Novidade: Capacete Aberto é Fria!!
Re: Novidade: Capacete Aberto é Fria!!
Nunca tive capacete aberto. Piloto desde 1983, tempos que não era obrigatório o uso de capacete na cidade e eu andava sem.
Graças a Deus nunca aconteceu nada. Concordo com o uso obrigatório.
Graças a Deus nunca aconteceu nada. Concordo com o uso obrigatório.
- Optimus Leo
- Mito
Moto é uma atividade de perigo que procuramos reduzir os riscos, mas eu defendo que se o individuo tiver um seguro pessoal, se exonera de precisar usar capacete e foda-se.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Quando eu cai na BR, a 10 anos atrás, estava usando um capacete Peels M5, fechado, que ralou inteiro, como esse da foto abaixo:

A partir de então, praticamente abandonei os capacetes abertos... e os fechados também... passei a usar os capacetes articulados. Tive primeiro um Taurus Zarref, depois um Zeus e agora eu uso um Norisk na cidade e um Shark em viagens. São mais pesados, geram mais turbulência e barulho mas atendem bem as minhas necessidades. Felizmente nunca cai usando um deles para saber se, na prática, são tão seguros quanto um capacete fechado ou tão inseguros quanto um aberto.

A partir de então, praticamente abandonei os capacetes abertos... e os fechados também... passei a usar os capacetes articulados. Tive primeiro um Taurus Zarref, depois um Zeus e agora eu uso um Norisk na cidade e um Shark em viagens. São mais pesados, geram mais turbulência e barulho mas atendem bem as minhas necessidades. Felizmente nunca cai usando um deles para saber se, na prática, são tão seguros quanto um capacete fechado ou tão inseguros quanto um aberto.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
No Br é um dos poucos lugares que se cria a cultura de que colocando um macacão de titanio o cara ta seguro...., vide capacetes
e tudo mais, de nada adianta, se o peão estiver andando a 300 km por hora, vai do modo de cada um pilotar, e do risco que ele
quer correr, ainda sou a favor da lei de alguns Estados do EUA, o cara tem que ter um bom seguro, e ele cuida da vida dele, ele sabe
como pilotar sem capacete, enfim... um jaspion a 300 com macacao e capacete de titanio corre bem mais risco que voce a 40 sem capacete...
e tudo mais, de nada adianta, se o peão estiver andando a 300 km por hora, vai do modo de cada um pilotar, e do risco que ele
quer correr, ainda sou a favor da lei de alguns Estados do EUA, o cara tem que ter um bom seguro, e ele cuida da vida dele, ele sabe
como pilotar sem capacete, enfim... um jaspion a 300 com macacao e capacete de titanio corre bem mais risco que voce a 40 sem capacete...
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
-
Luiz Almeida
- Mito
Du escreveu:Lógico que eu prefiro é andar sem capacete, tenho saudades dos anos 90.
A lei que obriga o uso de capacete nas cidades é do começo dos anos 80. Athiê Jorge Cury, foi o desgraçado de deputado que a propôs. O cabra era de Santos.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fabio Ninja escreveu:... um jaspion a 300 com macacao e capacete de titanio corre bem mais risco que voce a 40 sem capacete...
É relativo... acidentes com moto sempre são perigosos.
Já vi um cara morrer por bater a cabeça no meio fio. Estava de moto, bem devagar, sem capacete, tomou uma fechada e caput...
Teve também um madiano aqui de Curitiba, o Necron, que morreu, mesmo estando de capacete fechado e devagar. Tomou uma fechada e bateu com o peito num poste.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Luiz Almeida escreveu:Du escreveu:Lógico que eu prefiro é andar sem capacete, tenho saudades dos anos 90.
A lei que obriga o uso de capacete nas cidades é do começo dos anos 80. Athiê Jorge Cury, foi o desgraçado de deputado que a propôs. O cabra era de Santos.
além de colaborar pra criminalidade, maioria de crime é de moto e com capacete... nunca mais acha o peão....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
-
Luiz Almeida
- Mito
Sou contra o Estado impor minhas escolhas pessoais.
E se é por despesas no sistema de saúde, que se proibam então a picanha, o sal, o açúcar....
E se é por despesas no sistema de saúde, que se proibam então a picanha, o sal, o açúcar....
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Russo escreveu:Já vi um cara morrer por bater a cabeça no meio fio. Estava de moto, bem devagar, sem capacete, tomou uma fechada e caput...
Perdi um amigo por caso assim. Tava praticamente parado, um carro saiu da lateral dentro da quadra, sem dar preferencial, só encostou nele... tombou pro lado com a cabeça no meio-fio.
Dois dias em coma e se foi.
No meu acidente na srad atravessei o painel da moto com a cara.
Mesmo com casco fechado machucou a boca. Se fosse aberto seria adeus maxilar.
Por outro lado, nos encontros de moto em cidadezinhas ou nos EUA é um prazer enorme andar sem capacete, mas devagar e com atenção de zebra em savana.
No caso brasilis, planeta motoboy, é de se imaginar o impacto da liberação do uso para o SUS...
E uma eventual obrigatoriedade somente para profissionais não funcionaria por diversos motivos... isonomia, incapacidade de fiscalização, freelas etc.
E liberação atenuada por campanha de conscientização, no Brasil, é boa na teoria.
mas esse aberto que comentei é o hoje liberado, com viseira mesmo...não é aquele sem nada.
Luiz Almeida escreveu:Sou contra o Estado impor minhas escolhas pessoais.
Mas aí, além de não gastarem tanto com o sistema, o cara realmente se ferra sozinho consumindo açúcar.
Já a falta de capacete pode ferrar com terceiros. Por exemplo, vc dá um totó numa moto num semáforo, o cara cai, bate a cabeça, fica abobado pro resto da vida, aí vc se complica pagando indenizações e tratamentos para o infeliz por ele estar sem o maldito capacete.
Sem capacete só com seguro, e mesmo assim no Brasil não adiantaria, pois não haveria capacidade de fiscalização.
[ ]'s

-
Luiz Almeida
- Mito
Patrick escreveu:No caso brasilis, planeta motoboy, é de se imaginar o impacto da liberação do uso para o SUS...
Vai que o custo será menor se morrerem logo. Alto custo são as complexas cirurgias e o longo tempo de internação.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
-
Roda Presa
- Novato
Já caí de bicicleta tão rápido que não deu tempo de pensar, mas por reflexo as mãos ficaram entre meu rosto e o asfalto.
Quando tudo parou e fui entender o que aconteceu, meu rosto estava apoiado nas costas da mão, que ferrou bastante no asfalto. Vendo o asfalto tão de perto e a sorte incrível que tive da mão estar ali, eu aprendi a lição e jamais cogitei um capacete aberto pra usar de moto.
E os tombos de moto podem ser muito mais rápidos e violentos, dando nem chance pras mãos protegerem o rosto.
= = = = = = = = = =
Quatro anos depois, eu na garupa de moto, capacete fechado... o amigo pilotando de capacete aberto atropelou/bateu em um senhor que entrou na frente da moto atravessando fora do sinal.
Eu fui 'catapultado' por cima de todos, caí rolando, quebrei duas costelas, mas nem ao menos senti a batida de cabeça no chão.
O piloto: foi de cara no chão, ficou desacordado com a moto por cima dele e uma poça imensa de sangue no asfalto.
Um transeunte local era médico e foi verificar o cara no chão com aparência de morto sobre a poça de sangue.
Eu perguntei: "ele tá morto?"
O médico: "AINDA NÃO".
No momento do acidente, estávamos próximos dos 50km/h, talvez um pouco menos.
Alguns minutos depois começou a convulsão. E quando os bombeiros chegaram e tentaram colocar ele numa maca / prancha, o cara parecia um bicho emitindo grunhidos e gritos, não reconhecendo ninguém nem conseguindo falar, apenas gritava e fazia muita força para não amarrarem ele prancha. Cena bizarra.
No hospital, suspeita de traumatismo craniano (que não se confirmou no segundo exame, feito no 3º dia), mas levou algumas horas para recuperar a consciência totalmente.
Alguns meses depois o cara voltou a usar capacete aberto.
Quando tudo parou e fui entender o que aconteceu, meu rosto estava apoiado nas costas da mão, que ferrou bastante no asfalto. Vendo o asfalto tão de perto e a sorte incrível que tive da mão estar ali, eu aprendi a lição e jamais cogitei um capacete aberto pra usar de moto.
E os tombos de moto podem ser muito mais rápidos e violentos, dando nem chance pras mãos protegerem o rosto.
= = = = = = = = = =
Quatro anos depois, eu na garupa de moto, capacete fechado... o amigo pilotando de capacete aberto atropelou/bateu em um senhor que entrou na frente da moto atravessando fora do sinal.
Eu fui 'catapultado' por cima de todos, caí rolando, quebrei duas costelas, mas nem ao menos senti a batida de cabeça no chão.
O piloto: foi de cara no chão, ficou desacordado com a moto por cima dele e uma poça imensa de sangue no asfalto.
Um transeunte local era médico e foi verificar o cara no chão com aparência de morto sobre a poça de sangue.
Eu perguntei: "ele tá morto?"
O médico: "AINDA NÃO".
No momento do acidente, estávamos próximos dos 50km/h, talvez um pouco menos.
Alguns minutos depois começou a convulsão. E quando os bombeiros chegaram e tentaram colocar ele numa maca / prancha, o cara parecia um bicho emitindo grunhidos e gritos, não reconhecendo ninguém nem conseguindo falar, apenas gritava e fazia muita força para não amarrarem ele prancha. Cena bizarra.
No hospital, suspeita de traumatismo craniano (que não se confirmou no segundo exame, feito no 3º dia), mas levou algumas horas para recuperar a consciência totalmente.
Alguns meses depois o cara voltou a usar capacete aberto.
Luiz Almeida escreveu:Patrick escreveu:No caso brasilis, planeta motoboy, é de se imaginar o impacto da liberação do uso para o SUS...
Vai que o custo será menor se morrerem logo. Alto custo são as complexas cirurgias e o longo tempo de internação.
O problema é que a segunda opção ocorre na maioria das vezes.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Roda Presa escreveu:Alguns meses depois o cara voltou a usar capacete aberto.
Aplica-se ao caso aquela tradicional graduação do intelecto:
- os normais aprendem com os próprios erros;
- os inteligentes aprendem com os erros dos outros;
- os burros não aprendem nunca.
-
Roda Presa
- Novato
mamm777 escreveu:Roda Presa escreveu:Alguns meses depois o cara voltou a usar capacete aberto.
Aplica-se ao caso aquela tradicional graduação do intelecto:
- os normais aprendem com os próprios erros;
- os inteligentes aprendem com os erros dos outros;
- os burros não aprendem nunca.
Foi exatamente isso que lembrei e falei na cara dele. Chamei o cara de burro por ser incapaz de aprender a lição... agora não falo nada, tô nem aí.
Se as motos são boas e não quebram, qual a diferença de estar montado em um produto 91 ou 96?
Elas são, tecnologicamente falando, muito parecidas. Quem as troca o faz por vaidade.
- - -
João Toledo, 1997
Elas são, tecnologicamente falando, muito parecidas. Quem as troca o faz por vaidade.
- - -
João Toledo, 1997
-
Luiz Almeida
- Mito
Smoker escreveu:Luiz Almeida escreveu:Patrick escreveu:No caso brasilis, planeta motoboy, é de se imaginar o impacto da liberação do uso para o SUS...
O problema é que a segunda opção ocorre na maioria das vezes.
Talvez não, se estiverem SEM capacete...
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
- Saurus
- Mito
Luiz Almeida escreveu:Sou contra o Estado impor minhas escolhas pessoais.
E também o tabaco, bebidas alcoólicas...
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Saurus
- Mito
Fabio Ninja escreveu:...se cria a cultura de que colocando um macacão de titanio o cara ta seguro...., vide capacetes
quer correr,... um jaspion a 300 com macacao e capacete de titanio corre bem mais risco que voce a 40 sem capacete...
O grande problema dos acidentes de motocicleta são as colisões. O corpo humano normal não suporta colisões @ mais de 40 Km/h. Testes de colisões de equipamentos de segurança são feitos usando "dummies" e geralmente nessa velocidade.
Estar equipado com macacão de fibra de carbono e kevlar com esqueleto de adamantium resolvem se o sujeito cair e deslizar apenas, mesmo que com leves colisões que não provoquem a desaceleração repentina. Se houver uma colisão com desaceleração repentina, o corpo humano é simplesmente triturado, moído, transformado em pasta, creme...
Há um vídeo no iútúbi que mostra uma experiência de colisão @ 190 Km/h. Foi com um carro (um Ford Focus) com "dummies" dentro contra um obstáculo de concreto. É de impressionante o resultado. Não sobrou naaaaaadaaaaa....
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Russo escreveu:Quando eu cai na BR, a 10 anos atrás, estava usando um capacete Peels M5, fechado, que ralou inteiro, como esse da foto abaixo:
Meus capas estão uma droga, quando for trocar, pretendo sondar um articulado.
Algo depõe contra eles, teria algum estudo?