Motociclistas terão aula prática nas ruas do Paraná.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saulo Augusto
Novato

Motociclistas terão aula prática nas ruas do Paraná.

Mensagem por Saulo Augusto »

Candidatos prestam exame para obter habilitação sem conviver com situações reais de trânsito. A partir de janeiro, isso vai acabar.

Ponta Grossa - A resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entra em vigor em 1º de janeiro de 2009, muda significativamente a formação dos futuros motociclistas. Hoje os candidatos treinam nos pátios dos centros de formação de condutores (CFCs, também conhecidos como auto-escolas) e prestam o exame nas Ciretrans sem terem circulado nas ruas. Com a resolução, os alunos terão aulas práticas de direção nas ruas, convivendo com situações reais de trânsito.

A medida visa a reduzir acidentes. Embora a frota de motocicletas no Paraná represente apenas 16% do total de veículos registrados pelo Departamento de Trânsito (Detran) do estado (675.606 motos para um total de 4.211.829 veículos), o número de acidentes com motocicletas quase alcança o de automóveis. Segundo o Detran, no primeiro trimestre de 2008, ocorreram 8.300 acidentes com carros e 6.186 com motos em todo o Paraná.

De acordo com Juarez Roslindo, do departamento de habilitação do Detran, os acidentes envolvem tanto motoqueiros recém-habilitados quanto os mais experientes. “Mas, com as mudanças na formação do motociclista, o objetivo é diminuir o envolvimento em acidentes”, reforça. A resolução aumenta o tempo de preparação prática de 15 para 20 horas-aula. Cada aula tem duração de 50 minutos. Além disso, o curso teórico aumenta de 30 para 45 horas-aula.

Hoje, nas aulas práticas, o futuro motociclista aprende a pilotar, as regras de direção e noções de equilíbrio sobre o veículo. As aulas são feitas em circuitos fechados, acompanhadas por instrutores. A partir de janeiro do ano que vem, após dominar o veículo, o aluno irá para as ruas sozinho, mas monitorado por seu instrutor que o acompanhará com uma moto ou carro.

Polêmica

A mudança é polêmica. O instrutor Jackson Branco, de Ponta Grossa, confessa que deixará de dar aulas práticas de moto para não se expor a riscos. Ele considera que o aluno não tem segurança para andar sozinho no trânsito, pois, diferentemente do treino de carro, onde o instrutor pode controlar o veículo porque tem os pedais de embreagem e freio sob o banco do passageiro, o instrutor não pode intervir na moto pilotada pelo aluno que se descontrolar na direção.

“Como vou me comunicar com o aluno durante a aula? Só seria seguro se os capacetes fossem equipados com fones. Além disso, o aluno não poderá entender minhas instruções porque a viseira tem que ficar fechada”, opina.

O instrutor Anderson Pereira Valenga, também de Ponta Grossa, tem dúvidas com relação à aplicação do exame. “Acho que vai aumentar muito o tempo de espera para realizar o exame porque serão menos alunos por dia de teste, pois os examinadores terão que fazer o percurso de rua. O tempo dedicado com cada candidato vai aumentar”, considera.

Fonte: Gazeta do povo

Eai o que acham ??
jabsb
Dinossauro

Re: Motociclistas terão aula prática nas ruas do Paraná.

Mensagem por jabsb »

Eu acho que o governo topa qualquer parada para não ter que fiscalizar depois que a carteira é entregue.
orgulho de ser CGzeiro!
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

Saulo Augusto escreveu: O instrutor Jackson Branco, de Ponta Grossa, confessa que deixará de dar aulas práticas de moto para não se expor a riscos.
Ele considera que o aluno não tem segurança para andar sozinho no trânsito, pois, diferentemente do treino de carro, onde o instrutor pode controlar o veículo porque tem os pedais de embreagem e freio sob o banco do passageiro, o instrutor não pode intervir na moto pilotada pelo aluno que se descontrolar na direção.

Eai o que acham ??
porra, treina na pista fechada primeiro, depois com um pouco mais de tempo vai para rua menos movimentada, depois para o centro
se o aluno não tem experiencia para andar sozinho então depois que pegar a CNH só vai poder andar em condominio fechado

acho que toda experiencia para melhorar o transito é valida ;-)
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Nem, eu sou da turma do Bob Sharp. Tinha que botar nego na rua mais cedo e com menos firula. Antigamente quem ensinava filho a dirigir era o pai, e cedo. E funcionava bem.

Hoje tem essa parada de CFC, e não rola. Os caras querem sair fora logo. A aula é cara e ruim. Ninguém quer ensinar o filho a dirigir com medo de rodar. No CFC é que o guri não aprende, porque é basicamente aprender pra passar na prova. O dia-a-dia no trânsito não tem nada a ver.

Vivência de trânsito é formação continuada, não é decoreba. Mais útil seria liberar ciclomotores para menores de idade e colocar os guris na rua, com responsabilidade. Educação mesmo, mais cedo. Responsabilidade.

Mas educação no Brasil é tabu.
orgulho de ser CGzeiro!
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

sou a favor de aula mista

seria o interessante dentro do pátio tantas horas para pessoa aprender bem o equilíbrio e ganhar segurança , aprender regras de transito
e ...... tantas na rua ! , aprender riscos e como evitar , noções de educação no transito e aulas de direção defensiva básicas
aula podia ser feita em duas motos instrutor em um lugar seguro acompanhando , um aluno no ponto certo tem sim condições de dirigir uma moto sozinho e ir pegando as manhas

carro é assim ... porque moto seria diferente ?

aprendi carro assim , primeiro fui para um lugar fechado onde tive noções de marcha , embreagem e tive uma avaliação de habilidade
depois ruas desertas , depois ruas pouco movimentadas , nas ultimas aulas estava no centro ...

moto me jogaram em pátio fechado , me deram a chave . noções básica e tô vai andar no labirinto ...

agora eu detesto carros e detesto direção dos carros me da fobia volante ...
البحث عن السلام
juraX
Motoqueiro

Mensagem por juraX »

Mais uma decisão equivocada essa ae, porque achar que haverá respeito e colaboração dos demais motoristas nas ruas durante essas aulas ae é muito temeroso, e a coisa póde complicar mais ainda se o aluno for do tipo afobadão.
Já disse e repito: pra se habilitar pra categoria A deveria se exigir pelo menos um ano de B porque dae sim o candidato terá uma noção prática mais efetiva de trânsito, então se o cara é ruim pra mudar de faixa com um carro que nem se meta com moto ! Enfim, to achando que isso ae não vai sair do papel.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

juraX escreveu:Mais uma decisão equivocada essa ae, porque achar que haverá respeito e colaboração dos demais motoristas nas ruas durante essas aulas ae é muito temeroso, e a coisa póde complicar mais ainda se o aluno for do tipo afobadão.
Já disse e repito: pra se habilitar pra categoria A deveria se exigir pelo menos um ano de B porque dae sim o candidato terá uma noção prática mais efetiva de trânsito, então se o cara é ruim pra mudar de faixa com um carro que nem se meta com moto ! Enfim, to achando que isso ae não vai sair do papel.
duas coisas

bom senso do instrutor de liberar para rua quando tiver absoluta certeza que a pessoa é capaz de ir a rua sem fazer asneira ...
vai melhorar vamos ter menos removedores de retrovisores no transito e ver uma das coisas que mais gostamos ser menos odiada

B ??? eu odeio carro tirei na marra , e quem odeia também vai ser obrigado a tirar ? , quem não pode tirar as duas Vai ter que pagar ? , pro inferno se isso entrar em rigor algum dia vai ser o calvário dos motociclistas ...

uma bela fogueira para mim pode incluir carros ... ;-)
البحث عن السلام
juraX
Motoqueiro

Mensagem por juraX »

georgesjr escreveu:
juraX escreveu:Mais uma decisão equivocada essa ae, porque achar que haverá respeito e colaboração dos demais motoristas nas ruas durante essas aulas ae é muito temeroso, e a coisa póde complicar mais ainda se o aluno for do tipo afobadão.
duas coisas

bom senso do instrutor de liberar para rua quando tiver absoluta certeza que a pessoa é capaz de ir a rua sem fazer asneira ...
vai melhorar vamos ter menos removedores de retrovisores no transito e ver uma das coisas que mais gostamos ser menos odiada

B ??? eu odeio carro tirei na marra , e quem odeia também vai ser obrigado a tirar ? , quem não pode tirar as duas Vai ter que pagar ? , pro inferno se isso entrar em rigor algum dia vai ser o calvário dos motociclistas ...

uma bela fogueira para mim pode incluir carros ... ;-)

Aew, até o exame prático final o aluno está sujeito a erros na condução que poderão resultar em acidentes, some-se a isso a imprudência e a intolerância de outros motoristas que pódem ocasionar situações como uma "fechada" na moto durante a aula ou exame prático. Então no caso dos carros o instrutor tem o recurso de intervir segurando no volante ou até no freio ou na embreagem que ele tem no seu lado a seu dispor. E nas motos, como será feito esse controle? Tae o X da questão. Enfim, assim como o candidato que pretende se habilitar nas categorias C,D, E deve obrigatóriamente se habilitar inicialmente na categoria B, além de ter um tempo mínimo exigido nesta, incluiria-se aí também a categoria A, e nesta categoria também seria interessante a divisão de cilindradas em sub categorias (A1, A2, por exemplo), sendo que o candidato poderia se habilitar inicialmente em motos até 400cc, por exemplo.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
louzada
Motoqueiro

Mensagem por louzada »

Em Portugal as aulas práticas são na rua, o instrutor vai de carro, mas vamos lembrar que aqui o buraco é mais embaixo, a falta de respeito impera neste país, não temos como comparar. :-(
There's no second chances
There's only this moment
And the next moment
dnunes
Motociclista
Contato:

Mensagem por dnunes »

. . Agora tu vê: é tão escrachado que os caras saem das moto-escolas sem *nenhum* preparo que até mesmo os instrutores se borram na hora de sentar na garupa dos moleques, hahahaha. Ê, banânia...
diego nunes
http://dnun.es.
Responder