Motos japonesas são mais confiáveis, diz estudo

Grupo de discussão geral sobre motos.
Joaquim
Mito

Re: Motos japonesas são mais confiáveis, diz estudo

Mensagem por Joaquim »

Mais um adepto do pezinho. ;-)

Na Lander desligo no pézinho, desligo o farol e por último a chave.
Nunca ligo o motor com o farol ligado, exceto a CBzuda que vira a chave e a merda acende.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Puma escreveu:Vcs gostam de procurar pelo em ovo.
Fui............

Nada mais que isso. :lol: :lol: :lol:

Desligo no corta corrente, deixo em neutro, na maioria das vezes fica no cavalete central, se por acaso ficar no lateral, aí sim deixo engrenada ou com a roda da frente encostada em algum canto que impossibilite a movimentação. Mas gosto mesmo de deixar no central, pois não é qualquer esbarrão que joga a moto no chão.

E se alguém tira chave da ignição sem desligar totalmente a moto (leia-se posição off, ou todas as luzes do painel apagadas), pode ter certeza que qualquer chave de Brasília 77 vai ligar a porcaria da moto. :rof: :rof: :rof: :rof:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Jota

Mensagem por Jota »

Robson escreveu:
Jota escreveu:
Smoker escreveu:
Jota escreveu:
JPaulo escreveu:Eu, pelo contrário, sempre uso o corta-corrente.

minha moto vem com uma recomendação expressa para só usar o corta-corrente em situação de emergência. no manual vem em destaque isso. diz que se usar o corta-corrente como modo de desligar a moto a bateria vai arriar em pouco tempo.

Só desligo no corta. A Yuasa foi comprada em Julho de 2010. ;-)

funcionamento eletrônico diferente, pra sua moto não tem essa necessidade de desligar na chave. ;-)

jota, qual a justificativa ?

Vc sabe explicar a diferença de desligar na chave ou no corta corrente ?

Although the engine stop switch stops the engine, it does not turn
off all the electrical circuits
and may cause difficulty in restarting
the engine due to a discharged battery. Ordinarily, only the
ignition switch should be used to stop the engine.

Robs, acho que a explicação é simples e faz todo sentido.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

SPEED RACER escreveu:E o que se ganha desligando pela chave?
Em ambos os casos se ganha comodidade, cada um tem um habito, eu desligo pelo ES, outros pela chave, outros pelo pezinho.
Cada um tem uma mania, agora não da pra dizer que desligar pelo ES estraga a moto ou a peça.

Já falei o que ganho, não corro risco de esquecer o farol aceso e arriar a bateria, dificilmente o corta-corrente vai me dar de cabeça.

E dá pra dizer que a peça estraga sim, não foi feita pra isso, o m@gro tá aí pra confirmar. A bosta é que não é como o contato da chave que vai dando sinais que o trem está ruim, o corta corrente pode quebrar do nada, sem aviso.

Mas é isso aí, cadaum cadaum, na verdade eu acho chato ligar e desligar a moto sem o corta-corrente, botãozinho legal de apertar pra ligar e desligar a moto, mas já me acostumei a não usar, então blz.

[ ]'s
Imagem
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Coisa que já vi muito acontecer é o caboco parar, virar o guidão, desligar na chave com pressa e acabar botando em park em vez de lock.

Se demorar na parada vai encontar a moto sem bateria.
Editado pela última vez por Patrick em 27 Fev 2014, 18:48, em um total de 1 vez.
Robson

Mensagem por Robson »

Jota escreveu:
Robson escreveu:
Jota escreveu:
Smoker escreveu:
Jota escreveu:[quote="JPaulo"]Eu, pelo contrário, sempre uso o corta-corrente.

minha moto vem com uma recomendação expressa para só usar o corta-corrente em situação de emergência. no manual vem em destaque isso. diz que se usar o corta-corrente como modo de desligar a moto a bateria vai arriar em pouco tempo.

Só desligo no corta. A Yuasa foi comprada em Julho de 2010. ;-)

funcionamento eletrônico diferente, pra sua moto não tem essa necessidade de desligar na chave. ;-)

jota, qual a justificativa ?

Vc sabe explicar a diferença de desligar na chave ou no corta corrente ?

Although the engine stop switch stops the engine, it does not turn
off all the electrical circuits
and may cause difficulty in restarting
the engine due to a discharged battery. Ordinarily, only the
ignition switch should be used to stop the engine.

Robs, acho que a explicação é simples e faz todo sentido.[/quote]

Jota é exatamente o q acontece em qualquer moto, nao só na sua.

Vc nunca usa o corta-corrente em nenhuma moto ?

Kuati, qtos casos de corta-corrente bichado vc teve noticia, além desse do m@gro ?

Sent from my iPhone
Jota

Mensagem por Jota »

Robson escreveu:
Vc nunca usa o corta-corrente em nenhuma moto ?

usava no milênio passado, depois fui perdendo o hábito.

e, robs, não achei nenhuma pegadinha... vai que vc usa o engine stop, esquece a chave ligada ou em park, e vai viajar de carro... é um ´hábito prudente, acredito, usar a chave ao invés do corta-corrente.
Robson

Mensagem por Robson »

Sei lá, eu não deixo a chave na moto pq moro em apto, então nao corro o risco de deixar tudo aceso, então desligar no ES ou na chave tanto faz.

No Lambrettão eu já virei a chave até park, que é uma posição abaixo da trava, a bateria arriou pq fica as lanternas acesas, independente do corta corrente.... Então na lambreta eu checo toda vez se tem uma luz acesa qdo travo o guidao....

O foda q a chave sai na posição park, o que eu acho falha de projeto....

Sent from my iPhone
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Patrik, acho que as Hondas não sai a chave em park. Mas acho, não testei.

Robson, aqui no sítio teve um cara numa Vulcan que viajou com a gente num encontro pra Prudente, a moto apagou do nada, como tinha uma galera de Cianorte, botaram a moto numa carretinha e fomos embora. Depois ficamos sabendo que era merda do corta-corrente.

Amigo meu, mecânico de motos que trabalhava na Honda, disse que era comum chegar cabra com o corta-corrente bichado lá. Ele é um que me disse pra sempre desligar a moto na chave que aquilo era pra uso em emergências, não pra uso corriqueiro.

Enfim, para quê continuar a usar o corta-corrente? Só pq é legal? Sei lá, cadaum-cadaum...

Particularmente eu continuaria usando se não tivesse deixado minha ex-cb500 duas vezes sem bateria por conta disso. Melhor na chave.

[ ]'s
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

Robson escreveu:O foda q a chave sai na posição park, o que eu acho falha de projeto....

não testei isso na minha ainda.

se sai é por pura maldade. :lol:
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Em todas as motos que tive dava pra tirar a chave no park.
Já fiquei na mão umas 3x com isso.
Naturalmente virou hábito olhar rapidamente lanterna e luz de posição quando estaciono.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Kuati escreveu:Patrik, acho que as Hondas não sai a chave em park. Mas acho, não testei.

Robson, aqui no sítio teve um cara numa Vulcan que viajou com a gente num encontro pra Prudente, a moto apagou do nada, como tinha uma galera de Cianorte, botaram a moto numa carretinha e fomos embora. Depois ficamos sabendo que era merda do corta-corrente.

Amigo meu, mecânico de motos que trabalhava na Honda, disse que era comum chegar cabra com o corta-corrente bichado lá. Ele é um que me disse pra sempre desligar a moto na chave que aquilo era pra uso em emergências, não pra uso corriqueiro.

Enfim, para quê continuar a usar o corta-corrente? Só pq é legal? Sei lá, cadaum-cadaum...

Particularmente eu continuaria usando se não tivesse deixado minha ex-cb500 duas vezes sem bateria por conta disso. Melhor na chave.

[ ]'s

Deixei minha ex-Falcon com a luz de neutro ligada direto, durante uns dias, tudo porque desliguei a moto na garagem de casa com o corta-corrente. Acabei esquecendo mesmo, quando tentei dar a partida, já era a bateria.

Hoje só desligo na chave mesmo. Mas acho que no descanso lateral, corta-corrente e chave é tudo a mesma coisa.
Editado pela última vez por Medeiros Neto em 27 Fev 2014, 19:39, em um total de 1 vez.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
abineh
Roda Presa

Mensagem por abineh »

A lógica de diminuir a vida útil da bateria quando desliga o motor pelo ES e mantem as luzes e etc ligadas é boa... mas se fosse assim a porcaria da luz do farol não acenderia ao virar a chave...

Eu tbem já deixei a Yes com a chave depois de desligar ela pelo ES... duas vezes ainda por cima...
Depois do trabalho que deu, só desligo na chave...
GSX-S 750
GSX-R 750 SRAD
CB600F Hornet ABS
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

lero lero

parece papo de motoqueiro de final de semana que faz tudo por tutorial :-? :-?

Imagem

desliga na chave e ponto final :pow:

saudações
braniak
Dinossauro

Mensagem por braniak »

A chave sai na função park caso vc deixe ela parada, com meia-luz ligada, em lugares de pouca visibilidade. Não é pra deixar estacionada, só parada (poucos minutos).
Infelizmente, a função se chama park. Mas...

Com relação ao Engine stop, nunca deixo a chave na moto, então não é um problema pra mim.
Na realidade, a chave nunca fica longe de mim.
Até quando viajei de carro, levei a chave junto. :lol:

Sent from my iPhone using Tapatalk
Beer: Helping ugly people have sex since 1862.
97' Honda C100 Dream - "Vermêia": 1999 ~ 2001
08' Suzuki Intruder 125 - "Pequena": 2008 ~ 2014.
13' DjiiiAsss - "Polaca": 2014 ~ ...
Imagem
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Jota escreveu:
rods escreveu:Ah, Bagé, mas dar uma de McGyver é uma das melhores partes da história toda. Gosto muito disso. Mexer nas motos me dá tanto prazer quanto andar nelas. Ando até macambúzio que dei conta de todos os defeitos dela.

já leu zen e a arte da manutenção de motocicletas? talvez vc goste. ;-)

Claro que sim, mestre. Clássico de filosofia, muito bom.

minholi escreveu:
Kuati escreveu:Questão de hábito saudável, vai que essa merda de corta-corrente quebra no meio do nada e tu se complica pra ligar a moto.

Kuati, uma coisa que todo mundo deveria aprender antes de se aventurar de moto "no meio do nada" é detectar e resolver pequenos problemas. No churrasflor quebrou um fio do chicote da ignição da B12 no pé da serra do rio do rastro e eu arrumei em 15 minutos. Foi só descascar o fio e fazer um remendo. Chegando em casa eu mesmo soldei.

Certa vez aqui no m@d mesmo rolou um relato de um cara que largou a BMW dele no Chile porque travou o freio traseiro, a pinça pegou fogo e a BMW não quis mandar o helicóptero de resgate :lol: . Se fosse comigo teria sangrado e isolado o freio traseiro e tocado o resto da viagem só com o freio dianteiro.

Na nossa viagem para o Peru a BMW F800GS de um dos colegas queimou lâmpada (compramos outra e trocamos), o pneu dele furou (tentamos o spray reparador e não resolveu, mas colocamos a moto na pickup dos guardas de uma reserva e eles levaram a moto e o colega para o borracheiro), tive 2 panes secas, tivemos que comprar gasolina de garrafa pet em casas, caí um tombo, o colega da BMW caiu outro, etc.

Eu concordo que as motos japas quebram menos, mas garanto que tem muito harleyro e dono de BMW aqui no m@d mesmo que não se aperta por conta de bobagem e dono de moto japa que se falhar o botão do corta corrente o cara fica na estrada.

Qualquer sensor pode ser isolado na hora do aperto, basta identificar os fios que chegam nele e fazer ligação direta.

Taí, é bem isso que eu penso.

:wsh: :wsh: :wsh: :wsh: :wsh: :wsh: :wsh: :wsh:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ulisses Barros escreveu:Na Sahara eu desliguei no botão e esqueci a chave ligada, eu até desl. o farol, mas a chave ficou no on, depois disso o CDI deu pau, pode ser uma enorme casualidade, mas procuro desligar na chave, pq a FW tambem tem CDI é custa caro.

Ano passado, véspera do Acampitanga:

Carreguei as tralhas na motoka e a deixei na garagem, embicada para a rua.
Desliguei a moto no corta corrente, esqueci de desligar na chave, e fui dormir. No dia seguinte, a bateria do Harlão toda arriada.

Arranjei uma bateria de Sportster emprestada, deixei a bateria da minha motoka no carregador da oficina e fui-me embora.
Sai com duas horas de atraso em relação aos "roda presa" do M@D-PR e cheguei em Pitanga 20 minutos após eles terem chegado, eheheheh...
Na volta destroquei as baterias e não tive nenhum outro poblema...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

... e depois aprendeu a desligar na chave pra evitar essa encheção de saco...
:-D

A turma do corta-corrente só tem que entender que é um pequeno hábito ruim. Mais nada, não entendi a de querer justificar o injustificável.

No mais, tá parecendo papo de viado, cada um amarra o cadarço do jeito que achar melhor! ;-)

[ ]'s
Imagem
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Quando vieram deixar o carro aqui em casa, tinha outro carro no guincho e uma KTM 990 Adventure que o cara disse que o dono tinha comprado há duas semanas e ele estava andando na baixada quando do nada a moto apagou por completo e não deu mais sinal de vida. :roll:

Entra no estudo ai???? }:)
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu:... e depois aprendeu a desligar na chave pra evitar essa encheção de saco...
:-D

A turma do corta-corrente só tem que entender que é um pequeno hábito ruim. Mais nada, não entendi a de querer justificar o injustificável.

No mais, tá parecendo papo de viado, cada um amarra o cadarço do jeito que achar melhor! ;-)

[ ]'s

Não, continuo desligando primeiro no corta corrente e depois na chave e o detalhe é que raramente eu travo a chave.

E não vejo porque é um hábito ruim... só porque teve um ou outro caso de botão que estragou?
Viadice, bichisse e boiolice é ficar se incomodando com uma merdinha dessas, eheheheh...
... tipo: uí, não vou usar o "botão" porque senão ele estraga ... :frag:
:lol: :lol: :lol:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Responder