Porca do pinhão perdida (sorte!)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Brizzo
Roda Presa

Porca do pinhão perdida (sorte!)

Mensagem por Brizzo »

Após a viagem que fiz no meio do ano para Argentina e Uruguai, a relação da moto acusou o desgaste. Até aí tudo bem. Comprei outra relação e, ao abrir a tampa do pinhão para desmontar e instalar o novo, eis a surpresa.

Imagem

Estava faltando a porca e a arruela de travamento. Que susto. Nem sei quantos quilômetros eu rodei sem isso. Que perigo! De qualquer forma, muita sorte do pinhão não ter soltado e causado um acidente.

Na Yamaha, a porca custa meras R$ 150 dilmas e tem que esperar dias para chegar. É uma piada mesmo esse país. Rs. Claro que não vão ver a cor da grana.

Como deveria estar:

Imagem
Editado pela última vez por Brizzo em 08 Jan 2015, 14:52, em um total de 6 vezes.
Marcus DT
Dinossauro

Re: Porca do pinhão perdida (sorte!)

Mensagem por Marcus DT »

Brizzo, saiu MUITO barato, deu sorte. Poderia ter gerado um tombo ou moído o eixo...

Mas achei estranho, nunca vi isso acontecer. Parece cagada de quem instalou a relação da última vez (pouco torque e/ou sem a arruela/porca de travamento, de preferência, a cada troca de relação também se troca essa arruela).
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

affff!!!!!! :shock: :shock: :shock:

Q cagada! Muita sorte!!!
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Webasto
Motoqueiro

Mensagem por Webasto »

150 reais uma porca? estelionatários...

Vai na GO
Gogoboy, agregando valor trollístico, cultural e filosófico ao m@d desde 2005
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

sorte de mega da virada. se dá merda numa viagem é GAME OVER!
quando fazem serviço nas minhas motos eu fico do lado olhando, pois já vi MILHARES de cagadas de mecânico que não faz coisa bem feita e dá merda depois, sou o chato, foda-se!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

ALUANI escreveu:quando fazem serviço nas minhas motos eu fico do lado olhando, pois já vi MILHARES de cagadas de mecânico que não faz coisa bem feita e dá merda depois, sou o chato, foda-se!

(2)

Já vi mecânico esquecer um parafuso da bengala solto (XT600, tem um guia do cabo que fica preso no parafuso da bengala) para instalar um cabo de velocímetro... quando questionado ainda respondeu que esqueceu porque eu o estava atrapalhando, pois estávamos conversando muito durante a execução desse difícil serviço :lol: !!
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Por isso que o mecânico das minhas motos sou eu.
Se fizer cagada a culpa é minha.
Dangamarros
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Dangamarros »

Já aconteceu comigo, caiu a porca, escapou o pinhão e vazou o óleo. Sorte que eu estava a duas quadras de casa.
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Marcus DT escreveu:Brizzo, saiu MUITO barato, deu sorte. Poderia ter gerado um tombo ou moído o eixo...

Mas achei estranho, nunca vi isso acontecer. Parece cagada de quem instalou a relação da última vez (pouco torque e/ou sem a arruela/porca de travamento, de preferência, a cada troca de relação também se troca essa arruela).

Marcus, a relação ainda era a original. Acho difícil de ele ter sido desmontado em alguma revisão.

Há relatos em diversos fóruns gringos e nacionais de quebra e consequente perda dessa porca. Sinistro.

O fato é que rodei com o pinhão solto por não sei quantos quilômetros e estou vivo para contar.

Exemplo: http://www.fazeronline.com/phpBB3/viewt ... 51&t=24370

P.S: Achei a porca por 10 dólares na Wemoto.com já com a arruela de travamento. Tudo original Yamaha. Feito.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Nossa, que bom que nada aconteceu.

Tirando a arruela, a porca vc não encontra de inox em uma casa de parafusos?
Imagem
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Narizudo escreveu:Nossa, que bom que nada aconteceu.

Tirando a arruela, a porca vc não encontra de inox em uma casa de parafusos?

Já procurei em várias casas e não encontrei. O problema é que ela é de passo 1. E a menor que a maioria dessas casas vende é de passo 1,5. Outra opção seria mandar um torneiro fazer, como o rapaz do tópico que coloquei o link fez.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Nao manda fazer nao Brizzo... o torque nessas porcas eh alto e uma porca torneada nao vai aguentar.

Ja aconteceu comigo de a porca soltar na Versys, so nao perdi ela pois parou no suporte do sensor de velocidade.

O pinhao nao sai do lugar, a forca passando pela corrente faz ele alinhar com a coroa, entao ele acaba ficando centrado no sistema e nao cai. Se o a coroa nao estiver alinhada, ai vai ter uma componente de forca puxando o pinhao pra fora ou pro centro da moto, mas a froca eh tao pequena que eh bem dificil o pinhao mover. ;-)
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Na Lander essa porca estava tão apertada que tive que levar no borracheiro aqui perto para tirar com a chave pneumática.
E só saiu vom a chave grande, que é usada para tirar as porcas da roda de caminhão, a pequena não fez nem cócegas.
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Vinicius. escreveu:Nao manda fazer nao Brizzo... o torque nessas porcas eh alto e uma porca torneada nao vai aguentar.

Ja aconteceu comigo de a porca soltar na Versys, so nao perdi ela pois parou no suporte do sensor de velocidade.

O pinhao nao sai do lugar, a forca passando pela corrente faz ele alinhar com a coroa, entao ele acaba ficando centrado no sistema e nao cai. Se o a coroa nao estiver alinhada, ai vai ter uma componente de forca puxando o pinhao pra fora ou pro centro da moto, mas a froca eh tao pequena que eh bem dificil o pinhao mover. ;-)

Vinicius. Valeu pela dica. Você tem razão quando diz que o pinhão não sai do lugar porque está centrado. Eu devo ter rodado muito sem a porca. A última verificação tinha sido antes de viajar, 13.000 km antes.

De qualquer forma, já comprei a porca original + arruela de travamento originais Yamaha em um site aí da Inglaterra. Talvez chegue no ano que vem. }:) }:) }:) }:) ;-)
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Que susto hein, o melhor seria aquele sistema de cupilha na ponta do eixo. Assim não sai de jeito nenhum!
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Kokimoto escreveu:Que susto hein, o melhor seria aquele sistema de cupilha na ponta do eixo. Assim não sai de jeito nenhum!

Com certeza, Kokimoto. Tipo isso, né?:
Imagem

Tem gente que apela, rs: :o :o

Imagem
Imagem

E esse aqui resolveu com tampa de garrafa de refrigerante para continuar a viagem. :shock:

Imagem
Imagem

Fonte: http://yzf600r-usa.com/phpBB2/viewtopic.php?f=4&t=65802

Pode-se perceber que não é algo tão incomum:

http://fazerowners.yuku.com/topic/5415/ ... KguAfldWyI

http://goo.gl/f937d8

http://www.bikechatforums.com/viewtopic.php?t=204903

http://www.bluetraxx.com/forums/yamaha- ... t-nut.html

http://www.triumph675.net/forum/showthread.php?t=41790
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Prefiro o sistema da Honda:
Imagem
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

Joaquim escreveu:Prefiro o sistema da Honda:
[img]jpg[/img]

Honda é Honda! }:)
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

caraio... essa de soldar é coisa de fdp :pqp:

mas falando bem sério ? suzuki comanda!

Imagem

anel elástico: não ocupa espaço, simples, funciona, não quebra, retira/coloca sem ferramentas monstros nem força...
não tem diâmetro tão tão específico e passe de rosca, acha em qualquer boteco... etc etc etc

saudações
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Tb concordo que anel elastico eh a melhor solucao pra quem for trocar o pinhao.

Cupilha pra algo que em alta producao eh evitado pelo fato de consumir tempo e nao ser instalado facilmente por maquina.

Mas tem varias outras coisas que sao avaliadas na hora de definir algo assim, como o que eh chamado NVH - Noise, vibration and harshness.. sem duvida uma porca eh a melhor forma pra travar o pinhao no lugar e evitar vibracoes e barulho. Repare que o pinhao da Yamaha vem ate com uma borracha/plastico incorporado ao pinhao pra diminuir ainda mais NVH. A Versys tb sai com pinhao desses por essas bandas. Isso mostra que eles se importam em refinar o produto a esse ponto, que na verdade, poucos conumidores notariam a diferenca entre um pinhoa com ou sem esse accessorio.
Responder