Duvida motores a ar x agua

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fabio Ninja
Dinossauro

Duvida motores a ar x agua

Mensagem por Fabio Ninja »

Bom todos sabem que motores refrigerado a agua tem mais performance que um a ar

mas o porque disso?

e porque um motor a agua se der um pegueno problema de falta de agua ja funde?
obs, baseado que os a ar não tem problema de superaquecimento assim.... tem muita diferença as peças de um a agua
perto de um a ar, na construção geral de um motor?

qual vantagens e desvantagens de cada um?
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Russo
Mito

Re: Duvida motores a ar x agua

Mensagem por Russo »

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

ar = maior folga = queima óleo
água = mais moderno
vantagens e desvantagens a gosto do freguês

saudações
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

A água é mais eficiente que o ar para resfriar o motor, de forma geral quanto mais potente mais esquenta, com a água é possível projetar um motor mais forte mantendo a mesma durabilidade.

A refrigeração é projetada de acordo com o a produção de calor do motor. Se algo falhar ele não será refrigerado o suficiente e vai ferver. Todos são arrefecidos também a ar e óleo logicamente, mas quando tem água estas formas mais arcaicas não são tão bem aproveitadas.

A ar não tem tantas peças para falhar, só se trancar um duto ou dar pau na bomba de óleo, algo bem mais incomum, assim sendo o sistema funciona como foi projetado.

As vantagens e desvantagens acho irrelevante. Eu não deixaria de comprar uma moto por ser arrefecida a ar ou por arrefecida a água. Porém, se fosse água teria que ter uma atenção maior com fluído, mangueiras, tampa, radiador, etc
-Sem moto nenhuma
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Motores arrefecidos à água tem maior estabilidade térmica. Por isso tem folgas menores e funcionamento mais regular. Porém, sua manutenção é mais complicada e mais cara.

Arrefecidos à ar tem folgas maiores, são mais tolerantes à maus tratos tem manutenção mais barata, Porém, o rendimento térmico é menor, tendem a consumir um pouco à mais que os arrefecidos à água.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Fabio Ninja
Dinossauro

Perguntei isso especiamente voltado a algumas motos da suzuki refrigeradas a ar, se comparado ao motor a agua, a diferença e grande,
vide a Gsxf 750 comparado a gsxr 750 as , bandits, ate mesmo as custons , tipo, uma das coisas que fiquei meio assim ao pegar a midnight era o motor ser a ar 950 x comparado a vulcan 900 a agua.
Acabei pegando a mid porque acredito que esse estilo de moto , performance era que menos interessava nesse caso
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Também tinha essa dúvida, e um outro questionamento: por que a indústria automobilística foi totalmente para o lado dos motores a água?
Nas motos ainda vemos algumas arrefecidas a ar, mas nos carros não existe mais que eu saiba.

Eu notava que quando viajava com minha antiga twister, pelo fato do motor pequeno na estrada estava sempre a 7 mil giros no mínimo, e sempre baixava um pouco de óleo, isso é devido a folga maior do motor a ar? Creio que seja.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Russo escreveu:Imagem

"dm3"? Show de bola! Não vivi esta época, mas não há como não sentir "saudade artificial" de uma época em que um anúncio, num veículo de comunicação de massa, exigia uma cultura básica do leitor.

Que diferença para a idolatria à burrice generalizada reinante hoje...
Editado pela última vez por mamm777 em 21 Jul 2014, 11:40, em um total de 1 vez.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Fabio Ninja
Dinossauro

mamm777 escreveu:
Russo escreveu:Imagem

"dm3"? Show de bola! Não vivi esta época, mas não há como não sentir "saudade artificial" de uma época em que um anúncio, nem veículo de comunicação em massa, exigia uma cultura básica do leitor.

Que diferença para a idolatria à burrice generalizada reinante hoje...

mas... nesses anuncios ta bem claro que as outras marcas tentavam tirar a hegemonia do fusca, bastar ler pra ver que tentavam... mas demorou um pouco mais que isso pro fusca sair de linha...
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Motor a ar é tão bom que estão aposentando todos.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Joaquim escreveu:Motor a ar é tão bom que estão aposentando todos.

Verdade. Quando trocar vou sentir falta deste Sacs que equipa a bruta. O troço que não dá dor de cabeça.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Água, melhor controle da temperatura, melhor performance por cilindrada, melhor consumo, e se o sistema de arrefecimento líquido sempre estiver em dia, maior durabilidade do motor.

Ar, menos coisa para quebrar, manutenção mais barata.

[ ]'s
Imagem
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Tive 2 motos a água, a FZR e a CB500.

A FZR1000 ferveu comigo no dia que eu comprei, por rateada minha. Fui dar uma voltinha no centro e peguei engarrafamento, quando vi já tava no vermelho, parei e vazou toda a água por uma mangueira que saía na balança.

Esperei esfriar e toquei até em casa, enchi o reservatório de água e fui pra praia no dia seguinte..

Tanto ela quanto a CB nunca incomodaram, mas mandei revisar e trocar fluidos .

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Fabio Ninja escreveu:vide a Gsxf 750 comparado a gsxr 750

Fabio, essa comparação não vale nada. Moto turismo com moto de corrida; mesmo que tivessem a mesma refrigeração, os motores seriam totalmente diferentes.

Lelo escreveu:um outro questionamento: por que a indústria automobilística foi totalmente para o lado dos motores a água?

Lelo, por causa dos limites de poluição. Motor a água polui bem menos, como os colegas já disseram. ;-)
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Se polui menos porque as motos de baixa cilindrada são todas refrigeradas a ar?

Seria porque os motores dessas "pequenas notáveis" são por si só menos poluidores do que as médias/altas cilindrada?
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Medeiros Neto escreveu:Se polui menos porque as motos de baixa cilindrada são todas refrigeradas a ar?

Seria porque os motores dessas "pequenas notáveis" são por si só menos poluidores do que as médias/altas cilindrada?

Não, nesse caso é por custo de produção.
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Que a performance é diferente, não há dúvidas.
Mas eu tenho uma tendência a ver que a beleza está na simplicidade...e nesse caso sou fão confesso dos motores "a ar", principalmente essa série SACS da suzuki.
Só tenho uma Bandit a agua hoje por causa da injeção. Se tivesse um jeito de adaptar injeção numa SACS, eu até encarava uma.
E além disso, uso um no meu dia a dia no trabalho. É um sistema a menos pra incomodar. Lógico que a performance fica a mercê da temperatura do ar...mas geralmente no projeto desses motores , o envelope operacional extrapola as piores condições possíveis.

E retificando algumas informações, gostaria de lembrar um pouco da origem do motor SACS e uma menção que foi feita à GSXR aí em cima.
Essa comparação (GSXF e GSXR) não está errada. O que ocorre é qual veio primeiro.
As primeiras GSXR, pra quem não sabe,década de 80 ainda, usavam o motor SACS. Esse motor foi feito para essas esportivas da época. Na cilindrada de 1100 e 750 cc, se não me engano.
Mas o tempo foi passando, e por conta da concorrência, a linha GSXR evoluiu para os modelos "W" (de Water, ou seja, refrigeradas à água) . Aqui, não sei dizer se as primeiras W usavam o mesmo bloco apenas com o cabeçote refrigerado...(olhando por fotos é muito parecido).
Com isso, a suzuki tinha na mão um excelente motor, robusto e praticamente indestrutível...o que fazer com ele? Aí entra o lançamento das Bandits, lá pela metade dos 90...e seguiu produzindo até parar, lá por 2008 .

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Nero, boas explicações. Ainda mais falando da origem das Bandits. ;-)

Andei na 750 F de um amigo, por uns bons meses.

Mesmo sendo a ar, e esquentando pra caramba as pernas, o motor era uma delícia de tocar, e em todos os sentidos adorava a moto.

Joaquim, valeu, não tinha pensado nisso.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Responder