Freio CBS nas Titanzeiras... será?
Re: Freio CBS nas Titanzeiras... será?
Sei lá, eu tinha só o CBS na Blackbird e gostava demais do freio, me passava mais confiança que o CBS ABS da CBR600F, parecia que estancava mesmo a moto, mesmo em emergência, nunca travou na Blackbird. Já na CBR600F na hora do vamo vê o ABS entrava em ação e eu ficava meio desesperado afundando mais e mais o pé e a mão e a moto continuava indo...
Morava em prédio, e numa descida de rampa bem íngreme eu acionava o freio da CBR600F e a moto não parava, o ABS ficava acionado, ia fazendo aquele barulho de acionamento "qrrrrrr" e a moto só parava quando já estava metade na calçada! Um tanto desesperador. A Hornet do meu irmão sem ABS parava numa boa.
Tenho quase certeza que a Blackbird só com o CBS estancaria melhor ainda.
Em ruas, na hora do vamo vê mesmo, provavelmente essa característica do freio da CBRF se revertesse em algo bom, mas isso me deixou um pouco cabreiro com ABS. Em pista seca, asfalto limpo, tenho quase certeza que um CBS pára alguns metros antes de um ABS, e não causa a sensação de descontrole de vc alicatar e a moto ignorar...
[ ]'s
Morava em prédio, e numa descida de rampa bem íngreme eu acionava o freio da CBR600F e a moto não parava, o ABS ficava acionado, ia fazendo aquele barulho de acionamento "qrrrrrr" e a moto só parava quando já estava metade na calçada! Um tanto desesperador. A Hornet do meu irmão sem ABS parava numa boa.
Em ruas, na hora do vamo vê mesmo, provavelmente essa característica do freio da CBRF se revertesse em algo bom, mas isso me deixou um pouco cabreiro com ABS. Em pista seca, asfalto limpo, tenho quase certeza que um CBS pára alguns metros antes de um ABS, e não causa a sensação de descontrole de vc alicatar e a moto ignorar...
[ ]'s

- Klein
- Motociclista
Kuati escreveu:Sei lá, eu tinha só o CBS na Blackbird e gostava demais do freio, me passava mais confiança que o CBS ABS da CBR600F, parecia que estancava mesmo a moto, mesmo em emergência, nunca travou na Blackbird. Já na CBR600F na hora do vamo vê o ABS entrava em ação e eu ficava meio desesperado afundando mais e mais o pé e a mão e a moto continuava indo...
[ ]'s
Quanto ao abs, é exatamente a sensação que eu tinha, entretanto na cb 500 eu aprovei, freios com comportamento bem linear, modulável e o abs só entra na hora H, quase imperceptivel que tem abs, cbs nas poucas experiencias que tive não gostei muito mas é opinião preliminar não testei o suficiente para ter opinião conclusiva. Abç.
Pra o nível de motociclista que esses CFC´s da vida largam nas ruas, até pode ser uma boa.
Tinha um amigo que foi instrutor, embora a experiencia dele com motos fosse sofrível (e ainda assim era instrutor).
Um dia fui assistir ele na pista de instrução e fiquei pasmo ao ouvir ele dizer aos alunos que só deveriam usar o freio traseiro, pois se freasse o dianteiro com força, a moto capotava.
Nem entrei na discussão e saí fora.
Mas o fato é que o uso do freio traseiro em pistas é "macete" pra ficar fácil pra os noobies das duas rodas dominarem mais fácil no ridículo cercadinho que tem nesses CFC. O problema é que por um lado, esse uso do freio facilita mesmo o aprendizado, mas por outro, cria uma legião de motociclistas que já saem dali com vício de pilotagem.
Não se se fazem isso em todos os CFC´s da vida...
T+
Tinha um amigo que foi instrutor, embora a experiencia dele com motos fosse sofrível (e ainda assim era instrutor).
Um dia fui assistir ele na pista de instrução e fiquei pasmo ao ouvir ele dizer aos alunos que só deveriam usar o freio traseiro, pois se freasse o dianteiro com força, a moto capotava.
Mas o fato é que o uso do freio traseiro em pistas é "macete" pra ficar fácil pra os noobies das duas rodas dominarem mais fácil no ridículo cercadinho que tem nesses CFC. O problema é que por um lado, esse uso do freio facilita mesmo o aprendizado, mas por outro, cria uma legião de motociclistas que já saem dali com vício de pilotagem.
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
- wcarlete
- Motoqueiro
Nero voce me fez lembra um amigo que disse exatamente isso.
Eu só uso o freio traseiro, é mais seguro.
Na epoca estava com a Er6 e fiz a seguinte pergunta, então me explica porque 2 disco tão grande na dianteira e um pequeno na traseira??
Ele respondeu, pq do outro lado tem a transmissão e um disco muito grande ai fica complicado de colocar.
Na epoca estava com a Er6 e fiz a seguinte pergunta, então me explica porque 2 disco tão grande na dianteira e um pequeno na traseira??
Ele respondeu, pq do outro lado tem a transmissão e um disco muito grande ai fica complicado de colocar.
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Hoje: YBR 06/06
Hoje: YBR 06/06
Tio Frei escreveu:Eu acho legal o combinado só se for só no manete, no pé só o traseiro.
Os combinados de GS e ST são exatamente assim: deixam o freio traseiro independente para o piloto usar pra fechar curvas, estabilizar em baixa velocidade, etc. Pra quem sabe pilotar, este é o melhor jeito de implementar a coisa.
A Honda vai contra o mundo civilizado, apela para o menor denominador comum e joga pro povão que, na hora do desespero, só sabe meter o pezão.
...se bem que, pensando no nível da formação no bananal (vide o relato do Nero sobre o instrutor que ele conhece), para motocas populares <=300cc o "jeito Honda" é capaz de ser o melhor eheh...
Kuati escreveu:Morava em prédio, e numa descida de rampa bem íngreme eu acionava o freio da CBR600F e a moto não parava, o ABS ficava acionado, ia fazendo aquele barulho de acionamento "qrrrrrr" e a moto só parava quando já estava metade na calçada! Um tanto desesperador.
Qual o piso da rampa? Tem muita areia solta em cima?
Piso normal mamm777, cimento típico de rampa de prédio, mas era garagem no piso superior, e a rampa extremamente inclinada.
Na verdade, se eu descesse bem devagarinho quase parando, a CBRF até parava, pois aí o ABS não entrava, mas o duro era ter paciência de ir tão devagar, eu não tinha. Nunca me acostumei, até pq se viesse um pedestre, bem rente à garagem eu teria de gritar pra sair da frente pois o ABS acionado parava não
. Sem falar na apreensão que dava de que o ABS não iria desacionar e eu iria ser tolhido por um carro na rua (calçada curta).
Porém, olhando pelo lado bom, eu descia pelo meio da rampa, pois dos lados tinha aqueles cravos para carro subir, se algum carro derramasse óleo ali, o ABS provavelmente salvaria a pátria.
[ ]'s
Na verdade, se eu descesse bem devagarinho quase parando, a CBRF até parava, pois aí o ABS não entrava, mas o duro era ter paciência de ir tão devagar, eu não tinha. Nunca me acostumei, até pq se viesse um pedestre, bem rente à garagem eu teria de gritar pra sair da frente pois o ABS acionado parava não
Porém, olhando pelo lado bom, eu descia pelo meio da rampa, pois dos lados tinha aqueles cravos para carro subir, se algum carro derramasse óleo ali, o ABS provavelmente salvaria a pátria.
[ ]'s

- Saurus
- Mito
NERO escreveu:Pra o nível de motociclista que esses CFC´s da vida largam nas ruas, até pode ser uma boa.
T+
wcarlete escreveu:Nero voce me fez lembra um amigo que disse exatamente isso.
Entenderam porque o número de acidentes envolvendo motos vem crescendo assustadoramente, mais que proporcionalmente ao aumento da frota?
Condutores muito mal preparados por "instrutores" que não entendem mherddda nenhuma do riscado.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Tio Frei escreveu:Eu acho legal o combinado só se for só no manete, no pé só o traseiro.
Isso é legal mesmo. Aí sim não interferiria numa frenagem de emergência.
Quanto a frear com os dois dedos e mantê-los no manete, não faço, dedo no manete só na hora de frear mesmo ou passar marcha, fora isso, mãos e dedos nos punhos.
E uso os três últimos dedos para frear. Antes era com o indicador e o do sinal rsrsrs, com o tempo aprendi que os três últimos fazem o efeito alavanca muito maior, diminuindo a força que tenho que fazer no manete.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
Robson
Nunca pilotei moto com ABS.... nem com CBS.... rs
mas esse relato do Kuatanga me preocupou.....
mas esse relato do Kuatanga me preocupou.....
- Tio Frei
- Mito
O Etori Bugatti dizia que fazia os carros dele pra correr e não pra parar, quando os Bugatti eram criticados pelos freios ruins
Enviado do aquém do além.
Enviado do aquém do além.
Robson, pode comprar sua próxima moto com ABS sem muitas neuras, na hora do pega pra capar, geralmente o ABS se mostra à que veio.
Mas eu continuo preferindo só o CBS que pára com maestria em pista seca/limpa, até pq em condições adversas (chuva ou pista suja) que é onde realmente o ABS se mostra altamente eficaz a gente já anda muito mais precavido e devagar.
[ ]'s
Mas eu continuo preferindo só o CBS que pára com maestria em pista seca/limpa, até pq em condições adversas (chuva ou pista suja) que é onde realmente o ABS se mostra altamente eficaz a gente já anda muito mais precavido e devagar.
[ ]'s

-
Jota
já tive moto com abs-cbs e só achei mais cômodo.
o que faz mesmo diferença, na minha opinião, é a qualidade do abs.
e se for pra ter cbs, que seja só no manete dianteiro.
pode ser q em scooters o cns faça realmente diferença, aí não sei.
o que faz mesmo diferença, na minha opinião, é a qualidade do abs.
e se for pra ter cbs, que seja só no manete dianteiro.
pode ser q em scooters o cns faça realmente diferença, aí não sei.
¨
Ensino de pilotagem no Brasil é piada.
Vc é instruído a usar somente o freio traseiro porque facilita levantar a moto no slalom de cones
E não pode nem acelerar um pouco mais pra não ser desclassificado no exame. Também não pode passar marchas.
Aí o caboco tira a habilitação e vai pra rodovia usando só freio traseiro e só sabendo debrear pra colocar a moto em movimento.
Ensino de pilotagem no Brasil é piada.
Vc é instruído a usar somente o freio traseiro porque facilita levantar a moto no slalom de cones
E não pode nem acelerar um pouco mais pra não ser desclassificado no exame. Também não pode passar marchas.
Aí o caboco tira a habilitação e vai pra rodovia usando só freio traseiro e só sabendo debrear pra colocar a moto em movimento.
Aqui só não tem essa de não acelerar, saiu, passou a segunda, vai assim até depois do "8", que na saída tu tem que passar a terceira até umas faixas determinadas no chão, onde tem que reduzir para segunda, primeira e parar, com o pé esquerdo no chão, pois o direito tem que estar no freio. Descer, empurrar por uns cones e colocar no descanso.
Ah, antes de sair tu tem que fingir que mexeu no retrovisor, colocar a mão na frente do farol para ver se está aceso, e mais meia dúzia de mandingas rsrsrsr
Ah, antes de sair tu tem que fingir que mexeu no retrovisor, colocar a mão na frente do farol para ver se está aceso, e mais meia dúzia de mandingas rsrsrsr
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Meu teste da CNH pra moto foi uma piada.
Fui da última turma antes de começar o novo código de trânsito.
Basicamente sair com a moto em linha reta por 2 quadras, fazer a volta sem encostar o pé no chão e voltar, estacionar perpendicular ao meio fio.
O "fiscal" da época do Detran hoje é aposentado e é cliente nosso aqui, conversei com ele uma vez e concordamos que aqueles testes eram uma piada.
Basicamente sair com a moto em linha reta por 2 quadras, fazer a volta sem encostar o pé no chão e voltar, estacionar perpendicular ao meio fio.
O "fiscal" da época do Detran hoje é aposentado e é cliente nosso aqui, conversei com ele uma vez e concordamos que aqueles testes eram uma piada.
Leandro escreveu:Meu teste da CNH pra moto foi uma piada.
Hoje passou de piada para comédia.
Afirmo sem medo de errar, aqui o exame prático de moto é só para saber se o cara sabe se equilibrar sobre a moto, só.
Macaco sendo aprovado para andar no picadeiro do circo
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cQOJ1irKP5Y[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2iCg2Na8ua0[/youtube]
B12S
B12S
¨
Comparado com o exame daqui, pelo menos de uns 4 anos atrás, esses aí estão até complicados.
Aqui é (ou era) só o percurso, todo feito em primeira marcha, terminando naquela reta com pequena elevação e brita.
Não pode passar marcha, não tem que dar seta no zigue-zague, não tem que desligar, descer da moto ou empurrar.
Cabra sai totalmente preparado pra trânsito.
Comparado com o exame daqui, pelo menos de uns 4 anos atrás, esses aí estão até complicados.
Aqui é (ou era) só o percurso, todo feito em primeira marcha, terminando naquela reta com pequena elevação e brita.
Não pode passar marcha, não tem que dar seta no zigue-zague, não tem que desligar, descer da moto ou empurrar.
Cabra sai totalmente preparado pra trânsito.
Beiiii.....Só tem piloto profissional aqui, tô fora
.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
Smoker escreveu:[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cQOJ1irKP5Y[/youtube]
é assim hoje ?!
bah... essa rampa tá muito comprida... eu rodava fácil
saudações