Diário da Alemoa - um tapa no visual aos 60 kkm
Re: Diario da alemoa - BMW F800R - stats pag.18
No meu perfil de uso a XF custa R$ 0,25 / km....
Editado pela última vez por Márcio em 08 Ago 2014, 20:23, em um total de 1 vez.
Márcio
- EduLeitão
- Dinossauro
Caramba Márcio... posta ai detalhes desta conta só para ter uma noção....
meu carro está no 0,475 R$/km!
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
EduLeitão escreveu:Caramba Márcio... posta ai detalhes desta conta só para ter uma noção....
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 5&start=20
Pra não desvirtuar o tópico
Márcio
Quanto mais tempo com a moto e mais kms rodados, melhor a razão de reais por km, já que várias despesas são feitas uma vez apenas.
Quem fique uns 3 ou 4 anos e rode uns 30 mil nesse período, deve obter uma razão bem agradável.
Já quem troca de moto toda hora, ou enche a moto de acessório e vende, sofre.
Deu pra ver que pra um monte de colegas até fazer registro de gastos tira o prazer. Cada um do seu jeito e vida que segue!
Quem fique uns 3 ou 4 anos e rode uns 30 mil nesse período, deve obter uma razão bem agradável.
Já quem troca de moto toda hora, ou enche a moto de acessório e vende, sofre.
Deu pra ver que pra um monte de colegas até fazer registro de gastos tira o prazer. Cada um do seu jeito e vida que segue!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Nunca fui de planilhar as coisas... sempre esquecia.
Peguei um app chamado Road Trip (tem outros inclusive nacionais que fazem o mesmo) e nele fica fácil, ta sempre a mão.
Peguei um app chamado Road Trip (tem outros inclusive nacionais que fazem o mesmo) e nele fica fácil, ta sempre a mão.
Vou levar pelo menos mais uma semana antes de trocar os rolamentos da mesa. Fui comprar os rolamentos hoje e o código que tinha pesquisado estava incorreto, me enganei por uma foto do Ebay. Mas agora já verifiquei certinho qual é o código (tá no tópico de peças compatíveis) e sábado que vem passo lá na loja e compro.
Esse problema da moto não está afetando nada a usabilidade dela, inclusive ando nela todos os dias. O problema é apenas uma vibração na frente ao frear, que se sente mais em freadas fortes. No dia a dia nem se percebe nada.
Vou aproveitar a onda e trocar todos os rolamentos da moto. Mesa, roda dianteira e traseira. Tô achando aqueles 0,85 muito pouco, então s'imbora colocar mais uns trocados nessa conta!
Esse problema da moto não está afetando nada a usabilidade dela, inclusive ando nela todos os dias. O problema é apenas uma vibração na frente ao frear, que se sente mais em freadas fortes. No dia a dia nem se percebe nada.
Vou aproveitar a onda e trocar todos os rolamentos da moto. Mesa, roda dianteira e traseira. Tô achando aqueles 0,85 muito pouco, então s'imbora colocar mais uns trocados nessa conta!
Praticamente uma Zongshen!
rods escreveu:Vou levar pelo menos mais uma semana antes de trocar os rolamentos da mesa. Fui comprar os rolamentos hoje e o código que tinha pesquisado estava incorreto, me enganei por uma foto do Ebay. Mas agora já verifiquei certinho qual é o código (tá no tópico de peças compatíveis) e sábado que vem passo lá na loja e compro.
Rapaisss...só de trocar as pastilhas das motos eu já fico loco da vida... Tenho que tirar o chapéu pra tua persistência
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
Bagé escreveu:rods escreveu:Vou levar pelo menos mais uma semana antes de trocar os rolamentos da mesa. Fui comprar os rolamentos hoje e o código que tinha pesquisado estava incorreto, me enganei por uma foto do Ebay. Mas agora já verifiquei certinho qual é o código (tá no tópico de peças compatíveis) e sábado que vem passo lá na loja e compro.
Vou aproveitar a onda e trocar todos os rolamentos da moto. Mesa, roda dianteira e traseira. Tô achando aqueles 0,85 muito pouco, então s'imbora colocar mais uns trocados nessa conta!![]()
Rapaisss...só de trocar as pastilhas das motos eu já fico loco da vida... Tenho que tirar o chapéu pra tua persistência![]()
.
Não viaja, Bagé... ele já cansou de dizer que pra ele consertar a moto "é um passatempo"
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Não tem uns parceiros aqui que constroem ou reformam por completo a motocas? Pois, é a mesma doença, só que num nível mais grave. Eu gosto demais de mexer nas coisas, desmontar pra ver como é, consertar quando estraga. Faço isso desde pequeno, com bicicleta, prancha de surf, moto, instalação elétrica da casa, etc.
Para mim, passar uma tarde na oficina com amigos, batendo papo e mexendo nas motos é tão legal quanto um passeio de moto. A cada vez aprendo alguma coisa mais, descubro coisas novas.
Eu ando com vontade de fazer até um curso técnico de mecânica de motos...
Cada louco com suas manias. Meu sonho é morar num sítio e ter nele uma oficina de customização de motos, pra construir eu mesmo minhas café-racers.
Para mim, passar uma tarde na oficina com amigos, batendo papo e mexendo nas motos é tão legal quanto um passeio de moto. A cada vez aprendo alguma coisa mais, descubro coisas novas.
Eu ando com vontade de fazer até um curso técnico de mecânica de motos...
Cada louco com suas manias. Meu sonho é morar num sítio e ter nele uma oficina de customização de motos, pra construir eu mesmo minhas café-racers.
Dia de intensa diversão mexendo na moto!
Tarefa 1: verificamos os rolamentos dianteiros. Retiramos a roda, os retentores e daí foi só rodar com os dedos para sentir se haviam calos ou travadinhas no movimento. Boa notícia, os rolamentos estavam perfeitos. Guardei os que comprei para o futuro.

Tarefa 2: trocar rolamentos da mesa. Pra começar precisamos desmontar quase a frente toda. Soltamos o conjunto do farol, o amortecedor de direção, a presilha das mangueiras de freio que prende na mesa inferior e o paralamas.
Depois, soltamos os parafusos que prendem a bengalas e retiramos as duas. Com cuidado soltamos as duas mesas.

Retiramos as sedes dos rolamentos. Como são cônicos de rolete, as duas partes do rolamento se soltam facil. Mas a sede fica presa no quadro. Com cuidadosas batidinhas saíram.
Aí já deu pra ver que a sede do rolamento inferior estava muito marcada, cheia de calos. O rolamento superior estava bom. Mas foram os dois para o lixo. Vejam a diferença nas sedes.

Proxima etapa foi retirar o rolamento do eixo de direção. Deu muito trabalho. Só cortando ele com uma microretifica pra sair.

Depois disso, colocamos as duas sedes novas no lugar. Uma dica é aproveitar uma das sedes velhas como suporte para dar pequenas batidas para a nova sede encaixar no lugar.
Aí colocamos o rolamento no eixo. Deu trabalho e requeriu cuidado. Utilizamos o rolamento cortado pra ajudar.
Feito isso, colocamos doses generosas de graxa nos rolamentos e montamos tudo de volta. Apertei a caixa e fizemos um teste-ride. Estava dura, muito apertada.
Aí retiramos o amortecedor de direção para regular o aperto da caixa com melhor sensibilidade. Isso também foi bom para perceber com clareza a diferença que ele faz.
Tarefa 3: troca de óleo. Essa é super simples, nem requer explicação alguma.
Ao final disso tudo, ainda dei uma lavada de leve na motoca.
Na volta de lá pra casa, aquele problema de vibração no freio pareceu muito melhor. Ainda vou testar em estrada mas já acho que melhorou bem.
Tarefa 1: verificamos os rolamentos dianteiros. Retiramos a roda, os retentores e daí foi só rodar com os dedos para sentir se haviam calos ou travadinhas no movimento. Boa notícia, os rolamentos estavam perfeitos. Guardei os que comprei para o futuro.

Tarefa 2: trocar rolamentos da mesa. Pra começar precisamos desmontar quase a frente toda. Soltamos o conjunto do farol, o amortecedor de direção, a presilha das mangueiras de freio que prende na mesa inferior e o paralamas.
Depois, soltamos os parafusos que prendem a bengalas e retiramos as duas. Com cuidado soltamos as duas mesas.

Retiramos as sedes dos rolamentos. Como são cônicos de rolete, as duas partes do rolamento se soltam facil. Mas a sede fica presa no quadro. Com cuidadosas batidinhas saíram.
Aí já deu pra ver que a sede do rolamento inferior estava muito marcada, cheia de calos. O rolamento superior estava bom. Mas foram os dois para o lixo. Vejam a diferença nas sedes.

Proxima etapa foi retirar o rolamento do eixo de direção. Deu muito trabalho. Só cortando ele com uma microretifica pra sair.

Depois disso, colocamos as duas sedes novas no lugar. Uma dica é aproveitar uma das sedes velhas como suporte para dar pequenas batidas para a nova sede encaixar no lugar.
Aí colocamos o rolamento no eixo. Deu trabalho e requeriu cuidado. Utilizamos o rolamento cortado pra ajudar.
Feito isso, colocamos doses generosas de graxa nos rolamentos e montamos tudo de volta. Apertei a caixa e fizemos um teste-ride. Estava dura, muito apertada.
Aí retiramos o amortecedor de direção para regular o aperto da caixa com melhor sensibilidade. Isso também foi bom para perceber com clareza a diferença que ele faz.
Tarefa 3: troca de óleo. Essa é super simples, nem requer explicação alguma.

Ao final disso tudo, ainda dei uma lavada de leve na motoca.
Na volta de lá pra casa, aquele problema de vibração no freio pareceu muito melhor. Ainda vou testar em estrada mas já acho que melhorou bem.
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Põe logo um escapamento esportivo aí rods, tira essa marmita pesada e vai ver a diferença que dá
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Se for do mesmo peso do escapamento da gs diminui três quilos.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
e ganha uns 3cv
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Boas...
Torquear as travas (parafusos) dos discos? Fez?
[]'s
FUI
Torquear as travas (parafusos) dos discos? Fez?
[]'s
FUI
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
Swaizer, não mexi nos freios nessa última manutenção. Por dois motivos - queria ver o resultado da troca de rolamentos da mesa isoladamente, e segundo, os discos de freios foram verificados em oficina de minha confiança há bem pouco tempo. Foram retirados para pintura das rodas, verificados quanto a empeno, e recolocados. Pode até ser que os caras tenham feito bobagem na remontagem, mas se pensar que o problema era o mesmo antes/depois disso, não creio muito nisso.
Atualizando sobre a moto:
Ontem fiz uma gostosa viagem de 300 km, de Vitória a Cachoeiro, ida e volta. Em termos da direção, a moto está ótima, o rolamento e ajuste de torque na caixa deixaram o movimento da direção no ponto certo. Sem folgas, sem dificuldades. Mas, em relação a trepidação nas frenagens mais fortes, ela continua lá. Atenuada em relação ao que já foi, mas ainda está lá. Dito isso, estou pensando em verificar as pinças. Ver se o movimento dos pistões está livre e equalizado. Se isso não resolver, aí vou começar a refazer o que já foi feito - verificar empeno de disco, parafusos, suspensão dianteira.
Outras constatações
1- pelo consumo na viagem de ontem, parece que a instalação do K&N piorou as médias da moto. Está gastando pelo menos uns 10% a mais. Na estrada a 120 fazia bem 20, 21 km/l, ontem estava fazendo somente 18 km/l.
2- complicado andar a mais de 140 km/h por longos trechos. Eu estava com pressa no retorno, e resolvi 'dar um pau' na moto na Rodosol. Fiz vários trechos entre 160 e 180 km/h. A falta de qualquer proteção aerodinâmica na moto torna essa situação muito desconfortável. A moto tem potência e vai fácil, mas o piloto sofre! Parecia que o meu capacete ia ser arrancado da cabeça. Aliás, o Zeus 806-A que estava usando realmente não é adequado para este fim. A aerodinâmica dele não é boa.
Atualizando sobre a moto:
Ontem fiz uma gostosa viagem de 300 km, de Vitória a Cachoeiro, ida e volta. Em termos da direção, a moto está ótima, o rolamento e ajuste de torque na caixa deixaram o movimento da direção no ponto certo. Sem folgas, sem dificuldades. Mas, em relação a trepidação nas frenagens mais fortes, ela continua lá. Atenuada em relação ao que já foi, mas ainda está lá. Dito isso, estou pensando em verificar as pinças. Ver se o movimento dos pistões está livre e equalizado. Se isso não resolver, aí vou começar a refazer o que já foi feito - verificar empeno de disco, parafusos, suspensão dianteira.
Outras constatações
1- pelo consumo na viagem de ontem, parece que a instalação do K&N piorou as médias da moto. Está gastando pelo menos uns 10% a mais. Na estrada a 120 fazia bem 20, 21 km/l, ontem estava fazendo somente 18 km/l.
2- complicado andar a mais de 140 km/h por longos trechos. Eu estava com pressa no retorno, e resolvi 'dar um pau' na moto na Rodosol. Fiz vários trechos entre 160 e 180 km/h. A falta de qualquer proteção aerodinâmica na moto torna essa situação muito desconfortável. A moto tem potência e vai fácil, mas o piloto sofre! Parecia que o meu capacete ia ser arrancado da cabeça. Aliás, o Zeus 806-A que estava usando realmente não é adequado para este fim. A aerodinâmica dele não é boa.
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Re: Diario da alemoa - BMW F800R - rolamentos mesa p.20
Coisa errada nesse consumo aí Rods, a minha tá com K&N e não mudou absolutamente nada no consumo.
Mas deveria já que a passagem de ar é muito maior com o k & n e "teoricamente" o consumo seria maior, sei que a parte eletrônica da moto, sonda lamdba, etc, se ajustam a nova realidade mas a tendencia é subir o consumo...Ticano escreveu:Coisa errada nesse consumo aí Rods, a minha tá com K&N e não mudou absolutamente nada no consumo.
Por isso não mudo de filtro, a f 800 tem um tanque relativamente pequeno já e todo consumo a menos é perda.
Acho esse vídeo do Madeira bem didático:
R 1200 GS Adventure Rallye
Poizé, na Suzy GS500 já tinha acontecido a mesma coisa, e na mesma proporção. Confesso que esse efeito não me agrada. Eu gosto muito mais da economia que do ganho de potência / torque, que já acho suficientes.
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Juro que não mudou, o efeito é meio placebo com a vantagem do K&N ser lavável, "eterno".
Sinto a moto "enchendo" mais o motor, mas isso é por causa do escapamento.
Tocada do final de semana passado, viajando até sorocaba.
120km/h = 23km/l
Entre 120 e 140 km/h = 20km/l
Entre 140 e 160 km/h = 18km/l
Na cidade, quase sempre, 18km/l
Sinto a moto "enchendo" mais o motor, mas isso é por causa do escapamento.
Tocada do final de semana passado, viajando até sorocaba.
120km/h = 23km/l
Entre 120 e 140 km/h = 20km/l
Entre 140 e 160 km/h = 18km/l
Na cidade, quase sempre, 18km/l