Como explicar pro teu filho que ele não é o HIGHLANDER?

Grupo de discussão geral sobre motos.
fernando-ric
Roda Presa

Como explicar pro teu filho que ele não é o HIGHLANDER?

Mensagem por fernando-ric »

Antigamente quem começava na vida sobre duas rodas iniciava com uma moto mais fraca, normalmente as famosas "cinquentinhas". Claro que haviam excessões, mas eu muito ouvi falar delas (não, não peguei essa época, mas comecei com uma Jog 50 Yamaha pois era o que dava pra comprar na época rsrsrs).

Vou pegar como exemplo a RD 50:
Imagem

RD 50
Potência: 6,3 HP a 9.500 rpm
Torque: 0,50 kgfm a 8.500 rpm
(1 HP = 1,0139 CV)

Hoje, os novatos começam com motos muito mais potentes, comparando com aquela época. Mesmo um novato "sem noção" assume que uma "CG não anda nada", conversando em rodas de amigos. Mas se você comparar:

CG 150
Potência: 15 cv a 8.000 rpm
Torque: 1,35 kgfm a 6.500 rpm

Tem mais que o dobro de potência das "cinquentinhas", e quase o triplo de torque. Mas vai falar que tá bom pra começar, a molecada torce o nariz.

Um conhecido meu, por exemplo, comprou como primeira moto (nunca tinha andado de moto, tem na faixa de 18 anos) uma 250. Tentei argumentar que era um pouco exagerado pra uma primeira moto, mas não fui ouvido. Mesmo aqui no fórum, se você falar "uma moto 250 cc é muito potente pra um novato?", vão falar que é nada, que até uma 500 tá de bom tamanho. Tô mentindo?

CBX 250 Twister
Potência: 24 cv a 8.000 rpm
Torque: 2,48 kgfm a 6.000 rpm

Pois bem, preciso falar o resultado? CHÃO! Sorte que não se machucou. Mas será que uma moto de 24 cv e mais de 140 Kg é um bom começo, pra se aprender a acelerar, freiar, desviar, não cair na chuva, na areia ????

Abro a discussão: se compararmos o trânsito de 30 anos atrás, hoje em dia é uma selvageria. Como nossos filhos vão sobreviver à isso, ainda mais se eles estão pulando degraus na cilindrada, já que hoje tem-se muito mais condição financeira?????

Eu fui escalando:
50cc
100cc
200cc
350cc
400cc
450cc (parei aqui porque não sou fodão)

Mas já conheço gente que financiou direto (primeira moto na vida) uma 750cc e quase morreu ! Hoje tá tudo cheio de cicatriz.... Será que não é melhor recomendar aos novatos motos abaixo de 151 CC ?
Editado pela última vez por fernando-ric em 05 Nov 2008, 07:55, em um total de 1 vez.
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
decoZ
Mito

Re: Como explicar pro teu filho que ele não é o HIGHLANDER?

Mensagem por decoZ »

Fernando, voce está coberto de razão, eu não tenho filhos, porém se os tivesse, ficaria muito preocupado.
O pior é que tem mesmo muita gente aqui mesmo no M@D que não concorda, acham que não é nada demais alguém começar com uma mil e tals...
Não adianta, cada um pensa de um jeito, mas voce está coberto de razão... ;-)
E não se pode comparar o trânsito quando comecei com o de hoje...
RudyVM
Novato

Mensagem por RudyVM »

Eu comecei com 400cc e não me arrependo.
Rodolfo V. Mesquita
CB400 82 vinho
rodolfo.mesquita@hotmail.com
samurai
Motoqueiro

Mensagem por samurai »

Concordo contigo Fernando! ;-)
Mas não vamos ater somente a cilindrada, e sim manutenção!
Quando comecei no mundo das duas rodas, minha primeira foi uma RD 75 (um pouco melhor que você :-D ), velha e judiada, mas era o que meu bolso podia.
Com o tempo fui melhorando financeiramente e adquirindo motos conforme minha condição (hoje é exceção, tô com duas motos de teimoso :cry: );
Então, dá uns tapas no guri e fala que se quiser moto maior, vai ter que conseguir bancá-la (manutenção, impostos, seguro, gasosa, etc).

XT225 - 27400 km
Stromtrooper
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Stromtrooper »

Olha, minha opinião é a seguinte: o dever do pai é orientar e proteger. Também acho que as atuais 150 já são suficientemente ariscas pra quem nunca andou de moto. Algum chão sempre acontece, quem nunca caiu provavelmente ainda não aprendeu a pilotar direito. Melhor que seja sozinho, numa moto menor, mais leve e menos veloz. Eu comecei com uma 50cc, hoje depois de ter 125, 250, 600, tenho uma mil e certamente não será a útima nem a mais potente que vou ter. Se aos 18 anos com a cabeça de pós-aborrecente tivesse tido a 600, talvez hoje estivesse morto. Para primeira compra eu sem dúvida recomendaria uma biz ou scooter.

Agora quanto a comprar moto para filho, pai tem o dever de dar uma bicicleta. Veículo motorizado o filho que compre com o dinheiro do trabalho dele. Isso já vai fazer com que a responsabilidade no uso seja bem maior.

Se o filho já é um adulto que é capaz comprar a própria moto, tem todo o direito de arriscar o pescoço na moto que ele quiser e puder pagar, neste caso só adianta orientar.
>Vee preta, preta pretinha!<
>Respeite as Harleys, um dia você compra uma e descobre porque tanta gente adora essas motos.<
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Já no meu caso, eu comecei com as "cinquentinhas" que fernando mecionou. Foi a primeira moto que tive. Estava então com 10 anos de idade (na verdade estava com 9 anos e "às portas" de fazer 10).

Aos 13, passei para uma RD75. Aos 17, para uma Turuna (achei horrível pois estava acostumado com motor 2T), com a qual comprei meu primeiro e único terreno até hoje . Fiquei com ela menos de 3 meses e troquei por uma RD 135 Z. Aos 18 passei os cobres na RDZ e peguei uma CB400. Noooosssssssa.... Aquilo era um absurdo de potência. Tomei um puta susto logo na primeira arrancada... Fiquei assustado e fui tocanod ela beeeeeeinnnnn de mansinho até me habituar com todo aquele motor 4T.

Algum tempo depois passei para uma CB450DX e depois para uma CBR450SR.

Só a partir da CB400 eu passei a me considerar apto a encarar rodovias e trânsito fora do bairro no qual eu morava.

Mas concordo que deva haver um "processo" de aprendizagem, de forma gradativa até que o cérebro consiga dominar o frágil equilíbrio requerido para andar de moto grande.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

comecei na Strada e não me arrependo nem um pouco, mas realmente é complicado daí pra cima

outro detalhe é que o trânsito hoje é bem pior que antigamente em termos de fluxo e respeito, acho esse o maior complicador, depois viria a potência das motos
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

comecei com tranqueira também pq era o que tinha disponível e não recomendo
quando meu filho pediu uma moto lá pelos seus 14/15 anos dei a ele uma dt
fizemos algumas trilhas juntos, reclamava pq não podia pegar minha moto para dar umas bandas na cidade
mas aprendeu a andar, levou uns tombos mas isso faz parte na trilha
a moto acabou não sendo a praia dele, preferiu fazer esporte perigoso, foi jogar futebol, entorces, ligamento cruzado rompido e operado, etc
então quando filho pede o melhor é ensinar e ainda hj acredito que andar na terra areião subida descida pedra é o melhor aprendizado
ltadeu.com.lama.trilha.para.aprender.andar

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Stromtrooper escreveu:...
Agora quanto a comprar moto para filho, pai tem o dever de dar uma bicicleta. Veículo motorizado o filho que compre com o dinheiro do trabalho dele. Isso já vai fazer com que a responsabilidade no uso seja bem maior.

Se o filho já é um adulto que é capaz comprar a própria moto, tem todo o direito de arriscar o pescoço na moto que ele quiser e puder pagar, neste caso só adianta orientar.

;-) ;-) ;-) ;-) ;-)

Comecei com uma 400 2T comprada com meu dinheiro, carro e moto o sujeito rala e compra/mantém para aprender a dar valor.
Kona The King
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Fernando,

Primeiramente diga ao seu filho que Highlander só tem um, EU.

Segundo, diga para ele que morre-se mais fácil do que parece.

Terceiro, tenho a mesma preocupação que voce.

Comecei andando em Velosolex alugadas e depois comprei um MaxiPuch e alguns meses depois a primeira Mobylette ainda francesa.

Em 76/77 peguei uma RD50 e fui feliz a beça.

Não andava nada, mas, me fez ser o que fui até hoje.

Mesmo uma 50cc bem tocada poderia ser perigosa, entretanto, poucos sabiam andar com aquilo, era necessária uma sensibilidade para poder aproveitar o motor.

Ao botar uma garupa, pronto, andava menos ainda.

Eram apenas 6HP aos 8000 rpm.

Hoje se inicia em motos muito ariscas para a nenhuma habilidade.

lembro que aqui no RJ quando lançaram a GSXR 750 SRAD, muitos que numca tiveram motos compraram e se achavam pilotos por ter uma.

Na Rio-Juiz de Fora morreram muitos.

Em compensação, com o transito de hoje, uma 50cc é morte quase certa.

Lembro que fui a Angra de RD50 e voltei no mesmo dia e sem problema nenhum.

Hoje me acho um louco por ter feito isto.

A gente tem uma ambição por cilindrada desmedida e imaginamos sempre ter uma moto maior, mas, já aprendi que isto é bobagem.

Já tive de 50cc a VMAX, no meio disto tive boas motos que me deixaram saudade.

Hoje uma moto de 500 a 700 cc serve para tudo que precisemos, seja trail ou não.

Mais que isto é bobagem e dinheiro jogado fora, ou a vida.

Como aprecio as 125 também, as acho racionais para o dia a dia de RJ e SP.

São econômicas e andam bem para o que precisamos no dia a dia.

Uma Fazer 250 ou Twister são boas pedidas para cidade e estrada e aguentam até uma garupinha básica.

Aquela ambição de troca de troca de troca de moto, já acabou para mim.

Tenho o que aparecer razoável e não procuro mais por cilindrada.

Só que eu já me formei, meu filho terá que ser formado, mas, como?

Como ensiná-lo direito sem que seja contaminado pelo que vemos todos os dias?

Ainda não sei, mas, vou me preparando para quando chegar a hora disto.

Um abraço,
Kleber

PS: Aliás, já pensou se tivéssemos iniciado em uma Aprilia 50?

fernando-ric escreveu:Antigamente quem começava na vida sobre duas rodas iniciava com uma moto mais fraca, normalmente as famosas "cinquentinhas". Claro que haviam excessões, mas eu muito ouvi falar delas (não, não peguei essa época, mas comecei com uma Jog 50 Yamaha pois era o que dava pra comprar na época rsrsrs).

Vou pegar como exemplo a RD 50:
Imagem

RD 50
Potência: 6,3 HP a 9.500 rpm
Torque: 0,50 kgfm a 8.500 rpm
(1 HP = 1,0139 CV)

Hoje, os novatos começam com motos muito mais potentes, comparando com aquela época. Mesmo um novato "sem noção" assume que uma "CG não anda nada", conversando em rodas de amigos. Mas se você comparar:

CG 150
Potência: 15 cv a 8.000 rpm
Torque: 1,35 kgfm a 6.500 rpm

Tem mais que o dobro de potência das "cinquentinhas", e quase o triplo de torque. Mas vai falar que tá bom pra começar, a molecada torce o nariz.

Um conhecido meu, por exemplo, comprou como primeira moto (nunca tinha andado de moto, tem na faixa de 18 anos) uma CBX 250. Tentei argumentar que era um pouco exagerado pra uma primeira moto, mas não fui ouvido. Mesmo aqui no fórum, se você falar "uma moto 250 cc é muito potente pra um novato?", vão falar que é nada, que até uma 500 tá de bom tamanho. Tô mentindo?

CBX 250 Twister
Potência: 24 cv a 8.000 rpm
Torque: 2,48 kgfm a 6.000 rpm

Pois bem, preciso falar o resultado? CHÃO! Sorte que não se machucou. Mas será que uma moto de 24 cv e mais de 140 Kg é um bom começo, pra se aprender a acelerar, freiar, desviar, não cair na chuva, na areia ????

Abro a discussão: se compararmos o trânsito de 30 anos atrás, hoje em dia é uma selvageria. Como nossos filhos vão sobreviver à isso, ainda mais se eles estão pulando degraus na cilindrada, já que hoje tem-se muito mais condição financeira?????

Eu fui escalando:
50cc
100cc
200cc
350cc
400cc
450cc (parei aqui porque não sou fodão)

Mas já conheço gente que financiou direto (primeira moto na vida) uma 750cc e quase morreu ! Hoje tá tudo cheio de cicatriz.... Será que não é melhor recomendar aos novatos motos abaixo de 151 CC ?
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Marcão_03
Roda Presa

Mensagem por Marcão_03 »

Também iniciei em moto pequena - uma xispa que meu pai comprou para a família usar em Guaíba, no interior do RS. Depois é que troquei por uma RD 50. Isso aos meus 15 anos.

Hoje decidi que não compro moto para filho, nem ele anda na minha. Até que ele aceitou bem. Se quiser comprar uma, será com o dinheiro que ganhar.

Ai, se isso acontecer, eu ajudo, com meus conhecimentos.

Em contrapartida, o deixo usar meu carro, eu entrando com o combustível. Se quiser andar de moto, terá que gostar de moto, já que para ele é mais barato andar de carro.
Abraços.
-------------------------------------------------
HighLander
Roda Presa

Mensagem por HighLander »

claudio escreveu:
Stromtrooper escreveu:...

;-) ;-) ;-) ;-) ;-)

Comecei com uma 400 2T comprada com meu dinheiro, carro e moto o sujeito rala e compra/mantém para aprender a dar valor.
Putz, vocês falaram tudo... Foi assim que aconteceu comigo. Sofri prá kct, mas moto e carro só comprados com meu dinheiro. E valeu a pena. O valor que se dá é outro. Comprei minha primeira moto (DT 180) no dia do meu aniversário de 18 anos. Não esqueço disso nunca!
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Uma 125 ou 150 sao as indicadas para comecar hoje, ja tendo 16-18 anos, porque?
GoGoBoy escreveu: outro detalhe é que o trânsito hoje é bem pior que antigamente em termos de fluxo e respeito, acho esse o maior complicador, depois viria a potência das motos
Nao e so que tem mais fluxo de transito, senao tambem que a velocidade media nas ruas e estradas aumentou...se ja tem pessoal pasando sustos com 125 na estrada, imagina numa 50tinha dessas? E morte na certa.

Tem um amigo motociclista meu que ja tem 30 anos de experiencia sobre 2 rodas e me dice algo muito certo "Na maioria dos casos, ter potencia extra e o que te salva".

Um pode morrer correndo a 5 km/h e batendo a cabeca direto na parede. Um pode morrer atropelado andando de bicicleta. Hoje em dia os tempos tem mudado e acho que uma 125 seja o minimo para andar numa cidade moderna.

Claro, depois com experiencia pode ir aumentando de cilindrada...e dependendo do bolso e tipo de pilotagem que busca, e do perfil psicologico da pessoa, o ideal nao seria pasar dos 400-500cc comecando, sendo 250 a medida "ideal" para un novato nesta epoca moderna.

Mais aqui no M@D vao sair os cabras falando "Ah mais 750 e manzinha, pode pegar tranquilo" :-?
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

eu sei q estou indo contra a mare, mas sinceramente acredito q seu amigo comprando uma 250cc, ou 1cc teria ido pro chao DO MESMO JEITO. Eu acho vacilo o camarada começar do ZERO com uma 1000cc, ja uma 250 pra baixo nao vejo problema.
Tornado 300
HighLander
Roda Presa

Mensagem por HighLander »

Bacana esse tópico.

Penso como o KleberGT. Já passei pela neura das cilindradas e acho que sosseguei.
Tenho dois filhos e me preocupo muito com o comportamento deles com relação a carro e moto.
Procuro dar o exemplo, mas na verdade morro de medo do que pode vir.
Acho que o negócio é conscientizar mesmo. E rezar. Muito.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Pelo menos aqui em Brasília (que parece uma cidade-rodovia, se anda a 100km/h em muitos locais), uma 250cc resolve perfeitamente. A Tornado arranca melhor que a maioria dos carros "médios".

Até uma 125cc arranca melhor que um carro MIL, só não tem final, e para boas retomadas tem que fazer um bom manejo de câmbio. A Hunter está com pinhão 16, e eu não sinto falta de força.

Gosto de frisar, pois acho isso vital: é mais importante saber o que se tem em mãos do que a máquina em si. Por isso acho legal começar por baixo: para aprender a tirar leite de pedra. Tenho amigos que aprenderam a dirigir em carros fantásticos... batem toda semana.

E eu aprendi a dirigir em Fusca, aos 17 anos, sem carteira. Pois é.

Uma vez, estava andando tranquilamente, passando de uma via de trânsito rápido para a outra quando de repente, ao entrar em uma via, um cavalo que estava na beira da pista com seu dono se solta e vai para o meio da rua. (o cavalo JAMAIS deveria estar em um local como aquele, mas beleza)

Fusquinha. Freio a lona. Havia acabado de chover.

Bem antes disso, eu já conhecia o FUSCA e seus freios. Por isso mesmo, sabia que eles travavam, e o que fazer para evitar isso. Pois foi o que fiz na hora.

Parei o carro, o maldito cavalo saiu da frente, fui embora tranquilo e ainda tirei onda, afinal estava acompanhado: minha namorada a época ao meu lado, me cobrindo de beijos. Olha só que maravilha. :lol:

Primeiro se aprende a andar, e depois a correr. :)

[]s!
orgulho de ser CGzeiro!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Beijinhos? Po... tinha que jogar um basquetinho até em casa pra compensar o susto! Hauahauhauaa
Responder