Filtros K&N - um outro lado da moeda.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Filtros K&N - um outro lado da moeda.
O melhor jeito de saber se o filtro é bom:
Olhe se tem poeira pelo lado de dentro da caixa de ar (depois de passar pelo filtro) e nos dutos de admissão.
Eu passo papel higiênico na caixa de ar e sempre encontrei tudo muito limpo. Mas é óbvio que algum resíduo sempre tem, inclusive com o filtro original, então pra mim o K&N continua sendo um ótimo filtro.
Mas voltando ao assunto do kit de limpeza: pra isso tem que seguir o manual.
Olhe se tem poeira pelo lado de dentro da caixa de ar (depois de passar pelo filtro) e nos dutos de admissão.
Eu passo papel higiênico na caixa de ar e sempre encontrei tudo muito limpo. Mas é óbvio que algum resíduo sempre tem, inclusive com o filtro original, então pra mim o K&N continua sendo um ótimo filtro.
Mas voltando ao assunto do kit de limpeza: pra isso tem que seguir o manual.
Editado pela última vez por minholi em 23 Dez 2013, 17:38, em um total de 1 vez.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- Saurus
- Mito
Re: Filtros K&N - um outro lado da moeda.
mamm777 escreveu:...
Não tenho a resposta, a intenção em reproduzir aqui o estudo é justamente estimular a discussão.
Minha intenção com este vídeo foi justamente estimular a discussão acerca da eficiência e do custo/benefício dos filtros K&N e similares.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Prá mim foi muito mais custo que benefício.
mamm777 escreveu:Se passa mais ar, passa mais sujeira junto. Não existe almoço grátis.
Deixando o gordo barbudo de lado e injetando um pouco de ciência na questão:
Eu tinha este pensamento e discuti isso aqui um tempo atrás.
No site (EUA) da K&N eles provam bem explicado que o filtro K&N feito para uso na rua é mais eficiente que os originais por causa do material e forma de fabricação do filtro.
Eu li e re-li o site deles antes de comprar... Tem tudo explicado lá.
Nenhum filtro original tem essa frescura de kit de limpeza até porque a fábricas querem vender algo padrão sem margem para erros de manutenção.
Vai saber quem está mentindo...
Eu acreditei na K&N...
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
- tu-barao
- Roda Presa
Pelo preço dos filtros aqui, só o tempo que o KN funciona sem ter que limpar já paga o preço dele.
Pra minha Ducati, um original custa 120, e o KN 370. Se eu tenho que trocar original a cada 6000 Km, daí só fazer a conta.
Pra minha Ducati, um original custa 120, e o KN 370. Se eu tenho que trocar original a cada 6000 Km, daí só fazer a conta.
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
A caixa de ar da DL tava limpa, e os dutos de ar também. O filtro estava bastante sujo.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
bom, eu uso faz uns 50.000km no MITO, sem queixas do motor até agora...e olha que sou mei relaxado, limpo quando dá na telha (sai uma lama preta, uns bichos mortos, etc.
td bem que 50kkm não é nada, daqui a mais 50 reporto novamente
td bem que 50kkm não é nada, daqui a mais 50 reporto novamente
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- diegonunes
- Dinossauro
Como eu gosto do filtro original de espuma da corujinha, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- Medeiros Neto
- Dinossauro
tu-barao escreveu:Pelo preço dos filtros aqui, só o tempo que o KN funciona sem ter que limpar já paga o preço dele.
Eu comprei por isso, nada de performance, nada de pilotagem profissa. Foi por ser lavável e cumprir a missão por quantos mil kms? 80 mil km?
Moro em Natal - RN, nem concessionária Suzuki tem aqui mais, então como vou comprar o filtro original da Bandit?
Fiquei com o K&N mesmo.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017
- diegonunes
- Dinossauro
Vocês que gostam do K&N e usam WD-40 ou qualquer outro óleo não específico, tá matando boa parte da capacidade de filtragem viu, por alguns motivos:
1. O óleo vai escorrer para as bordas por gravidade (especialmente pra quem usa óleo de motor);
2. A baixa viscosidade vai possibilitar a aspiração do óleo (usuários de WD40) de maneira muito rápida. Eu provo pra vocês que óleo específico quase não é aspirado pelo motor, videm as motos de trilha e enduro por exemplo.
3. O óleo não específico não cria a teia de aranha que o óleo específico cria quanto sofre algum contato ou deslocamento, esse é um dos grandes segredos da efetividade do produto. Isso não ocorre por mágica, ocorre graças aos aditivos presentes em sua composição, só isso.
Ou seja, estão facilitando o caminho pra sujeira.
Vejam o filtro da minha moto com óleo de motor x óleo específico:

Tiram suas próprias conclusões.
1. O óleo vai escorrer para as bordas por gravidade (especialmente pra quem usa óleo de motor);
2. A baixa viscosidade vai possibilitar a aspiração do óleo (usuários de WD40) de maneira muito rápida. Eu provo pra vocês que óleo específico quase não é aspirado pelo motor, videm as motos de trilha e enduro por exemplo.
3. O óleo não específico não cria a teia de aranha que o óleo específico cria quanto sofre algum contato ou deslocamento, esse é um dos grandes segredos da efetividade do produto. Isso não ocorre por mágica, ocorre graças aos aditivos presentes em sua composição, só isso.
Ou seja, estão facilitando o caminho pra sujeira.
Vejam o filtro da minha moto com óleo de motor x óleo específico:

Tiram suas próprias conclusões.
-
Robson
Eu tiro.
A KN adora que vc's gastem dinheiro comprando o tal kit de limpeza, e usem o milagroso óleo do kit.
diego, eu tenho na ZX11, e digo, WD40 faz a mesma coisa do óleo do kit.
vc já ouviu o barulho do filtro em uma arrancada forte com uma SS ?
a quantidade de ar que passa ali é gigantesca...qualquer excesso de oleo vai parar dentro do motor...
e vc acha mesmo que o oleo do kit cria uma "teia de aranha" ? rsrs
os dois filtros aí em cima.... foram usados exatamente no mesmo ambiente, e tirados com o mesmo tempo de uso ?
eu hein, vc´s gostam de gastar dinheiro.....
A KN adora que vc's gastem dinheiro comprando o tal kit de limpeza, e usem o milagroso óleo do kit.
diego, eu tenho na ZX11, e digo, WD40 faz a mesma coisa do óleo do kit.
vc já ouviu o barulho do filtro em uma arrancada forte com uma SS ?
a quantidade de ar que passa ali é gigantesca...qualquer excesso de oleo vai parar dentro do motor...
e vc acha mesmo que o oleo do kit cria uma "teia de aranha" ? rsrs
os dois filtros aí em cima.... foram usados exatamente no mesmo ambiente, e tirados com o mesmo tempo de uso ?
eu hein, vc´s gostam de gastar dinheiro.....
- diegonunes
- Dinossauro
Usado no mesmo lugar e na mesma km, esse filtro é o meu, mas esse não é o único. Comprei um óleo específico e divido com alguns amigos, todos passam pela mesma experiência. R$ 40,00 500ml, da pra usar no mínimo umas 30x.
Não indiquei o óleo da K&N, indiquei óleos específicos.
Digo, repito e provo, um óleo específico é muitíssimo pouco aspirado pelo motor e não escorre, seja lá qual for a moto.
Porque você acha que sua moto tem uma relação de tamanho do filtro por capacidade volumétrica do motor muito diferente das outras? Aquele barulho é pelo volume de ar deslocado, mas isso não quer dizer que a pressão por cm² no filtro seja muito maior. É como achar que a pressão de óleo da sua moto é 10x maior por causa do giro e do volume de óleo, rs.
Pesquisa sobre eficiência volumétrica e conceitos afins. Esses conceitos vão desvendar muitos mitos. Minha motoquinha por exemplo tem o motor muito mais eficiente que o da sua, faça as contas, rs. Nem tudo que a gente acha, é.
Vou tentar gravar um vídeo amanhã mostrando a tal teia e posto aqui.
Não indiquei o óleo da K&N, indiquei óleos específicos.
Digo, repito e provo, um óleo específico é muitíssimo pouco aspirado pelo motor e não escorre, seja lá qual for a moto.
Porque você acha que sua moto tem uma relação de tamanho do filtro por capacidade volumétrica do motor muito diferente das outras? Aquele barulho é pelo volume de ar deslocado, mas isso não quer dizer que a pressão por cm² no filtro seja muito maior. É como achar que a pressão de óleo da sua moto é 10x maior por causa do giro e do volume de óleo, rs.
Pesquisa sobre eficiência volumétrica e conceitos afins. Esses conceitos vão desvendar muitos mitos. Minha motoquinha por exemplo tem o motor muito mais eficiente que o da sua, faça as contas, rs. Nem tudo que a gente acha, é.
o que seria um 'óleo específico' ? :ponder:
eu uso wd-40 no k&n... as vezes borrifo um teco de spray de corrente pra dar liga rsss
eu uso wd-40 no k&n... as vezes borrifo um teco de spray de corrente pra dar liga rsss
-
Já usei K&N na CB500.
Custo x benefício foi bom, notei o motor com mais disposição nas arrancadas, mas só usaria novamente se o valor do filtro original da moto for muito alto.
Olhando os 2 lado a lado, acredito sim que se passa mais ar também passa mais sujeira.
Abs,
Custo x benefício foi bom, notei o motor com mais disposição nas arrancadas, mas só usaria novamente se o valor do filtro original da moto for muito alto.
Olhando os 2 lado a lado, acredito sim que se passa mais ar também passa mais sujeira.
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
- diegonunes
- Dinossauro
b0fh escreveu:o que seria um 'óleo específico' ? :ponder:
Coloca assim no google ó: óleo específico para filtro de ar
b0fh escreveu:o que seria um 'óleo específico' ? :ponder:
Chegou de voadora e chamou os 2 de fresco!!!!
Sobre WD no filtro eu acho errado (seca rapidamente, escorre, não é indicado para esta aplicação e outros motivos que o diegonunes falou)...
E a quantidade de vezes que se usa o óleo específico de filtro já sai bem barato o pote...
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Acho mais barato usar o óleo da K&N do que WD-40 (que ta caro pra kct)
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
Boas...
Instalei K&N na 0798 aos 20kkm e já limpei algumas vezes... Nunca passou de 10k milhas... Mas limpo qdo lembro hahahahaha
Já para a primeira limpeza comprei um frasco de óleo pra filtro da Motul, ainda tenho mais de 3/4 do frasco e como já disse, fiz algumas tantas mais de 5 limpezas.
O frasco de óleo saiu barato.
[]'s
Fui
Instalei K&N na 0798 aos 20kkm e já limpei algumas vezes... Nunca passou de 10k milhas... Mas limpo qdo lembro hahahahaha
Já para a primeira limpeza comprei um frasco de óleo pra filtro da Motul, ainda tenho mais de 3/4 do frasco e como já disse, fiz algumas tantas mais de 5 limpezas.
O frasco de óleo saiu barato.
[]'s
Fui
Verum Ipsum Factum
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
... über die Straße
Ignorantia Felicitas
-
Robson
diegonunes escreveu:
sim, isso mesmo, volume de ar deslocado.
é ar pra caceta, em qualquer moto.
faz o video...... quero ver.
depois roda com o filtro uns 10 km.
tb quero ver.
-
Robson
diegonunes escreveu:Usado no mesmo lugar e na mesma km, esse filtro é o meu, mas esse não é o único.
ahan.... aposto que usou a mesma quantidade de dias, em ambiente com atmosfera controlada, não é ?