Filtros K&N - um outro lado da moeda.
- diegonunes
- Dinossauro
Re: Filtros K&N - um outro lado da moeda.
Olha isso aqui: http://www.nicoclub.com/archives/kn-vs-oem-filter.html
Mostra por exemplo que um filtro que consegue manter um fluxo de ar maior não significa necessariamente que passe mais sujeira como disseram aqui.
Interessante.
Mostra por exemplo que um filtro que consegue manter um fluxo de ar maior não significa necessariamente que passe mais sujeira como disseram aqui.
Interessante.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Mas isso da durabilidade que consta no manual, é outra lenda pra arrancar nossa grana. Não sou eu que decidi por conta própria agir assim.
Mandei a moto pra revisão e o próprio mecânico disse: seu filtro tá bom, não precisa trocar, não. Vou dar uma limpada, lubrificar e pronto. E isso, mais de uma vez.
Repito: minha moto tá com 80.000 km e estou no segundo filtro de ar trocado. Ou seja: a terceira peça!
Moto redonda, econômica, responde bem ao acelerador e etc.
Mandei a moto pra revisão e o próprio mecânico disse: seu filtro tá bom, não precisa trocar, não. Vou dar uma limpada, lubrificar e pronto. E isso, mais de uma vez.
Repito: minha moto tá com 80.000 km e estou no segundo filtro de ar trocado. Ou seja: a terceira peça!
Caio
Aliás, complementando, eu sempre digo "f#da-se" pra garantia. Só faço a primeira revisão e já era. Não sou displicente com a manutenção, pelo contrário. Mas também não sou besta, dou muito valor ao meu dinheiro. Faço revisões "por fora", de tempos em tempos, quando a moto pede!
A conta é simples: o que eu economizo não fazendo as revisões programadas, dá e sobra pra assumir a bucha de um problema sério, SE ele um dia acontecer. SE!!
Abs
A conta é simples: o que eu economizo não fazendo as revisões programadas, dá e sobra pra assumir a bucha de um problema sério, SE ele um dia acontecer. SE!!
Abs
Caio
2 pitacos:
Padumi, eu troco preventivamente aos 20 mil km..... original novo via ebay.... KN teria que acertar carburador (GS500) e prefiro deixar ele virgem... mas te comento o seguinte seguindo teu post ... na minha percepção, pro meu uso (cidade), eu ACHO podia tocar um pouco mais que 20 mil km pois olhando ele nesta km, pros meus olhos, está a mesma cor que quando usado aos 5 mil km....
diegonunes e óbvio, outros, ok maior fluxo de ar, mas a moto precisa desse maior fluxo ?!
será que oq a gente palpita que impede fluxo (original/papel) já não está dando o fluxo suficiente(uso civil) ?
será que oq a gente acha que melhora não é pelo barulho diferente pela diferente restrição de entrada de ar ?
e ainda né ?! fator orgulho, quem vai gastar 300 conto e dizer que não ficou (imediatamente) melhor ?
saudações
Padumi, eu troco preventivamente aos 20 mil km..... original novo via ebay.... KN teria que acertar carburador (GS500) e prefiro deixar ele virgem... mas te comento o seguinte seguindo teu post ... na minha percepção, pro meu uso (cidade), eu ACHO podia tocar um pouco mais que 20 mil km pois olhando ele nesta km, pros meus olhos, está a mesma cor que quando usado aos 5 mil km....
diegonunes e óbvio, outros, ok maior fluxo de ar, mas a moto precisa desse maior fluxo ?!
será que oq a gente palpita que impede fluxo (original/papel) já não está dando o fluxo suficiente(uso civil) ?
será que oq a gente acha que melhora não é pelo barulho diferente pela diferente restrição de entrada de ar ?
e ainda né ?! fator orgulho, quem vai gastar 300 conto e dizer que não ficou (imediatamente) melhor ?
saudações
- tu-barao
- Roda Presa
Padumi escreveu:Mas isso da durabilidade que consta no manual, é outra lenda pra arrancar nossa grana. Não sou eu que decidi por conta própria agir assim.
Conta pra gente como é que o cara consegue limpar o filtro original de papel, pois até onde eu sei, o filtro da bandit, ou Fazer, ou qualquer um original, é feito de papel e não dá pra limpar grande coisa, depois que tá muito sujo. Porém se você não acelera forte, só anda no modo tiozinho e só em estrada boa, realmente ele pode durar mais. Pode verificar isso nos manuais gringos das mesmas motos, onde o filtro de ar só precisa de troca com o dobro da km da moto que está no manual em portugues.
Quanto a não precisar de vazão de ar, como você falou anteriormente, isso depende do que você quer fazer. Se você tentar aumentar a performance da moto, e mexer no mapa dela calculando uma maior injeção de combustível e ar, se o filtro (e o escape tb) não der vazão, você não vai conseguir atingir o ganho esperado, porque o filtro (e escape) originais vão bloquear a entrada da mistura ar/combustível (e vazão dos gases no caso do escape)
Por isso que carro e moto de pista nunca usam filtros e escapes originais, porque eles não prestam para um funcionamento mais agressivo do motor.
O KN te dá mais possibilidade de melhorar a performance, justamente por permitir a maior entrada de ar (e sujeira tb...hehe)
Abraço
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
Aê, estamos próximos de um consenso! rs... É isso mesmo, pessoal!
Taí o Rauber também atestando que o filtro dura bagarai! rs... Se ele troca com 20k e o filtro ainda tá bom, faz sentido eu estar no terceiro e minha moto com 80k.
Tuba, eu nem sei do que é feito o filtro original da moto. O mecânico vem com a peça na mão, me mostra que ainda tá bom (e na minha análise de leigo, concordo com ele) e já era. A tal limpeza eu acredito que seja apenas "batendo ar" no sentido contrário, mesmo. Sinceramente, não sei.
Sobre performance, eu nem falo nada. Gosto não se discute, eu sei. Mas nunca mexi em qualquer veículo meu, com este intuito. Na minha opinião, é procurar sarna pra se coçar. Vejo alguns contando que fizeram isso, que trocaram aquilo, etc, etc, etc...e pra que? Pra ganhar uns cavalinhos a mais...e pra que?? Pra andar pouca coisa a mais que a moto do camarada? E precisa??? rs... Mas enfim, gosto é gosto...rs
Bom Natal a todos!
Taí o Rauber também atestando que o filtro dura bagarai! rs... Se ele troca com 20k e o filtro ainda tá bom, faz sentido eu estar no terceiro e minha moto com 80k.
Tuba, eu nem sei do que é feito o filtro original da moto. O mecânico vem com a peça na mão, me mostra que ainda tá bom (e na minha análise de leigo, concordo com ele) e já era. A tal limpeza eu acredito que seja apenas "batendo ar" no sentido contrário, mesmo. Sinceramente, não sei.
Sobre performance, eu nem falo nada. Gosto não se discute, eu sei. Mas nunca mexi em qualquer veículo meu, com este intuito. Na minha opinião, é procurar sarna pra se coçar. Vejo alguns contando que fizeram isso, que trocaram aquilo, etc, etc, etc...e pra que? Pra ganhar uns cavalinhos a mais...e pra que?? Pra andar pouca coisa a mais que a moto do camarada? E precisa??? rs... Mas enfim, gosto é gosto...rs
Bom Natal a todos!
Caio
-
Robson
diegonunes escreveu:Olha isso aqui: http://www.nicoclub.com/archives/kn-vs-oem-filter.html
Interessante.
tá precisando melhorar o inglês....rsrs
aí tá dizendo que o filtro KN deixa passar 17 vezes mais sujeira do que o filtro original.
é o link que o mamm postou ai para trás.
Essa discussão mostra, ao menos pra mim, que colocar kn deve ser adiado. Tem gente que tira a moto da cc e já mete kn logo de cara pois afirma que a moto anda mais e consome menos, mas deixando passar até 17x mais sujeira não sei se realmente vale a pena, principalmente se a pessoa pegue umas estradas de chão.

Eu uso filtros esportivos (vagabundos) a mais de 10 anos na minha CB400CR, sem que isso tenha trazido ou causado problema algum ao motor dela.
Ah, e a minha HD FXSTD 2005 usa, desde zero km, um filtro esportivo SE da própria Harley, muito similar ao K&N, também sem pproblemas.
Eu só não usaria um filtrro esportivo se rodasse muito, mas muito mesmo, prá lá de 2 ou 3 mil km por mês, só por estradas de chão, poeirão mesmo.
Nessas circunstâncias, nem filtro de papel... eu usaria filtro de espuma encharcada de óleo.

Ah, e a minha HD FXSTD 2005 usa, desde zero km, um filtro esportivo SE da própria Harley, muito similar ao K&N, também sem pproblemas.
Eu só não usaria um filtrro esportivo se rodasse muito, mas muito mesmo, prá lá de 2 ou 3 mil km por mês, só por estradas de chão, poeirão mesmo.
Nessas circunstâncias, nem filtro de papel... eu usaria filtro de espuma encharcada de óleo.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- rafaexpress
- Motoqueiro
Gordo imbecil... se diz que dirige um family car e não se importa com performance, pq comprou o filtro então ?!
Cada merda que tem que ouvir viu... uaheuaheuaheuah
Cada merda que tem que ouvir viu... uaheuaheuaheuah
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
E porque este teste é correto e o do site da k&N não?
É porque a K&N quer vender o produto dela?!!!!!
Ahh agora o teste da K&N é totalmente falso e este totalmente certo então!!!! Entendi...
O K&N usado neste teste é para autódromo (ganho de desempenho) ou para rua (proteção e durabilidade)? Não tive paciência de ler o teste.
A própria K&N não recomenda usar filtro de desempenho na rua, pois não filtra bem.
E se o teste foi feito com o de rua, temos 2 testes distintos apenas, um contra o outro. Um não anula o outro para mim.
E tem gente que usa o original eternamente achando que é lavável e que a montadora manda trocar e não lavar pra ganhar dinheiro...
Cada um acha o que quer, manuais, testes e dados técnicos de produtos são sempre tendenciosos e errados!
É porque a K&N quer vender o produto dela?!!!!!
Ahh agora o teste da K&N é totalmente falso e este totalmente certo então!!!! Entendi...
O K&N usado neste teste é para autódromo (ganho de desempenho) ou para rua (proteção e durabilidade)? Não tive paciência de ler o teste.
A própria K&N não recomenda usar filtro de desempenho na rua, pois não filtra bem.
E se o teste foi feito com o de rua, temos 2 testes distintos apenas, um contra o outro. Um não anula o outro para mim.
E tem gente que usa o original eternamente achando que é lavável e que a montadora manda trocar e não lavar pra ganhar dinheiro...
Cada um acha o que quer, manuais, testes e dados técnicos de produtos são sempre tendenciosos e errados!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
-
Robson
marquinho,
Esse teste aí do nicoclub não diz se o filtro KN é bom ou ruim para o motor, só diz que ele filtra menos que o original, "entope" em 1/3 do tempo, e que passa mais sujeira, comparando com outros filtros.
Se as 17 vezes mais sujeira é prejudicial ao motor são outros 500.
Esse teste aí do nicoclub não diz se o filtro KN é bom ou ruim para o motor, só diz que ele filtra menos que o original, "entope" em 1/3 do tempo, e que passa mais sujeira, comparando com outros filtros.
Robson escreveu:marquinho,
Pode até ser, mas duvido que não seja prejudicial, se for verdade.
Este filtro é o k&n de autódromo ou o de rua?
Especificaram isso neste teste?
De qualquer forma, são 2 testes, um da k&n e outro desta equipe, um não invalida o outro eu acho.
Continua estaca zero para mim. Na dúvida, vão de original, talvez seja isso que esta equipe quer. Boicotar a k&n, vai saber...
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Usei um filtro K&N inbox por 150.000km, e 10 anos, no meu Ka 1.6 2003.
Limpei o filtro duas vezes, aos 50k e aos 100k.
Fiz 15 track days com esse carro, viajei pra Porto Seguro, Inhotim e Floripa.
Teve 95hp original, 102 com filtro, 115 com unichip, 120 com descarga, 133 com comando de válvulas mais esperto. Todas as medições feitas no dinamometro do Centro Porsche RJ (www.multiturbo.com.br).
Desmontei tudo em 2013 e vendi original, funcionando, sem cuspir uma gota de óleo pela descarga. Se abrisse o motor não tenho a menor dúvida de que ainda estava tudo dentro das medidas originais de fábrica.
Este é o meu lado da moeda.
Limpei o filtro duas vezes, aos 50k e aos 100k.
Fiz 15 track days com esse carro, viajei pra Porto Seguro, Inhotim e Floripa.
Teve 95hp original, 102 com filtro, 115 com unichip, 120 com descarga, 133 com comando de válvulas mais esperto. Todas as medições feitas no dinamometro do Centro Porsche RJ (www.multiturbo.com.br).
Desmontei tudo em 2013 e vendi original, funcionando, sem cuspir uma gota de óleo pela descarga. Se abrisse o motor não tenho a menor dúvida de que ainda estava tudo dentro das medidas originais de fábrica.
Este é o meu lado da moeda.
marquinho escreveu: ...Na dúvida, vão de original, talvez seja isso que esta equipe quer. Boicotar a k&n, vai saber...
Na dúvida vou de kn, pelo preço, pelo uso (sem andar muito em estrada de terra) e por ser certo que muita mecânica por aí dá só um tapa no filtro velho original ao invés de trocar, ao menos kn vc mesmo lava e se obriga a saber como realmente está o filtro.
Além disso há os relatos, todos dizem q vale muito mais a pena o kn.
Mas continuo não concordando com um pessoal aqui do sítio q tira a moto da cc e mete kn de cara.

- diegonunes
- Dinossauro
Robson, não citei o teste pra falar exclusivamente do K&N. Eu não disse que o K&N seria eficiente, eu quis dizer que alguns ali possuem menor restrição que outros e mesmo assim filtram melhor, é só reler.
Estou upando o vídeo do filtro da TNR com um pouco mais de 4.000 km rodados depois da última limpeza, verás o efeito "teia de aranha" do óleo específico, assim o motor não aspira o óleo conforme você havia dito.
Estou upando o vídeo do filtro da TNR com um pouco mais de 4.000 km rodados depois da última limpeza, verás o efeito "teia de aranha" do óleo específico, assim o motor não aspira o óleo conforme você havia dito.
- diegonunes
- Dinossauro
Bom, tá ai. Em HD percebe melhor.
Aguardando considerações do engenheiros e afins.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Se0PZgpIoBw[/youtube]
Aguardando considerações do engenheiros e afins.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Se0PZgpIoBw[/youtube]
Putz... e esse canário belga piando aí?

R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
- diegonunes
- Dinossauro
kkkkkkkkk, pois é cara, o danado tá saindo da muda de penas e tá "levantando o fogo" novamente, acendeu a luz o bicho começa, rs. Você cria também? Conheceu o piado de longe, hehehe.
Vídeo 100% original. Vai que alguém diz que é montagem, sabe como é o M@D né, rs.
Vídeo 100% original. Vai que alguém diz que é montagem, sabe como é o M@D né, rs.
- Medeiros Neto
- Dinossauro
diegonunes escreveu:kkkkkkkkk, pois é cara, o danado tá saindo da muda de penas e tá "levantando o fogo" novamente, acendeu a luz o bicho começa, rs. Você cria também? Conheceu o piado de longe, hehehe.
O vídeo mostra perfeitamente que fica uma superfície bem aderente no filtro de ar.
Nunca ouvi falar que existia óleo para filtro de ar, mas também nunca usei filtro de ar lavável e reutilizável. O óleo deve ter sido criado justamente para esses filtros laváveis, seja de espuma ou com o material do K&N por exemplo.
A T250 saiu recentemente de uma bela revisão, foi visto e revisto muita coisa na moto, mas duvido que o mecânico tenha lavado e colocado esse tipo de óleo no filtro de ar da moto.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017