GoPro - perguntas e respostas
Re: GoPro - perguntas e respostas
Smoker escreveu:De fato, se tu anda pelos mesmo lugares, com certeza a sensação será a de tudo igual.![]()
![]()
![]()
Eu acho um bom investimento, eu curto editar (muito embora as vezes leve algum tempo para fazer).
Edito no Windows Movie Maker, bem simples de mexer, tem programas melhores e mais complexos, mas prefiro a simplicidade.
Considere o que o Stuka falou, o case de proteção, a possibilidade de utilizar na água, etc.....
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AI6UclHbjOA[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5GHd5yTJ7B4[/youtube]
A questão não é andar ou não nos mesmos lugares, a questão é que uma filmagem você na estrada acelerando a moto (nesse caso) você põe pra assistir e fica lá horas e horas só mudando a paisagem e pronto. Acho isso sem graça, o cara faz uma vez, duas, depois enche o saco, pelo menos no meu caso encheu.
Editado pela última vez por jsamuel em 31 Jan 2014, 10:52, em um total de 1 vez.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
-
Franco Rithele
- Motoqueiro
- Contato:
Tem há quanto tempo?
4 meses
Usa com que frequência?
3x por mês
Fotos ou filmagens?
Filmagens e eventual time lapse
Usa o controle sem fio?
Depende da situação, o controle é muito prático quando ela não está com fácil acesso ou o aplicativo no iPhone pra ajustar o angulo de visão
Qual a autonomia das baterias - câmera e controle?
do controle dura bastante nunca tive problema, da camera pra filmar no máximo 2h continuo sem wifi e com wifi acho que 1h e pouco
Valeu a compra?
D+++++
Modo contínuo ou fotos de tempos em tempos?
Continuo já usei pra colocar atrás do Gol disparando pelo controle
Fixada do capacete ou na moto?
Capacete mas também tenho o suction cup que fixa absurdamente.... em Las Vegas aluguei um Dojão taquei no capô e fiz umas filmagens legais
Cartão de quantos Gb?
O meu é de 32GB Extreme Pro de 90mb/s
Como filmo sempre em 720p dá e sobra, honestamente filmar em 1080p pra maior parte das pessoas e situações é apenas gastar mais memoria na gravação e recursos na edição....
4 meses
Usa com que frequência?
3x por mês
Fotos ou filmagens?
Filmagens e eventual time lapse
Usa o controle sem fio?
Depende da situação, o controle é muito prático quando ela não está com fácil acesso ou o aplicativo no iPhone pra ajustar o angulo de visão
do controle dura bastante nunca tive problema, da camera pra filmar no máximo 2h continuo sem wifi e com wifi acho que 1h e pouco
Valeu a compra?
D+++++
Modo contínuo ou fotos de tempos em tempos?
Continuo já usei pra colocar atrás do Gol disparando pelo controle
Capacete mas também tenho o suction cup que fixa absurdamente.... em Las Vegas aluguei um Dojão taquei no capô e fiz umas filmagens legais
Cartão de quantos Gb?
O meu é de 32GB Extreme Pro de 90mb/s
Como filmo sempre em 720p dá e sobra, honestamente filmar em 1080p pra maior parte das pessoas e situações é apenas gastar mais memoria na gravação e recursos na edição....

"We all have our own time machine,
those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

Franco Rithele escreveu:Como filmo sempre em 720p dá e sobra, honestamente filmar em 1080p pra maior parte das pessoas e situações é apenas gastar mais memoria na gravação e recursos na edição....
Franco, filmo sempre em 1080, dificilmente esgoto o cartão, as baterias acabam antes.
A diferença vai estar na hora que tu botar a tela full numa TV de 40.
Samuel, eu vejo muita diferença nos vídeos, e a intenção (minha, pelo menos) é realmente mostrar a paisagem, e não minha pilotagem (que não tem nada, absolutamente nada demais).
Um bom som ajuda muito.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
Franco Rithele
- Motoqueiro
- Contato:
jsamuel escreveu:A questão não é andar ou não nos mesmos lugares, a questão é que uma filmagem você na estrada acelerando a moto você põe pra assistir e fica lá horas e horas só mudando a paisagem e pronto. Acho isso sem graça, o cara faz uma vez, duas, depois enche o saco, pelo menos no meu caso encheu.
A grande sacada é edição, é 99% da filmagem rs.... eu tenho um amigo que trabalha com isso e se vc entregar pra ele o material ele vai editar e quando vc assistir vai comentar " Caramba eu sempre quis ir num lugar igual a esse" opa mas fui eu quem filmou
Tem que atrair a pessoa e normalmente não pode passar de 2min pra não perder o interesse, a não ser que seja muito fodástico e com muita coisa diferente...
Sobre colocar em uma TV de 40" em HD o ganho que eu tenho no arquivo menor compensa a diminuição da qualidade, e normalmente esses videos são assistidos no Youtube
Editado pela última vez por Franco Rithele em 31 Jan 2014, 11:00, em um total de 1 vez.

Só uma observação, trabalhar com o editor é fácil, não tem muito mistérios, principalmente o movie maker que é simples e tem poucos recursos (suficiente para editar estes filmes aí), difícil mesmo é tu resumir 2 horas em no máximo uns 10 minutos.
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Franco Rithele escreveu:Sobre colocar em uma TV de 40" em HD o ganho que eu tenho no arquivo menor compensa a diminuição da qualidade, e normalmente esses videos são assistidos no Youtube
Ok, mas tu filma uma viagem inteira, por exemplo?? Se for bate e volta um cartão de 32 sobra. Se for sim a resposta, deixa de muquiranagem e compra outo cartão. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Visto ou não pelo YT, o cara tem lá as opções de qualidade, quem quiser pode assistir até em 144p aquecido na lenha
B12S
B12S
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
omago escreveu:Bom tópico.
Ticano escreveu:... Uso também preso ao peito, para mim é o melhor ângulo de filmagem para pilotar a moto, (aparecem os braços e o velocímetro, além de boa parte da pista e cenário) ...
Como você prende a camera nessa posição Ticano?
Abraço
Como o fumaça falou, uso esse suspensório:

A visão é mais ou menos esta:
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
-
Franco Rithele
- Motoqueiro
- Contato:
Smoker escreveu:Franco Rithele escreveu:Sobre colocar em uma TV de 40" em HD o ganho que eu tenho no arquivo menor compensa a diminuição da qualidade, e normalmente esses videos são assistidos no Youtube
Ok, mas tu filma uma viagem inteira, por exemplo?? Se for bate e volta um cartão de 32 sobra. Se for sim a resposta, deixa de muquiranagem e compra outo cartão. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Visto ou não pelo YT, o cara tem lá as opções de qualidade, quem quiser pode assistir até em 144p aquecido na lenha![]()
![]()
Muquirana ? Compro um Extreme Pro de 90mb/s e sou muquirana ?
Tenho outros cartões também, mas nunca foi necessário fora que normalmente o problema é bateria mesmo, por isso que tenho duas reserva, aí quando troco a bateria já meto outro card...

Pois é. Aí voltamos a discussão, o cara tem que sacar e gostar de edição, não é tanto assim o meu caso também.
Ainda penso em ter outra Go Pro, mas só compro se for pra pagar mixaria.
Ainda penso em ter outra Go Pro, mas só compro se for pra pagar mixaria.
R 1200 GS Adventure Rallye
Comprou um só com muita dor no coração. kkkkk
Fica ofendido não. rs
Eu tenho dois micros classe 10 que usava para filmar no aeromodelo com outra câmera (que quebrou em uma queda), uso com adaptador para casos extremos (raramente uso), sempre levo.
Só opinião, eu prefiro gravar na melhor qualidade possível. cadum com seu cadum.
Fica ofendido não. rs
Eu tenho dois micros classe 10 que usava para filmar no aeromodelo com outra câmera (que quebrou em uma queda), uso com adaptador para casos extremos (raramente uso), sempre levo.
Só opinião, eu prefiro gravar na melhor qualidade possível. cadum com seu cadum.
B12S
B12S
Ticano escreveu:omago escreveu:Ticano escreveu:... Uso também preso ao peito, para mim é o melhor ângulo de filmagem para pilotar a moto, (aparecem os braços e o velocímetro, além de boa parte da pista e cenário) ...
Como você prende a camera nessa posição Ticano?
Abraço
Como o fumaça falou, uso esse suspensório:
Blz. Queria confirmar se voce usava isso mesmo ou se tinha outra técnica/gambiarra... kkk
Valeu smoker e ticano.
Peels Mach 5 -> CMS 2 -> Zeus 508 -> Zeus Dragon -> LS2 Mohaii -> AGV K4
- Klein
- Motociclista
Gopro 3 Black
Tem há quanto tempo?
4 meses
Usa com que frequência?
Sempre que vou para estrada de moto
Fotos ou filmagens?
Filmagens em 1080 pix a 60qps depois congelo os frames dos vídeos para fazer as fotos.
Não gosto das fotos por não ficarem e wide screen, ficam no formato 4000X3000
Usa o controle sem fio?
não
1h e meia
Valeu a compra?
Sim, total.
Fixado na queicheira do Capacete, na moto anterior não rolava fixar na moto pois vibrava muito, vou fazer nova tentativa, pretendo comprar o colete também.

Abaixo fotos de exemplo da GOPRO, a primeira é a foto que a GOpro faz com dimensões de 4000x3000 em 12mp, a segunda é uma foto tirada enquanto filma em 1080pix a 30qps e a terceira é uma foto tirada do frame do vídeo filmado a 1080pix a 60qps.

Abç.
Tem há quanto tempo?
4 meses
Usa com que frequência?
Sempre que vou para estrada de moto
Fotos ou filmagens?
Filmagens em 1080 pix a 60qps depois congelo os frames dos vídeos para fazer as fotos.
Não gosto das fotos por não ficarem e wide screen, ficam no formato 4000X3000
Usa o controle sem fio?
não
1h e meia
Valeu a compra?
Sim, total.
Fixado na queicheira do Capacete, na moto anterior não rolava fixar na moto pois vibrava muito, vou fazer nova tentativa, pretendo comprar o colete também.
Abaixo fotos de exemplo da GOPRO, a primeira é a foto que a GOpro faz com dimensões de 4000x3000 em 12mp, a segunda é uma foto tirada enquanto filma em 1080pix a 30qps e a terceira é uma foto tirada do frame do vídeo filmado a 1080pix a 60qps.

Abç.
-
Franco Rithele
- Motoqueiro
- Contato:
Smoker escreveu:Comprou um só com muita dor no coração. kkkkk
Fica ofendido não. rs
Fumaça relaxa que eu não me ofendi não kkkk
Mas é verdade é caracterísitca de cada um....
agora além dos acessórios pra pender em algum canto aquele "monopé" que extende é um dos melhores acessórios pra GoPro, mas também sou fã do suction cup pq dá pra prender em quase qualquer lugar

Eu tenho que providenciar este monopé aí.
Outra coisa que ainda vou fazer é prender a câmera na ventosa, na lateral externa do carro, na descida da serra das Araras (ou outra serra qualquer), para filmar a movimentação da roda dianteira. Acho que fica bem legal.
Outra coisa que ainda vou fazer é prender a câmera na ventosa, na lateral externa do carro, na descida da serra das Araras (ou outra serra qualquer), para filmar a movimentação da roda dianteira. Acho que fica bem legal.
B12S
B12S
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Fumaça.
Filmar em 720p ou 1080p da muito pouca diferença, prefiro colocar em 720 a 120fps do que 1080 a 60fps.
Outro detalhe, quanto maior a velocidade, mais escura será a filmagem, pois o obturador vai abrir e fechar muito rápido, ficando a janela de tempo para entrar a luz mínima, então, filmar com 120fps para fazer aquela câmera lenta exige luz do sol para captar todos os detalhes no pequeno sensor da máquina, se as condições de luz estiverem ruins, baixa para 30fps e escolha imagens tranquilas, ação vai borrar tudo
Aprenda a usar um editor de vídeo de verdade, essa carniça do movie maker não da para fazer porra nenhuma, a não ser cortar e colocar uma musiquinha, te recomendo o Sony Vegas 12, tão fácil quanto o Movie Maker e com mil recursos a mais.
O próximo passo é aprender a usar um programa de pós edição, como o After Effects da Adobe e trabalhar com camadas de vídeo e efeitos avançados, mas este eu recomendo fazer um curso.
Em conjunto aprende também a usar o photoshop, as camadas que fizeres nele, quando importadas para o After Effects, vão do mesmo jeito que você arrumou, dai é só animar, colocar luz, criar profundidade, esconder alguma cena, fundir foto com vídeo, etc, sua criatividade é o limite.
Fazer um vídeo e o mesmo ser interessante para todos é muito difícil, já trabalhei com isso e era dureza agradar o cliente, sempre tinha alteração na prova, até eu aloprar e dizer que ia ficar daquele jeito.
Editar um vídeo é como fazer uma redação, você tem o tema (as coisas filmadas) e a partir dele tem que dissertar uma história com introdução (abertura do filme), desenvolvimento (construção do vídeo, fazendo as transições de cena corretamente, casados com a música se tiver) e conclusão (finalização, acerto da imagem, contraste, brilho, centralização, crop, equalização do som, créditos, homenagem, etc).
Filmar em 720p ou 1080p da muito pouca diferença, prefiro colocar em 720 a 120fps do que 1080 a 60fps.
Outro detalhe, quanto maior a velocidade, mais escura será a filmagem, pois o obturador vai abrir e fechar muito rápido, ficando a janela de tempo para entrar a luz mínima, então, filmar com 120fps para fazer aquela câmera lenta exige luz do sol para captar todos os detalhes no pequeno sensor da máquina, se as condições de luz estiverem ruins, baixa para 30fps e escolha imagens tranquilas, ação vai borrar tudo
Aprenda a usar um editor de vídeo de verdade, essa carniça do movie maker não da para fazer porra nenhuma, a não ser cortar e colocar uma musiquinha, te recomendo o Sony Vegas 12, tão fácil quanto o Movie Maker e com mil recursos a mais.
O próximo passo é aprender a usar um programa de pós edição, como o After Effects da Adobe e trabalhar com camadas de vídeo e efeitos avançados, mas este eu recomendo fazer um curso.
Em conjunto aprende também a usar o photoshop, as camadas que fizeres nele, quando importadas para o After Effects, vão do mesmo jeito que você arrumou, dai é só animar, colocar luz, criar profundidade, esconder alguma cena, fundir foto com vídeo, etc, sua criatividade é o limite.
Fazer um vídeo e o mesmo ser interessante para todos é muito difícil, já trabalhei com isso e era dureza agradar o cliente, sempre tinha alteração na prova, até eu aloprar e dizer que ia ficar daquele jeito.
Editar um vídeo é como fazer uma redação, você tem o tema (as coisas filmadas) e a partir dele tem que dissertar uma história com introdução (abertura do filme), desenvolvimento (construção do vídeo, fazendo as transições de cena corretamente, casados com a música se tiver) e conclusão (finalização, acerto da imagem, contraste, brilho, centralização, crop, equalização do som, créditos, homenagem, etc).
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
-
Franco Rithele
- Motoqueiro
- Contato:
Smoker escreveu:Eu tenho que providenciar este monopé aí.
Smoker, eu comprei o suction pra fazer burnout lá com o Dodge kkkkkk
Pena que não consegui depois de comprar o suction ir pra algum lugar mais adequado aí estava num puta cagaço de dar mer.... e brotar um policial da terra

Smoker,
Eu tb não vi muita diferença entre 720p e 1080p numa TV de led de 46"... talvez numa tela maior essa diferença seja mais perceptível, mas mesmo assim acho que não justifica o tamanho dos arquivos.
Ticano,
Então usar 120 fps, apenas SE tiver iluminação natural abundante, INDEPENDENTE da VELOCIDADE da ação? É isso?
O meio termo seria: usar com 60 fps mesmo?
Eu tb não vi muita diferença entre 720p e 1080p numa TV de led de 46"... talvez numa tela maior essa diferença seja mais perceptível, mas mesmo assim acho que não justifica o tamanho dos arquivos.
Ticano,
Então usar 120 fps, apenas SE tiver iluminação natural abundante, INDEPENDENTE da VELOCIDADE da ação? É isso?
O meio termo seria: usar com 60 fps mesmo?
-
Franco Rithele
- Motoqueiro
- Contato:
Não sei se é Pq a minha é a 3+ Black mas mesmo em 60fps segura muito bem a noite com pouquissima luz
O modelo tem que ser levado em consideração também na afirmação de qual velocidade usar...
O modelo tem que ser levado em consideração também na afirmação de qual velocidade usar...

wagnertko escreveu:Smoker,
Isso, não viu muita diferença, mas viu. Para mim, já basta.
Se posso gravar com mais qualidade, EU, minha opinião, não vejo justificativa para gravar com menos. Eu tenho e levo os cartões reserva, muito embora pouco uso deste recurso. Uso muito mais as baterias reservas. Descarrego as imagens logo que chego.
Ticano, uso recreativo, não profissional, por isso não esquento muito. Achei outro dia um CD com um editor, que veio numa câmera sony velha, depois instalo e vejo se vale à pena. Para meu uso civil, que é simplesmente cortar trechos do vídeos, colocar alguma transição, e colocar música, tá sobrando o movie maker. A única coisa que não gosto é que o formato fica wmv. Queria que ficassem e avi.
B12S
B12S
Ticano, tem os links do carregador+baterias do deal extreme?
Tenho uma bateria extra original que um amigo trouxe do Paraguay. Quero um carregador de parede. E tô dando uma olhada no DX os suction mounts, eheh...
Tenho uma bateria extra original que um amigo trouxe do Paraguay. Quero um carregador de parede. E tô dando uma olhada no DX os suction mounts, eheh...
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante