Pergunte ao Pretti - tópico sobre técnicas de pilotagem
Re: Pergunte ao Pretti - tópico sobre técnicas de pilotagem
Te entendo direitinho (deu saudades demais de minhas motos!). Também fazia isso vez em quando pra sentir essa "assentada", mas era pra segurar o movimento das suspensão passando sobre depressão ou irregularidade na aproximação. Esse lance que vc descreve da traseira passar a dianteira é realidade física mesmo; é a massa toda da moto + você sendo transferida para frente com violência, e não vai ser corrigida pelo freio traseiro. Esse recurso do toquinho no traseiro é psicológico para fins de frenagem, mas pode ter função estabilizatória, como vc mesmo diz.Tio escreveu:Pretti, depois que vc acostuma BASTANTE com SS, sabe que pode apertar à vontade, com tudo mesmo o freio dianteiro que a bagaça freia MESMO. Mas na aproximação de curva (pelo menos eu) acostumei a usar, antes de começa a curvar, um pouquinho do freio traseiro junto que a moto "assenta" legal, mas é só um pouquinho. Evita aquele efeito da "traseira querer passar a dianteira" e a moto ficar instável.pretti escreveu: É isso mesmo, tio. Bom que vc já tem uma traquizonga dessas em sua ZX-10 e pode falar com conhecimento de causa.
Mas, freio traseiro nas reduções bravas em SS e SST?? Isso non eczxiste! Por isso eu permanceço sendo das antigas.
O tal freio traseiro numa SS em uso intensivo somente é imaginável em uso civil e ainda assim em algumas circunstâncias específicas.
Lembra-se daquela prova em Interlagos que vc assistiu, quando o Pablo e seu colega largaram na mesma categoria, correndo de 1.000cc? Pois então, se vc estava sentado próximo ao final do retão, percebeu que na frenagem para aproximação do S do Senna as superbikes chegavam a cerca de 295 km/h e alicatavam com tamanha força que a tal desestabilização era iminente.
Agora, a traquizonga da embreagem deslizante é um mod que eu acho que veio pra ficar. Como diz o OL, o bacana da bagaça é poder meter umas três pra baixo muito rápido sem preocupar.
EU não gosto muito disso, pois curto "sentir" a moto, e me formei assim. Você desenvolve uma sensibilidade fina muito grande.
Da mesma forma, fazendo uma analogia, há muitos pilotos que ao rodar em pista, preferem desabilitar o ABS para modular a frenagem a sua maneira. São preferências, já que não falamos do mundo das pistas profissionalmente.
Editado pela última vez por Pretti em 07 Fev 2012, 22:51, em um total de 1 vez.
Complementando o que dizia sobre a "assentada", esse toque no freio é bem vindo também por outra razão; ao alicatar com força os freios dianteitos há uma transferência enorme de massa à frente e um movimento de abertura da suspensão traseira. Como o desejável para maior dirigibilidade é, sempre que possível, manter ambas as suspensões no meio de seu curso, esse toque no pedal traseiro é providencial para um melhor equilíbrio da moto, ao limitar esse movimento de distensão da suspensão traseira; afastam-se as sensações esquisitas de torção do chassis ("traseira passar a frente da dianteira").pretti escreveu:Te entendo direitinho (deu saudades demais de minhas motos!). Também fazia isso vez em quando pra sentir essa "assentada", mas era pra segurar o movimento das suspensão passando sobre depressão ou irregularidade na aproximação. Esse lance que vc descreve da traseira passar a dianteira é realidade física mesmo; é a massa toda da moto+você sendo transferida para frente com violência, e não vai ser corrigida pelo freio traseiro. Esse recurso do toquinho no traseiro é psicológico.Tio escreveu:Pretti, depois que vc acostuma BASTANTE com SS, sabe que pode apertar à vontade, com tudo mesmo o freio dianteiro que a bagaça freia MESMO. Mas na aproximação de curva (pelo menos eu) acostumei a usar, antes de começa a curvar, um pouquinho do freio traseiro junto que a moto "assenta" legal, mas é só um pouquinho. Evita aquele efeito da "traseira querer passar a dianteira" e a moto ficar instável.pretti escreveu: É isso mesmo, tio. Bom que vc já tem uma traquizonga dessas em sua ZX-10 e pode falar com conhecimento de causa.
Mas, freio traseiro nas reduções bravas em SS e SST?? Isso non eczxiste! Por isso eu permanceço sendo das antigas.
O tal freio traseiro numa SS em uso intensivo somente é imaginável em uso civil e ainda assim em algumas circunstâncias específicas.
Para nós a sensação é de assentamento.
-
Helder.soares
- Dinossauro
isso aí pretti... Acho que nada melhor que pilotar suave...na minha opinião, descer a traseira nas entradas de curva reduz em uns 80% a chance de errar a entrada, vir com a moto balançando inteira, etc...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
- numero_41
- Motociclista
Transferência de massa, ou transferência de peso, no jargão do meio, é bem legal pra fwd. Junta com trail-braking e é incrível como aquelas banheiras aprendem a curvar.
Um apêndice familiar do sexo feminino que o diga. Tá até agora reclamando que eu corro demais.
Um apêndice familiar do sexo feminino que o diga. Tá até agora reclamando que eu corro demais.
transferência de peso?; fwd??? trail braking com banheiras?? apêndice familiar do sexo feminino?
Tá usando drogas, 41!?

Tá usando drogas, 41!?
-
Helder.soares
- Dinossauro
liga não pretti...ele é sempre "brisado"... 
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
pretti escreveu:É isso mesmo, tio. Bom que vc já tem uma traquizonga dessas em sua ZX-10 e pode falar com conhecimento de causa.Tio escreveu:Não, acho que estão falando de embreagem deslizante. Na Srad tinha e na ZX10 tem. Funciona assim, você pode reduzir bastante a moto e usar o freio traseiro que tem um sensor que avisa do travamento da roda e "aperta a embreagem" pra vc, soltando a corrente. Direto eu sinto isso, a corrente faz "trátrátrá" e instintivamente já dou uma aliviada no freio traseiro. Eu adorei, funciona que é uma maravilha. Funciona até em piso ondulado, a roda traseira dá aquelas "quicadas" nas reduções e a traquitana funciona soltando a roda. Tipo uma "ABS da transmissão".KleberGT escreveu:Voces estão falando da tal Rekluse?pretti escreveu:Ué, e dá pra falar de alguma coisa no teclado? Como já disse, melhor irmos para a pista.
Mas, vamos lá, falando de papo técnico, eu também sou da antiga, nunca havia sentido falta dessa embreagem.
Conheço o dispositivo instalado, como aquele utilizado pelo q (aqui do m@d) numa R6 quando esteve treinando em Nevada (EUA). As reduções podem ser feitas muito rapidamente com ela.
Mas, pelo aspecto da segurança da operação, eu conseguia barbarizar do mesmo jeito sem a embreagem deslizante, fosse numa jurássica RF, numa Hayabusa ou numa GSX-r 1000 preparada até o talo para pista, em estradas ou em autódromo. Pelo menos, eu nunca tive sustos ou contratempos, pois meu estilo era técnico e dificilmente dava margem a erro (além do mais, nessas ocasiões eu estava apenas treinando ou me divertindo e não competindo, então não havia indução ao erro). Assim, fossem reduções de 300 km/h para 100 km/h em estrada ou pista, era tudo sob controle.
Hoje em dia, devo estar enferrujado, talvez gostasse mais do mecanismo...
Mas, acredite, não conheço a fumaçenta, nem esse equipamento de série (e parece que ela já é oferecido desde 2008). Estou por fora das SS desde 2009.
Quem usou, gostou, mas, tem também quem não se acertou com aquilo. É uma boa sacada, mas, a boa e velha manete de embreagem tá lá. Este negócio de embreagem automática é coisa de C70, ST70 ou Maxi Puch.
Macho que é macho usa o cabo de embreagem todo cheio de terra e nunca coloca óleo. Aliás, quebra logo e nem lembra que existe.
Um abraço,
Kleber
Freio traseiro??? O que que é isso???
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Freio traseiro , eu não conheço Richard, mas estava olhando uma ZX-10 na loja hoje de manhã e seu "famoso" controle de tração. O dono da loja, ex-piloto de rally, estava me explicando que ele tem três gradações! Achei supimpa!
Imagine vc saindo com o Esquadrão num daqueles "dias em que tudo dá certo" e selecionar o modo de menor interferência. Rapaiz, deve ser uma festa,a cada saída de curva dos S de Serra Negra!
Imagine vc saindo com o Esquadrão num daqueles "dias em que tudo dá certo" e selecionar o modo de menor interferência. Rapaiz, deve ser uma festa,a cada saída de curva dos S de Serra Negra!
- petrorroupe
- Motociclista
Deve ser mais ou menos assim:pretti escreveu:Freio traseiro , eu não conheço Richard, mas estava olhando uma ZX-10 na loja hoje de manhã e seu "famoso" controle de tração. O dono da loja, ex-piloto de rally, estava me explicando que ele tem três gradações! Achei supimpa!![]()
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon."

Só que eu me referia àqueles que sabem tirar proveito da ausência parcial ou total do controle de tração... vc sabe, por um pouco de adrenalina nas coisas como nos "velhos tempos"!
- petrorroupe
- Motociclista
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon."

- Eudy
- Motoqueiro
Mestre, em pista, vc também não usa a embreagem pra subir as marchas ?
[ ]s
[ ]s
Não entendi a questão, eudy...
Não, em pista uso apenas o downshifting.
Pra cima é rápido e ligeiro sem embreagem.
Não, em pista uso apenas o downshifting.
Pra cima é rápido e ligeiro sem embreagem.
Detalhe q pra reduzir ele usa os quatro dedos.
Tornado 300
Umas das coisas que eu mais gostava na CB, era que ela, em reduzidas mais esdrúxulas, a roda travava e a traseira da moto começara a quicar e rabear. Hoje até tento a mesma coisa com a Comet, mas ela não responde da mesma forma, ela é bem mais firme e o conjunto aguenta mais essas reduções forçadas sem sair da linha.pretti escreveu:Freio traseiro , eu não conheço Richard, mas estava olhando uma ZX-10 na loja hoje de manhã e seu "famoso" controle de tração. O dono da loja, ex-piloto de rally, estava me explicando que ele tem três gradações! Achei supimpa!![]()
PS. A unica merda dessa brincadeira, é que uma vez numa redução, a corrente pulou da coroa, aí quebrou o cubo da roda e um dos amortecedores do cubo saiu voando... Aí tive que voltar para casa empurrando a moto.
2007 - 2009 - CB400 82
Depois de muita palhaçada a conversa pegou rumo na pág. 7... pra morrer na 8?
Abs,
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!