Transmissão por Correias para quase todas as motos !
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Re: Transmissão por Correias para quase todas as motos !
pra se ter uma ideia, a original yamaha da mid é 1600, mas tem uma firma que aceita so pedido de 5 unidades, faz 400 cada uma, segundo forum da midBagé escreveu:Curso não é problema nenhum pra correias dentadas, basta ter um esticador de acordo, problema é outro, ela não é ´´passante´´, ou seja, cerveja, em areia, pedra, basta acumular entre a correia e a polia e já era, estourar é algo certo...É por isso que só dá certo em jakas, pq cês acham que até hoje não tem em motos on off?
E nunca estudei custo sobre fabricar correia ou correntes, é chute, já fiz automação para uma máquina para fábrica de corrrentes, mas aposto 10 contra 1 que correia é mais barata com fabricação em larga escala
.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
- K'waszaK
- Dinossauro
- Contato:
Um amigo meu, o Luiz (650F) que inclusive já andou com o pessoal do M@D em Floripa, colocou na F dele um Kit Correia.
Como ele é mecânico de automóveis e tem instrumentália toda em casa, comprou o kit, fez cálculos em cima das polias/correia e colocou na F.
Andando com outra F, pra aferir quilometragem e giro, percebeu não ter muita diferença.
Já rodou uns 5k km (até mais*) com esse kit e - pra ele - só alegria.
Adeus Sujeira, Adeus tensionar...
Foi numa viagem com a gente pro Uruguai (+2200km)
Foi numa viagem pra Caverna do Diabo (+2000km)
Fora outros rolês/bandas que ele já deu com ela...
Pagou quase R$ 2k.
Eu?
com 2k?
Meteria outra corrente original (ou umas 4 paralelas).
Engenheiro ganha/estuda pra caralho, pra fazer a moto de um jeito.
Daí vem Prof. Pardal inventar???
Sei não.. motos que passam dos 200tão, arriscar trocar relação final...
Tô fora!

Como ele é mecânico de automóveis e tem instrumentália toda em casa, comprou o kit, fez cálculos em cima das polias/correia e colocou na F.
Andando com outra F, pra aferir quilometragem e giro, percebeu não ter muita diferença.
Já rodou uns 5k km (até mais*) com esse kit e - pra ele - só alegria.
Adeus Sujeira, Adeus tensionar...
Foi numa viagem com a gente pro Uruguai (+2200km)
Foi numa viagem pra Caverna do Diabo (+2000km)
Fora outros rolês/bandas que ele já deu com ela...
Pagou quase R$ 2k.
Eu?
com 2k?
Meteria outra corrente original (ou umas 4 paralelas).
Engenheiro ganha/estuda pra caralho, pra fazer a moto de um jeito.
Sei não.. motos que passam dos 200tão, arriscar trocar relação final...
Tô fora!
God Save The Queen!!!
Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
K'waszaK,K'waszaK escreveu:Engenheiro ganha/estuda pra caralho, pra fazer a moto de um jeito.
Na boa, isso foi no passado!
Hoje o engenheiro projeta, mas o financeiro decide o que vai produzir!!
Não são poucas as melhorias que poderiam ser feitas nas motos por conta de economia porca! (Ex: Pneus dianteiros da T250 e Lander, pneu traseiro da Shadow 750, bateria de água na G650GS, etc, etc, etc)
Abs
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
Até certo ponto sim, do ponto que tecnicamente a engenharia sabe que é fria, o financeiro não passa hehehe...No caso colocar correia numa on off é friaBonaparte escreveu:K'waszaK,K'waszaK escreveu:Engenheiro ganha/estuda pra caralho, pra fazer a moto de um jeito.
Na boa, isso foi no passado!
Hoje o engenheiro projeta, mas o financeiro decide o que vai produzir!
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
O problema não é ser bom, ruim, vagaba, esticador chinês... o problema é essa merda estourar a 150km/h, enroscar na roda, e te jogar com a fuça no asfalto.
A Ulysses não é um bom exemplo. Você vai ter que se esforçar muito, mas muito mesmo, para achar um dono que não tenha trocado a correia antes dos 30 mil km. E já digo que vai ser fácil encontrar quem tenha tido que trocar antes dos 15 mil km. Eu mesmo, quando tinha a moto, tinha uma correia de reserva em casa 'just in case'. Prática comum que me foi recomendada por vários outros donos.Russo escreveu: Ae Kameraden:
Não há nenhum problema em usar correia em motos com suspensões traseiras de curso mais longo e a Buell Ulysses é um exemplo disso.
Ela tem 163 mm de curso na suspensão traseira (A Vstrom 1000 tem 160) e a correia é mantida tensionada através de um tensionador simples mas corretamente dimensionado:
![]()
O problema é usar um sistema fora das especificações (tipo de correia e/ou tensão da correia e/ou diâmetro da polia).
O Bofh uma vez postou algo interessante a respeito do "tensionador simples mas corretamente dimensionado" da Ulysses. Se tem uma coisa que ele não é, é corretamente dimensionado. Tem uma fábrica que inclusive fabrica outros, com mola, que se ajustam ao grande curso da suspensão traseira.
Segundo o que estudei, o problema dos rolamentos da roda traseira tem relação com a grande tensão da correia, intensificada pela relação entre tensionador fixo e suspensão de grande curso.
Fechando, DEPOIS de ter tido uma moto com correia dentada, perdi completamente o entusiasmo com o sistema. Não é por acaso que apenas alguns modelos utilizam esse sistema.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
- Fabio Ninja
- Dinossauro
o maior problema da correia, é que pregam que não precisa fazer manutenção nem nada, no manual da mid diz para verificar a tensão a cada 5 mil km, é coisa simples, e assim que puder vou compra lo no e bay, o problema e que os donos largam isso pra la, e quando vai ver a correia ja esta toda ferrada....
O manual das Harley recomenda verificar e ajustar a correia dentada a cada 8.000 km (5.000 milhas) e o Manual da Savage recomenda verificar a tensão da correia "antes de pilotar", sem especificar prazo ou quilometragem.
Na prática, só é necessária a regulagem a tensão correia após ter sido feita alguma intervenção no eixo da roda traseira ou nas polias de transmissão.
Na prática, só é necessária a regulagem a tensão correia após ter sido feita alguma intervenção no eixo da roda traseira ou nas polias de transmissão.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Na prática, fica com a corrente e não troca se não vier de fábricaRusso escreveu:O manual das Harley recomenda verificar e ajustar a correia dentada a cada 8.000 km (5.000 milhas) e o Manual da Savage recomenda verificar a tensão da correia "antes de pilotar", sem especificar prazo ou quilometragem.
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Não dá para usar uma balança de mola para verificar a tensão?
Um medidor de tensão de correias (tensiometro de caneta ou de haste) custa barato e atualmente é fácil de achar para comprar:Joaquim escreveu:Não dá para usar uma balança de mola para verificar a tensão?
Existem de vários tipos, desde os mais simples e baratos:

http://www.ebay.com/sch/i.html?_kw=BELT ... GAUGE+TOOL
Até os mais sofisticados e caros:

http://silmarferramentas.com.br/catalog ... uto=318040
No kit de ferramentas original da Suzuki Savage vinha um tensiometro bem simples, que só tinha na haste as indicações "min" e "max":

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Até da , mas muito gambiarra, ja ouvi falar de cara que fez isso, mas melhor a ferramenta mesmo, pois imagineJoaquim escreveu:Não dá para usar uma balança de mola para verificar a tensão?
a variaçao da mid é de 3 a 5 mm , imagina ficar medindo isso com uma gambiarra....
Eu gostaria de ter um sistema desses na minha CBombinha300. Mas é porque eu sou um sem noção mesmo, eu ando de forma civilizada, ser cupim de ferro não me pertence.
Item de série em moto de baixa cilindrada aqui na Banânia, nem pensar. Imaginem uma Titanzeira com correia dentada, a Honda já coloca aquele aro ao lado da coroa da maioria das motos de baixa cc para diminuir o risco dos jagonés sem noção terem a corrente escapando porque nunca dão manutenção na transmissão secundária. E tem os que não sabem usar os freios, a dona Honda espeta um CBS na Titanzeira para tentar diminuir os dentes quebrados dos recém chegados à motocracia.
Imaginem esses motomanos pilotando uma motocicleta com correia dentada! Por mais que o sistema fosse resistente, não resistiria aos nossos pilotos altamente qualificados!
Item de série em moto de baixa cilindrada aqui na Banânia, nem pensar. Imaginem uma Titanzeira com correia dentada, a Honda já coloca aquele aro ao lado da coroa da maioria das motos de baixa cc para diminuir o risco dos jagonés sem noção terem a corrente escapando porque nunca dão manutenção na transmissão secundária. E tem os que não sabem usar os freios, a dona Honda espeta um CBS na Titanzeira para tentar diminuir os dentes quebrados dos recém chegados à motocracia.
Imaginem esses motomanos pilotando uma motocicleta com correia dentada! Por mais que o sistema fosse resistente, não resistiria aos nossos pilotos altamente qualificados!
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
E o mito da correia dentada ser algo fodástico cai por terra... sem contar que rouba cerca de 10% a mais de potência que a corrente.rods escreveu: A Ulysses não é um bom exemplo. Você vai ter que se esforçar muito, mas muito mesmo, para achar um dono que não tenha trocado a correia antes dos 30 mil km. E já digo que vai ser fácil encontrar quem tenha tido que trocar antes dos 15 mil km. Eu mesmo, quando tinha a moto, tinha uma correia de reserva em casa 'just in case'. Prática comum que me foi recomendada por vários outros donos.
O Bofh uma vez postou algo interessante a respeito do "tensionador simples mas corretamente dimensionado" da Ulysses. Se tem uma coisa que ele não é, é corretamente dimensionado. Tem uma fábrica que inclusive fabrica outros, com mola, que se ajustam ao grande curso da suspensão traseira.
Segundo o que estudei, o problema dos rolamentos da roda traseira tem relação com a grande tensão da correia, intensificada pela relação entre tensionador fixo e suspensão de grande curso.
Fechando, DEPOIS de ter tido uma moto com correia dentada, perdi completamente o entusiasmo com o sistema. Não é por acaso que apenas alguns modelos utilizam esse sistema.
Correia dentada: Top demais para as customs, não tão bom para as demais.
[ ]'s

-
Jota
resumindo: aceitável em JACAS, ineficiente em motos.rods escreveu:Fechando, DEPOIS de ter tido uma moto com correia dentada, perdi completamente o entusiasmo com o sistema. Não é por acaso que apenas alguns modelos utilizam esse sistema.
sem mais.
Eu sou a favor, vou colocar na minha crf230,..... So 2 conto kkkkk,,,,, tamo rico mesmo....
De supertenere 750 ano 1997
Jota escreveu: resumindo: aceitável em JACAS, ineficiente em motos.
sem mais.

Nem tanto. Um monte de gente colocar corrente em HD.Kuati escreveu:Correia dentada: Top demais para as customs, não tão bom para as demais.
[ ]'s
-Sem moto nenhuma
Até hoje só ví fazerem isso por dois motivos:SPYder escreveu:Nem tanto. Um monte de gente colocar corrente em HD.Kuati escreveu:Correia dentada: Top demais para as customs, não tão bom para as demais.
[ ]'s
- o primeiro é quando se customiza a motoka, principalmente para deixar ela com cara de HD mais antiga (a HD usa correia desde 1984);
- o segundo é falta de grana para comprar a correia. Um Kit meia boca de corrente para Harley custa entre 35 e 40% do valor de uma correia.

Hoje estava vendo um programa no Discovery Turbo e lembrei do Russo.
Na década de 20 a Rolls Royce solicitava que no final do dia, após o uso do carro, a corrente deveria ser retirada e "cozida" com sebo para lubrificar.
Na década de 20 a Rolls Royce solicitava que no final do dia, após o uso do carro, a corrente deveria ser retirada e "cozida" com sebo para lubrificar.