Freio traseiro travando FZ6 após troca fluido

Grupo de discussão geral sobre motos.
kadu
Roda Presa

Mensagem por kadu »

Bom dia Galera!

Pessoal, estou com um problema no freio traseiro de minha FZ6.

Uma das coisas que fiz na moto, foi a troca do fluido de freio na casa de um mecânico de uma concessionária Yamaha aqui em Brasília, o problema que após isso o freio ficou agarrando.

Ele disse que podia ser o reparo do cilindro de freio. Fiz a encomenda e depois de algumas semanas aguardando a peça chegar, troquei e nada resolveu.

Levei a moto em uma oficina de freios (de veículos) ai o cara disse que o reparo podia está segurando a movimentação do cilindro, ele deu uma lixadinha de leve para poder aliviar a pressão, ele falou que era comum isso acontecer, pois bem, tive uma esperança...

Nada resolvido! :no: Foi lixado, passado graxa de freio no cilindro e mesmo assim continua agarrando, agora menos que antes. Só que se andar uns 5 minutos mesmo sem pisar no freio o disco e a pinça já aquecem.

Alguma ideia? O cara da loja do freio disse que a mangueira e pistão de freio estão funcionando bem, mas também não sabe mais o que pode ser.

Está tudo lubrificado, foi passado graxa nos 2 parafusos que prendem a pinça.

Já estou com uns 3 meses com esse problema e ainda não consegui resolver. :cry: :cry: :cry:

Uma foto para ter ideia da distância que está entre a pastilha e o disco.

Imagem

Alguma sugestão????

Valeu galera!

Abraço!!!
YS 250 Fazer 06/07
Imagem
FZ6S 09/09
Imagem
Narizudo
Motociclista

Re: Freio traseiro travando FZ6 após troca fluido

Mensagem por Narizudo »

Quando vc trocou o fluido tb trocou a pastilha?
Imagem
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

trocou apenas uma vez o fluido?
não foram feitas outras sangrias?
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Tem 3 coisas que causam isso. Não entendi se você trocou a opção 1 ou a 2.

1 - Reparo da pinça, que não deixa o pistão dela (que empurra a pastilha) retornar.
2 - Reparo do cilindro mestre, que não deixa ele retornar também.
3 - Mangote de freio fora da validade, ele incha e entope por dentro, o fluído vai mas não retorna, isso acontece depois de alguns anos de uso sem nunca trocar o fluído.

Outra coisa, não pode encher demais o reservatório e tampar, isso atrapalha o retorno do fluído. Deixe abaixo do nível máximo.
Veja também se a pinça está "flutuando" corretamente, você deve lubrificar com graxa, no local que ela se movimenta.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Dá uma olhada no parafuso que regula a altura do pedal do freio. Se ele estiver muito alto pode estar acionando o burrinho de freio.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
kadu
Roda Presa

Mensagem por kadu »

Opa galera!
Narizudo,
Troquei apenas o fluido, não troquei a pastilha pois ainda está boa.

Ander,
Fiz várias sangrias! Pior que não resolveu, problema de sangria tenho certeza que não é...

Marquinho,
1 – troquei o reparo da pinça mesmo.
2 – Reparo do cilindro eu não mexi, o cara da loja de freio falou que estava correto, que estava empurrando e voltando numa boa.
3 – O mangote de freio não troquei, aparentemente ele está bom, mas no manual da Yamaha recomenda trocar com 4 anos de uso, a moto é 2009 já deu o tempo, como é carinho, preferi não trocar para testar. Vale mais a pena o “Areoquip” para tudo que apenas o traseiro original. Se for isso vai ser o mais caro! :cry:
Vou deixar abaixo do nível máximo para ver se alivia a pressão e a pinça também está flutuando corretamente, coloquei graxa nos dois parafusos.

Minholi,
Infelizmente esse parafuso não é, ele está certinho.

Então agora é começar a trocar peças para ter certeza do problema... :shock:

Valeu!
Abraço!

Se pensaram mais em algo é só avisar!!!!
YS 250 Fazer 06/07
Imagem
FZ6S 09/09
Imagem
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

É o flexível de freio obstruído... retire ele e tente assoprar pra ver se esta livre..
Andrei
R1200GORDA
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Brow, o fato é algo está mantendo as pastilhas pressionadas contra o disco. Quem faz isso é o pistão de freio. Algo está mantendo o pistão de freio empurrando a pastilha. Quem faz isso é o fluido. Intãum, como diria Jack - The Stripper, vamos por partes.

Verifique a movimentação do pistão de freio. Para isso, tem que se ter um sargento (ferramenta) e uma chave de fenda grande à mão.

Retire a pinça e pressione o pedal de freio.

Se não houver retorno com pouco esforço usando o sargento ou a chave de fenda, então o problema pode ser:

1) O reparo (mas esse você diz que é novo) ou
2) O terminal do flexível de freio junto à pinça (entupido com sujeira ou danificado, impedindo o retorno do fluido) ou
3) O flexível de freio propriamente dito (também entupido por sujeira ou danificado, esfarelando) ou
4) O terminal do flexível junto ao cilindro-mestre (também entupido ou danificado) ou
5) O pistonete do cilindro-mestre com borrachar ruins e prendendo.

Minha recomendação é que você procure um mecânico decente e não procure ficar fazendo esse tipo de serviço onde não há ferramentas adequadas e, principalmente, conhecimento adequado.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
braniak
Dinossauro

Mensagem por braniak »

kadu escreveu:Vou deixar abaixo do nível máximo para ver se alivia a pressão e a pinça também está flutuando corretamente, coloquei graxa nos dois parafusos.

Hmm, parece besta a duvida, mas vc deixou o fluido acima do nível máximo?
Se for, tenta baixar um pouco mesmo...

Sent from my iPhone using Tapatalk
Beer: Helping ugly people have sex since 1862.
97' Honda C100 Dream - "Vermêia": 1999 ~ 2001
08' Suzuki Intruder 125 - "Pequena": 2008 ~ 2014.
13' DjiiiAsss - "Polaca": 2014 ~ ...
Imagem
kadu
Roda Presa

Mensagem por kadu »

Andrei
Vou desmontar e assoprar mesmo para ver se dá uma limpada geral, se for isso é mais fácil.

Sauros
Por partes! Hehehe Vamos lá! Rs
O pior que eu consigo empurrar o cilindro com as mãos, então nem precisa do sargento para pressionar.
1 - O reparo é novo sim, 3 semanas para chegar na concessionária... aff!
2 – Vou desmontar o flexível e usar um compressor para limpar por dentro.
3 – Ainda não encomendei o flexível pois não tenho certeza, mas espero que não seja pois é mais caro, mas se for ele, o areo sai mais em conta que o flexível original.
4 -Rapaz... junto ao cilindro-mestre ai o bicho já complica, pois o negócio fica mais sério, mas vou torcer para nem ser nada com o cilindro mestre!
5 -Ai lascou tudo! Rs

Mecânico para isso ai que não conheço nenhum de confiança, por isso levei em uma oficina de carros pois os caras pelo menos conhecem, quando fui procurar o reparo em lojas de motos muitos nem sabiam que existiam!!!!

Braniak
Eu tinha deixado na linha do limite! Não tinha colocado a cima não! Heeheh
O que fiz foi depois de ter completado, sangrar mais um pouco para ver ser se dava tipo uma pressão e com isso o cilindro voltar...

Valeu galera pelas ajudas!!!!
YS 250 Fazer 06/07
Imagem
FZ6S 09/09
Imagem
wesleygts
Roda Presa

Mensagem por wesleygts »

Amigo não sei se já postaram isso, mas seu freio é um modelo flutuante, onde a pastinha de freio flutua em contato com disco, na foto onde tem um parafuso envolvido com uma borracha ,esse parafuso não pode estar fixo ele tem que ter um movimento para frente e para traz, caso esteja emperrado a pinça de freio não flutua e fica emperrada dando o atrito no disco e super aquecendo.
twister e factor
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Andrei escreveu:É o flexível de freio obstruído... retire ele e tente assoprar pra ver se esta livre..

Putz, ótimo teste!

Eu ia perguntar se ao fazer a sangria, o fluído escorria sozinho ao abrir o ladrão da pinça, ou você tinha que apertar o pedal para ele sair?
Com o mangote novo ele geralmente escorre sozinho (claro que com o reservatório aberto), se não escorrer provavelmente é mangote entupido mesmo.

Procure um mangote paralelo de boa qualidade (marca conhecida), vai ser barato e não vai ter risco de estourar, ainda mais traseiro.
Enquanto isso, mande vir um de fora original zerado.

É trocar que resolve!
Abraço.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

kadu escreveu:...
Sauros
Por partes! Hehehe Vamos lá! Rs
O pior que eu consigo empurrar o cilindro com as mãos, então nem precisa do sargento para pressionar.
1 - O reparo é novo sim, 3 semanas para chegar na concessionária... aff!
2 – Vou desmontar o flexível e usar um compressor para limpar por dentro.
3 – Ainda não encomendei o flexível pois não tenho certeza, mas espero que não seja pois é mais caro, mas se for ele, o areo sai mais em conta que o flexível original.
4 -Rapaz... junto ao cilindro-mestre ai o bicho já complica, pois o negócio fica mais sério, mas vou torcer para nem ser nada com o cilindro mestre!
5 -Ai lascou tudo! Rs

Mecânico para isso ai que não conheço nenhum de confiança, por isso levei em uma oficina de carros pois os caras pelo menos conhecem, quando fui procurar o reparo em lojas de motos muitos nem sabiam que existiam!!!!

...

Se está conseguindo empurrar o pistão com as mãos então não é o reparo da pinça. O problema está ou nos terminais (danificados ou obstruidos) ou no flexível (entupido) ou no êmbolo do cilindro-mestre. Este último tem uns anéis de borracha que, quando dão chabú, emperram ou não dão pressão no fluido e é hora de substituir o reparo do cilindro-mestre.
Faro
Motociclista

Mensagem por Faro »

kadu escreveu:Bom dia Galera!

Pessoal, estou com um problema no freio traseiro de minha FZ6.

Uma das coisas que fiz na moto, foi a troca do fluido de freio na casa de um mecânico de uma concessionária Yamaha aqui em Brasília, o problema que após isso o freio ficou agarrando.

Ele disse que podia ser o reparo do cilindro de freio. Fiz a encomenda e depois de algumas semanas aguardando a peça chegar, troquei e nada resolveu.

Levei a moto em uma oficina de freios (de veículos) ai o cara disse que o reparo podia está segurando a movimentação do cilindro, ele deu uma lixadinha de leve para poder aliviar a pressão, ele falou que era comum isso acontecer, pois bem, tive uma esperança...

Nada resolvido! :no: Foi lixado, passado graxa de freio no cilindro e mesmo assim continua agarrando, agora menos que antes. Só que se andar uns 5 minutos mesmo sem pisar no freio o disco e a pinça já aquecem.

Alguma ideia? O cara da loja do freio disse que a mangueira e pistão de freio estão funcionando bem, mas também não sabe mais o que pode ser.

Está tudo lubrificado, foi passado graxa nos 2 parafusos que prendem a pinça.

Já estou com uns 3 meses com esse problema e ainda não consegui resolver. :cry: :cry: :cry:

Uma foto para ter ideia da distância que está entre a pastilha e o disco.

Imagem

Alguma sugestão????

Valeu galera!

Abraço!!!

Esse mexânico que vc levou não resolveu? e ainda condenou uma peça que não era o problema?Por isso que às vezes não compensa serviço na casa de mecânico, na hora de cobrar eles sabem fazer, na hora da bronca tira o corpo fora.
Tem todo o sintoma de entrada de ar no sistema, mande alguém primeiro fazer uma limpeza com álcool 94%, só serve ele, depois óleo novo e retire todo o ar do sistema, se a moto tiver cavalete faça com que a roda gire com a força do motor, caso trave de novo mande retirar o ar e teste de novo até que todo o ar saia do sistema, se não resolver leve a um terreiro de macumba kkkkkkkkkkkkkkkk.

Por isso que às vezes não compensa serviço na casa de mecânico, na hora de cobrar eles sabem fazer
Abraços,

Faro
BMW GS1200
Bruno-SE
Mito

Mensagem por Bruno-SE »

Tive este problema na CB5, o sistema pode ser diferente, mas no meu caso só resolveu quando foi retirado os pistões da pinça do freio, feito um tipo de polimento manual mesmo e trocado as borrachas (oringins)
Roda Presa

Mensagem por kadu »

Wesleygts
Esse parafuso está bem lubrificado, está certinho... isso que é intrigante! Achei que fosse isso no primeiro momento Hehehe

Marquinho
O fluido escorre pouco mas escorre, eu desmontei e dei uma soprada nele para tirar alguma sujeira, passou o assopro numa boa.

Saurus
Estou já achando que é no reparo do cilindro mestre mesmo, levar para o cara que conhece ver isso.

Faro
É bem isso mesmo! Na hora de fazer é uma beleza... mas na hora de resolver algum problema é que vemos a qualidade! Mas vacilei bonito! E tirando o perigo de onde o cara mora que fui levar a moto, mas já aprendi! hehe

Bruno-SE
Acho que não é diferente o sistema não, a troca dos retentores já fiz e o polimento foi de leve apenas com um Bombril mesmo.

Pessoal, na semana passada pedi ajuda a um colega que tem a FZ6 tb e como ele tem um manguote e a pastilha parada em casa, trocamos e infelizmente não deu certo, então entupimento do manguote parece não ser, pois aproveitei e assoprei o meu quando desmontei e também dei uma leve lixada na pastilha.

Agora dá para observar melhor que o freio quando pressionado ele não volta o quanto deveria, pelo “olhômetro” digo que volta 1mm e parece que deveria voltar 1,5mm que é justamente para não pegar.

Mas valeu as dicas! Mas vou levar num cara aqui para resolver isso, dizem que ele é bom pra caramba! Depois de resolvido posto o resultado aqui para informar a vocês.

Falows
Abraço galera
YS 250 Fazer 06/07
Imagem
FZ6S 09/09
Imagem
sirangelo
Motociclista

Mensagem por sirangelo »

Kadu, se vc abrir o sangrador, o pistão deve retornar e soltar a roda. Se isso acontecer, a pinça está

trabalhando normalmente e o problema é dali pra trás.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

kadu escreveu:...Saurus
Estou já achando que é no reparo do cilindro mestre mesmo, levar para o cara que conhece ver isso....

Item 8 no diagrama abaixo.
Part # 5VX-W0042-51-00
Part name REAR MASTER CYLINDER REPAIR KIT

Imagem
Responder