Diário da Alemoa - um tapa no visual aos 60 kkm
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Re: Diario da alemoa - BMW F800R - problema nos freios resol
Meu respeito pelo seu empenho e sabedoria, já vazei de concessionária, só a revisão de 30.000 km vagabundo teve coragem de me cobrar R$ 720,00, dava para comprar esse scanner quase e fazer todas as revisões pelo resto da vida
Já sei onde vou levar minha moto se o bicho pegar
Já sei onde vou levar minha moto se o bicho pegar
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Re: Diario da alemoa - BMW F800R - problema nos freios resol
Voltei de férias hoje, uns 20 dias passeando pelo Uruguay e Rio Grande do Sul. Encontrei minha alemoa podre de suja, coitada. Aqui em Vitória o minério de ferro faz parte do ar, e qualquer coisa que fique "ao tempo" em questão de horas já tem uma camadinha de minério por cima. Imaginem algo que fica 20 dias parado.
Bom, para malucos como eu isso não é problema, mas indicativo de grande diversão. Tirei o dia para uma grande lavagem da motoca.
Aí foto da minha alemoa 'peladinha'. Isso já era do meio para o fim da lavação. Inventei de limpar por baixo dos plásticos mais óbvios.

Uma coisa que desencanei de limpar são os coletores de escape. Depois de fazer um polimento completo e poucas semanas ver que tudo voltou a ser como era (e até pior), eu resolvi que não mexo mais neles. Só limpeza normal, sem grandes esforços.
Ando pensando em alugar uma garagem para montar uma oficina só para mim... mas ainda não achei uma garagem para alugar. Fazer essas coisas em box de estacionamento de prédio é uma bosta.

Bom, para malucos como eu isso não é problema, mas indicativo de grande diversão. Tirei o dia para uma grande lavagem da motoca.
Aí foto da minha alemoa 'peladinha'. Isso já era do meio para o fim da lavação. Inventei de limpar por baixo dos plásticos mais óbvios.

Uma coisa que desencanei de limpar são os coletores de escape. Depois de fazer um polimento completo e poucas semanas ver que tudo voltou a ser como era (e até pior), eu resolvi que não mexo mais neles. Só limpeza normal, sem grandes esforços.
Ando pensando em alugar uma garagem para montar uma oficina só para mim... mas ainda não achei uma garagem para alugar. Fazer essas coisas em box de estacionamento de prédio é uma bosta.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Re: Diario da alemoa - BMW F800R
Alemoa tá precisando de novas pastilhas de freio traseiras. Comi mosca, e não comprei adiantado, então tive que comprar por aqui mesmo.
EBC FA213HH. Paguei 152 pilas no ML, mais frete. Diz que chega até dia 26fev. Até lá, tenho que aprender a frear só com o da frente!
EBC FA213HH. Paguei 152 pilas no ML, mais frete. Diz que chega até dia 26fev. Até lá, tenho que aprender a frear só com o da frente!
rods escreveu:Até lá, tenho que aprender a frear só com o da frente!
saudações
Diversão de sabado garantida. Troca das pastilhas, regulagem da corrente e limpeza geral.

Um detalhe interessante. Já falei por aqui que depois da instalação do filtro K&N o consumo tinha piorado de 10 a 15%. Bom, depois de uns 5 tanques rodados assim, cidade e estrada, resolvi colocar Podium. A idéia era limpar um pouco os bicos, o sistema. Rodei 2 tanques inteiros com Podium, e depois disso voltei para a aditivada. Para minha satisfação, o consumo voltou para padrões de antes da troca do filtro. E assim se mantém já tem uns tanques.
Não sei se tem a ver com o lance da Podium, ou se a injeção é que foi se acertando com o novo filtro. De todo modo, pouco importa o santo, eu quero é o milagre.

Um detalhe interessante. Já falei por aqui que depois da instalação do filtro K&N o consumo tinha piorado de 10 a 15%. Bom, depois de uns 5 tanques rodados assim, cidade e estrada, resolvi colocar Podium. A idéia era limpar um pouco os bicos, o sistema. Rodei 2 tanques inteiros com Podium, e depois disso voltei para a aditivada. Para minha satisfação, o consumo voltou para padrões de antes da troca do filtro. E assim se mantém já tem uns tanques.
Não sei se tem a ver com o lance da Podium, ou se a injeção é que foi se acertando com o novo filtro. De todo modo, pouco importa o santo, eu quero é o milagre.
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
BMW recomenda só gasolina comum. 
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
Isso é problema dela! Eu uso aditivada rotineiramente, e podium quando dá na ideia de queimar dinheiro!

Diversão de sábado!
Aperto da caixa de direção.
Como troquei os rolamentos da mesa algum tempo atrás, era boa ideia fazer um reaperto. Por vezes surge uma folguinha depois que as peças se assentam melhor.
Para começar, precisa retirar a peça mais valiosa da moto:

Depois, deve-se soltar todos os parafusos que prendem a mesa superior. Se apertar a mesa sem soltar os parafusos da canela, pode deixar a mesa sob stress.

Ai, com uma chave allen 10mm é so dar uma apertadinha na caixa de direção. O correto mesmo seria usar torquimetro nessa hora, mas eu fui no feeling. Não precisa apertar muito, só não deve ter folgas. A caixa da minha tava sem folga mesmo, acabou sendo só verificação.
Daí em diante é só reapertar tudo de volta.
Troca das pastilhas traseiras
Para ter mais espaço para trabalhar na pinça eu comecei retirando o escapamento. Na F800R é muito fácil, um parafuso torx e 2 molas.
Daí vamos para a pinça. Primeiro passo no manual de serviços é pressionar ela contra o disco para retornar o êmbolo.

Aí depois solta a presilha do pino:

Proximo passo é retirar o pino que segura as pastilhas. Achei que seria só empurrar, mas descobri que precisa bater um pouco. O trabalho foi achar um jeito de bater no pino sem usar o disco como apoio, para não correr o risco de danificar. Meu filho ajudou.
Retirado pino as pastilhas ficam soltas, é só tirar. Sem elas é bom usar uma ferramenta para retornar completamente o êmbolo, senão as pastilhas novas não entram.
Feito isso, coloca-se as novas no lugar, e prende-se com o pino e a presilha dele.

Claro que o trabalho que deu pra sair é o mesmo que dá para ele entrar de novo. Tem um anel de pressão na cabeça do pino. Só com umas batidas para chegar no lugar.

Pra fechar, um bom banho na motoca com lubrificação da corrente. E tá pronta para um bom passeio na serra capixaba amanhã cedo.

Aperto da caixa de direção.
Como troquei os rolamentos da mesa algum tempo atrás, era boa ideia fazer um reaperto. Por vezes surge uma folguinha depois que as peças se assentam melhor.
Para começar, precisa retirar a peça mais valiosa da moto:

Depois, deve-se soltar todos os parafusos que prendem a mesa superior. Se apertar a mesa sem soltar os parafusos da canela, pode deixar a mesa sob stress.

Ai, com uma chave allen 10mm é so dar uma apertadinha na caixa de direção. O correto mesmo seria usar torquimetro nessa hora, mas eu fui no feeling. Não precisa apertar muito, só não deve ter folgas. A caixa da minha tava sem folga mesmo, acabou sendo só verificação.
Daí em diante é só reapertar tudo de volta.
Troca das pastilhas traseiras
Para ter mais espaço para trabalhar na pinça eu comecei retirando o escapamento. Na F800R é muito fácil, um parafuso torx e 2 molas.
Daí vamos para a pinça. Primeiro passo no manual de serviços é pressionar ela contra o disco para retornar o êmbolo.

Aí depois solta a presilha do pino:

Proximo passo é retirar o pino que segura as pastilhas. Achei que seria só empurrar, mas descobri que precisa bater um pouco. O trabalho foi achar um jeito de bater no pino sem usar o disco como apoio, para não correr o risco de danificar. Meu filho ajudou.
Retirado pino as pastilhas ficam soltas, é só tirar. Sem elas é bom usar uma ferramenta para retornar completamente o êmbolo, senão as pastilhas novas não entram.
Feito isso, coloca-se as novas no lugar, e prende-se com o pino e a presilha dele.

Claro que o trabalho que deu pra sair é o mesmo que dá para ele entrar de novo. Tem um anel de pressão na cabeça do pino. Só com umas batidas para chegar no lugar.

Pra fechar, um bom banho na motoca com lubrificação da corrente. E tá pronta para um bom passeio na serra capixaba amanhã cedo.

Nao era mais fácil tirar a pinça da moto para trocar a pastilha?
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
Não saberia dizer, talvez seja. Eu segui o manual de serviços da BMW, mas sua ideia pode ser boa.
Trocou a pastilha, troca o fluido junto. Barato e fácil de fazer.
Fluido novo, tem nem 6 meses. Foi na troca dele que deixei entrar ar no sistema ABS e a frente ficou trepidando nas frenagens. Defeito sanado depois que comprei o scanner GS-911. Tem um procedimento com ele que força a bomba do ABS a funcionar de modo a circular o fluido que está dentro dela. Aí o ar que está dentro dela vai para as mangueiras e sai na sangria.
Show! Quem me dera ter paciência de ir tirando fotos quando faço as coisas na alemoa orelhuda... eheh
Passeio de hoje gorou... Amanheceu chovendo. Bah.
Dois anos com a alemoa! Dados e estatísticas
Completei faz poucos dias dois anos com a alemoa, e hoje me diverti consolidando dados coletados durante este tempo todo.
Comprei ela em 04/10/2013, com 31.980km rodados, e completei dia desses exatos 50.000 km rodados. Para os cálculos abaixo considerei uma quilometragem de 18.000 km.
Viagens maiores com ela:
- São Paulo > Vitória - aprox. 1.000 km
- Vitória > Rio de Janeiro > Vitória - aprox. 1.100 km
- Vitória > Belo Horizonte > Vitória - aprox. 1.100 km
- Vitória > Porto Alegre > Vitória - aprox. 4.400 km
Custos (totais no período de 2 anos): 12.604,93
- Seguro: R$ 4.407,00
- Equipamentos: R$ 579,70
- Impostos e taxas: R$ 871,94
- Mão de obra: R$ 700,00
- Peças (inclui pneus e óleo): R$ 2.778,68
- Gasolina: R$ 3.267,61
Estatísticas de custos:
- Custo total por quilômetro: R$ 0,70
- Custo total por quilômetro (sem seguro): R$ 0,46
- Custo por mês de uso: R$ 525,21
- Custo por mês de uso (sem seguro): R$ 341,58
- Custo gasolina por km: R$ 0,18
- Custo gasolina por mês: R$ 136,15
- Custo manutenção por km: R$ 0,19
- Custo manutenção por mês: R$ 144,95
- Custo seguro por km: R$ 0,24
- Custo seguro por mês: R$ 183,63
Estatísticas de consumo:
Melhor consumo: 25,23 km/l
Consumo médio: 18,26 km/l
Pior consumo: 11,18 km/l
Quantidade de abastecimentos: 85 vezes
Total de litros consumidos: 994,55 litros
Comprei ela em 04/10/2013, com 31.980km rodados, e completei dia desses exatos 50.000 km rodados. Para os cálculos abaixo considerei uma quilometragem de 18.000 km.
Viagens maiores com ela:
- São Paulo > Vitória - aprox. 1.000 km
- Vitória > Rio de Janeiro > Vitória - aprox. 1.100 km
- Vitória > Belo Horizonte > Vitória - aprox. 1.100 km
- Vitória > Porto Alegre > Vitória - aprox. 4.400 km
Custos (totais no período de 2 anos): 12.604,93
- Seguro: R$ 4.407,00
- Equipamentos: R$ 579,70
- Impostos e taxas: R$ 871,94
- Mão de obra: R$ 700,00
- Peças (inclui pneus e óleo): R$ 2.778,68
- Gasolina: R$ 3.267,61
Estatísticas de custos:
- Custo total por quilômetro: R$ 0,70
- Custo total por quilômetro (sem seguro): R$ 0,46
- Custo por mês de uso: R$ 525,21
- Custo gasolina por km: R$ 0,18
- Custo gasolina por mês: R$ 136,15
- Custo manutenção por km: R$ 0,19
- Custo manutenção por mês: R$ 144,95
- Custo seguro por km: R$ 0,24
- Custo seguro por mês: R$ 183,63
Estatísticas de consumo:
Melhor consumo: 25,23 km/l
Consumo médio: 18,26 km/l
Pior consumo: 11,18 km/l
Quantidade de abastecimentos: 85 vezes
Total de litros consumidos: 994,55 litros
Re: Dois anos com a alemoa! Dados e estatísticas

Chega dói ler isso aí, eita hobby caro esse nosso!!!rods escreveu: - Custo por mês de uso: R$ 525,21
[ ]'s

Yeah, não é nada barato ter esses brinquedinhos. A maior parte de nós nunca faz essa conta.
E esse valor aí ainda é pequeno. Se pegar a gurizada que enche a moto de equipamentos - cano, protetor, suportes, etc; e aqueles que gastam com revisões e concessionárias, vai muito mais longe que o valor que eu gasto. Eu faço quase toda a manutenção simples por minha conta e compro peças pelo Ebay, o que barateia. Gastei só 700 pila em mão de obra, por exemplo.
E esse valor aí ainda é pequeno. Se pegar a gurizada que enche a moto de equipamentos - cano, protetor, suportes, etc; e aqueles que gastam com revisões e concessionárias, vai muito mais longe que o valor que eu gasto. Eu faço quase toda a manutenção simples por minha conta e compro peças pelo Ebay, o que barateia. Gastei só 700 pila em mão de obra, por exemplo.
O problema é a km rodada .... 18000km em 2 anos numa moto desse valor de custo e manutenção é desperdício.
Na minha última moto rodei 50.000km em 2 anos e não tinha seguro ... chegou o dia que percebi que ficaria os próximos 12 meses sem rodar decentemente, vendi. Paguei 29, vendi por 25. Eu não consigo ver dinheiro parado na garagem.
Na minha última moto rodei 50.000km em 2 anos e não tinha seguro ... chegou o dia que percebi que ficaria os próximos 12 meses sem rodar decentemente, vendi. Paguei 29, vendi por 25. Eu não consigo ver dinheiro parado na garagem.
Se colocar desvalorização mais custo de oportunidade daí... é melhor parar de fazer conta e viver enquanto podeKuati escreveu:Chega dói ler isso aí, eita hobby caro esse nosso!!!rods escreveu: - Custo por mês de uso: R$ 525,21
[ ]'s
-Sem moto nenhuma