menos os registrados). Rio de Janeiro deve ter algo próximo de 5 milhões. Rio de Janeiro é menor que São Paulo, mas a densidade do tráfego deve ser muito próxima.
Então, percebi que os problemas são, senão iguais, muito semelhantes. Isso leva a soluções igualmente, senão iguais, muito semelhantes.
Há também os arruaceiros, as gangues, etc. Assim lá como por aqui.
Quem se interessar, segue o vídeo:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Re: Tráfego urbano - Mesmos problemas, mesmas soluções.
O pior trânsito do Brasil tá longe de ser Sampa. Uma vez vi uma reportagem que o pior trânsito era capital, nem lembro qual.
Sampa o cara ainda anda, vai devagar mas anda, aqui mesmo no meu sítio o trânsito às vezes para no centro da cidade.
Ranking mais recente que encontrei:
Ranking das cidades mais congestionadas do Brasil:
1- Rio de Janeiro
2- Salvador
3- Recife
4- Fortaleza
5- São Paulo
6- Belo Horizonte
7- Porto Alegre
8- Brasília
9- Curitiba
Penso que tem cidades menores que o trânsito é pior, o cara fica parado mesmo se estiver de carro, mas nestas não há estudo nem dão audiência para falarem sobre.
[ ]'s
Sampa o cara ainda anda, vai devagar mas anda, aqui mesmo no meu sítio o trânsito às vezes para no centro da cidade.
Ranking mais recente que encontrei:
Ranking das cidades mais congestionadas do Brasil:
1- Rio de Janeiro
2- Salvador
3- Recife
4- Fortaleza
5- São Paulo
6- Belo Horizonte
7- Porto Alegre
8- Brasília
9- Curitiba
Penso que tem cidades menores que o trânsito é pior, o cara fica parado mesmo se estiver de carro, mas nestas não há estudo nem dão audiência para falarem sobre.
[ ]'s

Aqui em friburgo/rj (quase 200 mil habs) já demorei 1h e meia pra andar 3km de busum...
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
- Saurus
- Mito
O interessante que observei é que lá, os scooters (principalmente), os cubs e motocicletas (menos frequentemente), também foram a solução encontrada para transporte mais rápido, mais regular (em termos de tempo) e mais barato.Kuati escreveu:O pior trânsito do Brasil tá longe de ser Sampa. Uma vez vi uma reportagem que o pior trânsito era capital, nem lembro qual.
Sampa o cara ainda anda, vai devagar mas anda, aqui mesmo no meu sítio o trânsito para.
[ ]'s
Claro que a Tailândia não é um país desenvolvido, mas é pequeno (em relação ao Brasil) e tem uma capital com uma densidade populacional semelhante à de grandes metrópoles do mundo.
Para fins de comparação, estou procurando algum documentário ou informações sobre como é em Paris, Roma, Madrid, Lisboa, Londres, Nova York, Los Angeles, San Francisco, Detroit, etc, etc, etc, em fim, outras megalópoles do mundo.
Em Fortaleza estava gastando de tempo de carro:
Manhã:
Casa -> trabalho : 1:30h
Trabalho->Facul : 1:00h
Facul-> Casa : 0:20h
Quase 3hs de trânsito.
SAURUS,
Assista URBANIZED
Manhã:
Casa -> trabalho : 1:30h
Trabalho->Facul : 1:00h
Facul-> Casa : 0:20h
Quase 3hs de trânsito.
SAURUS,
Assista URBANIZED
Editado pela última vez por KSA em 26 Mai 2015, 16:50, em um total de 2 vezes.
Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018
PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Passei uma semana em Buenos Aires, tambem não é nenhuma maravilha, quando morei em NY, final dos anos 80, tambem era bem ruim.
- Betao Atibaia
- Motociclista
Caraco, se esse troço aqui é o quinto eu nem quero imaginar os outros.
Meu filho morava no RJ, eu ia sempre pra lá, acho que é pior pela geografia e tambem porque é mais "esculhambado" que SP.
Agora nem imagino então as outras 3..
Meu filho morava no RJ, eu ia sempre pra lá, acho que é pior pela geografia e tambem porque é mais "esculhambado" que SP.
Agora nem imagino então as outras 3..
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
H-D Sportster XL1200 CB
NY o cara nem tem carro, só taxi e linha de metro extremamente fodástica, parecem veias passando sob a cidade.

Qdo fui pra lá há muitos anos vi algumas algumas dessas "garagens", até com 4 andares.
O que fode em NY é que lá a lei não permite motos andarem no corredor, daí as vantagens da moto vão pro saco. Só bicicleta pode, daí que lá não existe motoboy, só bikerboy, courier, ou sei lá o nome dos caras.
Ulysses, anos 80 era diferente, NY era trash, metrô tudo pichado, suja, perigosa, igual nos filmes da época, houve uma revolução na cidade.
[ ]'s

Qdo fui pra lá há muitos anos vi algumas algumas dessas "garagens", até com 4 andares.
O que fode em NY é que lá a lei não permite motos andarem no corredor, daí as vantagens da moto vão pro saco. Só bicicleta pode, daí que lá não existe motoboy, só bikerboy, courier, ou sei lá o nome dos caras.
Ulysses, anos 80 era diferente, NY era trash, metrô tudo pichado, suja, perigosa, igual nos filmes da época, houve uma revolução na cidade.
[ ]'s

-
Robson
Palavras que escutei de um nova iorquino... lá não tem muita moto pq faz um frio do caceta em boa parte do ano...rsrs... nada a ver com proibição de andar no corredor....
Sobre o transito.... acho o RJ pior que BH, que é pior que SP.
Mas fiquei com medo mesmo em Ourilandia do Norte, no Pará.... kkkkkk
Outro lugar PUNK para dirigir... Lima, no Peru......
Quase não se vê moto em Lima, que é uma cidade em que chove apenas 2 dias por ano.... o transito é tão doido que os motoqueiros não sobrevivem muito tempo...rs
Sobre o transito.... acho o RJ pior que BH, que é pior que SP.
Mas fiquei com medo mesmo em Ourilandia do Norte, no Pará.... kkkkkk
Outro lugar PUNK para dirigir... Lima, no Peru......
Quase não se vê moto em Lima, que é uma cidade em que chove apenas 2 dias por ano.... o transito é tão doido que os motoqueiros não sobrevivem muito tempo...rs
Canso de falar, de todos os lugares que tive oportunidade de transitar na direção, seja moto, seja carro, o RJ é o pior disparado.
SP é ilha da fantasia perto daqui.
Taxista cola adesivo com dizeres +- assim: mantenha distância, para instantânea. E quando está parando, liga o alerta, informando que a parada pode ser instantânea e de qualquer lado.
Ah, seta é acessório, e pelo visto, ninguém pede para vir...dentre outras aberrações rsrsrs
SP é ilha da fantasia perto daqui.
Taxista cola adesivo com dizeres +- assim: mantenha distância, para instantânea. E quando está parando, liga o alerta, informando que a parada pode ser instantânea e de qualquer lado.
Ah, seta é acessório, e pelo visto, ninguém pede para vir...dentre outras aberrações rsrsrs
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
¨
Bangkok tem o trânsito bastante pesado mas fiquei intrigado com os dados de 101 acidentes/dia e de 3º país com mais acidentes.
Passei uns meses na área este ano, não vi um único acidente.
Troquei ideia com os manos de lá, esses van boys. Galera divertida.
Pilotei por toda a Tailândia, continente e ilhas, e o trânsito só é pesado no centro de Bangkok. O resto é uma maravilha, especialmente nas montanhas.
Mas se Bangkok é pesada pra scooter, muito pior pra carros... única saída pra não ficar horas no trânsito é pegando os elevados e viadutos de pedágio.
Pelo menos têm essa opção.
Uma coisa que notei foi a ausência de fechadas de carro. O que mais deve rolar é trombada lateral entre scooters mesmo.
Ao contrário daqui, é como se os carros sempre presumissem que há um scooter ao lado antes de trocar de faixa ou fazer conversão.
Também não notei agressividade. Não existe o método de disciplina via desencaixe de retrovisores.
Achei a Indonésia muito pior, em especial Denpasar e Kuta, onde o povo anda de final direto costurando os carros.
Pilotei em outros países da área e achei razoáveis. Imagino que a China, a Índia e o Egito sejam muito piores.
Tenho muitos fatos e fotos dessa trip... esse vídeo aí foi nostálgico, lembrei na hora das "midi motos", como as apelidei, já que não são minimotos nem motos de verdade. Midi-Monsters, Midi-Hornets... mas divago.
Bangkok tem o trânsito bastante pesado mas fiquei intrigado com os dados de 101 acidentes/dia e de 3º país com mais acidentes.
Passei uns meses na área este ano, não vi um único acidente.
Troquei ideia com os manos de lá, esses van boys. Galera divertida.
Pilotei por toda a Tailândia, continente e ilhas, e o trânsito só é pesado no centro de Bangkok. O resto é uma maravilha, especialmente nas montanhas.
Mas se Bangkok é pesada pra scooter, muito pior pra carros... única saída pra não ficar horas no trânsito é pegando os elevados e viadutos de pedágio.
Pelo menos têm essa opção.
Uma coisa que notei foi a ausência de fechadas de carro. O que mais deve rolar é trombada lateral entre scooters mesmo.
Ao contrário daqui, é como se os carros sempre presumissem que há um scooter ao lado antes de trocar de faixa ou fazer conversão.
Também não notei agressividade. Não existe o método de disciplina via desencaixe de retrovisores.
Achei a Indonésia muito pior, em especial Denpasar e Kuta, onde o povo anda de final direto costurando os carros.
Pilotei em outros países da área e achei razoáveis. Imagino que a China, a Índia e o Egito sejam muito piores.
Tenho muitos fatos e fotos dessa trip... esse vídeo aí foi nostálgico, lembrei na hora das "midi motos", como as apelidei, já que não são minimotos nem motos de verdade. Midi-Monsters, Midi-Hornets... mas divago.
Na índia é punk.....e a buzinadinha é tão institucionalizada e mecanizada na mente dos motora, que mesmo parado no sinal o cara fica tocando a buzinadinha
.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
- Saurus
- Mito
Também observei isso nos vídeos que tenho assistido. É como se scooters, cubs e motos fossem os principais veículos do trânsito. Me veio à mente o quanto motociclistas e ciclistas são desrespeitados aqui no patropi, claro que com as exceções onde onde "cachorros-loucos" em duas rodas vivem fazendo cagada. Mas lá também tem "cachorro-louco".Patrick escreveu:¨
...
Uma coisa que notei foi a ausência de fechadas de carro... é como se os carros sempre presumissem que há um scooter ao lado antes de trocar de faixa ou fazer conversão.
...
- jucie
- Motociclista
Isso aqui?Patrick escreveu:lembrei na hora das "midi motos", como as apelidei, já que não são minimotos nem motos de verdade.
https://www.youtube.com/watch?v=BGTE-Y_ ... page#t=150
É esquisita a motoquinha. Parece que faltou material pra fazer uma do tamanho certo.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Povo diferente mesmo.jucie escreveu:Isso aqui?Patrick escreveu:lembrei na hora das "midi motos", como as apelidei, já que não são minimotos nem motos de verdade.
É esquisita a motoquinha. Parece que faltou material pra fazer uma do tamanho certo.
Mas seria engraçado o mesmo repórter fazer a mesma reportagem por aqui.
O capacete com orelhas aos 2 minutos e 20 segundos. Cada doido.
Abraços Du.
Honda MSX 125. Show a motoquinha.

- Saurus
- Mito
Uma coisa é certa: Eles tem uma variedade de modelos pequenos muito maior do que a variedade oferecida aqui no patropi. Ademais, doido tem em tudo quanto é canto do mundo. Tókio é uma fabrica de doidos desse tipo.Du escreveu:Povo diferente mesmo.jucie escreveu:Isso aqui?Patrick escreveu:lembrei na hora das "midi motos", como as apelidei, já que não são minimotos nem motos de verdade.
Mas seria engraçado o mesmo repórter fazer a mesma reportagem por aqui.
O capacete com orelhas aos 2 minutos e 20 segundos. Cada doido.
....
¨
Algumas que registrei.

Algumas que registrei.

-
jcreis1959
- Roda Presa
Esta é a minha MSX 125 mas foi modificada:
Tem Swingarm da Gcroft em aluminio, kit de 181 cc da Takegawa, pinças dos travões brembo, amortecedor ohlins, etc
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=0
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=1
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=2
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=3
Tem Swingarm da Gcroft em aluminio, kit de 181 cc da Takegawa, pinças dos travões brembo, amortecedor ohlins, etc
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=0
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=1
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=2
http://s257.photobucket.com/user/jcreis ... sort=3&o=3
Harley Road King classic 2005
Honda MSX 125
Honda MSX 125
Show a motoquinha.