R1200GS - recall chegou na banânia - 2003/2011 (p.93)

Grupo de discussão geral sobre motos.
gui dantas
Motoqueiro
Contato:

Re: R1200GS

Mensagem por gui dantas »

A merda do óleo sintético é não encontrar em alguma viagem longa, além é claro do preço
SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

gui dantas escreveu:A merda do óleo sintético é não encontrar em alguma viagem longa, além é claro do preço

Tens razão. Não há muita coisa que se possa fazer quanto ao preço, mas já tenho um litro extra guardado no top-case. ;-)
FORTE ABRAÇO!

"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"

René Decartes

DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
Swaizer
Motociclista

R1200GS

Mensagem por Swaizer »

SNOWRIDER escreveu:
gui dantas escreveu:A merda do óleo sintético é não encontrar em alguma viagem longa, além é claro do preço

Tens razão. Não há muita coisa que se possa fazer quanto ao preço, mas já tenho um litro extra guardado no top-case. ;-)
Boas...

Supondo que, para uma viagem longa, tu fará uma revisão da motoca antes de sair... Acredito ser muito grande a chance de encontrar um local que tenha o óleo especificado para venda num raio de 10k km ;)

[]'s

Fui

P.s.: troca de óleo a cada 3k km não pertence mais aos Srs., meus caros.

Sent from my iPhone using Tapatalk
Verum Ipsum Factum

... über die Straße

Ignorantia Felicitas
gui dantas
Motoqueiro
Contato:

Swaizer, muitos trocam o óleo a cada 5k kms. Eu particularmente troco a cada 10k.

Mas podendo optar entre mineral, semi e sintético eu vou de mineral! ;-)
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

gui dantas escreveu:Swaizer, muitos trocam o óleo a cada 5k kms. Eu particularmente troco a cada 10k.

Mas podendo optar entre mineral, semi e sintético eu vou de mineral! ;-)
Estabeleci trocas a cada 5 mil km para quando a maior parte da quilometragem for em zona urbana, no dia a dia da cidade. Isso porque, com o tempo parado no trânsito, o motor vai funcionar muito mais do que marca o odômetro.

Na estrada a troca fica nos 10 mil km recomendados mesmo.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
gui dantas
Motoqueiro
Contato:

Luiz, que óleo está usando?
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Swaizer escreveu:me parece que a introdução da refrigeração aquosa ao motor o fez mais 'fresco' em relação a lubrificação. Só essa explicação para justificar a mudança do 'mobilzão preto' para um óleo 'pica das galáxias'.
Acho que a mudança na especificação deve-se mais ao fato de que, na aguada, a embreagem foi parar dentro do motor.

Na aerada, com sua embreagem seca, o óleo é só para o motor mesmo (como um carro), então a especificação pode ser mais simples (mesmo assim, minha OCD não me deixa usar algum óleo que não seja sintético eheh...).
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Swaizer
Motociclista

Mensagem por Swaizer »

mamm777 escreveu:
Swaizer escreveu:me parece que a introdução da refrigeração aquosa ao motor o fez mais 'fresco' em relação a lubrificação. Só essa explicação para justificar a mudança do 'mobilzão preto' para um óleo 'pica das galáxias'.
Acho que a mudança na especificação deve-se mais ao fato de que, na aguada, a embreagem foi parar dentro do motor.

Na aerada, com sua embreagem seca, o óleo é só para o motor mesmo (como um carro), então a especificação pode ser mais simples (mesmo assim, minha OCD não me deixa usar algum óleo que não seja sintético eheh...).
Boas...

Na 0798, até os 40k Km sempre usei Motul 5000... E a embreagem usa o mesmo óleo do motor. Depois dessa km, 5100. A cc disse não comprar mais o 5000... oferecia o 5100, 7100 ou 300V.

[]'s

FUI
Verum Ipsum Factum

... über die Straße

Ignorantia Felicitas
Luiz Almeida
Mito

gui dantas escreveu:Luiz, que óleo está usando?
Motul 3000.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
gui dantas
Motoqueiro
Contato:

Beleza.
SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

Swaizer escreveu:
mamm777 escreveu:

Boas...

Na 0798, até os 40k Km sempre usei Motul 5000... E a embreagem usa o mesmo óleo do motor. Depois dessa km, 5100. A cc disse não comprar mais o 5000... oferecia o 5100, 7100 ou 300V.

[]'s

FUI

Mas qual óleo vc está usando na GSA???
FORTE ABRAÇO!

"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"

René Decartes

DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Na oleada, uso 5100 também, e troco a cada 5000 km por recomendação da concessionária mesmo. Algumas recomendam trocar com 10 mil km mesmo?
gui dantas
Motoqueiro
Contato:

Kokimoto, oleada? Alguma não usa óleo no motor ou você quis dizer a LC?

O manual diz a cada 10k kms, o que a autorizada diz não é o que está no manual.
Luiz Almeida
Mito

gui dantas escreveu:O manual diz a cada 10k kms, o que a autorizada diz não é o que está no manual.
Tem as razões que falei acima, no caso de uso urbano. Mas essa generalização da antecipação me parece golpe $$$.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

Luiz Almeida escreveu:
gui dantas escreveu:O manual diz a cada 10k kms, o que a autorizada diz não é o que está no manual.
Tem as razões que falei acima, no caso de uso urbano. Mas essa generalização da antecipação me parece golpe $$$.

Me disseram que a próxima revisão e troca seria daqui a 10000km, mas sugeriram ( disseram que não era obrigatório) trocar o óleo depois de 5000 ou 6 meses.

Concordo com a recomendação dos 6 meses , dada a oxidação natural do lubrificante , mesmo sendo sintético. Quanto ao aspecto urbano , entendo que a km recomendável fica na faixa dos 7000 km.

Na verdade , mesmo nos carros , não espero os 10000 km.
FORTE ABRAÇO!

René Decartes

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

SNOWRIDER escreveu:
Luiz Almeida escreveu:

Me disseram que a próxima revisão e troca seria daqui a 10000km, mas sugeriram ( disseram que não era obrigatório) trocar o óleo depois de 5000 ou 6 meses.

Concordo com a recomendação dos 6 meses , dada a oxidação natural do lubrificante , mesmo sendo sintético. Quanto ao aspecto urbano , entendo que a km recomendável fica na faixa dos 7000 km.

Na verdade , mesmo nos carros , não espero os 10000 km.

Eu geralmente troco o óleo das motos e do carro por "decurso de prazo", ou seja, a cada 6 meses, pois como alterno o carro com as motos, acabo não fazendo nem 5.000 km em 6 meses com nenhum veículo individualmente.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
gui dantas
Motoqueiro
Contato:

A revisão é a cada ano ou 10k km. Esse papo de 6 meses eu acho o maior kao
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Informações de um site da Petrobrás:
Quando devo trocar o óleo do carro?
Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do “Manual do Proprietário”. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.

Qual a diferença entre “serviço severo” e “serviço leve”, que são termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca de óleo?
Serviço severo é típico para os carros que andam nos centros urbanos, com o anda e para do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6 km, ou em estradas poeirentas.
Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias pavimentadas, como no caso de viagens.

Qual a validade do óleo lubrificante?
A validade do óleo lubrificante é indeterminada, desde que o produto seja armazenado de maneira correta, ou seja, lacrado em sua embalagem, em local seco e evitando exposição ao calor e à luz do sol. A única exceção é quanto aos óleos para motores de 2 tempos (Lubrax Essencial 2T, Lubrax Essencial 2T FC, Lubrax Náutica Gasolina 2T e Lubrax Náutica Syntonia) que têm prazo de validade de dois anos.

Extensão do período de troca - Mesmo utilizando o óleo correto e combustível de qualidade assegurada, períodos de troca além do recomendado podem levar à formação de borra, devido ao excesso de contaminação e de oxidação do lubrificante. Nos manuais dos veículos há a informação dos quilômetros recomendados para cada intervalo de troca. É importante diferenciar o tipo de serviço do veículo. Para carros de passeio, valores como 10.000, 15.000 e 20.000 km geralmente fazem referência a serviço leve (uso rodoviário). Mas na maioria dos casos o serviço é severo (uso urbano do tipo anda e para, distâncias curtas) e o período adotado para a troca deve ser a metade (5.000, 7.500 ou 10.000 km, respectivamente). Essa informação nem sempre está clara nos manuais e se não for observada com atenção, problemas de borra podem ocorrer.
Informações do site do Sindimotor/SP
Período de troca de óleo
... Deve-se observar que os componentes provenientes da combustão, como água, ácidos, fuligem, carbono, combustível liquido com queima inadequada, quando atuantes no cárter do motor por baixa frequência de operação do veículo contribuem substancialmente para a degeneração do lubrificante...

...Nestas condições adversas, de 60% a 80% de desgaste do motor é oriundo da partida a frio, onde uma única execução corresponde a 400 partidas a quente, quando em uso normal do veículo, pois nesta condição é a viscosidade que determina as perdas por atrito, as capacidades de carga e espessura do filme de óleo entre os elementos fixos e móveis, principalmente do bronzinamento dos mancais e demais colos do virabrequim (parte baixa do motor).

...Algumas empresas de lubrificantes, de forma errônea, determinam o tempo de vida útil de seu lubrificante. Esta informação é fornecida pela montadora fabricante do veículo através do manual do proprietário, já que dependendo das condições de uso do veículo, o intervalo de troca pode variar. Se o veículo tem seu tráfego paralisado e não seja acionado o seu funcionamento semanalmente, recomenda-se que o óleo lubrificante seja trocado no mínimo a cada seis meses ou de acordo com as condições operacionais que assim exigirem.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Por que a maioria dos manuais de moto estrangeira, em inglês, informa 10 k km ou um ano?
Só no Brasil que vejo esse papo de 5k km ou 6 meses.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Joaquim escreveu:Por que a maioria dos manuais de moto estrangeira, em inglês, informa 10 k km ou um ano?
Só no Brasil que vejo esse papo de 5k km ou 6 meses.

Talvez por conta de nosso excelente combustível???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Responder