ZX-14R versus ZX-10R nas pistas
Re: ZX-14R versus ZX-10R nas pistas
Alto insulto... desprezando minhas capacidades de acabar com elas nos próximos 5 anos de estudos e testes...Baeta escreveu:Alf escreveu:Bom saber...![]()
Aquele último centímetro das chicken stripes não quer saber de desaparecer de jeito nenhum!
Fácil
Jota escreveu:
Motafoca!
Um canhão onde, na rua? ou rodou exaustivamente em autódromo? conte mais sobre sua vasta experiência nas duas motos.jsamuel escreveu:Sergio escreveu:Tanto as 1000 quanto as 600 de ambas marcas são muito boas, e as Hondas realmente tem uma ciclística de tirar o chapéu...não sei como esses japas conseguem fazer motos tão "na mão".Alf escreveu:Mas será que há diferença significativa entre as Hondas e as Kawas? Já ouvi contarem que as Hondas têm a ciclística excelente para curvas.
Na minha humilde opinião:
- 600: CBR600 melhor que ZX-6 até 2012, e ZX-6 636 a partir de 2013 melhor que CBR600
- 1000: CBR1000 melhor que ZX-10 até 2010, a partir de 2011 a ZX-10 está melhor
Não achei a CB 600 RR melhor que a ZX-6. Achei a ZX-6 um canhão na frente dela.
Boy de reta é fróids.....hehehe....
.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
Estive em Guaporé neste sábado, tentando mais uma vez ralar as joelheiras. As chickens nem estreitaram, tenho a impressão.
Eu não sei o que estou fazendo de "errado". Minha impressão é de que se eu forçar mais inclinação ela perde o grip e se vai.
Talvez eu tenha que aumentar pouco a pouco a velocidade nas curvas, para ver se ela aceita mais inclinação desse jeito. Dessa vez tive que andar junto com uns caras muito rápidos, então ficava preocupado a todo instante em não fechar ninguém e nem ficar no caminho. Pelo menos no meio da reta ninguém passa a Verdulenga, a não ser que eu deixe. Né, Dom Bagé?
Levei meu Garmin Edge 500 na esperança que ele marcasse o tempo de volta com alguma exatidão, mas ele só serve mesmo para bicicletas. No próximo vou testar um app chamado "RaceChrono", para Android.
Eu não sei o que estou fazendo de "errado". Minha impressão é de que se eu forçar mais inclinação ela perde o grip e se vai.
Talvez eu tenha que aumentar pouco a pouco a velocidade nas curvas, para ver se ela aceita mais inclinação desse jeito. Dessa vez tive que andar junto com uns caras muito rápidos, então ficava preocupado a todo instante em não fechar ninguém e nem ficar no caminho. Pelo menos no meio da reta ninguém passa a Verdulenga, a não ser que eu deixe. Né, Dom Bagé?
Levei meu Garmin Edge 500 na esperança que ele marcasse o tempo de volta com alguma exatidão, mas ele só serve mesmo para bicicletas. No próximo vou testar um app chamado "RaceChrono", para Android.
Mas sua ZX14 não tem controle de tração? Acho que dá pra deitar mais sem medo, se quiser que a moto deite mais aumente o contra-esterço ou a velocidade como vc mencionou.
Se vc já caiu em curva o bloqueio pra fazer a moto deitar mais pode ser complicado de resolver. Vá devagar e sempre.
[ ]'s
Se vc já caiu em curva o bloqueio pra fazer a moto deitar mais pode ser complicado de resolver. Vá devagar e sempre.
[ ]'s

Nunca cai com a Verdulenga, Kuati. Aumentando o contra-esterço na velocidade que estou entrando me dá a impressão muito desagradável que ela fica quase desgarrando. Vou ter que tentar aumentar a velocidade, então.
Durante a curva, só "um fiozinho de acelerador" como costuma dizer o prof. de pilotagem daqui. Só pra manter a suspensão com o equilíbrio correto.

Durante a curva, só "um fiozinho de acelerador" como costuma dizer o prof. de pilotagem daqui. Só pra manter a suspensão com o equilíbrio correto.
Grande merda "vasta" experiencia em motos...ALUANI escreveu:Um canhão onde, na rua? ou rodou exaustivamente em autódromo? conte mais sobre sua vasta experiência nas duas motos.jsamuel escreveu:Sergio escreveu:Tanto as 1000 quanto as 600 de ambas marcas são muito boas, e as Hondas realmente tem uma ciclística de tirar o chapéu...não sei como esses japas conseguem fazer motos tão "na mão".Alf escreveu:Mas será que há diferença significativa entre as Hondas e as Kawas? Já ouvi contarem que as Hondas têm a ciclística excelente para curvas.
Na minha humilde opinião:
- 600: CBR600 melhor que ZX-6 até 2012, e ZX-6 636 a partir de 2013 melhor que CBR600
- 1000: CBR1000 melhor que ZX-10 até 2010, a partir de 2011 a ZX-10 está melhor
Não achei a CB 600 RR melhor que a ZX-6. Achei a ZX-6 um canhão na frente dela.
Foi andando na rua mesmo, anda mais e mais difícil de domar também.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Por isso que eu disse, boy de reta é fróids
uma ss eles testam na reta
.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
Alf escreveu:Estive em Guaporé neste sábado, tentando mais uma vez ralar as joelheiras. As chickens nem estreitaram, tenho a impressão.![]()
Talvez eu tenha que aumentar pouco a pouco a velocidade nas curvas, para ver se ela aceita mais inclinação desse jeito. Dessa vez tive que andar junto com uns caras muito rápidos, então ficava preocupado a todo instante em não fechar ninguém e nem ficar no caminho. Pelo menos no meio da reta ninguém passa a Verdulenga, a não ser que eu deixe. Né, Dom Bagé?![]()
Está rodando com qual pneu?
A regulagem da suspensão interfere
Acho que está afobando. Já tentei andar junto com os pica das galáxias. Quase deu merda. Quando vou para o track day, sempre faço questão de andar SOZINHO na pista. Se alguém me busca, fico puto
1º - para fazer raiva no bração
2º - como estou andando mais forte, se der merda de escorregar, que não vá para cima da outra moto.
quando rodo, procuro sempre ir mais rápido, mas sem que me cause estresse. Não estou disputando campeonato mesmo, então, zidanne.
já falei. Dá para fazer milagres com as balsas, mas querer andar junto com as SS, que geralmente tem NO MÍNIMO, 50kg, entre eixos menor e melhor ciclística, é querer demais.
Também preferiria andar sozinho. Mas deve ser muito difícil de conseguir. Um grupo pequeno e não muito rápido já ajuda. Não gosto de atrapalhar. Não me importo que me passem de jeito nenhum.
A única vez que andei junto com outra moto grande foi com uma Hayabusa no curso do Velopark. Mas era curso, e não teve quase nenhuma bateria livre. Só no fim do dia.
Minha suspensão está com o ajuste original, que eu acho meio macio. Os pneus são Pirelli Angel GT. Mão de vaca na hora de trocar os Bridgestone originais. Podia tentar trocá-los também.
A única vez que andei junto com outra moto grande foi com uma Hayabusa no curso do Velopark. Mas era curso, e não teve quase nenhuma bateria livre. Só no fim do dia.
Minha suspensão está com o ajuste original, que eu acho meio macio. Os pneus são Pirelli Angel GT. Mão de vaca na hora de trocar os Bridgestone originais. Podia tentar trocá-los também.
faz toda diferença os pneus.
O primeiro track day com a hayaobesa, o dianteiro era um metzeler M5 e o traseiro PR4. Senti que o limite era o pneu traseiro
No segundo, Pilot Power 3 na frente e o mesmo PR4 atrás. Aí o limite do pneu se mostrou, pois o mesmo acabou e a traseira da moto estava saindo muito fácil
Nos dois track day´s que fiz, todos falavam que a moto balançava demais a traseira nas saídas de curvas.
O primeiro track day com a hayaobesa, o dianteiro era um metzeler M5 e o traseiro PR4. Senti que o limite era o pneu traseiro
No segundo, Pilot Power 3 na frente e o mesmo PR4 atrás. Aí o limite do pneu se mostrou, pois o mesmo acabou e a traseira da moto estava saindo muito fácil
Nos dois track day´s que fiz, todos falavam que a moto balançava demais a traseira nas saídas de curvas.
a minha moto esta com michelin power cup na dianteira.....mas como sou cabaço....nao sei qual o verdadeiro potencial desse pneu...
diz a lenda que as ZX14 tem forte tendencia a sair de dianteira...por isso o dono anterior deve ter colocado esse pneu.
so acho estranho a calibragem dos pneus que exige no manual....diz pra colocar 42 libras em ambos pneus...eu acho qeu ta exagerado....mestre Baeta, quanto é a calbragem da haya (no manual) ?
na pratica to colocanto 36 na dianteira e 42 na traseira (que nem fazia na bandit injetada 1250)
diz a lenda que as ZX14 tem forte tendencia a sair de dianteira...por isso o dono anterior deve ter colocado esse pneu.
so acho estranho a calibragem dos pneus que exige no manual....diz pra colocar 42 libras em ambos pneus...eu acho qeu ta exagerado....mestre Baeta, quanto é a calbragem da haya (no manual) ?
na pratica to colocanto 36 na dianteira e 42 na traseira (que nem fazia na bandit injetada 1250)
Yamaha FZ15
mesma coisa, 42 cada borrachudo. Só baixo quando vou para pista. Daí coloco 36
Tenho feito os tds sempre com 42, nos dois. Já notei que tem como arrastar um pouco a traseira com o freio junto com a redução na entrada de curva. Mas ainda não notei este lance de sair de frente. Estou tentando evitar entrar muito cedo na curva, aprendendo a inclinar mais rápido, e "enquadradando" um pouco a curva.
-
Helder.soares
- Dinossauro
Crêindeuspai... Quanto sacrilégio estou ouvindo aqui...pneus diferentes em SS em autodromo??? Estão pedindo para cair... Calibragem de 42lb.. Estão implorando para cair...
Nas balsas usem 33-33... Nas puro-sangues, 31-30.. Para vcs terem uma ideia, na cbr500, calibro abaixo dos 25...
Nas balsas usem 33-33... Nas puro-sangues, 31-30.. Para vcs terem uma ideia, na cbr500, calibro abaixo dos 25...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
No próximo vou tentar com 33/33. Se não resolver a gana das curvas, então vamos guardar um par de Angels para tempos mais calmos.

Já são 3 fronts de experimentação só com o hardware. Pneus, calibragem e suspensão. 
Alf
Baixe urgente essa calibragem, está te prejudicando. Quando vou pra pista, dependendo da temperatura ambiente, baixo o traseiro para 25 na traseira e 28 na dianteira. O ideal para pneu de pista é que quente, depois de 3 voltas, ele esteja em 33c. Para pneu de rua se vc calibrar no posto com 33 vai ter, muito provavelmente, um bom desempenho na pista.
Sua moto não é para isso, mas se vc quer raspar as saboneteiras, é só entrar mais rápido na curva. Confie no seu equipamento que ele vai dar conta.
A gente atrapalha as motos, elas podem ir muito mais do que a gente sabe fazer, tanto faz ser profissional ou amador, aqui no Brasil talvez uns 2 ou 3 sujeitos levem a moto no limite.
Fica frio e deixa as coisas acontecerem. Vc não vai cair, o que pode acontecer é vc se assustar e derrubar a moto.
Freie menos nas entradas de curva, deixe a moto na marcha certa, com o giro lá em cima, deixe ela correr até o ponto da tangencia com o freio motor. A partir daí acelere. Se vc tiver que acelerar antes disso para corrigir, vc entrou devagar. Escolha uma ou duas curvas na pista para ir treinando e faça isso. Va entrando mais forte um pouco em cada volta nas curvas que vc escolheu para treinar, até chegar ao ponto em que vc vai acelerar apenas no momento da tangencia. Vc vai raspar as saboneteiras, não vai levar nenhum susto e vai sair do trackday faceiro.
Abraço
Baixe urgente essa calibragem, está te prejudicando. Quando vou pra pista, dependendo da temperatura ambiente, baixo o traseiro para 25 na traseira e 28 na dianteira. O ideal para pneu de pista é que quente, depois de 3 voltas, ele esteja em 33c. Para pneu de rua se vc calibrar no posto com 33 vai ter, muito provavelmente, um bom desempenho na pista.
Sua moto não é para isso, mas se vc quer raspar as saboneteiras, é só entrar mais rápido na curva. Confie no seu equipamento que ele vai dar conta.
A gente atrapalha as motos, elas podem ir muito mais do que a gente sabe fazer, tanto faz ser profissional ou amador, aqui no Brasil talvez uns 2 ou 3 sujeitos levem a moto no limite.
Fica frio e deixa as coisas acontecerem. Vc não vai cair, o que pode acontecer é vc se assustar e derrubar a moto.
Freie menos nas entradas de curva, deixe a moto na marcha certa, com o giro lá em cima, deixe ela correr até o ponto da tangencia com o freio motor. A partir daí acelere. Se vc tiver que acelerar antes disso para corrigir, vc entrou devagar. Escolha uma ou duas curvas na pista para ir treinando e faça isso. Va entrando mais forte um pouco em cada volta nas curvas que vc escolheu para treinar, até chegar ao ponto em que vc vai acelerar apenas no momento da tangencia. Vc vai raspar as saboneteiras, não vai levar nenhum susto e vai sair do trackday faceiro.
Abraço