Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compensa?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Janu
Motoqueiro

Re: Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compens

Mensagem por Janu »

Bonaparte escreveu:Kuati,

Vira e mexe penso em ficar apenas com uma moto só, mas quando o trânsito aperta volto e ficar feliz com a opção de ter duas motos.
É complicado definir isso apenas no aspecto financeiro. Se vc tiver duas motos, o que vc rodou nas duas e distribuiu nos gastos, deve ser concentrado (e ajustada à moto) em apenas uma para fazer a comparação.
Já fiz essa conta certinho, e no meu caso sairia mais barato ter uma só.
MAS, prefiro utilizar outros aspectos para tomar a decisão, como nível de utilidade, mobilidade, segurança, tempo gasto, etc.
Com isso o $$ que gastei a mais me parece ter sido muito bem investido!
Sem falar no papo de “uma 650 ser ágil como uma 250”, é só na conversa!

Abs

Com toda a certeza que isso é a mais pura balela! :wsh:

Também tenho duas motos. Tenho uma pequena mas não é com intenção de "economizar" a grande, mas de ter a praticidade que NUNCA vou achar em moto grande nenhuma.

A moto pequena tem uma agilidade imbatível, peso quase imperceptível e passa em qualquer brechinha sem nem as vezes precisar colocar os pés no chão. Quando estou na B65 e pego engarrafamento eu me arrependo de ter saído com ela ao invés de ter saído com a Titan EX. Além disso fico todo suado por causa do calorzão do motor. A ER-6n Também era a mesma coisa que a B65. Mesmo pesando 40Kg a menos era tão ruim quanto.

Moto grande para rodar no dia a dia igual a uma pequena? LENDA!
Juca
Roda Presa

Mensagem por Juca »

Como já disseram, não vale a pena, a menos que a moto maior seja realmente trambolhuda, tipo as customs maiores.
O ideal mesmo é ter uma moto meio termo, que proporcione prazer para pilotar, mas sem perder toda a praticidade. Eu penso nisso também, em vender minha midnight e pegar uma tiger 800, mas ainda não sei se ela é realmente o bom meio termo...
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Tô nesta dúvida também. Pequena pra cidade eu já tenho, uso todo dia. Tô pensando em comprar uma maior para viajar.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Não é o mesmo morando numa cidadezinha do interior do que numa metropole com corredores apertados, motoristas burros e muitos malas pronto para te assaltar.

Por isso vejo mais viavel ter 2 motos para quem mora em cidade grande com alto indice de roubos/assaltos.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Só compensa ter uma pequena onde a cidade tem trânsito caótico em quase todos os horários que não seja madrugada. Em lugares tranquilos eu não teria duas, ficaria somente com a grande.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Acho que os assaltos influencia muito tambem, pelo menos no meu caso que ficava receoso de sair com a M620 e por isso ia com a scooterzinha pra tudo que é lado, andava MUITO mais tranquilo.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Puma

Mensagem por Puma »

ByronJack escreveu:Na minha concepção dinheiro é para proporcionar momentos de prazer, para compensar o tempo vendido ao trabalho...não teria prazer andando de 125.

;-) ;-) ;-) ;-)

fui...........
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Do ponto de vista econômico penso que não.

Quantos km anda por mês ?

Por praticidade, depende do trânsito no seu trajeto e do seu perfil. Por exemplo se sai de casa, vai ao trabalho, fica 8 horas por lá e depois volta para casa é tranquilo. Mas se vai na padaria, no trabalho, no banco, no correio, no contador, no cliente, no fornecedor, e etc, aí uma moto mais leve é mais prático. Neste caso uma scoterzinha com porta trecos grandinho deve ser ótimo.

Abraços Du.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Puma escreveu:
ByronJack escreveu:Na minha concepção dinheiro é para proporcionar momentos de prazer, para compensar o tempo vendido ao trabalho...não teria prazer andando de 125.

;-) ;-) ;-) ;-)

fui...........

Idem, mas com ressalvas. Eu teria prazer andando de cinquentinha, 125, de 150, de 250, de 300, de 350, de 400, de 450, de 500, de 550.... de 1000, de 1200, de 1600, de 1800, de 2300.... Ter uma moto só não basta, tem que ter mais de 2, no mínimo 3... :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
speed
Roda Presa

Mensagem por speed »

Kuati escreveu:
Gostaria de saber a partir de qtos km, economicamente falando, compensa vc abrir a carteira e comprar uma moto menor e econômica para o dia a dia.
E quem faz isso, tem certeza que compensa?

[ ]'s

A pergunta é mt pertinente e falamo,falamo,mas não respondemo nada...
Entaum eu vou não responder tb:
Sempre tive uma menor pro dia a dia e a grande pro fds.Rodando uns 60 km por dia(util).
Tenho certeza q pra mim,é a solução mais viavel,mas vc matou a charada com o lance da kilometragem.Pode ser que pra uns não compense.Com a ultima xt225 rodei mais de 150 mil km.Se for colocar isso só de pneu numa esportiva ou mesmo numa cb1300,vai dar 30mil reais?Num rola,né.
O risco e o desconforto de andar com moto 4cc no transito não são simples de medir,mas tb influenciam...
De qq forma,a conta q vc quer tá todo mundo com preguiça de fazer rsrs
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

speed escreveu:...
O risco e o desconforto de andar com moto 4cc no transito não são simples de medir,mas tb influenciam...

Depende do tipo de tráfego que você pega. Aqui no RJO, com uma 4 canecos, você não anda, se arrasta, leva-se uma hora para rodar 5 ou 6 Km.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
speed
Roda Presa

Mensagem por speed »

Saurus escreveu:
speed escreveu:...

Depende do tipo de tráfego que você pega. Aqui no RJO, com uma 4 canecos, você não anda, se arrasta, leva-se uma hora para rodar 5 ou 6 Km.

Exato, ;-) é o meu caso,e olha que num passado recente,o transito nem era tão ruim assim,ja que no RJ a gente anda mt por vias expressas com poucos semaforos(farol,ô mêu)/cruzamento.O RJ já teve um transito razoavel.
Hoje em dia não dá nem pra ir de moto pro centro pq n tem vaga pra magrela,pqp...
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Eu já tive uma pequena pro uso diário e uma maior pra roles.

Se não fosse a questão do espaço (físico mesmo, pra guardar 2 motos), eu não teria vendido a XTZ125.
Era uma bike com motor 125...

Uma das coisas que penso se for parar no RJ mesmo é uma magrela 125 dessas mesmo pra rodar...
NC750x

-- no donut for you! --
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Faço 8 km por dia com a Titan 150 ano 2007, vou de carro quando chove. A moto hoje vale uns R$ 3.500,00, gasto por ano os R$ 300,00 de documentos e o consumo é irrisório, chegou a virar o mês somente com 1 tanque.
Se eu botar a CBzona pra rodar todo dia, vou gastar muito mais que isso em menos de 6 meses com gasolina, pneu e relação, sem contar possíveis prejuízos com quedas.
Só pra ter uma idéia, em dezembro a Titan foi atropelada (estacionada) por um filadaputa que esqueceu o freio de mão de uma camionete numa ladeira. Nem quero imaginar se a CBzona estivesse naquele dia naquele lugar....
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Como falaram tudo depende de onde vc mora e roda, a vantagem da pequena é poder parar em qualquer lugar sem se preocupar com estacionamento ou outras motos amontoado em cima da sua.
Aqui só tenho uma moto, porém temos 2 carros em casa justamente pra ter um pra bater no dia a dia.

Enviado por Telepatia
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Puma escreveu:

;-) ;-) ;-) ;-)

fui...........

Sei que kadum, kadum, mas penso exatamente igual. Respeito quem gosta dessa ou aquela moto, mas para mim não rola andar com certas motos. Claro, estou falando em ter moto não como única alternativa de transporte, ou como meio de trabalho. Se fosse o caso, encararia na boa qualquer modelo.

Mas, se for para prazer, tenho minhas restrições quanto a modelos. Nem todos me trarão um sorriso na cara.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

mamm777 escreveu:Tô nesta dúvida também. Pequena pra cidade eu já tenho, uso todo dia. Tô pensando em comprar uma maior para viajar.

;-) :lol: :lol:
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Du escreveu:(...)se sai de casa, vai ao trabalho, fica 8 horas por lá e depois volta para casa é tranquilo.
Mas se vai na padaria, no trabalho, no banco, no correio, no contador, no cliente, no fornecedor, e etc, aí uma moto mais leve é mais prático.
Neste caso uma scoterzinha com porta trecos grandinho deve ser ótimo.

Meus dois centavos: é por aí como o Du falou.
Vai muito mais do seu tipo de uso do que simplesmente kilometragem.

Exemplo: fazer 15 escalas diárias na cidade versus pegar 150km diários de estrada.
A resposta pra essa questão é totalmente dependente disso...

Fora que cada cabeça um kit de manias, demandas e irritações.
Veja meu exemplo: fico puto com trânsito parado com moto grande, tenho nóia com falta de arrefecimento natural no motor, mais de um minuto parado no semáforo já me irrita bastante :hate: :x

Da mesma forma, muitas escalas, pular de um canto pra outro na cidade com moto grande é um pé no saco.
Aí seria ótimo estar numa Fazer/Yes.

Só que muito raramente pego engarrafamentos e meus trajetos são ir-trabalhar-voltar ou viajar-voltar..

Então matei a curiosidade de ter uma pequena off como segunda moto por um período...
Eventualmente poderia até fazer uma trilha leve... acabou que devo tê-la usado uma dúzia de vezes e devolvi. No meu caso foi inútil.
Editado pela última vez por Patrick em 02 Abr 2014, 17:57, em um total de 1 vez.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Varia demais mesmo. Há casos em que é inviável, por exemplo, o cara tem uma Hayabusa, esquenta como um vulcão no trânsito parado, não dá para usar no dia a dia, logo, se quiser usar moto tem que ter outra menor.

Discordo do Janu, uma Bandit, ER6, Hornet, XJ6, mesmo uma CB1300... se o cara tem local seguro para estacionar, se a cidade não é o caos com relação a roubos, se o cara não anda a km alta que o Speed mencionou... financeiramente não compensa ter uma moto menor. Esse lance do calor nas pernas em todas essas motos é suportável, a não ser que faça mais de 35 graus a sombra todos os dias do ano.

Ainda há o lance dos acidentes, isso é complicado mesmo, como o Omega mencionou, às vezes um tombo besta, dependendo da moto, pode custar o preço de uma moto pequena.

Há motos que são ótimas coringas para dia a dia e viagens que outras.

Fazendo as contas pra substituir carro de valor médio no dia a dia, média km, tb fica longe de compensar. A não ser que não tenha estacionamento ou tenha de pagar estacionamento para o carro.

Segunda moto geralmente é um luxo, e nada mais. Tem gente que se engana que o que está economizando de manutenção e combustível no carro a moto pequena está se pagando sozinha. Eu mesmo me enganei por anos com a Neo desta maneira, nunca tinha parado pra fazer contas... mas, valeu a pena.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 02 Abr 2014, 18:01, em um total de 1 vez.
Imagem
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Já tive duas motos na garagem. Achei que não compensava. Aqui em SP, com seguro, mais despesas anuais, blá, blá, blá, ficava olhando as duas na garagem, subutilizadas e ficava meio que arrependido.

Agora, se o sujeito mora num grande centro, e viaja muito, se tiver grana disponível, compensa ter um mastodonte e uma menor para a cidade (onde menor, para mim, seria algo em torno de 600 cc).

Me viro bem com motos na faixa de 600-800 cc na cidade. Tïve algumas e vi que dá para andar na boa. Claro que não acompanhando os motoboys da vida, mas, muito melhor do que carro. E com direito a diversão todo dia ;-)
Responder