Óleo

Grupo de discussão geral sobre motos.
diegodcr
Roda Presa
Contato:

Óleo

Mensagem por diegodcr »

Alguém usa o shell AX7 10w-30, Havoline 4T 10w-40 ou mobil mx 10w-50?
Ambos são semi sintéticos.

Pergunto pois hoje utilizo o mobil mx com filtro k&n mas a bandit ta apresentando o famoso tek tek mais alto, sei que pode ser o filtro abrindo o bico como também o óleo que fica preto e ralo a cada 3 mil.

Li recomendações boas do shell e havoline, sendo o havoline o mesmo que yamalube logo seria mineral e não semi.
Bandit 1250n 08/09 preta
Bandit 1250n 09/10 preta
Bandit 1250n 11/11 vinho
Fazer 250 08/08 vermelha
Ander
Motoqueiro

Re: Óleo

Mensagem por Ander »

é a viscosidade menor do oleo que deixa o motor mais ruidoso e suzuki sempre teve motores mais barulhentos
eu usei lubrax 10w40 e a achei que a bros tava abrindo o bico de tanto barulho que fazia, voltei ao 20w50
qnto a cor do oleo, qnto mais sujo, mais trabalho ele anda fazendo
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Nas motos continuo usando óleo mineral, que inclusive são recomendados pelo manual.
Óleo semi-sintético não me convence, não é nem um nem outro.
diegodcr
Roda Presa
Contato:

Mensagem por diegodcr »

Quando usava o mineral sentia a moto mais presa e o engate da marcha era mais rígido por isso passei pro semi, só que agora o barulho aumentou ai não sei se é por conta do mobil mx ou filtro morrendo.

To lendo bastante e o povo ta recomendando o havoline seguido do shell ax7 e ipiranga.

Motul 5100 aqui ta R$45 o litro ai não da, se temos outros óleos bons.
Bandit 1250n 08/09 preta
Bandit 1250n 09/10 preta
Bandit 1250n 11/11 vinho
Fazer 250 08/08 vermelha
diegodcr
Roda Presa
Contato:

Mensagem por diegodcr »

Ander escreveu:é a viscosidade menor do oleo que deixa o motor mais ruidoso e suzuki sempre teve motores mais barulhentos
eu usei lubrax 10w40 e a achei que a bros tava abrindo o bico de tanto barulho que fazia, voltei ao 20w50
qnto a cor do oleo, qnto mais sujo, mais trabalho ele anda fazendo

Se ele sai mais sujo é melhor ou ele ta desgastando mais rápaido?

A última vez que troquei o motul saiu da cor natural...
Bandit 1250n 08/09 preta
Bandit 1250n 09/10 preta
Bandit 1250n 11/11 vinho
Fazer 250 08/08 vermelha
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Bandit que não faz tec-tec, pára porque tem coisa errada.
É característica da moto esse barulho...sempre vai fazer em alguma situação, independente do óleo que você usar.
Tive duas "a ar" e duas "a àgua"...todas faziam o barulho em maior ou menor grau. Todas rodam até hoje sem problema de válvula. E porque não dizer , todas as outras?
No começo encuquei muito com isso, mas depois vi que é mais coisa da nossa cabeça do que outra coisa. Se aceitar que isso é normal e característico, vai aproveitar muito mais a vida.
Se a sua for das carburadas, cuidado pra não cair na conversa de mecânico e vir com esses lances de filtro vagabundo (geralmente, se você diz que tá usando fram ou tecfil, que são ótimos filtros, os mecânicos costumam dar o veredito de que esse é o problema). Se usar o original faz tec-tec igual.
Óleo pode experimentar qualquer marca e viscosidade...até usar militec. Vai fazer mais ou menos barulho , dependendo da situação (acredite...com óleo quente e mais fino, faz menos barulho).
E resista à tentação de regular as válvulas "enforcadas"...única garantia por breve período, que o tec tec vai sumir ou diminuir. A folga da válvula TEM que existir, pra o óleo poder entrar no meio do balancin. Se apertar demais aí é que dá problema.
Esquece o barulho. Usa o óleo mais comum 20-50 que é o recomendado (pelo menos era...se mudou, pergunto porque? )
Cuidado com o motul....tem embalagens que são falsificadas. Sabe lá o que tem dentro.
Coloca um escape esportivo que tu esquece tec-tec na hora.

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

A ultima frase do Nero resume tudo. Rsrs

Tive três Suzuki e todas são barulhentas. A sacs então...

Não se preocupe. Óleo use qualquer um de marca boa e deixa arder. Sempre usei mineral. Devo partir para o semi sintético só para experimentar.
diegodcr
Roda Presa
Contato:

Mensagem por diegodcr »

NERO escreveu:Bandit que não faz tec-tec, pára porque tem coisa errada.
É característica da moto esse barulho...sempre vai fazer em alguma situação, independente do óleo que você usar.
Tive duas "a ar" e duas "a àgua"...todas faziam o barulho em maior ou menor grau. Todas rodam até hoje sem problema de válvula. E porque não dizer , todas as outras?
No começo encuquei muito com isso, mas depois vi que é mais coisa da nossa cabeça do que outra coisa. Se aceitar que isso é normal e característico, vai aproveitar muito mais a vida.
Se a sua for das carburadas, cuidado pra não cair na conversa de mecânico e vir com esses lances de filtro vagabundo (geralmente, se você diz que tá usando fram ou tecfil, que são ótimos filtros, os mecânicos costumam dar o veredito de que esse é o problema). Se usar o original faz tec-tec igual.
Óleo pode experimentar qualquer marca e viscosidade...até usar militec. Vai fazer mais ou menos barulho , dependendo da situação (acredite...com óleo quente e mais fino, faz menos barulho).
E resista à tentação de regular as válvulas "enforcadas"...única garantia por breve período, que o tec tec vai sumir ou diminuir. A folga da válvula TEM que existir, pra o óleo poder entrar no meio do balancin. Se apertar demais aí é que dá problema.
Esquece o barulho. Usa o óleo mais comum 20-50 que é o recomendado (pelo menos era...se mudou, pergunto porque? )
Cuidado com o motul....tem embalagens que são falsificadas. Sabe lá o que tem dentro.

T+

;-) me ajudou bastamte a encarar de vez a realidade!!
Mudei por minha conta o óleo de mineral que são os 20w-50 pra semi 10w-50 por puro teste e vi que realmente o engate da marcha ficou mais liso.

A minha é injetada.
Bandit 1250n 08/09 preta
Bandit 1250n 09/10 preta
Bandit 1250n 11/11 vinho
Fazer 250 08/08 vermelha
diegodcr
Roda Presa
Contato:

Mensagem por diegodcr »

O óleo 10w-30 é menos viscoso que um 10w-40?
Bandit 1250n 08/09 preta
Bandit 1250n 09/10 preta
Bandit 1250n 11/11 vinho
Fazer 250 08/08 vermelha
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

T+

Falar de Bandit, tem que ouvir o Nero rsrsrs

Seguinte, já deram as dicas, quer motor sem barulhos, compra Honda ou Kawazaki rsrsrs

Suzuki é barulhenta. A minha faz bastante barulho, mas a neura eu já havia matado quando tive a GS 500.

Filtro uso Fram desde que comprei, óleo uso o LubraxMotoGP, barulhos do mesmo nível de quando usei o Motul 3000. Não fica inventando de ficar testando óleo, salvo se tu gosta da neurose. Vai de 20w50, SL e seja feliz.

Com uns 45k regulei as válvulas, tinham 5 enforcadas, quando fui buscar a moto tive a impressão que adicionaram na bateria mais 10 bumbos, 20 tamborins e uns 50 pandeiros huahuahuahuahuahuahua
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
diegodcr
Roda Presa
Contato:

Mensagem por diegodcr »

Smoker escreveu:

T+

Falar de Bandit, tem que ouvir o Nero rsrsrs

Seguinte, já deram as dicas, quer motor sem barulhos, compra Honda ou Kawazaki rsrsrs

Suzuki é barulhenta. A minha faz bastante barulho, mas a neura eu já havia matado quando tive a GS 500.

Filtro uso Fram desde que comprei, óleo uso o LubraxMotoGP, barulhos do mesmo nível de quando usei o Motul 3000. Não fica inventando de ficar testando óleo, salvo se tu gosta da neurose. Vai de 20w50, SL e seja feliz.

Com uns 45k regulei as válvulas, tinham 5 enforcadas, quando fui buscar a moto tive a impressão que adicionaram na bateria mais 10 bumbos, 20 tamborins e uns 50 pandeiros huahuahuahuahuahuahua

O que gastou de material pra regular a válvula?
Bandit 1250n 08/09 preta
Bandit 1250n 09/10 preta
Bandit 1250n 11/11 vinho
Fazer 250 08/08 vermelha
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Nada, só mão de obra rsrsrs.

O material são as válvulas que estão na tua moto, e uma lâmina na medida especificada pela fábrica, que qualquer mecânico tem (bom, deveria ter rsrsrs)

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Como assim?

Válvula enforcada tem q trocar pastilha pra medida certa.
A não ser q vc ganhou na mega sena e na sua moto tinha uma combinação q trocando elas de lugar ficou na tolerância.

Na minha mandei conferir no 30 k km e tava em ordem. Nunca mais fucei nisso!

saudações
Editado pela última vez por Rauber em 08 Jan 2015, 10:49, em um total de 1 vez.
tcho
Roda Presa

Mensagem por tcho »

os semi sintéticos são ótimos e duram bem mais que os minerais, demoram para ficarem pretos/queimados. Uso 0 15/40 na bandit e troco de cinco em cinco mil
Pus um filtro reutilizável, feito de aço que comprei no ebay.Vale a pena o investimento.
Qto a esse barulho pode ser corrente de comando, que logo desaparecerá, pois as vezes o tensor fica meio preguiçoso. Com a minha bandit 1200 o barulho apareceu por volta dos trinta mil e desapareceu uns mil km depois.
diegodcr
Roda Presa
Contato:

Mensagem por diegodcr »

tcho escreveu:os semi sintéticos são ótimos e duram bem mais que os minerais, demoram para ficarem pretos/queimados. Uso 0 15/40 na bandit e troco de cinco em cinco mil
Pus um filtro reutilizável, feito de aço que comprei no ebay.Vale a pena o investimento.
Qto a esse barulho pode ser corrente de comando, que logo desaparecerá, pois as vezes o tensor fica meio preguiçoso. Com a minha bandit 1200 o barulho apareceu por volta dos trinta mil e desapareceu uns mil km depois.

Qual marca e modelo você usa?
Bandit 1250n 08/09 preta
Bandit 1250n 09/10 preta
Bandit 1250n 11/11 vinho
Fazer 250 08/08 vermelha
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Rauber escreveu:Como assim?

Válvula enforcada tem q trocar pastilha pra medida certa.
A não ser q vc ganhou na mega sena e na sua moto tinha uma combinação q trocando elas de lugar ficou na tolerância.

Bom, vou conferir o que de fato houve. Que houve regulagens, isso aconteceu, sem dúvida, mas não gastei grana com peças.

A moto voltou melhor e mais econômica.

Obs:. eu acho que a minha moto a regulagem é feita por parafusos (e porca, contra porca, etc...), e não por pastilhas, mas vou falar com o mecânico e tirar a dúvida, ou esperar o Mr. Bandit se pronunciar. rsrsrs

B12S

Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

diegodcr escreveu:O óleo 10w-30 é menos viscoso que um 10w-40?

Não obrigatoriamente. O segundo apenas atende a uma especificação mais ampla.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

se não me engano, nas carburadas a regulagem é por balancim (parafuso/porca). E nas injetadas, hidráulica, regulada com pastilhas.

Na finada b12 sacs, fiz regulagem com 40k km. Havia diferença de medida em todos os cilindros, mas tudo dentro dos limites. Não inventa de mexer. Se está rodando tranquilo, chá quieto.
tcho
Roda Presa

Mensagem por tcho »

diegodcr escreveu:
tcho escreveu:os semi sintéticos são ótimos e duram bem mais que os minerais, demoram para ficarem pretos/queimados. Uso 0 15/40 na bandit e troco de cinco em cinco mil

Qual marca e modelo você usa?

Não me prendo à marcas, da última vez usei da marca shell 15/40 para carro, compro nos Walmarts da vida em promoção.
Usei motul para motos uma vez e não gostei, o motor ficou áspero e mais barulhento. Atente para a viscosidade do óleo. 15/40 semissintético está ótimo para a bandida que é bruta ;-) , pode usar sem medo, muito melhor que o mineral.
O 10/30 significa que ele ficará menos viscoso no frio (10) e no calor terá uma viscosidade limite de 30, que eu acho insuficiente para o nosso clima tropical. Por outro lado, por ser um óleo de espectro limitado de viscosidade é para motores mais justos, modernos, cuja tolerâncias são mínimas.
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

Bandit's são mesmo barulhentas e ponto final. Tambem tive 1200cc SACS e 1250 injetada. Não preciso acrescentar nada. Os @migos já falaram tudo. Isso que VC ainda não percebeu o barulho de campana de embreagem que já vem "de serie" desde zero km (a ultima 1250 tirei zero). Não to dizendo que as bandit's não prestam. Mas são barulhentas como uma legitima Suzuki. Resolvi trocar de marca, no fim de 2014. Agora to de kawasaki, e me impressiona como o motor é mais silencioso.
Yamaha FZ15
Responder