Freio CBS nas Titanzeiras... será?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Tio Frei
Mito

Re: Freio CBS nas Titanzeiras... será?

Mensagem por Tio Frei »

em tempo

eu não acho a idéia de uma CG com CBS ruim não, é pra lá de bem vinda. Vai salvar uma galeaa de se esborrachar. Eu sei que esse sistema mantem o menete Bagé, e que por ser só no traseiro, pra quem já sabe como frear nada muda, a pilotaem continua a mesma. Acho apenas que ao invés de ensinar o povo a frear com a dianteira, estão avalizando a frear sempre com a traseira com esse sistema. Como educaçao não é o forte do nosso país e a coisa tende a piorar, acho que o sistema é bem vindo ao publico que se destina

Sobre os dedos no manete, sim, mesmo em aceleraçao eles estão lá. Não "pré-acionando" o manete, curvados pela frente dele como no momento do acionamento, mas repousando sobre o mesmo, e numa enrolada de cabo eles deslizam pra trás sobre o mesmo. É mania, 30 anos sobre duas rodas, e só não tive os dedos sobre o manete quando tinha uma monareta com freio torpedo.

Kuati, quando comecei a andar de moto, por algum tempo observei os momentos onde ia com o pé no freio com em momentos de emergência, normalmente, pra mim, no momento do susto, o pé vai com mais vontade do que deve no pedal, depois de muito policiamento, a frenagem no pedal do freio pra mim passou a ser sempre algo pensado. Numa emergencia, sempre vai a mão antes e um tiquinho depois o pé. Não acho que eu seja fodão por isso, ou que esse é o jeito mais certo, mas pra mim funciona melhor e consigo achar que tem fundamento com a mecânica da moto.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Kuati escreveu:Mesmo qdo repouso dedos no manete, o pé é mais rápido no gatilho, mesmo não deixando o pé repousando sobre o freio. Herança dos carros? Movimento mais simples do pé? Não sei, só sei que na hora do apuro sempre meti o pézão mais rápido que a mão, tanto que na Ninjinha e na CB1300 (ambas sem ABS) já dei belas arrastadas de traseira, em dois casos cachorro surgindo do nada e um de criança que o coração vai na boca e tu fica até meio traumatizado mesmo não tendo acontecido nada.

[ ]'s

é o que eu falei

no apuro, o pé vai com mais força que devia, não foi o teu caso, felizmente, mas vc poderia ter caido, ou simplesmente não ter freado o suficiente e acertado um pirralho.
Jota

Mensagem por Jota »

a mão, em humanos, tem reação mais rápida que o pé, além de uma coordenação motora fina muito mais apurada.

pela imagem do homúnculo sensorial e motor dá pra notar a diferença e extinguir qualquer dúvida...

Imagem

agora, se o cabra que vai comprar essa motoca é de fato um humano, aí é outro papo...
Jota

Mensagem por Jota »

Kuati escreveu:Mesmo qdo repouso dedos no manete, o pé é mais rápido no gatilho, mesmo não deixando o pé repousando sobre o freio.

falsa impressão
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Se o criador falou, tá falado..

deixa de ser narizinho torcido Bage
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tio Frei escreveu:em tempo

eu não acho a idéia de uma CG com CBS ruim não, é pra lá de bem vinda. Vai salvar uma galeaa de se esborrachar. Eu sei que esse sistema mantem o menete Bagé, e que por ser só no traseiro, pra quem já sabe como frear nada muda, a pilotaem continua a mesma. Acho apenas que ao invés de ensinar o povo a frear com a dianteira, estão avalizando a frear sempre com a traseira com esse sistema. Como educaçao não é o forte do nosso país e a coisa tende a piorar, acho que o sistema é bem vindo ao publico que se destina

Sobre os dedos no manete, sim, mesmo em aceleraçao eles estão lá. Não "pré-acionando" o manete, curvados pela frente dele como no momento do acionamento, mas repousando sobre o mesmo, e numa enrolada de cabo eles deslizam pra trás sobre o mesmo. É mania, 30 anos sobre duas rodas, e só não tive os dedos sobre o manete quando tinha uma monareta com freio torpedo.

Kuati, quando comecei a andar de moto, por algum tempo observei os momentos onde ia com o pé no freio com em momentos de emergência, normalmente, pra mim, no momento do susto, o pé vai com mais vontade do que deve no pedal, depois de muito policiamento, a frenagem no pedal do freio pra mim passou a ser sempre algo pensado. Numa emergencia, sempre vai a mão antes e um tiquinho depois o pé. Não acho que eu seja fodão por isso, ou que esse é o jeito mais certo, mas pra mim funciona melhor e consigo achar que tem fundamento com a mecânica da moto.

;-) Só uma coisa, isso ajuda no cagaço, não tem nada a ver com educação, com piloto fodástico, é no cagaço mesmo, frenagem normal, até um freiozinho a tambor tá bom...essas coisas, cbs, abs, só tem função na hora do desespero mesmo e não tem como argumentar contra o óbvio, o pé está ali e a mão tirando os fodásticos pilotos :roll: que estão a vida toda com os dedos no manete, num desespero o cara se agarra onde o instinto mandou....E isso é igual para o simples cgzeiro de Bagé ou o mais fodástico pilo de motogp :D

Edit: E mesmo com tudo isso, que os dedos açulerando forte, tenha que parar de acelerar esticar os dedos e frear, com tudo isso, ainda seja mais rápido, NADA MUDA, POIS O MANETE ESTÁ LÁ PARA FAZER ISSO, ou seja, cerveja, de qualquer forma a narizisse torcida perde :lol:

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Pra mim o melhor de tudo é se fosse dual cbs, nesse caso só conheço e já experimente a varadero e sei que a gold wing também tem, melhor que isso, só as fodásticas concurs e ss da honda, que são progressivos, ou seja, para o pé e mão existe uma célula de carga que capta a força aplicada ao freio, se está em alta velocidade e a força for grande, significa que está querendo parar, o sistema então coloca alta força nos freios tanto dianteiro como traseiro...se está manobrando é praticamente independente...mas isso custa os olhos da cara e estou falando apenas o que li e vi por aí, nunca testei...

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Como é o dual?

Como é o da xre 300?

Enviado do aquém do além.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tio Frei escreveu:Como é o dual?

Como é o da xre 300?

O dual é igual ao cbs com o pé, só que tem no manete também...o da xre é somente cbs no pé... Deve existir calibragens diferentes de moto a moto, mas o da xre aparece mais isso, depois é o da nc que é bem calibrado, na real não deveria ter diferença pois o sistema é bem simples..

Com o pé vc coloca pressão numa linha hidráulica que está ligada a roda traseira e um pistão da roda dianteira, o da mão está ligado a linha hiráulica dos outros dois pistões da roda dianteira somente....Daí vem os 33.33 (34%) como anunciado é arredondamento, pois se vc tem 3 pistões e freia um com o pé, significa que vc está colocando 33% da capacidade de frenagem na roda

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Eu achava que na xre e nc eram combinados nas duas vias

Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tio Frei escreveu:Eu achava que na xre e nc eram combinados nas duas vias

Nop, é gual a cg agora :lol:

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Nao sei se ja postaram esse link.. mas ta ai a explicacao dos sistemas:

http://world.honda.com/motorcycle-techn ... ke/p4.html
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Lendo os comentários e experiências pessoais, penso agora que talvez, vejam bem, apenas minha opinião, a Honda errou.

Vamos lá. Acho que é indiscutível que o que vai parar a moto mesmo, em uma real necessidade, são os freios dianteiros. Considerando isso, será que a Honda colocando apenas o ABS no freio traseiro não estaria estimulando apenas o uso deste, o que pode ter efeito contrário???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Jota

Mensagem por Jota »

eu tenho essa mesma impressão.

o ideal seria: cbs só no manete e abs em ambos.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Jota escreveu:o ideal seria: cbs só no manete e abs em ambos.

Repito o que já falei aí para trás: GS1200 e ST1200 são exatamente assim. Ótimo para quem sabe freiar.

...mas é claro que o público-alvo destas duas motocas é completamente diferente do público-alvo das populares.

O fato é: tigrada freia com o pé e, sem educação, isto não mudará. Ergo, no bananal nunca mudará.

Mais uma vez a Honda prova que conhece a fundo seu público-alvo e sabe tudo de fazer moto pra tigrada. Está certíssima a Honda neste aspecto.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Pessoal,

Se levarem em conta que grande parte dos pilotos de motos pequenas ficam com o braço esquerdo esticado para baixo ( pelo menos por aqui é muito comum embora não saiba o motivo ). Fica mais importante do que em moto esporte, onde a maioria anda com as duas mão no guidão e dois dedos nos manetes.

Abraços Du.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

A primeira pergunta "técnica" da tigrada ao ver uma moto nova: "Quanto essa moto dá de final?"
A segunda pergunta: "Quanto faz por litro?"
Feito! Acabou a curiosidade da galera sobre as especificações técnicas do modelo.
Como podem ver, ninguém se preocupa em saber se uma moto tem freios bons. Então, a dona Honda sabiamente está melhorando as motocas preferidas da tigrada com objetivo de tentar reduzir o massacre que se tornou o nosso mundinho de duas rodas. A quantidade assustadora de acidentes com moto e mortes de motoqueirociclistas respinga nos fabricantes de moto, obviamente. Neste caso, pelo menos a Honda está demonstrando preocupação, ao contrário da J. Toledo/Suzuki que continua com essas bostas de moto de baixa cilindrada com freios medonhos de ruins. E a Yamaha não precisa se preocupar porque Yamaha sempre faz freio bom.
Podem ter certeza que esse sistema vai migrar para outros modelos. De repente para 2015 teremos CB3/XRE com ABS/CBS.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Imagem
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tu vê, caras que tem moto grande se acham mesmo, já saem chamando povo de tigrada e pior, por dedução que não faço a mínima idéia de onde tiram, pq tem moto grande acham que sabem frear melhor do quem tem moto pequena....Viva a ´´educação´´ dos fodásticos pilotos madianos :D

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Jota escreveu:eu tenho essa mesma impressão.

o ideal seria: cbs só no manete e abs em ambos.

Vamos exercitar um pouco :roll: Dê-me uma situação, para pilotos normais, não para fodásticos madianos, uma situação de desespero, onde um cbs só no manete tem mais eficiência do que um cbs no pedal :roll:

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Responder