ZX-14R versus ZX-10R nas pistas

Grupo de discussão geral sobre motos.
Alf
Motoqueiro

Re: ZX-14R versus ZX-10R nas pistas

Mensagem por Alf »

Agora sim, tou ouvindo o que queria ouvir. Como fazer. Eu vou tentar fazer assim, aos poucos. Chegando cedo, o comissário de pista costuma liberar para quem quiser aquecer, sem limite do tempo das baterias. E sempre tem pouca gente.

O negócio é tentar não se assustar. O gps que levei pode não ter servido para contar o tempo das voltas, mas pelo menos o ritmo cardíaco ele registrou exatamente. É "lindo" de ver o ritmo aumentando no fim do retão e na entrada da primeira curva.

Mata o véio... ;-) ;-) ;-)
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Helder.soares escreveu:Crêindeuspai... Quanto sacrilégio estou ouvindo aqui...pneus diferentes em SS em autodromo??? Estão pedindo para cair... Calibragem de 42lb.. Estão implorando para cair...

Nas balsas usem 33-33... Nas puro-sangues, 31-30.. Para vcs terem uma ideia, na cbr500, calibro abaixo dos 25...

para uso recreativo, qual o problema?
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Eu acho que ele quis dizer que assim a recreação pode invadir a área das britas. }:)
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

eu , no meu pouco conhecimento, ainda acho que 42 libras é muito...mesmo pra uso "normal"....imagine quem viaja muito....o pneu esquenta e a calibragem aumenta ainda mais.....sei la......pneus muito endurecidos pelo excesso de calibragem provavelmente facilitam a derrapagem, certo ? sem falar que a moto "pula" mais perdendo contato em desniveis de pista.....certo ?

ja o lance de otimizar desempenho no autodromo....cara ...é fazer um bom curso com um otimo instrutor e mandar ver......o proprio instrutor vai regular as supensoes, calibrar pneus, etc.....
Editado pela última vez por duca em 04 Fev 2015, 19:56, em um total de 1 vez.
Yamaha FZ15
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

42 é pra baralho. Essa calibragem só uso quando rodo de boa, na cidade. Na pista ou quando saio para um rolé vader, baixo para 36.
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

duplicado......
Editado pela última vez por duca em 04 Fev 2015, 20:31, em um total de 1 vez.
Yamaha FZ15
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

duca escreveu:vi agora no site da rhinno...olhem a zx6r ano 2012....

Imagem

e , pra me deixar mais doido ainda...tem a zx14 ano 2013 (sem abs) tambem zero km por 41990 + frete

bem conversado, acredito que da pra fechar sem frete....
Yamaha FZ15
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Já estou resolvendo este causo:

Imagem

:kkk:
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Tem que usar o equipamento dentro das especificações do manual. Sendo em uso normal.

Baixar a pressão no TD pode melhorar o grip efetivo, mas o pneu deve cobrar seu preço em alguma forma de desgaste.

;-)
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

duca escreveu:ja o lance de otimizar desempenho no autodromo....cara ...é fazer um bom curso com um otimo instrutor e mandar ver......o proprio instrutor vai regular as supensoes, calibrar pneus, etc.....
O Penélope tocou no assunto, mas não houve espaço para uma atividade destas no dia do curso. Cada um teria que fazer por si, perdendo alguma outra atividade programada.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

kkkkk
figura!

sds/
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

:kkk:

cara, esquece essa balsa. Tu já tem uma moto boa para viajar. Vende esse mastodonte e compra uma SS, já que pegou gosto pela coisa. Eu abraçaria fácil essa zx6 2012
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Baeta escreveu::kkk:

cara, esquece essa balsa. Tu já tem uma moto boa para viajar. Vende esse mastodonte e compra uma SS, já que pegou gosto pela coisa. Eu abraçaria fácil essa zx6 2012
Minha opinião também.

Eu tenho duas motos, mas de estilos diferentes. O prazer de pilotar é único em cada uma.

Vendendo a Ninja 14, e comprando uma SS, vai mudar de estilo sim, o prazer será outro.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Também me parece. Só que desta vez eu só compro o brinquedo novo depois de vender o antigo, senão... :pow:
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Alf escreveu:Eu acho que ele quis dizer que assim a recreação pode invadir a área das britas. }:)
Foi nesse sentido que eu quis dizer mesmo...

Vamos lá...
Pneu chicletão na dianteira e duro atrás--- o pneu dianteiro que transmite a sensação de segurança ao piloto.. Nesse exemplo o piloto sentira confiança no grip de sua moto... Entrando forte.. Só que o de tras não terá o mesmo grip numa saída de curva, fazendo com que a moto destracione, causando um high ou low side..

Pneu chicletão atrás e duro na frente ---- o piloto terá muita dificuldade ao frear, pois um pneu com menos grip poderá travar e deslizar, levando a uma queda na situação de maior necessidade.. NA FRENAGEM.. Pior ainda em uma entrada de curva no autodromo, onde para ganhar tempo devemos frear com a moto inclinada... O pneu traseiro macio não ajudara em nada nessa configuração...

Calibragem...

Dois conceitos básicos:

1o - Quanto mais cheio um pneu, menor a área de contato dele com o solo..
2o - um pneu em contato com o asfalto aquece.. Elevando a calibragem...

Ninguém quer pilotar num autódromo com 0,5 cm de borracha no chão, quer???

Exemplo... Em santa cruz do sul entrei na pista com 25-25 de calibragem... Terminei a corrida com 30-31..

Em Goiânia entrei com 24-24.. Terminei com 32-34.. Meu final de prova foi uma tortura.. Não podia dar mão em saída de curva.. A traseira escorregava..

Aí o motociclista diz: " Poxa.. Não sou piloto..não preciso disso pois não estou nem chegando perto do limite da moto..."

Só que aí esta o grande risco.. Quanto menos capacidade técnica o piloto tiver, mais ele dependerá do equipamento. Numa acelerada brusca, fora de hora, um equipamento deficiente te derruba... Um TOP terá mais "lastro"...

Ficou claro agora???

Abraços amigos...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Resumindo:
1) Baixe essa calibragem dos pneus...urgente
2) Tenha fe'...a sua moto pode fazer muito mais do que vc imagina. Va entrando mais forte nas curvas, aos poucos, e ACREDITE
3) Compre uma ZX-6

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sergio
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

...
Editado pela última vez por Kuati em 05 Fev 2015, 10:01, em um total de 1 vez.
Imagem
D!0G0
Roda Presa

Mensagem por D!0G0 »

Kuati escreveu:Compre uma merda de ZX10, o cara caga dinheiro, a cabaçada fica dando dica de como usar ZX6 ou CBR600... que bosta... o cara continua com uma merda de jamanta em pista, é só uma jamanta, boa mas uma jamanta...

Compre a merda da ZX10, tu tá morrendo, escute a molecada sabida, não escute os velhos cabaços... faz assim, chega na ag. e pergunta: "Qto pagam nessa bosta de motoca pesada q eu de insistente quero levar pra pista?" aí os caras falam. Aí vc diz: -"Eu quero a moto boa, aquela que tem controle de tração, que pesa uns 50 kg menos que a minha, que eu vou me sentir vivo, não quero mais bosta."

É assim que faz. Vc já tem A Jamanta, que é uma bosta pq não tem marcha-ré, não é uma GoldWing, mas ainda assim é uma Concours.
Use bem seu dinheiro, vc tá morrendo, gaste certo com sua motoca. Não esqueça dos pneus. E esqueça da gente pq somos pé de macaco e ficamos toda hora pensando em custo/benefíco.
:rof: :rof: :rof:

Acompanhando o boteco, desde 2004
Gabriel Bruschi
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Gabriel Bruschi »

o que não se pode esquecer que calibragens muito baixa mesmo para motos de pista, pode causar super aquecimento do pneu e com isso ferrar o grip do mesmo, você acaba tendo que aprender a compensar e relacionar as pressões com a temperatura de pista com o passar dos TD e muita troca de idéia nos box, as pressões padrões que todo mundo indica pode ser bom para um e ruim para o outro, depende do ajuste de suspa onde uma moto vai responder de um jeito e a outra de outra, depende da tocada de cada vivente e por ai vai.

outra coisa também e que muitos não levam em consideração aqui no sul no inverno, é a temperatura da pista e do ambiente, quanto mais fria a pista e o ambiente menos voce terá que baixar a pressao dos pneus, pois se baixar muito a pressao nessas situações voce não conseguira aquecer o pneu suficientemente para ter o grip desejado, mesmo usando cobertor térmico nos pneus após tira-lo a temperatura ira cair nessas situações e não vai se manter igual dias mais quentes, tem que ficar ligado nisso...

Alf dia 15 de março ja estou confirmado no velopark, aparece la.
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Este Kuati... :rof: não tem nada disso, não. Viu, Dom Kuati? Sou apenas e tão somente muito velho. Fã do Tio Patinhas. Engenheiro, portanto me anima a fantasia do custo/benefício. ;-)

Pena que a época de trocar pneus da Verdulenga chegou antes do contato inicial com as pistas. Senão eu já estaria de Pirelli Super Corsa, ou Bridgestone.

Sobre a calibragem dos pneus, vou experimentar na próxima. Fui estudar o seu caso, Helder, da variação de pressão em função da temperatura. Inicialmente pensei que poderia ser usado Nitrogênio, mas então vi que o coeficiente de expansão térmica não é muito diferente do ar normal. Alguns colocam o vilão como sendo a umidade presente em muitos circuitos de ar comprimido. Então aí usar o Nitrogênio, que normalmente se adquire em cilindros, pode melhorar um pouco, devido à menor umidade presente junto com o gás.

Aos outros colegas, digo que se surgir a oportunidade de trocar numa condição justa, eu o farei. Enquanto isso vou treinando e usando as ferramentas disponíveis (esmeril, ZX, etc. & tal }:) ). Amanhã eu vou medir o diacho da chicken stripe, só pra poder comparar com as medidas nos próximos track days... :-D

Nunca pensei que fosse achar tão legal estes track days. E muito menos que um dia pensaria em trocar a Verdulenga por qualquer outra. :pow:
Responder