Pneus Trail/off-road - Qual comprar? qual vale a pena?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Ander
Motoqueiro

Re: Pneus Trail/off-road - Qual comprar? qual vale a pena?

Mensagem por Ander »

Russo escreveu:Por aqui os pneus que achei com medidas compativeis com as medidas que o Harlão usa são os Metzeller Tourance:
http://www.metzeler.com/site/br/mediaOb ... 0_jpeg.jpg

Custam de 20 a 30% mais baratos que os Metzeller Me 880 que o Harlão calça.
o pneu é bom, usado em várias bigtrails
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ander escreveu:
Russo escreveu:Por aqui os pneus que achei com medidas compativeis com as medidas que o Harlão usa são os Metzeller Tourance:

Pois é... o pneu dianteiro do Harlão ainda está novo, mas o pneu traseiro já passou da metade da vida útil.
Os Tourance são pneus bons de asfalto e devem ser melhores que o ME 880 na terra. Vamos vendo...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Baeta,

É a estrada que liga Raposos a Morro Vermelho, distrito de Caeté.
Onde fica o antigo e tradicional Alpenrose, ponto de encontro dos treieiros e jipeiros. Vou lá desde 1989!
Depois de uns 15 kms de estrada, pega à direita pra uma mata morro abaixo que vai se fechando e se tornando uma trilha para jipes e motos. Chegando próximo a cachoeira e ainda descendo somente se segue de moto de trilha.
Depois posto foto da cachoeira maravilhosa.

Pode ser feito o acesso via Sabará também por estradinha de terra sinuosa.

rcf

Tive receio de que esse pneu não limpasse a lama rapidamente após pegar passar por lamaçal. Cheguei inclusive a pesquisar erguer uns dois dedos o paralama. Mas não será preciso, com o movimento da roda e aceleração rapidamente a lama era jogada fora.

E talvez vocês não entendam, a ideia é fazer trail em terrenos de todo tipo, mas viagens aventureiras com motos bigtrail pesando duzentos e oitenta kilos enfiadas em lamaçais, como os mostrados nas postagens do Russo e outros, não são o espírito da coisa.

Já falei: enfiar bigtrails de 200kg em lamaçais profundos e extensos não é inteligente. Já não não era com motos de trilha leves feito as 250cc...
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Valeu Pretti. Uma pseudo trail 250/300 dá conta desse trecho aí?
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Baeta escreveu:Valeu Pretti. Uma pseudo trail 250/300 dá conta desse trecho aí?
Dá sim Baeta, e bom de ter duas motos e ainda de estilos diferentes, sendo a 250/300cc uma pseudo trail é isso.

Final de semana roda com a Haya a milão, no outro roda na trilha leve ou litoral de boa.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

A moto dá, seja Tornado, XRE 300, Lander...

Não documentei todo o trecho (infelizmente não estou na era Gopro :| ), mas pode complicar nas passagens mais difíceis e escorregadias , afinal braço x coxinhice manda! :lol:
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Ander escreveu:

Depois que fiz trilhas com o Tourance (antes de montar o Karoo 3), subiu muito no meu conceito!

Pode confiar. Somente lama pesada vai exigir cuidado ao inclinar e também lamaçais. Afinal, repito, nossas motos não se prestam a isso.
A não ser que o objetivo seja chegar a todo custo na Bolívia passando por algum lugar do tipo Transamazônica em estação de chuvas. :-D
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Baeta escreveu:Valeu Pretti. Uma pseudo trail 250/300 dá conta desse trecho aí?

Como disse a moto dá, bem ou mal... o que às vezes não dá é o braço.

Avalie você mesmo

Imagem

Imagem

Imagem
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Valeu Medeiros e Pretti

Já peguei trecho parecido com a lander x rsrs. Pneu liso. Sou cabaço master no off. Mas sempre tive vontade de me aventurar por essas bandas.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Pretti escreveu:
Ander escreveu:

Depois que fiz trilhas com o Tourance (antes de montar o Karoo 3), subiu muito no meu conceito!

Pode confiar. Somente lama pesada vai exigir cuidado ao inclinar e também lamaçais. Afinal, repito, nossas motos não se prestam a isso.
A não ser que o objetivo seja chegar a todo custo na Bolívia passando por algum lugar do tipo Transamazônica em estação de chuvas. :-D
;-)
A idéia não é pegar trilha, mas sim estradas de chão batido, eventualmente com um ou outro trechinho de areia ou barro, como venho fazendo com as Jakas desde a época da minha ex-Savage 650.

Falo de estradinhas mais ou menos parecidas com essas:

Já peguei um trecho terra de 18 km com a 883C e outro de 30 km com a 1450, parecidos com esses dois últimos vídeos, ambos abaixo de chuva, por isso penso em colocar os Tourance.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Bagé escreveu:Esse pneu deve ser bom pra isso, mas durabilidade andando no asfalto quente deve ir pro beleléu
Tb to esperando relatos... se durar uns 12.000 kms já começo a me interessar.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Agora é que vi qual é o me 880.... muito inferior ao Tourance na terra; na realidade imagino aderência e confiança totalmente diferentes nessas situações que vc mostrou. Se estiver úmido ou molhado maior ainda se torna a diferença para o Tourance.

Se estética não for um problema faça a experiência. Outras opções mais baratas e conheci no passado são o Metzeler Sahara 3, o Pirelli MT60, ambos tão bons quanto.
Resta ver as medidas de que precisa, se cabe alguma adaptação com pequena modificação. Geralmente uma roda com x polegadas de largura comporta até duas medidas acima, isto é, uma moto que normalmente faria uso de um 130/80 pode receber um 150/70.

Pneus como o me 880, os da SUV e até os ME 3 e ME 4 antigos pneus esportivos, podem rodar tranquilo na terra como vc mesmo já fez, preferivelmente na ausência de cascalho. A questão é os pneus on-off permitem aumentar a velocidade mantendo confiança para percorrer o mesmo trecho em tempo bem menor (quando a ideia for se deslocar sem ver bois no pasto).
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Marcus DT escreveu:
Bagé escreveu:Esse pneu deve ser bom pra isso, mas durabilidade andando no asfalto quente deve ir pro beleléu
Também estou ansioso por conhecer esta marca no uso misto. Por enquanto predomina o asfalto para chegar até a terra, mas acho que devo equilibrar esse uso em breve.... durante a semana, indo ao trabalho são só uns 40 km de asfalto e no sábado vou procurar roteiros com mais terra pra ficar no meio a meio.

Li alguns reviews de utilização desses pneus em BMWs e KTMs. Na KTM Adventure, moto potente, conduzida por gente experiente e pesada, se não me falha a memória a marca foi de 5000 milhas.

O problema é que não abro mão de umas aceleradas mais fortes, mesmo no asfalto... vai acabar comprometendo a vida útil dele. E além do mais, venho modificando a transalp lerda e pesada em algo bem interessante.
Mesmo sem a potência absurda de uma KTM adventure, minha moto já tem um catalisador e várias peças de peso retiradas (pedaleiras garupa, guidon de aço, pedal de câmbio de ferro, pedaleiras). Em seu lugar peças de alumínio, baixando o peso dessa moto pra algo abaixo dos 190 kg (só o catalisador é uma bacia de uns 8 kg). Na outra ponta a retirada do catalisador combinada com a instalação de um K&N trouxe um ótimo resultado pra tornar as respostas rápidas e cheias torque em qualquer marcha e rotação.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Pretti escreveu:Agora é que vi qual é o me 880.... muito inferior ao Tourance na terra; na realidade imagino aderência e confiança totalmente diferentes nessas situações que vc mostrou. Se estiver úmido ou molhado maior ainda se torna a diferença para o Tourance.

Se estética não for um problema faça a experiência. Outras opções mais baratas e conheci no passado são o Metzeler Sahara 3, o Pirelli MT60, ambos tão bons quanto.
Resta ver as medidas de que precisa, se cabe alguma adaptação com pequena modificação. Geralmente uma roda com x polegadas de largura comporta até duas medidas acima, isto é, uma moto que normalmente faria uso de um 130/80 pode receber um 150/70.

Pneus como o me 880, os da SUV e até os ME 3 e ME 4 antigos pneus esportivos, podem rodar tranquilo na terra como vc mesmo já fez, preferivelmente na ausência de cascalho. A questão é os pneus on-off permitem aumentar a velocidade mantendo confiança para percorrer o mesmo trecho em tempo bem menor (quando a ideia for se deslocar sem ver bois no pasto).
Ae Kamerad Pretti...

Estradas de terra são "casualidades" que enfrento ocasionalmente, como acessos a chácaras ou , mais raramente, desvios por causa de problemas na pista asfaltada ou mesmo atalhos entre uma rodovia asfaltada e outra.

Não dá para desenvolver muita velocidade na terra com as custom, pois o curso das suspensões é pequeno e elas "cabritam" muito, fora os retentores das bengalas que ficam detonados . Com a Savage e com a 883C, se estivesse sem garupa eu ainda podia ficar em pé sobre as pedaleiras da garupa, engatar uma segunda e andar um pouco mais rápido, mas com o Harlão 1450 isso é mais complicado, pois a moto é longa, e muito baixa, além de pesar mais de 300 kg.
Então, o negócio é ir devagar e sempre. No chão batido a coisa vai bem, mas na areia, cascalho solto ou barro a coisa complica um pouco, pois além dos pneus não serem adequados, a moto tem muito torque em baixa(mais de 10 kg a 3.000 rpm), e isso faz com que a roda traseira destracione com facilidade.

Com relação às medidas, acho que não terei problemas, pois as medidas originais da monha motoka são 90/90 - 21 M/C 54H TL e 160/70 B 17 M/C 79V REINF TL. Existe Tourance nas medidas 90/90 - 21 M/C 54H TL e 150/70 R 17 M/C 69V TL.

O Tourance para a roda dianteira é totalmente compatível com o ME880, já para a roda traseira é 10 mm mais fino, o que não é problema, mas tem um índice de carga um pouco menor, mas ainda dentro do mínimo aceitável para o porte da motoka, embora fique no limite, pois o índice 69 é para 325 kg de GAWR (peso máximo sobre o eixo) e o GAWR traseiro da motoka é de 322 kg.

A idéia, como já disse, é ter um pouco mais de aderência em pequenos trechos de areia, barro ou cascalho, sempre à baixa velocidade.
Imagem
anderson666
Motociclista

Mensagem por anderson666 »

Pretti, coloquei os pneus karoo3 na f800gs hoje. É minha 1ª experiência com pneus mais off. A frente ficou mais dura na movimentação, é assim mesmo?
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Pneus off sempre vão fazer uma "leitura" diferente rodando no asfalto. Grosso modo tem uma rodagem sem a suavidade e neutralidade de um Tourance, ou Scorpion, etc.

Dependendo do modelo e sua banda de rodagem (pode ser o Karoo, o Mitas, o Continetal...) os efeitos vão ser diferentes. Uns rodam com mais suavidade no asfalto, sem produzir muito ruído, "tremedeira", ou oscilações, outros menos.
Foi uma das coisas que avaliei antes de pegar o Karoo. Li várias resenhas (principalmente usuários americanos, em diferentes motos) onde ficava constatado que também no asfalto ele inspirava muita confiança em trechos sinuosos e freando.

O que você está sentindo é normal. Pneus off geralmente passam essas sensações. Meio que trepidam e fazem a moto oscilar de um lado para o outro quanto mais agressivo for seu desenho.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Pretti escreveu:
Marcus DT escreveu:
Li alguns reviews de utilização desses pneus em BMWs e KTMs. Na KTM Adventure, moto potente, conduzida por gente experiente e pesada, se não me falha a memória a marca foi de 5000 milhas.
Depois de ler esses reviews e da dica do SBS Motos (por R$ 627 o par do Karoo3), comprei.

Pretendo utilizá-lo na próxima viagem... só não sei ainda nem quanto, nem pra onde :lol: !
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Marcus DT escreveu:
Pretti escreveu:
Marcus DT escreveu:
Depois de ler esses reviews e da dica do SBS Motos (por R$ 627 o par do Karoo3) :lol: :lol: , comprei.

Pretendo utilizá-lo na próxima viagem... só não sei ainda nem quanto, nem pra onde :lol: !
:lol: :rof: :lol:
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

putada, peguei o mosquitão. Fui conferir a calibragem dos pneus e vi que é 22 libras. Não é pouco não? To acostumado não a rodar com pneu tão vazio assim rsrs
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Baeta escreveu:putada, peguei o mosquitão. Fui conferir a calibragem dos pneus e vi que é 22 libras. Não é pouco não? To acostumado não a rodar com pneu tão vazio assim rsrs
E é assim agora é?

Sem post de apresentação da moto, sem fotos, sem parabéns... >:-P >:-P >:-P

Baeta, todas as motos trails que eu já possuí, a calibragem era essa mesma.

A T250 são 22 D e 25 T.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Responder