Acidente grave ontem na Bandeirantes....

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

Re: Acidente grave ontem na Bandeirantes....

Mensagem por Jota »

Evandro, eu acho que o problema é ainda outro.
Pq se o cara corre o risco o problema é dele, ninguém tem que dar pitaco.
O único porém é a vida de terceiros. Só. Acabou.
O resto cada um é dono de sua vida.
E sermão é um saco, quem corre sabe dos riscos.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Jota escreveu:Evandro, eu acho que o problema é ainda outro.
Pq se o cara corre o risco o problema é dele, ninguém tem que dar pitaco.
O único porém é a vida de terceiros. Só. Acabou.
O resto cada um é dono de sua vida.
E sermão é um saco, quem corre sabe dos riscos.
É um saco mesmo, odeio sermões. :-D

Tô só tentando desenhar pros kamikazes.

Concordo planamente com o fato do risco dele ser problema dele, mas estando numa via pública jamais o risco será somente dele.
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

b0fh escreveu:sensata? rs...

sensato é pegar esses caras e executar sumariamente. crime: tentativa de assassinato por motivo pra lá de fútil. bala no cocoruto, ali na beira da estrada mesmo.

recomendo aos frequentadores da bandeirantes que tiverem andando a 120 darem fechadas em qualquer coisa de um farol que venha muito rápido de trás, ai vamos ver se os caras são bons mesmo :rof:
huahuahuahhauuahhuahuahuahhauuahhuahuahuahhauuahhuahuahuahhauuah
Futuro: Hornet 2??? (black) 8)
Passado: Fazer 250 06/07 (black) :-D
lecoibr
Roda Presa

Mensagem por lecoibr »

Deixa o cara correr e ser feliz, agora, se vier de farol alto vai ter que empinar e passar por cima do carro . . .huahuahauhauhauhauhahau
Futuro: Hornet 2??? (black) 8)
Passado: Fazer 250 06/07 (black) :-D
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

b0fh escreveu:hmmm

deixa eu reclamar também

eu gosto de atirar... sei lá, dá uma adrenalina muito doida. o equipamento é de primeira, ultra-preciso, luneta, laser sight, armamento de primeira, etc, etc... acho que o governo deveria liberar geral a prática do tiro a 2cm de distância da cabeça dos transeuntes... só pra dar uma desestressada... ninguém vai sair ferido, afinal eu sou fodão e não erro um tiro sequer, é tranquilo...

hehehauhauahuahuhauha :rof::rof::rof::rof::rof::rof:
Ae Kamerad:

Eu também dou os meus tirinhos, mas à moda antiga - mira "seca" - alça e massa de mira e só.

Mas eu faço isso dentro dos Stands dos Clubes de Tiro (às vezes vou ao Órion e outras vezes vou ao Sta. Mônica, aqui em Curitiba).
Uso munição vad-cut com carga propelente reduzida.

Mas, como é tudo liberado, cada um podendo (e até devendo) praticar seu esporte favorito em qualquer lugar, quem sabe eu possa (ou deva) praticar com munição mais potente aqui mesmo na rua de casa, eheheheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

PriesT escreveu:
Ae Kamerads:

Não é hipocrisia, nem inveja, pelo menos no meu caso.

Simplesmente não concordo que uma via pública, destinada ao transporte de pessoas e mercadorias, mantida e custeada com o dinheiro dos meus impostos e do pedágio que eu pago, seja utilizada como parque de diversões ou área de lazer por algumas pessoas.

Quer brincar, pague por isso. Vá a uma pista, nem que tenha que rodar 600 kms.

Aliás, eu sou como um "cavalo de parada": estou cagando e andando para as habilidades dos pilotos de SS. Não tenho nenhuma inveja deles não. Quando encontro com um grupo desses Jaspions num posto de gasolina, faço com eles a mesma coisa que faço com grupelhos de harleyros, Twisterzeiros, BMWzeiros e outros eiros: quando vou mijar, chacoalho ostensivamente os 20 cm da rola-russówiski.
eheheheheheheheh
Kamerad-mor Russo,

Quando você sai com sua Harley seca suvaco de escapamento aberto assustando guaxinins num sábado de sol pegando estrada igual tiozão a 120 por hora você está usando a moto de que forma? Não é como área de lazer?

os caras também. Mas gostam de acelerar. Cada um com seu tesão.

Sobre habilidades de pilotos de SS, eu n tenho inveja nenhuma também. Só acho que, novamente, cada um com seu tesão. Desde que não digam que sou um bicha por andar a menos de 200 km/h, nem batam na minha traseira, tá valendo.

E esse acidente aí nem tô entendendo o ranço do povo. Não foi uma SS que bateu. Foi uma CB-1300.

Sobre a tal rola-russówiski, como eu já disse no outro post, A MINHA É MAIOR.

Abraços!
Truco! E daí que a sua é maior? A minha, ao menos funciona, eheheheheh... nunca fiquei com a bexiga presa, eheheh...

Mas, falando sério agora, você está konfundindo-kú-kom-bunda Kamerad: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

O meu lazer, viajar de moto, é um direito assegurado em lei, desde que a mesma seja cumprida, ou seja, cerveja, não há na legislação nenhum impeditivo a que as pessoas viagem e divirtam-se pelas estradas, seja de carro, ônibus ou moto.

Mas, divertir-se embriagado ou em velocidades muito acima do permitido é ilegal e até imoral

Não tenho nada contra quem puxa 250, 300 km/h. Se estiver numa estrada deserta, tudo bem. O cara conta apenas com fatores de risco próprios da estrada (areia, buracos, animais, etc). Mas fazer isso em meio ao tráfego pesado de carros e caminhões é puro exibicionismo.

Eu, como não sei pilotar, sou um mero condutor de motos, prefiro me exibir chacoalhando a benga-russóviska de 20 cm nos banheiros, à vista de todos, só para causar inveja, eheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

diniz escreveu:Mas como discutir com quem anda a 120 por hora com capacete vagabundo, jaco, calça e tênis e acha que um cara numa SS totalmente equipado com macacão integral, protetor de coluna, bota, luva a 170 está louco se arriscando? Com quem não sabe o que é contra-esterço, tomada de curva, tangência, pêndulo, etc? Com quem só sabe ficha técnica de moto de ver em revista e nunca acelerou um 4 em linha e fica querendo dar aula de significado de compressor aerodinâmico? Com quem não sentiu o poder da redução de velocidade de uma SS; acham que a moto só acelera, não pára? Com quem nunca esquentou os pneus de alta performance depois colocou a mão na lateral pra ver como gruda nos dedos? Como não sabem o que é, você vai estar sempre errado... haouhaoiuahoiauhaha...
Fica frio que a DisneyWorld chega no ano que vem...
O cara que anda com capacete fuleiro está arriscando a vida dele, dele e apenas dele.

De resto, usar essa put@ria toda ai não dá conhecimento pra ninguém.

E na hora que o compressor aerodinâmico atua sobre o * é que o bicho pega. E é ai que a gente vê quem é malandro e quem não é, confere?

Só tem habilidoso na quebrada, né não... ;-) ;-) :lol: :lol: }:) }:)
orgulho de ser CGzeiro!
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

diniz escreveu:
pretti escreveu:
diniz escreveu:Pretti,

Tá perdendo o seu tempo com a hipocrisia generalizada. Existe um sentimento anti-SS, misturado com inveja e ignorância, não há como negar. Caso contrário, como um post sobre acidente envolevendo moto naked acelerando no meio dos carros, na Bandeirantes (retão) que bateu em twister, etc, virou paulada geral em quem gosta de SS? Só tem santo aqui...
Eu sou teimoso, Diniz :x . Deve ser herança italiana de não "levar pra casa" e ainda querer um país melhor. :|

Mas tá cansando....hora dessas vou para os "guetos". Fazer o quê? Pelas vias "bondosas" a humanidade estraçalha feito cachorro bravo.

Viva la Revolucion! :-D
Mas como discutir com quem anda a 120 por hora com capacete vagabundo, jaco, calça e tênis e acha que um cara numa SS totalmente equipado com macacão integral, protetor de coluna, bota, luva a 170 está louco se arriscando? Com quem não sabe o que é contra-esterço, tomada de curva, tangência, pêndulo, etc? Com quem só sabe ficha técnica de moto de ver em revista e nunca acelerou um 4 em linha e fica querendo dar aula de significado de compressor aerodinâmico? Com quem não sentiu o poder da redução de velocidade de uma SS; acham que a moto só acelera, não pára? Com quem nunca esquentou os pneus de alta performance depois colocou a mão na lateral pra ver como gruda nos dedos? Como não sabem o que é, você vai estar sempre errado... haouhaoiuahoiauhaha...

Caraca...

qdo eu crescer quero ser fodão assim...

Realmente, o que irrita é essa "modéstia" de alguns aqui do fórum...

Eu, como um simples mortal, vou comprar uma luneta para ver se consigo enxergar os "deuses do Olímpo" na glória de sua altura...

E, quem sabe, bater palmas para suas grandes maestrias...

Dai-me paciência, senhor...
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Marp escreveu:
diniz escreveu:
pretti escreveu:
diniz escreveu:Pretti,
Tá perdendo o seu tempo com a hipocrisia generalizada. Existe um sentimento anti-SS, misturado com inveja e ignorância, não há como negar. Caso contrário, como um post sobre acidente envolevendo moto naked acelerando no meio dos carros, na Bandeirantes (retão) que bateu em twister, etc, virou paulada geral em quem gosta de SS? Só tem santo aqui...
Eu sou teimoso, Diniz :x . Deve ser herança italiana de não "levar pra casa" e ainda querer um país melhor. :|
Mas tá cansando....hora dessas vou para os "guetos". Fazer o quê? Pelas vias "bondosas" a humanidade estraçalha feito cachorro bravo.
Viva la Revolucion! :-D
Mas como discutir com quem anda a 120 por hora com capacete vagabundo, jaco, calça e tênis e acha que um cara numa SS totalmente equipado com macacão integral, protetor de coluna, bota, luva a 170 está louco se arriscando? Com quem não sabe o que é contra-esterço, tomada de curva, tangência, pêndulo, etc? Com quem só sabe ficha técnica de moto de ver em revista e nunca acelerou um 4 em linha e fica querendo dar aula de significado de compressor aerodinâmico? Com quem não sentiu o poder da redução de velocidade de uma SS; acham que a moto só acelera, não pára? Com quem nunca esquentou os pneus de alta performance depois colocou a mão na lateral pra ver como gruda nos dedos? Como não sabem o que é, você vai estar sempre errado... haouhaoiuahoiauhaha...
Caraca...
qdo eu crescer quero ser fodão assim...
Realmente, o que irrita é essa "modéstia" de alguns aqui do fórum...
Eu, como um simples mortal, vou comprar uma luneta para ver se consigo enxergar os "deuses do Olímpo" na glória de sua altura...
E, quem sabe, bater palmas para suas grandes maestrias...
Dai-me paciência, senhor...
Ahh Marp, via de regra, vc é um cara sensato. Vê se compreende melhor.

O que foi falado pelo Diniz é que alguns speeds galgam alguns degraus em técnica de condução pra poderem sair por aí como vcs dizem "andando feito loucos", sem maiores susrpresas, para garantir sua segurança e a dos demais.

Se até a carteiras de habilitação - discutíamos isso aqui há pouco - deveríam ter gradação; porque não admitir as colocações do Diniz de uma forma realista?!

Esse engodo ( travestido de falsa modéstia, no seu modo de ver ) se desfaz quando colocamos uma turma nova de alunos num curso de pilotagem para avaliar as qualidades/limitações de cada um nos exercícios que se seguem. Logo de início, saltam aos olhhos aqueles que precisarão ser mais trabalhados do que outros! É quase uma seleção natural ( não a Darwiniana, senão o Jota me bate; quero dizer, uns estarão mais dotados de talentos e habilidades maiores do que outros )

Nesse sentido, aqueles que nunca nem sequer pilotaram uma SS ficam meio que boiando na estória, à margem da conversa. Como explicar ao caboclo com sua HD883 o que fazer para realizar uma correção na aproximação de curva porque "apareceu" um caminhão se deslocando de uma faixa para outra obrigando-o a nova tangência?
Sem querer generalizar , essas ocorrências estranhas em estradas são o feijão com arroz de um speed. Dificilmente são preocupações que farão parte do arcabouço do motociclista médio ( não é mediano, quero dizer mais habitual, frequente ).

Se SSs não se conduzirem dessa forma, viram caixão fácil.

Os outros motociclistas vão continuar "apenas" tomando fechada de caminhão a 110 km/h, disputando curva desajeitadamente com veículo pesado, caindo em buraco desnecessariamente e outros fatos do gênero.:wink:
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Ok Pretti, mais uma vez: ninguém duvida das habilidades dos fodões. Mas e quantos não tem essa habilidade e saem por aí fazendo roleta russa? O Diniz mesmo disse que toda vez que sai vê um acidente. Os fodões são quantos? 5%, e o resto?

Eu sei da tua balela toda sobre estrutura de pistas, habilitação adequada, blá blá blá, só que isso não existe aqui, é utopia e temos que nos adequar à realidade de onde vivemos.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Desenhando:

Imagem

O Ponto vermelho é um trevo pelo qual minha esposa passa todo dia para voltar para casa, muitas vezes com minha filha que sempre está na cadeira apropriada no banco de trás.

Veja a curva abaixo do trevo, não raro é algum imbecil subir a 200 de moto, alguns já ficaram por ali, outros escaparam. Falo por experiência, por mais que você olhe antes de atravessar, se vier algum estúpido numa velocidade elevada saindo da curva e dando gás atinge facilmente os 200 e tantos e o cara que olhou trocentas vezes vai iniciar a travessia sem ter visto o kamikaze fodão.

Bom, suponhamos que o kamikaze fodão esteja na velocidade comentada e minha mulher olhou as trocentas vezes, iniciou a travessia e o não tão fodão se assustou e não conseguiu desviar... melhor parar por aqui.

Onde quero chegar? Que essas situações são corriqueiras em estradas vicinais, talvez não numa Bandeirantes. E aquele vídeo dos gregos é simplesmente suicida e homicida ao mesmo tempo.
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

Meu, tá errado correr em rodovia e ponto final.

Se você vai jogar futebol, é porque concorda com as regras, e não vai fazer gol com as mãos. Se não concorda, não entra em campo!

Rodovia é a mesma coisa, ela é pública, de TODOS, e todos que quiserem rodar nela tem que concordar com as regras, ou seja, o CTB. Se não concorda, fica em casa.

QUEREM QUE EU DESENHE ? :x
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

kkkkkk....

'eu sou foda, eu deveria ter permissão pra andar a 300...'

eu quero permissão pra brincar com c-4 em prédios públicos... bora lá pedir... hahahauhauha

jésus...
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Preti e Diniz,peço desculpas aos dois pela minha ignorancia e falta de experiencia no assunto MOTO...

Devido ao que foi dito, pensei, matutei e revi se eu devo andar de moto ou naum, pois graças a vcs, percebi que naum sei nada de moto e naum deveria estar pilotando em uma estrada atrapalhando vcs (fodões) e acabei decidindo, graças a vcs, vender minhas duas motos e nunca mais subir em nada que tenha duas rodas na minha vida inteira de freira coxinha cabaça...

Meu muito obrigado aos dois fodões donos das estradas que conseguem andar a 300 km sem causar nenhum problema para os outros meros mortais que andam em sue caminho...

Peço desculpas aos DEUSES das Super Sport, que entendem de tudo de motos e estradas e podem mudar o destino caso um caminhão ou um animal cruze o seu caminho...

Sem mais...

Aproveitando sai jah o anuncio:

Vende-se Comet GT 250 ano 2008 com 700 km - valor 13.000,00

Vende-se CB 400 ano 1982 precisando fazer a parte de baixo do motor - valor 3.000,00

Muito obrigado por abrirem meus olhos e me indicarem o caminho da luz e da serenidade, pois com moto eu naum acharia esse caminho...

MUITO OBRIGADO
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Rad escreveu:uma vez tava indo para o ES, uma chuva do kct, serra sem escape, andando a 10 por hora
tinha um caminhão cheio de porco, e a fedentina vaporizando em mim na frente
chega pingava merda de porco na estrada fazendo o rastro e eu atrás
só curva, não se enxergava nada,, e eu ficando agoniado
eu também já tinha virado merda de porco,,, e nada de dar passagem

pois bem, num ato insano, desesperado, passei ele numa curva
pois deu pra ver que na frente por míseros 30 mts num vinha carro na pista contrária
ai aliviado gritei: uhúuuuuu sai pra lá caminhão de pocilga

acelerei

na frente tinha outro caminhão lotado de porco vaporizando merda :(
não se enxergava nada.. tava tudo marrom, meu kpct tava agora musguento
mais tava no final da serra,, logo deu para eu acelerar, e falar
uhúuuuuuuuuuuuu tchau pocilga de merda,,,

acelerei e fui,,,

uns 70 km´s lá na frente parei para abastecer, chovia torrencialmente
fui comprar um cigarro, passar um pano na minha roupa, um paepl higienico no kpct
paguei e fui embora,,, acelerando,,, assim como um jaspion libertário

lá na frente começava a serra, olhei a placa e não acreditei
pocilga de merda 1,, tava na minha frente de novo,,,

acho que foi o dia que mais cometi insanidades :-(
Isso dá uma Causo e tanto !
heheheheeh
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Tópico bem macho. Aqui se discute quem tem o pau maior....
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Russo escreveu:
b0fh escreveu:hmmm

deixa eu reclamar também

eu gosto de atirar... sei lá, dá uma adrenalina muito doida. o equipamento é de primeira, ultra-preciso, luneta, laser sight, armamento de primeira, etc, etc... acho que o governo deveria liberar geral a prática do tiro a 2cm de distância da cabeça dos transeuntes... só pra dar uma desestressada... ninguém vai sair ferido, afinal eu sou fodão e não erro um tiro sequer, é tranquilo...

hehehauhauahuahuhauha :rof::rof::rof::rof::rof::rof:
Ae Kamerad:

Eu também dou os meus tirinhos, mas à moda antiga - mira "seca" - alça e massa de mira e só.

Mas eu faço isso dentro dos Stands dos Clubes de Tiro (às vezes vou ao Órion e outras vezes vou ao Sta. Mônica, aqui em Curitiba).
Uso munição vad-cut com carga propelente reduzida.

Mas, como é tudo liberado, cada um podendo (e até devendo) praticar seu esporte favorito em qualquer lugar, quem sabe eu possa (ou deva) praticar com munição mais potente aqui mesmo na rua de casa, eheheheheheh...
estande acho meio chato... rs... nos bons tempos ia com uma turma pro meio do mato, pé de morro, de manhã era montar os alvos (cd, manequim, bujão de gás (kkk) latinha com água), depois um churras, depois pipoco até cansar... rolava de tudo, tinha uns doidos com uns sniper .300 win-mag que eram de cair o cu... rsrsrsrs

mas isso já era. não dou um tiro em banânia desde 2003 ou 2004 se me lembro bem... tudo enferrujando... mulla desarmamentista dos infernos... maio passado fui atirar em discos com 12 num clube de caça lá na américa, vexame total. bah.

queria praticar tirando fininha da jaca do gaúcho, pretti e diniz... prometo que não erro... kkkkk
Juca
Roda Presa

Mensagem por Juca »

Acho que a única solução é o governo alterar a lei para que ela permita que o Pretti (e só ele, pois ele é fodão, advogado, tem 50 anos de moto e nunca fez nenhuma merda, apesar de já ter quase morrido em cima da moto) ande na velocidade que ele quiser.
Bem, tem também a opção dele e todos os que adoram correr (independente de modelo ou mesmo estilo da moto) tirarem a cabeça de dentro do próprio cu e perceberem que o mundo não é a pistinha particular dele e que todas as outras pessoas não são meras admiradoras de suas "habilidades como piloto". Mas isso eles já mostraram que não entendem.
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
Stuka
Motoqueiro

Mensagem por Stuka »

fernando-ric escreveu:...
Se você vai jogar futebol, é porque concorda com as regras, e não vai fazer gol com as mãos. Se não concorda, não entra em campo!
...
QUEREM QUE EU DESENHE ? :x
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Viu? Não precisou nem desenhar :-D
Fabio "Stuka"
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

evandro escreveu: O Ponto vermelho é um trevo pelo qual minha esposa passa todo dia para voltar para casa, muitas vezes com minha filha que sempre está na cadeira apropriada no banco de trás.

Veja a curva abaixo do trevo, não raro é algum imbecil subir a 200 de moto, alguns já ficaram por ali, outros escaparam. Falo por experiência, por mais que você olhe antes de atravessar, se vier algum estúpido numa velocidade elevada saindo da curva e dando gás atinge facilmente os 200 e tantos e o cara que olhou trocentas vezes vai iniciar a travessia sem ter visto o kamikaze fodão.

Bom, suponhamos que o kamikaze fodão esteja na velocidade comentada e minha mulher olhou as trocentas vezes, iniciou a travessia e o não tão fodão se assustou e não conseguiu desviar... melhor parar por aqui.

Onde quero chegar? Que essas situações são corriqueiras em estradas vicinais, talvez não numa Bandeirantes. E aquele vídeo dos gregos é simplesmente suicida e homicida ao mesmo tempo.
Em resumo ( correndo o risco de escapulir muitos detalhes )

Esse tipo de situação que vc descreve existe em algumas rodovias, nas quais eu pelo menos, não me arriscaria a andar; não num trecho como esse. Umas das regras para se andar rápido em auto estrada é conhecê-la previamente e antever o que vem à frente. Ter o lhar "espichado" bem adiante.
Rodovias não são pistas e têm suas particularidades que devem ser respeitadas. Mas lenga-lenga de limite de velocidade da Banânia para determinadas autoestradas não cola mesmo para mim.
Vou continuar infringindo a lei, enquanto cidadão, pai de família e profissional do Direito, sem precisar ser satanizado por isso.
No Stress. Eu, Diniz e uma pequena parcela de speeds seguimos tranquilo com nosso brinquedo.
Deixem os loucos e deslumbrados paulistas da Bandeirantes se matarem.

Curioso é que muitos de vocês ainda que sem ter estudado Direito tem uma tendência enorme a transformar o Direito Positivo ( aquele que está na Lei ) em cânones divinos - os Dez Mandamentos de Cristo - impossíveis de questionamento crítico.
Ficam retendo pouco conhecimento técnico sobre o assunto, limitando-se a repetir o que diz a VEJA sobre acidentes de trânsito, se me entendem. :roll:
Se vcs são a classe média desse país deviam pedir por muito mais do que isso, e ainda como motociclistas, conhecer melhor a máquina que têm sob vocês ao invés de repetir a cartilha: não passe dos 100 km/h. :-(
Responder