Diário da Alemoa - um tapa no visual aos 60 kkm
Re: Diario da minha alemoa - BMW F800R - probl. no freio p.1
Na verdade rebite só em disco flutuante.
Pois, para mim aqueles são parafusos, por isso fiz questão de perguntar. Esses discos dessa moto são fixos, não tem aquelas paradinhas de disco flutuante. Talvez, se tivessem, nada disso estaria acontecendo.
(Edit - são flutuantes sim. Verifiquei in loco)
Nessa última ida na oficina, para o serviço de pintura e desempeno, os dois discos foram retirados da roda, e recolocados mais tarde. Eu suponho que os caras tenham verificado esses parafusos ao retirar e colocar de novo os discos, já que pedi que verificassem tudo no freio dianteiro.
(Edit - são flutuantes sim. Verifiquei in loco)
Nessa última ida na oficina, para o serviço de pintura e desempeno, os dois discos foram retirados da roda, e recolocados mais tarde. Eu suponho que os caras tenham verificado esses parafusos ao retirar e colocar de novo os discos, já que pedi que verificassem tudo no freio dianteiro.
Editado pela última vez por rods em 06 Ago 2014, 15:40, em um total de 1 vez.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Pintou a roda?
Será que eles pintaram o local onde o disco assenta?
Tem que deixar sem tinta.
rods,
Ali onde vão os parafusos (item 3 do desenho) tem uma especie de bucha metálica.
Verifica se estas buchas não estão com algum tipo de folga em relação ao disco. A XF estava com o mesmo sintoma e era proximo a isso ( a folga era nos rebites do disco flutuante)
Ali onde vão os parafusos (item 3 do desenho) tem uma especie de bucha metálica.
Verifica se estas buchas não estão com algum tipo de folga em relação ao disco. A XF estava com o mesmo sintoma e era proximo a isso ( a folga era nos rebites do disco flutuante)
Márcio
Márcio escreveu:rods,
Isso mesmo Rods!
O mecânico chamou de rebite e eu estou chamando de rebite também, mas é a peça 3 da sua imagem que estava com uma pequena folga.
Abs
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
provável discos empenados, vc usou a pastilha até o osso? Eu andei em interlagos com a pastilha quase acabando e empenou meu discos por superaquecimento(por ter pouco material p/ dissipar o sistema superaquece), troquei por um par da Galfer por 500usd e blz...os originais na concessionária custam 5000 reais heeheh
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Não sei dizer se fizeram uma bobagem dessas, só tirando o disco para ver. Mas vale dizer que o problema existia antes da pintura das rodas. Na real eu inventei de fazer o desempeno das rodas (e consequente pintura) justamente para eliminar uma possível causa.Ratão escreveu:Pintou a roda?
Cleber, as pastilhas e os discos foram verificados e estão em boas condições. Os discos não tem marcas nem ondulações.
Mesmo sendo novos (ou não), tu já descartou o pneu da dúvida???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- SNOWRIDER
- Motociclista
Smoker escreveu:Mesmo sendo novos (ou não), tu já descartou o pneu da dúvida???
Estava acompanhando um pouco tópico e ia dar o mesmo pitaco.
FORTE ABRAÇO!
"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"
René Decartes
DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"
René Decartes
DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Sim, descartei o pneu por um motivo simples. Além deles serem novos, o problema existia igualzinho com os pneus velhos.
Um pouquinho de histórico do problema, para ajudar nos pitacos.
Eu percebi essa vibração da frente na viagem para BH que fiz em junho. Ao frear em quebra-molas, era perceptível uma vibração de toda a frente da moto, especialmente em freadas mais fortes. Também percebia em freadas suaves que a ação dos freios dianteiros não estava linear, constante. E a moto ainda estava com os pneus Maxxis, já em final de vida útil (o dianteiro estava bom, mas o traseiro no fim).
Ao dar uma primeira olhada no sistema na volta da viagem de BH, percebi que as duas rodas tinham um amassado, de alguma queda em buraco antiga. Não vazava ar, mas eram bem perceptíveis. Pensei com meus botões que isso poderia estar afetando, e quem sabe até causando o problema. Aproveitando a troca de pneus, mandei desempenar e balancear as rodas para eliminar essa possível causa.
Verifiquei também eu mesmo as pastilhas. Retirei uma por uma, limpei e tal. Vi que estavam todas boas, bem longe do final da vida útil. Depois, pedi para a oficina, aproveitando a parada para o serviço nas rodas, verificar o sistema de freios dianteiro todo. Falei da vibração e tal e coisa. Eles verificaram empeno de discos, fluido de freio e pastilhas, segundo eles tudo OK.
Então o lance é esse. No ponto atual, considerando as informações que já colhi nesse processo, estou mais propenso a procurar causas em elementos fora do sistema de freios em si. Por isso pensei nos rolamentos de mesa, ou mesmo os de roda. Mas vou também verificar diretamente todas as coisas apontadas por vocês - empeno de discos, rebites, movimento dos pistões da pinça.
Eu percebi essa vibração da frente na viagem para BH que fiz em junho. Ao frear em quebra-molas, era perceptível uma vibração de toda a frente da moto, especialmente em freadas mais fortes. Também percebia em freadas suaves que a ação dos freios dianteiros não estava linear, constante. E a moto ainda estava com os pneus Maxxis, já em final de vida útil (o dianteiro estava bom, mas o traseiro no fim).
Ao dar uma primeira olhada no sistema na volta da viagem de BH, percebi que as duas rodas tinham um amassado, de alguma queda em buraco antiga. Não vazava ar, mas eram bem perceptíveis. Pensei com meus botões que isso poderia estar afetando, e quem sabe até causando o problema. Aproveitando a troca de pneus, mandei desempenar e balancear as rodas para eliminar essa possível causa.
Verifiquei também eu mesmo as pastilhas. Retirei uma por uma, limpei e tal. Vi que estavam todas boas, bem longe do final da vida útil. Depois, pedi para a oficina, aproveitando a parada para o serviço nas rodas, verificar o sistema de freios dianteiro todo. Falei da vibração e tal e coisa. Eles verificaram empeno de discos, fluido de freio e pastilhas, segundo eles tudo OK.
Então o lance é esse. No ponto atual, considerando as informações que já colhi nesse processo, estou mais propenso a procurar causas em elementos fora do sistema de freios em si. Por isso pensei nos rolamentos de mesa, ou mesmo os de roda. Mas vou também verificar diretamente todas as coisas apontadas por vocês - empeno de discos, rebites, movimento dos pistões da pinça.
-
Robson
Aperto na caixa de direção ?
- SNOWRIDER
- Motociclista
Entendido. Nesse caso , a chance de ser algum rolamento ( incluindo o da caixa citado pelo Robson) é bem grande.rods escreveu:Sim, descartei o pneu por um motivo simples. Além deles serem novos, o problema existia igualzinho com os pneus velhos.
FORTE ABRAÇO!
René Decartes
René Decartes
- Saurus
- Mito
Tive um carro que apresentava os mesmos "sintomas" na frenagem. Foi constatado empenamento dos discos. Discos trocados por novos, problema desapareceu. Meses depois o problema voltou. Foi constatado novamente discos empenados. O fabricante trocou em garantia e alegou problemas pontuais no controle de qualidade. Novamente discos trocados e problema foi resolvido definitivamente.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Jota
mesmo sendo parafusos, se o cabra falou em rebites, deveria estar se referindo ao número 3.rods escreveu:Pois, para mim aqueles são parafusos, por isso fiz questão de perguntar.
meus cents, é disco empenado, x1000
teste prático, empurrar a moto e segurar o manete numa posição, vai ver o manete baixando e voltando a posição
tive disco de uma ninja empenado, difícil acreditar, mas empenado trocando pneu, apoiaram em cima do disco na hora de montar, no olho não era perceptível o empeno
chegava a ficar sem freio andando, voltava qndo bombava e voltava ficar sem, só resolveu com um par de disco da ebc rs, na época foi barato
teste prático, empurrar a moto e segurar o manete numa posição, vai ver o manete baixando e voltando a posição
tive disco de uma ninja empenado, difícil acreditar, mas empenado trocando pneu, apoiaram em cima do disco na hora de montar, no olho não era perceptível o empeno
chegava a ficar sem freio andando, voltava qndo bombava e voltava ficar sem, só resolveu com um par de disco da ebc rs, na época foi barato
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Não será mera ação do ABS?
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
mesmo com discos não flutuantes, verifique o aperto dos parafusos de fixação. Se tiver como apertar com torquimetro, melhor.
revise os discos...
sabe aquilo de colocar sobre uma tampa de mesa de vidro e olhar se alguma parte não encosta na tampa
sobre ABS...
na minha, o uso do ABS traseiro é perceptível, porém do uso do ABS da roda dianteira é transparente.
revise os discos...
sabe aquilo de colocar sobre uma tampa de mesa de vidro e olhar se alguma parte não encosta na tampa
sobre ABS...
na minha, o uso do ABS traseiro é perceptível, porém do uso do ABS da roda dianteira é transparente.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Demo, ele falou que sente principalmente em situação de frenagem forte, freiando forte sente-se a atuação do sistema na manete e na frente da moto, só especulando pois realmente não é nada que faça um terremoto na moto e em 90% das vezes realmente não sente-se nada.
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
Creio que não seja ação do ABS, ou pelo menos não é a ação normal do ABS. Quando o ABS entra a trepidação é outra, já experimentei também.
Embora a trepidação apareça nas freadas mais fortes, se frear bem de levinho se sente uma oscilação na ação do freio. Essa oscilação, prende-solta-prende, faz a vibração nas freadas fortes. Mas o problema na verdade está lá, em qualquer freada.
Lendo todas as opiniões, tudo aponta para disco empenado. Vou verificar com cuidado. Embora na oficina devam ter verificado isso (eu pedi, ele disse que fez), quem confia plenamente em mecânicos? Eu certamente não. Só confio no que eu faço, ou no máximo no que eu vejo fazer.
Embora a trepidação apareça nas freadas mais fortes, se frear bem de levinho se sente uma oscilação na ação do freio. Essa oscilação, prende-solta-prende, faz a vibração nas freadas fortes. Mas o problema na verdade está lá, em qualquer freada.
Lendo todas as opiniões, tudo aponta para disco empenado. Vou verificar com cuidado. Embora na oficina devam ter verificado isso (eu pedi, ele disse que fez), quem confia plenamente em mecânicos? Eu certamente não. Só confio no que eu faço, ou no máximo no que eu vejo fazer.
na b12 teve uma vez que trepidava bem quando freiava. Chegando na oficina retirei a roda e disco. Coloquei o disco no torno para verificar empeno e estava zerado. Fui conferir os rolamentos e batata. Um estava estourado.
Se a rodar estiver fora, tente girar o rolamento do dedo e veja se não há calos no mesmo.
se a dúvida for nos discos mesmos, tire e leve em uma tornearia e peça para conferir.
Se a rodar estiver fora, tente girar o rolamento do dedo e veja se não há calos no mesmo.
se a dúvida for nos discos mesmos, tire e leve em uma tornearia e peça para conferir.