Duvida motores a ar x agua

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: Duvida motores a ar x agua

Mensagem por Kuati »

Ainda sobre refrigeração de motores:

Imagem

Vejam só o quanto conseguiram tirar de um motor de 170 cv e sem turbo, 814 cv e mais de 100 kg de torque!

Agora imaginem se este sistema de refrigeração aí falhar...

Errata. No Audi o mesmo motor que equipava nosso antigo Jetta rende na verdade 335 hp, pois tem sim turbo. Mesmo assim, impressionante o que conseguiram.

[ ]'s
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

:roll: :roll: :pnq: :pnq:
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Uma dúvida que sempre tive.

Os motores da suzuki das Bandits SACS são os refrigerados a ar+oleo.
Depois que receberam a refrigeração liquida deixaram de ser SACS ?

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Achei vídeo da bagaça:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vVnM8z1nX4k[/youtube]

Vale a pena nem que for pela música.

[ ]'s
Imagem
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

KSA escreveu:Uma dúvida que sempre tive.

Sim. são famílias de motores distintas.
O motor que equipa as Bandits e GSX-F atuais foram projetados exclusivamente para essas motos, e não equipam nenhuma outra da marca.

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

NERO escreveu:
KSA escreveu:Uma dúvida que sempre tive.

Sim. são famílias de motores distintas.
O motor que equipa as Bandits e GSX-F atuais foram projetados exclusivamente para essas motos, e não equipam nenhuma outra da marca.

T+

Logo já não são indestrutíveis :cry:

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Isso aí tem a ver

pois o rendimento térmico de uma máquina é:
n = 1 - (q2/q1)

tem duas maneiras básicas de aumentar o rendimento térmico

1 - aumenta a temperatura de trabalho da máquina, mantendo a temperatura da fonte fria, no caso, o ar ambiente e o casco do motor

2 - diminui a temperatura da fonte fria mantendo.

Esse sistema atua no ponto 2.

Além de atuar no ponto 2, o ar resfriado é mais denso, ou seja, contem mais oxigênio que o ar a temp ambiente, então ainda tem mais um ganho.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

o que chamou a atencão no quadro acima é dizer que enfiar muiiiito mais ar na camara de combustão permite usar uma mistura pobre.

1 - a estequeometria não muda, é 1 grama de gasolina para 15 gramas de ar, independente da pressão, pois isso é conta somar em química.
2 - se tá jogando muito mais ar do que gasolina, está queimando toda gasoroba e ainda sobra muito oxigenio ( talvez por isso polua menos)
3 - esse excesso de ar, mesmo não sendo queimado quando a gasolina explode dentro do motor, vai ser aquecido e vai expandir junto com os gases de combustão (quem sabe isso ajude a aumentar a potencia, só que esse ar sendo expandido também consome uma parte da energia da explosão p1.v1/t1=p2.v2/t2)
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

nÃO SEI SE PEGUEI A COISA, fREI...
Mas o lance da mistura pobre, talvez seja o seguinte: mistura pobre esquenta o motor, como esse motor tem algum dispositivo ninja que não precisa de refrigeração, usar mistura pobre não é problema (não consigo imaginar isso, pois o metal de que o motor é feito tem um limite).
Aumentando essa temperatura, com uso de menos combustível, não se aumenta a eficiência?

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Pode ser tb Nero.

Mas eles falam em gases de escape mais frios...
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

O motor das GSXF é comparativamente mais fraco que os das GSXRW de mesma época pois há uma separação tecnológica entre eles. O 750 da GSXF (até 98) é o antigo motor das primeiras GSXR 750, revolucionário na época (85~90), mas já um pouco ultrapassado nos anos 90. O motor das GSXF 98+ é ainda mais fraco devido a restrições de emissão.

Os motores SACS melhoram em vários aspectos a refrigeração em comparação com um motor puramente refrigerado a ar (GS 500). Além do radiador e da quantidade mais elevada de óleo (que demora mais pra esquentar porém também demora mais pra esfriar) também há bicos de esguicho de óleo estrategicamente posicionados dentro do motor, de modo a resfriar as partes mais críticas: cilindros, pistões etc.

Alguns motores da série, como por exemplo o 1127 da GSXR 89~92, também possuem uma bomba de óleo de duplo circuito. Em baixas temperaturas o óleo não circula pelo radiador, de maneira a facilitar o aquecimento. Dada uma certa temperatura, a passagem para o radiador é liberada. Também ajuda na estabilidade térmica do motor.

Enfim, tecnologia não falta. Não é à toa que houve muitas variações do mesmo motor, de diferentes tamanhos. Do menor, acho que de 400cc, até o maior, de cerca de 1400.

Respondendo a outra dúvida, o motor da 1100W não é um SACS refrigerado a água. Há boas diferenças, mas o bloco é semelhante, com praticamente o mesmo esquema de pintura cinza fosco.

Como ilustração, um radiador de óleo do 1127 da GSXR 1100 89~92, o mais potente dos SACS. Notem que ele é curvo para ter ainda mais área.

Imagem

Há também o 1127 amansado que foi utilizado na GSXF 1100. Este tem um radiador reto.

Outra curiosidade é que em alguns mercados as GSXF vinham com um ventiladorzinho, porém era visando redução de poluentes ao invés de refrigeração.
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

Só uma duvida, altera ligar a moto e ja sair andando logo de manha, ou é bom aquecer um pouco o motor antes de andar?
digo isso por causa da circulacao do oleo dentro do motor, ainda existe isso, eu sempre gostei de deixar funcionando um pouco a moto...

Tipo percebo que a injecao deixa a moto acelerada logo de manha, ate ir normalizando....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Fabio Ninja escreveu:Só uma duvida, altera ligar a moto e ja sair andando logo de manha, ou é bom aquecer um pouco o motor antes de andar?
digo isso por causa da circulacao do oleo dentro do motor, ainda existe isso, eu sempre gostei de deixar funcionando um pouco a moto...

Tipo percebo que a injecao deixa a moto acelerada logo de manha, ate ir normalizando....

Ao ligar o motor frio (parado a mais de 3 horas) deixe funcionando em giro baixo (até o mínimo suficiente para o motor não morrer) por cerca de 30 segundos pelo menos (também não precisa mais do que isso) para que o lubrificante circule por todo o motor antes de expô-lo à carga. Rode por uns 2 minutos de forma suave ou até o indicador de temperatura mostrar que está chegou ao nível de operação normal do motor.

90% dos problemas não mais ocorrerão.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Tem muita lenda sobre isso.

Os manuais do carros modernos mandam esquentar em carga. Eu já vi testes de motores recém fabricados em linha de produção, e quem é mais cheio de dedos teria um treco. Na renault, em cwb, os caras pegam o motor frio da linha, recem montado, colocam óleo, ligam os cabos, ligam a injeção, colocam uma coifa sobre o escape e "taca-le pau marco véio", direto por uns 2 minutos no talo acelerando e desacelerando num dinamometro conectado no volante. Porra, se na fábrica fazem assim, não vejo pq ficar cheio de dedos com o motor.

Liga e sai, não precisa sair dando borrachão e empinando, mas sai na boa e vai. De quebra o motor aquece mais rápido. E isso sim é importante, quanto mais rápido o motor aquecer melhor, pois mais cedo as partes moveis estarão dentro das folgas de trabalho. Quando tu deixa o motor lá paradinho "esquentando" pra subir o óleo, ele demora mais pra aquecer e passa mais tempo girando "fora das medidas". Isso, no meu ver é mais prejudicial que sair andando na maciota.

Lembro o motor do meu civic, bloco de alumínio, motor leve pra caralho, pouca massa. Eu ligava e saía andando, em 400/500 metros ele estava na temperatura de trabalho, com o ponteiro no centro da escala (de onde nunca passou mesmo no maior cacete...motorzinho bem projetado). Se eu deixasse na garagem "esquentando" ( fiz isso algumas vezes pra trocar o óleo) ele levava 5 min pra aquecer a ponto de abrir a termostática e girar água no radiador. O que é melhor, funcionar 1 min frio entre a lenta e 1500 / 2000 giros, ou ficar na lenta girando sem carga por 5 ou mais min?

eu tenho minas restrições. Geralmente, é tu ligar, o tempo que tu levou pra puxar ela pra frente ou pra trás pra "manobrar" é mais que o suficiente pra lubrificar tudo, o circuito de óleo pressuriza muito rápido, em 1 segundo já tem óleo por tudo. Os motors modernos são feitos com alguns labirintos pra não deixar o óleo do cabeçote descer todo, pra manter os mancais molhados.

ficar aquecendo motor só se tu tiver um jipe 1970
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Frei, mas aí vc está considerando demais o tempo e ignorando o número de giros que o motor dá, é isso que deve ser levado em conta, não o tempo.

Parado na garagem em ponto morto um motor esquenta mais rápido que um veículo rodando lentamente e captando vento, principalmente se for um dia frio. Além disso, em ponto morto na garagem o motor está sendo menos forçado que rodando, mesmo que lentamente.

Na primeira ligada do dia eu deixo meu carro esquentando por uns 5 minutos na garagem, mas isso é pq eu faço trajeto muito curto, se fizesse um trajeto mais longo eu não teria essa neura, no máximo uns 30s como o Saurus falou, ou como vc mesmo disse, o tempo de manobrar o carro na garagem.

[ ]'s
Imagem
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

Kuati escreveu:Frei, mas aí vc está considerando demais o tempo e ignorando o número de giros que o motor dá, é isso que deve ser levado em conta, não o tempo.

Parado na garagem em ponto morto um motor esquenta mais rápido que um veículo rodando lentamente e captando vento, principalmente se for um dia frio. Além disso, em ponto morto na garagem o motor está sendo menos forçado que rodando, mesmo que lentamente.

Na primeira ligada do dia eu deixo meu carro esquentando por uns 5 minutos na garagem, mas isso é pq eu faço trajeto muito curto, se fizesse um trajeto mais longo eu não teria essa neura, no máximo uns 30s como o Saurus falou, ou como vc mesmo disse, o tempo de manobrar o carro na garagem.

[ ]'s

Exatamente o que disse, não é exatamente para esquentar o motor, e sim por causa da circulacao de oleo, e tambem
não gosto da injeção acelerada, a midnight em 30 segundos esta tudo normal.....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Dia quente na gasolina eu ligo e parto.
Dia frio na cana espero uns 30s porque senão o carro dá umas falhadas

Moto eu ligo, espero uns 20s e saio de boa.
Editado pela última vez por Luigi em 31 Jul 2014, 10:27, em um total de 1 vez.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

No carro também espero um minuto, mais ou menos, que é o tempo de eu me ajeitar dentro, colocar os documentos, celular no lugar deles, colocar cinto, escolher uma música, etc..., tempo para não ficar falhando, como disse o Luigi.

Moto é o tempo de dar uma olhadinha geral para ver se não tem nada, colocar o capacete e sair. Em ambos os casos deve durar 1 minuto +-.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Na moto carburada, caso da FW, eu deixo aquecer um pouco antes de sair pela manha; quando tinha a XRE, injetada, ligava e saia.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Kuati escreveu:Frei, mas aí vc está considerando demais o tempo e ignorando o número de giros que o motor dá, é isso que deve ser levado em conta, não o tempo.

[ ]'s

Kuati

Uma vez vencido o atrito estático, que é quando o motor parte, tanto faz 500 ou 2000 rpm. O filme de óleo está lá.

Outro ponto, motor é feito pra trabalhar em carga. Porque tu acha que motores vibram mais na lenta do que em giro alto? ( em amplitude, não em frequencia)

Ainda. O fato de estar andando, seja dia quente ou frio, não altera o tempo de aquecimento em grandes coisa, especialmente se for refrigerado a água, pois a água do radiador fica parada até que se atinja uns 85 graus ( depende do elemento elástico da termostática, mas geralmente começa a abrie em 82 e em 87 já está completamente aberta), até que a valvula se abra, o motor é isolado do ambiente pela água que está ali para o refrigerar....sim, a água parada é um bom isolante.

Quanto ao fato de vc fazer trajeto curto, sim. Nesse ponto vc tem razáo, não tem nada pior pra um carro do que trajeto curto, liga, anda 2km, desliga, 2 horas desligado, liga de novo, mais 2 km...isso é pior do que ficar o dia todo ligado. Nesse aspecto, talvez aquecer um pouco seja melhor. Até pelo escape, escape frio fica molhado, pra enferrujar é foda.

Meu civiquinho era trajeto curto tb, 7km, mas em 500 metros tava quente. Só o escape que eu tinha que trocar 1 por ano.
Responder