Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compensa?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Toin
Motociclista
Contato:

Re: Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compens

Mensagem por Toin »

Smoker escreveu:
kalixto escreveu:Nem pedi test ride na B12 pois a B65 bebe menos to fazendo 16,5 a 17km/l, come menos pneu traseiro e anda bem também ou seja a 650 é melhor. Kkkk

Lenda.

16/17 km/l em qual velocidade???

Entre 110/130 km/h já fiz 18 km/l. ;-)

Também acho! :-D

Normalmente faz 14 km/l e alguma coisa, quando faz mais de 15km/l acho uma maravilha e olha que trafego bastante em rodovia, sem para e anda de semáforos...

:wink:
Suzuki GN 125 Intruder
Honda Biz 125+ - Honda CBX 250 Twister - Honda NX4 Falcon - Suzuki GSF 650s Bandit - Yamaha XTZ 250 Lander - Suzuki GN 125 Intruder - Yamaha XTZ 250 Lander - Yamaha XT 600 - Yamaha XTZ 125 - Honda CG 150 Titan
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Smoker escreveu:...Mas repito, se o cara gosta de acelerar na saída da inércia, gosta de largar giro alto, etc...., chances de nem chegar nos 10k o pneu. :-D
...

O pior é que a B12 é uma moto tão tesão de pilotar, que realmente te chama para acelerar forte... preciso começar a maneirar mais nas arrancadas... :frt:
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

LUCIO escreveu:
Smoker escreveu:...Mas repito, se o cara gosta de acelerar na saída da inércia, gosta de largar giro alto, etc...., chances de nem chegar nos 10k o pneu. :-D
...

O pior é que a B12 é uma moto tão tesão de pilotar, que realmente te chama para acelerar forte... preciso começar a maneirar mais nas arrancadas... :frt:

Acho que ela tem os dois extremos, o lado argh :hg: "custom", que te deixa com sorrisão ao andar devagar, em marcha alta e baixo giro, assim como te instiga a acelerar aquele motor que parece não ter fim... :lol:

Mas honestamente falando, quem vai comprar moto grande, seja qual for, tem que estar ciente dos gastos, e se for para ficar na neurose de economizar pneus e combustível, por exemplo, NÃO COMPRE. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Smoker escreveu:
LUCIO escreveu:
...

Acho que ela tem os dois extremos, o lado argh :hg: "custom", que te deixa com sorrisão ao andar devagar, em marcha alta e baixo giro, assim como te instiga a acelerar aquele motor que parece não ter fim... :lol:

Mas honestamente falando, quem vai comprar moto grande, seja qual for, tem que estar ciente dos gastos, e se for para ficar na neurose de economizar pneus e combustível, por exemplo, NÃO COMPRE. ;-)

Se for para ficar de "neura" com qualquer moto, melhor não ter. Aliás, muita coisa nessa vida, se for para ficar de "neura", melhor não ter.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Verdade. Quando vejo que neguim (e branquim) fazem planilhas disso, daquilo, manutenção, combustível, etc....não entendo porque compram. é muito sofrimento kkkkk
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

piccoli escreveu:
Medeiros Neto escreveu:{...}Sobre o trio CB 500, acredito sim que sirva apenas como única moto, por isso tenho pretensão no futuro de vender minhas duas motos e comprar uma Versys 650 ou CB 500X como única moto.

Eu olhei na loja Honda uma CB 300 e uma CB F lado a lado. De início a gente acha bisonha a CB5 porque ela mais parece uma CB3 que engordou um pouco nas férias. Depois você percebe que isso é proposital, a Honda fez uma 500 de porte pequeno que pesa simplórios 31 Kg a mais que a CB 300 mas tem praticamente o dobro da cavalaria. Enquanto isso, as motos próximas das outras marcas partem de mais de 200 Kg de peso (e preço mais alto).
Quem tem "braço" para conduzir os 147 Kg de uma CB3 nos corredores e nas manobras de baixa velocidade, tem braço para conduzir uma CB5 F. E tem sobra de motor em estradas. Um bom exemplo de moto coringa. E com custo de manutenção acredito que mais em conta que a soma de manter uma estradeira grande + uma pequena urbana.

Isso mesmo! Vi uma CB500F hoje rodando e fiquei em saber que moto era. O fundo parecia uma CBR250R, pelo tamanho uma CB300R e de lado foi que percebi que era uma CB500F. Ela é pequena mesmo :-| .
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

pequena nao... mediazinha... nada a ver com cb300

e essa de racional ou nao e talz...
concordo em partes...
repito, desde q fiz um orçamento de pecas basicas num tombo duma bandit, fiquei com medo... absurdamente caro e disponibilidade "procure bastante"

sds
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Entonces copiando do notas do celular.
29/03 12,92 litros 40,05 reais 21.854 km
06/04 11,38 litros 35,28 reais 22.047 km 14,9km/l
09/04 13,87 litros 43,00 reais 22.276 km 16,5 km/l
14/04 13,24 litros 41,04 reais 22.496 km 16,6 km/l
amanhã vou abastecer pra viajar vamo ver quanto dá.
29/03 a 06/04 não lembro onde andei devo ter andado mais em itapoa dai gasta mais pois andasse em marcha baixa na praia na maioria dos lugares.
nas outras é 80km de vinda de itapoa, rodando em joinville pra ir no serviço, mercado mas tudo trajetos que não chega a 15km dia e volta pra itapoa 80km e um pouco em itapoa tipo pra ir no posto abastecer , no BB, na loterica e no mercadinho.
to tentando economizar na vinda de dia procuro não puxar mais de 100km/h num trecho de 40km e nos outros 40km procuro não passar de 120km/h mas dou umas apertadas ate uns 140km/h as vezes. aqui em joinville tento andar no máximo nos 60km/h pois pelo que entendi não tem radar fixo e sim a policia fica na espreita.
Pneu da b12 é maior de e por ter mais torque gasta mais , a minha peguei com 13.300km com o pneu original rodei ate os 17.600km é troquei por 2 PR3. B12 não vai tão longe.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

kalixto escreveu:Entonces copiando do notas do celular.
29/03 12,92 litros 40,05 reais 21.854 km
06/04 11,38 litros 35,28 reais 22.047 km 14,9km/l
09/04 13,87 litros 43,00 reais 22.276 km 16,5 km/l
14/04 13,24 litros 41,04 reais 22.496 km 16,6 km/l
amanhã vou abastecer pra viajar vamo ver quanto dá.
29/03 a 06/04 não lembro onde andei devo ter andado mais em itapoa dai gasta mais pois andasse em marcha baixa na praia na maioria dos lugares.
nas outras é 80km de vinda de itapoa, rodando em joinville pra ir no serviço, mercado mas tudo trajetos que não chega a 15km dia e volta pra itapoa 80km e um pouco em itapoa tipo pra ir no posto abastecer , no BB, na loterica e no mercadinho.
to tentando economizar na vinda de dia procuro não puxar mais de 100km/h num trecho de 40km e nos outros 40km procuro não passar de 120km/h mas dou umas apertadas ate uns 140km/h as vezes. aqui em joinville tento andar no máximo nos 60km/h pois pelo que entendi não tem radar fixo e sim a policia fica na espreita.
Pneu da b12 é maior de e por ter mais torque gasta mais , a minha peguei com 13.300km com o pneu original rodei ate os 17.600km é troquei por 2 PR3. B12 não vai tão longe.

O pneu da B12 gasta mais sim, o motivo é claro, o torque. Mas se andar na B65 arrancando no semáforo, o pneu vai embora rapidinho também.

Eu ando pouco na cidade de B12,5, mas quando ando não saio nos semáforos lento demais e nem empinando feito louco, saio digamos normal, vez por outra estico mais as marchas. Se o pneu traseiro durar uns 15kkm para mim tá ótimo.

Consumo na cidade é cerca de 11 km/L, na estrada rodando até os 130 km/h já fiz 19,2 km/L.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Brizzo
Roda Presa

Mensagem por Brizzo »

OMEGAred escreveu:Ter 2 motos não é economia, é ter uma moto que te atenda bem na estrada e outra que te atenda bem na cidade, dependendo da necessidade de cada um.

Economia é não ter carro / moto... ir ao trabalho de bicicleta / metrô / busão... viajar de avião comprando passagem no final de semana.

Concordo. Inclusive tenho ido de bike para o trabalho. Outro mundo.

Mas voltando à questão.

Tenho uma FZ6 e uma CG 150. Uso a CG pra trabalhar todos os dias e confesso que não consigo fazer diferente. A CG é muito mais ágil e de manutenção baratíssima, sem falar no consumo de combustível (18 da FZ contra 33 da CG).

Tenho essa combinação há cerca de 14 anos. Afirmo com certeza que minha FZ6 estaria muito detonada (ou eu teria gasto milhares de reais a mais em pneu, óleo e eventuais problemas de pequenos acidentes no trânsito) se a usasse no dia-a-dia.

Sem falar que já comparei a duração do percurso com uma moto e outra. E vi que, com o trânsito atual, demoro praticamente a mesma coisa para percorrer o percurso casa/trabalho estando de FZ6 ou de CG. Levando isso em conta, a conclusão racional óbvia me parece ser ir de CG.

Quanto à questão de a moto estar desvalorizando parada, não tem problema. Costumo usar minhas motos até (quase) acabar. Então venda (ou valor de mercado) não é uma preocupação. }:)

Mas como disseram aí em cima, cada qual tem suas prioridades, o que envolve quase sempre estar preocupado em economizar $$$ ou ter praticidade não se preocupando com eventuais custos adicionais.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Por enquanto a bavara ta fazendo 18 na cidade e 20 na estrada. Pensei que o consumo dela fosse melhor.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Primeira média que fiz na 800: 18,7 km/l :cry:

A esperança é que peguei muito engarrafamento pesado. Sem dizer que a moto está com ~ 3kkm.

Rezar para melhorar. Claro, não vai chegar nos 27,5 da Sertão, mas tem que chegar nos 22-23 dentro da cidade, senão jogo morro abaixo. :pqp:

Vamos ver a próxima média.
Jota

Mensagem por Jota »

Março vc é um chorão.
Na Tiger faço 14 na cidade, já cheguei a fazer 13,5.
Em compensação, ultima viagem, garupa e bagagem, fez 19,6.
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Jota, BH é ladeira em todo canto. Aí complica o consumo.

E meu choro é em relação aos consumos que obtenho com outras motos. Considerando mesmos trechos e tocada. Nesse consumo da F q postei, os trechos foram atípicos e extremamente engarrafados.

Acho que vai melhorar. Depois posto o que obtive.
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Esses dias voltei a pensar numa 2ª moto para usar sem dó... mas qdo vc começa a olhar nos classificados as motinhos menores e mais baratas... todas detonadas... afff...
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Marp escreveu:Primeira média que fiz na 800: 18,7 km/l :cry:

A esperança é que peguei muito engarrafamento pesado. Sem dizer que a moto está com ~ 3kkm.

Rezar para melhorar. Claro, não vai chegar nos 27,5 da Sertão, mas tem que chegar nos 22-23 dentro da cidade, senão jogo morro abaixo. :pqp:

Vamos ver a próxima média.

Outra média que acabei de fazer: 324 km, exatos 16 l => 324/16 = 20,25 km/l

Melhorou, mas não me agradou.

Trajeto urbano, que sempre faço. Um misto de longos trechos livres, com trechos engarrafados.

Não me agradou pq não vejo muitas perspectivas de melhora. O que pode melhorar um pouco vai ser o amaciamento do motor, mas penso que o impacto não vai ser muito grande. Possivelmente, não conseguirei as médias almejadas: 22-23 dentro da cidade :emo78:
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

LUCIO escreveu:Esses dias voltei a pensar numa 2ª moto para usar sem dó... mas qdo vc começa a olhar nos classificados as motinhos menores e mais baratas... todas detonadas... afff...
Não recomendo a ninguém comprar motinho 125/150 usada. Esse tipo de moto é zero Km e pronto. Salvo raras exceções, moto pequena é comprada por pessoas que possuem orçamento apertado e muitas vezes são relaxadas com a manutenção, por não terem dinheiro ou por serem porquinhos mesmo.
Se você tem uma moto grande já está acostumado com custo alto de manutenção, então acredito que uns 6 mil reais aplicados em uma boa moto pequena como Intruder 125 ou Factor gera um bom retorno se a moto é comprada zero e seguindo um plano de manutenção. Uma moto que tem história como Intruder, Yes, Factor, etc., é moto para pelo menos 3 anos de uso sem dó. Minha Intruder tinha uso e manutenção civilizados, ficou 7 anos e meio comigo e o segundo dono ficou bem feliz de tê-la comprado. Se usada sem dó, acho que minha Intruder teria durado uns 5 anos.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

piccoli escreveu:
LUCIO escreveu:Esses dias voltei a pensar numa 2ª moto para usar sem dó... mas qdo vc começa a olhar nos classificados as motinhos menores e mais baratas... todas detonadas... afff...
Não recomendo a ninguém comprar motinho 125/150 usada. Esse tipo de moto é zero Km e pronto. ...

Piccoli,

Concordo em partes contigo...

Realmente moto pequena usada em bom estado não é muito fácil de achar e lógico que uma zero é sempre melhor, mas por outro lado, é complicado tascar 6 mil numa moto pequena que vc sabe que daqui a pouco tá valendo 3 mil...

Existem sim algumas motos pequenas em bom estado por aí... tem que procurar... as vezes até em locais mais longe... o problema é que o lojista pede tudo e o particular não tem jogo de cintura na negociação... aí vc encontra uma usada em bom estado, mas totalmente bolhuda... enfim...

Eu voltei a pensar numa segunda moto (apesar de gastos com docs 2x) pq a intenção é usar sem dó... no meu caso como moro em prédio, não tenho como lavar ou fazer manutenção em moto em casa... e pegar minha B12 limpinha e ficar usando na cidade, na chuva, quase todo dia, arriscando... sei lá... vc pega uma pequena e põe na chuva sem dó, se derrubar, tudo baratinho...

Vamos ver, tenho pensado nisso...
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Eu to sem moto faz um ano quase, indo trabalhar de carro, uns 40km/dia, com o Corolla fazendo 6,5km/l na cana to gastando horrores de combustível por mês. Meu colega tinha uma Lead, tomou um rola que quase deu PT, aí comprou uma PCX. Fui andar na motinha a adorei!

Fazendo as contas aqui acho que a economia de combustível praticamente paga a prestação e docs...Scuti é bom demais pro dia a dia e a PCX permite até mesmo trips mais longas. Amadurecendo ainda....pois acostumei demais em andar de carro, escutando moda de viola, AC, proteção do frio e chuva...

Eu não tenho mais pretensões de moto para viajar, mas uma magrela pra economizar o carro e ter praticidade pra fazer compra na padaria seria bem vinda novamente.
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

LUCIO escreveu:o problema é que o lojista pede tudo e o particular não tem jogo de cintura na negociação...

Lucio, acho que na verdade é que a gente tem jogo de cintura demais...
Particular se entregar na loja toma uma facada no rim e outra no figado.
Eu to oferecendo só a facada no rim que ele tem dois e vai sobreviver. e se reclama falo que lojista paga metade, deixo meu telefone e falo que se mudar de idéia e der sorte de eu não ter comprado é a grana na conta.

Desisti de ser "light" com as ofertas que o povo faz, empurra até fiat 147 sem documentação no rolo...

Loja só vou em final de m~es ou "plantão de feriado" (aquele dia de emenda que tá as moscas), pro cara achar negócio ter o dinheiro na mão.
Como sempre pago à vista sempre chuto o valor pra baixo mesmo
NC750x

-- no donut for you! --
Responder