ZX-14R versus ZX-10R nas pistas

Grupo de discussão geral sobre motos.
Alf
Motoqueiro

ZX-14R versus ZX-10R nas pistas

Mensagem por Alf »

Caros magistrados da unim@d, será que faria muita diferença a troca da 14 pela 10 nas condições de uso de um autódromo? Já dei umas bandas com a 14 por aqui, mas ainda não estou fazendo bem as curvas NMO. E eu não sei se cheguei no meu limite de medo ou no limite de peso da moto. Será que facilitaria usar uma 10 para aprender?

Alguém que já tenha saído de uma moto pesada para uma mais leve, poderia dizer onde notou vantagens/desvantagens? Minhas motos anteriores foram ambas mais leves (uma DT e uma CBR), mas eu nunca tive oportunidade de testar num autódromo, e já se vão mais de 15 anos que as tive.

O objetivo é aprender a pilotar bem melhor.

:yay: :wt:
Baeta
Mito

Re: ZX-14R versus ZX-10R nas pistas

Mensagem por Baeta »

Rapaz, se tu pegar uma 10 para rodar na pista, nunca mais vai querer rodar na 14. Tu verá a briga que é contornar curvas de baixa com a balsa, enquanto com uma 1000cc ou menor, vai tirar de letra.

Qual a idéia, vender a 14 e pegar uma 10?
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Baeta escreveu:Rapaz, se tu pegar uma 10 para rodar na pista, nunca mais vai querer rodar na 14. Tu verá a briga que é contornar curvas de baixa com a balsa, enquanto com uma 1000cc ou menor, vai tirar de letra.

Qual a idéia, vender a 14 e pegar uma 10?
São motos diferentes, a 10 faz curva sozinha, é SS puro sangue.

A 14R é Sport Touring, conforto e potência na dose certa, nada de brincar de Jaspion.

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Medeiros Neto em 26 Jan 2015, 21:03, em um total de 1 vez.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

@Baeta, andei olhando pros lados na última revisão da motoca na concessionária... o dono fez uma oferta tentadora.

@Medeiros Neto, não pode ser tão simples assim fazer curva, tchê! Pô... :-)

O cara me atirou a chave, liguei e aquele ronco maior do que a minha Ninja... aí comecei a jogar ela dum lado pro outro... tem no mínimo uns 50kg a menos eu acho. Parada ela parecia uma bicicleta.

Também podia ser uma ZX-6R, que é um tantão mais em conta e mais leve um pouco.
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Isso aí que o grandão fez com a 14 eu nunca cheguei perto de fazer. Acho que teria que estar muito mais rápido numa curva do que costumo entrar nelas para poder inclinar tanto assim.
Medeiros Neto
Dinossauro

Eu brigo em toda curva com a minha B1250 S, não tem jeito, a moto foi feita para dar conforto e é nítido esse ponto.

Uma CBR 600RR é bem mais simples de começar a brincar na pista, com o tempo o camarada começa a ficar bom, e vira jaspion devorador de curvas.

Eu sou cagão, faço curvas bem mais lento e prefiro sim a tocada tiozão.

XTZ 150 Crosser ED 2017
Medeiros Neto
Dinossauro

Alf escreveu:Isso aí que o grandão fez com a 14 eu nunca cheguei perto de fazer. Acho que teria que estar muito mais rápido numa curva do que costumo entrar nelas para poder inclinar tanto assim.
Perceba a carenagem, senão tiver arranhada está bem próximo de acontecer, não é moto para isso.

XTZ 150 Crosser ED 2017
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Eu também sou, e faço muito devagar a guinada. Mas queria aprender melhor. Notei que na foto da 10 está mais inclinada e parece sobrar mais uma margem, enquanto que a 14 já deve está quase pegando os canos...

V. quis dizer a Honda mesmo ou porque é 600?
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Entonces, vai depender do circuito aí que anda. A pseudo pista daqui, eu acho que as litrão são demais. Sobra muito moto para pouca pista. Na minha opinião, as 600/750 são o ideal para rodar.

Como já tem a outra para viajar, eu faria a troca sem pestanejar. Aí a dúvida seria na 600 ou na 1000?
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

É, a primeira impressão foi que as duas pesam quase o mesmo, no teste-bunda (desligada/parada). Tamanho, quase o mesmo. Equipamento também.

Aqui temos as pistas de Guaporé, Santa Cruz do Sul, Velopark e Tarumã. Destas eu só andei em Guaporé e no Velopark até agora.

Diacho... eu acho que fui fisgado... :jmi:
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Nunca tive ZX-14, mas talvez minha experiência te ajude.

Saí de uma Hayabusa e peguei uma CBR1000, e a diferença nas curvas era enorme. Não que a Hayabusa fosse ruim de curva, ao contrário...era ótima. Mas quando eu fazia curvas com a Hayabusa eu tinha meio que "brigar" e "convencer" a moto a inclinar, enquanto que a CBR1000 parecia que vinha sozinha, e ao final da curva sempre ficava a impressão que ela poderia fazer ainda mais.

Depois disso tive várias esportivas de 1000cc, 750cc, e hoje estou feliz da vida com uma 600cc. Motivo? É ANIMAL para fazer curvas...não só por ser leve / ágil / rápida, mas pelo grau de feedback que ela te dá na curva, é fácil de tocar e "te conta" tudo o que está acontecendo entre o pneu e o asfalto.

A ZX-14 deve ser ótima para conciliar passeios civilizados com alguns eventuais rolês em autódromo. Porém se você gostou da brincadeira e pretende ser um assíduo de track days, recomendo fortemente pegar uma CBR600 ou uma ZX-6. Se você sair de uma ZX-14 para uma 600 vai parecer que está guiando um kart: na reta não anda nada, mas vai começar a fazer umas curvas que nem você acredita.

Sergio
Sergio
Medeiros Neto
Dinossauro

Alf escreveu:Eu também sou, e faço muito devagar a guinada. Mas queria aprender melhor. Notei que na foto da 10 está mais inclinada e parece sobrar mais uma margem, enquanto que a 14 já deve está quase pegando os canos...

V. quis dizer a Honda mesmo ou porque é 600?
Porque é 600, mas não leve tão a sério minha opinião, sou cagão, e só sei rodar de moto em baixa velocidade, pista nunca andei, mas só algumas curvas que fiz com uma 750 srad de um amigo, me deixou claro que cada moto tem sua missão especifica.

XTZ 150 Crosser ED 2017
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Palavras muito animadoras, Dom Sergio... Eu sou um cagão, tá certo, e só a idéia de deixar cair a 14 por exagerar me dá nojo. Mas ver a facilidade com que o pessoal das 600 me passa nas curvas, mesmo descontando minha inexperiência, me desconcerta.

Medeiros, eu acho que tateando com jeito, aumentando o ritmo aos poucos, chega o momento que a gente acaba acertando a mão. Só não queria insistir com uma moto muito inadequada e me ralar.

Gostei muito da brincadeira na pista.

O que me parece mais fácil de fazer é trocar por outra Kawa. Mas será que há diferença significativa entre as Hondas e as Kawas? Já ouvi contarem que as Hondas têm a ciclística excelente para curvas.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Sergio escreveu: Saí de uma Hayabusa e peguei uma CBR1000, e a diferença nas curvas era enorme. Não que a Hayabusa fosse ruim de curva, ao contrário...era ótima. Mas quando eu fazia curvas com a Hayabusa eu tinha meio que "brigar" e "convencer" a moto a inclinar, enquanto que a CBR1000 parecia que vinha sozinha, e ao final da curva sempre ficava a impressão que ela poderia fazer ainda mais.

;-)

é isso aí. Dá para brincar com as balsas no autódromo? Dá. Mas nunca será igual brincar com uma SS de verdade. O esforço com uma SS será bem menor. As curvas serão contornadas no "automático". Meses atrás fiquei um dia com uma srad 750. É o que o Sergio disse. "Não anda", mas dá um puta tesão de andar e é muito mais fácil.

No meu ACHISMO, as balsas só serão melhores, E OLHE LÁ, em curvas de alta. Nisso o sobrepeso da haya me passa muito segurança.
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Amigo Alf, na minha opinião, tu vai fazer cagada.

Trocar a balsa numa SS puro sangue é coisa pra quem busca atingir os limites da técnica.

Outra coisa, lembro de tu comentar que tem um joelho ferrado, né? Vai lembrar dele a noite toda depois de cada volta na ZX10.

Se grana não for problema, considere comprar uma moto de pista pra aprender a pilotar de verdade!

Nesse ponto acho que as 600cc são ideais, sendo a 600RR excelente opção. Gastando menos e com um bom mecânico, talvez arriscar numa ZX6 um pouco mais usada, talvez.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Alf escreveu:Mas será que há diferença significativa entre as Hondas e as Kawas? Já ouvi contarem que as Hondas têm a ciclística excelente para curvas.
Tanto as 1000 quanto as 600 de ambas marcas são muito boas, e as Hondas realmente tem uma ciclística de tirar o chapéu...não sei como esses japas conseguem fazer motos tão "na mão".

Na minha humilde opinião:
- 600: CBR600 melhor que ZX-6 até 2012, e ZX-6 636 a partir de 2013 melhor que CBR600
- 1000: CBR1000 melhor que ZX-10 até 2010, a partir de 2011 a ZX-10 está melhor
Sergio
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Não precisa torrar grana comprando mais uma ou trocando uma das atuais

Acho mais negócio um cursinho do penélope de um find mais um ou outro trackday avulso

Vc aperfeiçoará seus limites junto da sua moto

Gil já fez e Gabriel também... confirme com eles q vale a pena !

saudações
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Pois é, JPaulo. Eu tenho um joelho meia boca e mesmo na Concours ele reina. Coisas da idade...

Não deixo de estar buscando os limites da técnica; mas os meus limitezinhos. Que é mesmo um lance estranho, eu concordo.

O caso com a moto de pista é que então já complica, pois creio que não podem rodar na rua. Precisaria arrumar um reboque, para o qual não tenho espaço hoje. Teria que ver os custos. Só que acho meio demais ficar com 3 motos. E tenho certeza de que minha cara dois terços concordaria comigo que 3 já é demais.

A moto de pista seria uma opção mais onerosa do que a moto comum de rua? V. sabem?
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

O que eu acho que é oneroso (e meio sem propósito) é manter na garagem duas motos tão semelhantes como ZX14 e Concours ;-)

Mas cada um faz o que bem entende, talvez manter a Concours visando conforto e trocar a 14 numa SS seja uma boa mesmo :wink:

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Anotado, Sergio. A concessionária Kawa daqui me facilita a troca por outra Kawa.

Também é uma, Dom Rauber. Em vez de culpar a motoca, colocar umas horas de pista a mais.

O curso do Penélope eu já fiz. Excelente. Vou repetir. Aqui tem pelo menos 3 outros instrutores que conheço que podem ajudar a melhorar. Pra mim não foi de primeira sair rodando a mil.
Responder