DL1000 abs - primeiras impressões

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

DL1000 abs - primeiras impressões

Mensagem por Jota »

Não achei tópico da DL1000 nova, então criei este.
Se já tiver, por favor senhor moderador, remover meu post pra lá. ;-)

São apenas primeiras impressões.
Apesar de ter ficado uma semana com a DL1000, andei menos de 200km com ela, quase exclusivamente em estradas.
Parte em BR, parte em estradinhas sinuosas com curvas de baixa.
Cidade só até alcançar a estrada.
Desse modo, impressões apenas iniciais, sujeitas a verificação posterior.

Montando na motoca.

Posição de pilotagem típica de big-trail, mais "dentro" da moto que "acima" da moto.
Pra quem conhece tiger 800 e f800gs, está mais pra primeira.
Tudo ao alcance, imediato, fácil de se acostumar.

À esquerda, no manicoto, além dos tradicionais comandos, vc tb comanda o completo computador de bordo e seleciona os modos do controle de tração. Bem intuitivo, botão de cima vc alterna entre os comandos superiores do CB, botão de baixo vc alterna entre os comandos inferiores do CB, botão central vc alterna entre os modos do TC, mesmo com a moto em movimento. Guidon com altura excelente, não achei necessário riser. Joelhos ficam bem relaxados, o banco é bem generoso mas estreito na área próxima ao tanque, que aparenta até mais que os 20l que possui.
Os espelhos retrovisores têm uma área grande e são plenamente funcionais, o que não é tão comum, muita moto gosta de mostrar os ombros dos pilotos. O painel fica bem alto, bem dentro do campo de visão, vc não precisa desviar os olhos pra ler. O guidon não é muito largo, medida boa e a frente é bem leve, bem mais que a tiger.

Ligando

Trisca e a moto pega, mesmo fria. Apertar a embreagem é tranquilo, parece uma moto de 500cc, muito diferente essa embreagem da pesada embreagem da antiga dl1000. Câmbio macio. Manetes de freio e embreagem distantes da manopla. Pra minha mão regulei pra menor distância em ambos. Ponto positivo, regulagens da distância dos manetes. Acelero lentamente e já faço a curva pra subir o morrão da minha casa. Primeira acelerada mais vigorosa, em primeira, e a luz do TC, praticmente ininterrupta, mostra que está em ação pra segurar o motor, que é bruto, e impedir que a roda perca tração. Gostei demais disso, segurança sempre é bem vinda.

Na cidade

Em poucos quarteirões já acostumei com o ponto da embreagem, bem alto (não gosto disso, mas como a moto não é minha não mexi). Como o banco é bem estreito, é possível colocar a parte da frente dos pés no chão, o que dá uma tranquilidade maior. Andando, a moto é bem leve, não se tem a impressão dos 228kg em ordem de marcha de jeito nenhum. O esterço é muito bom, muito melhor que a tiger, então as mudanças de corredor são simples. A minha impressão é que o entre-eixos tb é mais curto, a confirmar. A moto anda bem em baixa rotação, mas tem limite, 2krpm. Não é uma tiger nem uma super750, mas a partir de 2k vai tranquila, sem solavancos. Completamente diferente da antiga, que não aceitava baixas rotações. Entre 2 e 3k, se vc acelera, ela vibra, mas anda em qualquer rotação constante a partir de 2k isenta de vibrações. Dá pra andar de sexta marcha tranquilamente a 70km/h. Abaixo disso ela até anda, mas se vc acelerar repentinamente ela vai vibrar. Totalmente diferente da antiga, que não gostava de sexta marcha antes dos 100km/h.

Na estrada

Chegando à estrada, aquela alegria. Chassi, freios, suspensões, proteção aerodinâmica e tudo o mais colaboram. A moto é muito bem acertada, muito equilibrada. Suspensões que dão muito conforto sem perder firmeza. O conjunto é superior ao da tiger em curvas. A dl1000 fecha mais, sem esforço algum, enquanto a tiger abre mais. Pra fazer uma curva a 140, por exemplo, na tiger eu uso o corpo, na dl basta escolher a inclinação e ela mantém por si a inclinação. É um pouco difícil de explicar, o fato é que dá muito mais segurança. O motor sobra, tem muita força já aos 3k, e o escalonamento é muito bom, sem aquele buraco entre quinta e sexta da antiga, e sem uma primeira longa como na tiger.
Freio dianteiro espetacular, ótimo tato, ótima progressividade, o abs só entra no último momento, não é estúpido como o da tdm900, mas tão forte quanto (talvez pelas pinças radiais). Nada a ver com aquele freio borrachudo e subdimensionado da antiga. Já o freio traseiro é um ponto fraco, não pela falta de força, mas limitado pela entrada conservadora do abs. A proteção aerodinâmica é muito boa, mas senti um pouco de turbulência na altura média. Resolvi aumentando a inclinação da bolha.

Depois continuo...

Algumas fotos de cebolar:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Kuati
Mito

Re: DL1000 abs - primeiras impressões

Mensagem por Kuati »

Parece que pegaram a 1000 velha, leram as críticas, e consertaram tudo! Ponto pra Suzuki!

Só o visual que regrediu, eita farol e bico horrendos que ferram com o resto do conjunto, que é lindo.

[ ]'s
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

Kuatanga, ficaram 2 defeitos além da frente com gosto pra lá de duvidoso.
Daqui a pouco faço um post com cada item...
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

a moto é bonita
mas espero que venha a cumprir e bem o que se propõe
assim vemos um briga por qual põe mais eletronica embarcada
nisso ponto para ktm com ct e abs até inteligentes ????

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Jota

Mensagem por Jota »

ltadeu escreveu:assim vemos um briga por qual põe mais eletronica embarcada
nisso ponto para ktm com ct e abs até inteligentes ????

tio tadeu, se tiver que escolher um dos dois, eu prefiro robustez (confiabilidade) a eletrônica embarcada.

troço chato ducarai é motoca que te deixa na mão em viagens, e essas motos são feitas pras viagens.

obviamente, se puder ter os 2, aí é o paraíso. :D
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Legal, qual é a pedida numa moto dessas? Pena que em SP não da!
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Boa análise!

Já é tradição.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Já deveria vir com protetor ali embaixo... :-?
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

dbsmsx escreveu:Já deveria vir com protetor ali embaixo... :-?

Quando estava olhando as fotos pensei nisso.

Mas vende como acessório né
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

bom relato Xota, até o português tá bom!!! }:)

a cara não é de Suzuki, parece algo europeu!!

e o banco parece o da Lander X ali na frente!!!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Jota escreveu:tio tadeu, se tiver que escolher um dos dois, eu prefiro robustez (confiabilidade) a eletrônica embarcada.

troço chato ducarai é motoca que te deixa na mão em viagens, e essas motos são feitas pras viagens.

obviamente, se puder ter os 2, aí é o paraíso. :D

Sem dúvida.

Dá pra dizer que comprar moto pra viagem longa é olhar:
1 - confiabilidade
2 - conforto
3 - manutenção?

Demo escreveu:a cara não é de Suzuki, parece algo europeu!!

Achei que parece a Versys.
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

¨
Violando a ética forista:
Patrick escreveu:Dá pra dizer que comprar moto pra viagem longa é olhar:
1 - confiabilidade

Precisei quotar porque lembrei do caso do kbça. :emo176:
Jota

Mensagem por Jota »

bom, vou falar por partes:

banco

dimensões generosas, estreito na parte próxima ao tanque, o que ajuda os nanicos como eu, e largo o suficiente pra longas viagens, tanto pra piloto quanto pra garupa. densidade da espuma RUIM. muito duro. desnecessário, é bem alto, poderia vir com gel ou uma espuma bem mais macia. talvez alguém pesado discorde. pra mim não gostei da densidade da espuma. o grip é muito bom.

iluminação

apesar de ter apenas um farol alto e um baixo, é excelente. achei melhor que a tiger, que tem 2 faróis. não sei se é pelo fato de ter um bloco específico pra cada farol, o fato é que me impressionou a capacidade de iluminação. parece mais carro que moto.

painel

show. computador de bordo completíssimo e dividido em dois setores independentes. muito visível, iluminação correta, não cansa, conta-giros analógico central. a tomada de 12v é de verdade, no padrão, igual a de carro, dispensando o adaptador que tive de colocar na tiger.

comandos

câmbio e embreagem muito macios. a embreagem é uma evolução forte. antiblocante, dá pra reduzir forte sem a roda travar.

freios

freio dianteiro excelente. pinças radiais. abs só entra na hora certa. forte e progressivo. grande evolução, freio da antiga era subdimensionado e borrachudo. freio traseiro com abs muito ruim, conservador. entra antes da hora.

suspensões

excelente compromisso entre maciez e estabilidade. além disso, totalmente regulável. maravilha, um dos pontos altos da motoca. pré-carga traseira com ajuste fácil feito na mão.

bolha

maravilha novamente. mas não é perfeita, rs. regulável em altura (3 posições) através de parafusos. sistema perfeito de regulagem da inclinação. vc faz com a mão, sem precisar de borboleta nem nada, apenas empurra a bolha toda pra frente e ela desencaixa. aí vc vai escolhendo a inclinação por um sistema de engrenagens. só testei na posição média de altura. com a mínima inclinação, protege bem o vento mas gera barulho e turbulência. coloquei na inclinação máxima e sumiu a turbulência, diminuindo bastante também o barulho.

motor

muito forte a partir dos 3krpm, e vai só aumentando a força a partir disso, mas de forma progressiva. aceita 2krpm sem solavancos, mas entre 2krpm e 3krpm, quando se acelera forte, ele vibra até atingir os 3krpm. a partir disso, livre de vibrações. em estrada, a 130km/h, está tranquilíssimo e pronto pra qualquer situação. fez média de 19km/l, mas não acho que tenha valor esse resultado, estava testando a moto e usei muito mais em estrada.

acabamento

alguns detalhes destoam do acabamento. a pedaleira do garupa é algo bem tosco. não gostei também do suporte de baú, muito rococó pro meu gosto. para-lama dianteiro tb é bem tosco na parte posterior, praticamente xing-ling. o sub-frame é bem legal, muito mais bacana que na tiger, onde é um conjunto só. no geral, o acabamento é bom mas muito mais simples que de uma gs1200, por exemplo.

música

não gostei. estou mal acostumado com aquele barulho de turbina dos 3 cilindros, acho esse barulho de 2 cilindros totalmente sem sal.

estabilidade

impecável. chassis + suspas formam um conjunto perfeito, seja em reta, lombadas, curvas de baixa ou alta (alta que digo na verdade é média, 140km/h)

peso

não se sente o peso. mesmo parada a frente é bem leve (mais que a tiger). o dono, que antes tinha uma dl650abs, diz que a sente mais leve que a 650.

tc

coisalindadouniverso. no modo 2, vc pode fazer uma curva de esquina e enfiar a mão em segunda marcha que ele vai segurar a transferência de potência pra roda e vc vai fazer a curva tranquilamente.

trânsito urbano

não sofre muito. não é muito larga, a embreagem é macia, o guidon esterça bem, passa por cima dos retrovisores com folga, não tem entre-eixos de custom como a f800gs e anda razoavelmente bem a apenas 2krpm.

garupa

alegria pra moça que fica atrás. espaço não falta, banco bem largo e com bom grip, posição boa (mais elevada, pra não ter como paisagem um capacete), pedaleira baixa que poupa os joelhos e alças generosas pra apoio na lateral, se assim ela quiser. apenas a pedaleira poderia ter uma dimensão maior.

estilo

achei que a frente acabou com o estilo quando vc olha a moto lateralmente. se vc olha pra ela de frente ficou bonita, mas lateralmente ficou muito feia. isso é pessoal, pra mim, hj, entre essas grandes, a gs1200 humilha a concorrência.

------------

bom, são essas minhas primeiras impressões. lembrando que só o uso prolongado, incluindo viagens médias e longas, pode nos dizer se essas impressões se confirmam. primeira nota: 8

o melhor: estabilidade e motor
o pior: densidade da espuma do banco e abs traseiro
Jota

Mensagem por Jota »

Ulisses Barros escreveu:Legal, qual é a pedida numa moto dessas? Pena que em SP não da!

meu amigo pagou 49k.
ganhou emplacamento. :lol:
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Legal o relato do Tuiuiuuuu
Imagem
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Bacana Jota!!
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

J, faltou o principal critério de avaliação usado pela comunidade motociclística bananense, aquele critério que vale mais do que todos os outros juntos, aquele que é questionado em postos de gasolina país afora:

"TIO, QUANTO DÁ???"

:lol:

Falando sério, valeu pelo review.
Editado pela última vez por mamm777 em 23 Out 2014, 19:25, em um total de 1 vez.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

;-)
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Valeu pelo relato, gostei ainda mais da moto.

O bico e o farol são feios, mas com o tempo começo a achar bonito.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Endosso tua opinião, baita moto! Só dei uma pequena volta mas como já andei com as outras "big trail" tenho um bom referencial. Achei essa Strom nova uma excelente medida em preço e tamanho para o Brasil. Certamente esta no topo das desejáveis!
Responder