Alguem manja de eletrica aqui? Instalação de farol auxiliar.

Grupo de discussão geral sobre motos.
mamm777
Dinossauro

Re: Alguem manja de eletrica aqui? Instalação de farol auxil

Mensagem por mamm777 »

diego, isto aí não é um diagrama esquemático, é só uma figura para facilitar a instalação, portanto não faz sentido falar em "curto". A junção do preto com o vermelho na figura é só para representar (para o leigo) o que acontece na vida real: o preto e o vermelho saem do mesmo conduíte.

luiz, a função de um par de faróis auxiliares não é somente iluminar a pista, mas sim criar o "triângulo de segurança" visual.

jsamuel, a chave a ser adicionada tem que interromper o fio vermelho ou o preto.

O fio branco é o famoso "tap": as lâmpadas só ligarão se houver tensão no fio branco. Se tu quiseres que a as lâmpadas sejam controladas somente pelo interruptor, ligue o branco junto com o vermelho no positivo da bateria. Desta maneira, as lâmpadas podem ser ligadas mesmo com a ignição desligada. Não é uma boa: tu podes esquecer as luzes ligadas ao estacionar a motoca, ou algum cidadão pode ligá-las de sacanagem enquanto estiveres longe, e vais encontrar uma bateria arriada na volta.

Tenho faróis auxiliares Givi na alemoa, eu mesmo instalei. O que eu fiz: o tap foi ligado no farol baixo e o interruptor dos faróis fica sempre no "on". Desta maneira, quando ligo o motor, acende o farol baixo e, junto, os auxiliares. Desligo o motor, desligam junto os auxiliares.

Imagem
Imagem
Imagem
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

mamm, pô valeu por esclarecer esse lance do fio branco até agora ele ta lá isolado, não sabia pra que era e realmente é como você falou sobre o lance de algum gaiato vir e acender só de mal, então para me precaver escondi a chave ON/OFF.

E você chegou ao ponto onde eu queria também, nem ligo tanto pra iluminação noturna, quero que os outros veiculos me vejam mais, quero ser visto, além de claro ganhar uma luzinha a mais a noite. Ontem ajustei os faixos e deixei para baixo, do jeito que estava, reto, podia causar algum problema ao condutor que vem de frente, como não tem lampejador, ou regulagem, deixei mais baixo.

Assim que chegar em Fortaleza vou fazer uma instalação legal, levar pra um cara mesmo que entende, como nunca tinha feito isso fiquei totalmente perdido aqui, mas as dicas de vcs foram úteis.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Mais uma lembrancinha: use os auxiliares de dia também. O triângulo de luzes é tão importante de dia quanto é a noite. Como eu disse, os meus ligam/desligam junto com o motor, portanto nunca ando com eles desligados.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

mamm777 escreveu:luiz, a função de um par de faróis auxiliares não é somente iluminar a pista, mas sim criar o "triângulo de segurança" visual.

Isso! Usei este "triângulo" em passeio solitário recente e senti o moral aumentar diante dos que vinham em sentido contrário.

Os meus auxiliares são Touratech e cada um tem seu chicote e interruptor separados. Instalei-os independentes dos faróis da moto.

;-)
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

jsamuel escreveu:mamm, pô valeu por esclarecer esse lance do fio branco até agora ele ta lá isolado, não sabia pra que era e realmente é como você falou sobre o lance de algum gaiato vir e acender só de mal, então para me precaver escondi a chave ON/OFF.

Tinha falado na página anterior... :-D :-D
Padumi
Roda Presa

Mensagem por Padumi »

Muito bem falado sobre a formação de "triângulo". Qualquer coisa que faça a moto ser rapidamente identificada como tal, acrescentará em muito à segurança do condutor.

Na minha moto, o simples fato de ter os piscas dianteiros acesos, já faz uma enorme diferença, ainda mais por serem de cor âmbar. Noto que os carros logo identificam a moto, abrem passagem, etc, etc, etc.
Caio
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

diegonunes escreveu:Que esquema tosco, a imagem mostra um curto entre o positivo e o negativo, rs.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pois num é :lol: :lol: :lol:

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
Robson

Mensagem por Robson »

mamm777 escreveu:diego, isto aí não é um diagrama esquemático, é só uma figura para facilitar a instalação, portanto não faz sentido falar em "curto". A junção do preto com o vermelho na figura é só para representar (para o leigo) o que acontece na vida real: o preto e o vermelho saem do mesmo conduíte.

um musico analizando um esquema elétrico, dá nisso.... :lol:

mamm, o esquema tá ERRADO !!

tinha de separar os 2 fios, do jeito que está ali, está mostrando um curto mesmo........
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Como eu me sinto quando preciso mexer na parte elétrica da moto:

Imagem

:lol: :lol: :lol:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Tio Róbs, além de ser (ou apesar de ser eheh) músico, sou também técnico em eletrônica e já programei muito sw de simulação para engenharia.

Repito: não tente ver um diagrama esquemático, mas simplesmente uma figura para um leigo. Com o equipo em mãos, o leigo vê exatamente o que está desenhado: um "fio" único (na verdade, um conduíte) se divide em dois fios. O "manual" é pro leigo (99,9% dos consumidores).

A Givi faz exatamente a mesma coisa no manual deles, outra hora escaneio e posto.

jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Joaquim escreveu:
jsamuel escreveu:mamm, pô valeu por esclarecer esse lance do fio branco até agora ele ta lá isolado, não sabia pra que era e realmente é como você falou sobre o lance de algum gaiato vir e acender só de mal, então para me precaver escondi a chave ON/OFF.

Tinha falado na página anterior... :-D :-D

Pois eu não tinha entendido. :lol: :lol:
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Com esse consumo de 4W por farol, pelo menos é o que diz na lente, será que sobrecarrega muito a bateria da moto? Tirando a tomada 12v não tenho nada instalado a mais, a 12V é direto ligada, mas claro, só usa quando conecta algo.

Esses dias tive pensando se mesmo usando só com a moto ligada, esses dois dispositivos vão foder com a bateria.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Não, não sobrecarrega, o consumo vai ser de 0,34A apenas.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Beleza. É que minha bateria é uma YUASA original e é 2009 né... não deu zica nenhuma ainda, mas fico pensando que a qualquer momento vai da.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Pra não abrir outro tópico. Recebei meu GPS e quero fazer a ligação da base dele na bateria, obvio, só que a fiação não vem com FUSIVEL no positivo, e me falaram que seria bom isolar o positivo com um fusivel.

A pergunta é, que fusivel usar? E ele daria uma proteção caso aconteça algum curto?

Não sei ainda como vou passar a fiação, já que recomendam não colocar perto do motor, em zona de muito calor e nem exposto demais.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

GPS? Coloca um desses no positivo:
Imagem
E um fusível de vidro de 500 mA:
Imagem
Use cabo PP 2 x 0,25 ou 2 x 0,50:
Imagem
Puxe a fiação por baixo do tanque até o painel, seguindo o chicote da moto, amarrando com braçadeiras:
Imagem
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Não entendi foi esse fio duplo aí na segunda imagem que você recomenda.

Não seria um unico fio emendando ali no vermelho, fazendo uma continuação para a bateria?

Imagem

Sobrou esses dois fios da instalação das luzes de led: Será se serve?

Imagem
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Se você já tem o cabo pronto é mais fácil ainda.
Meça ele e veja se ele já não dá a medida até a bateria, se não der, cace um fio com energia constante na fiação dela, ou se preferir, ligue junto com o fio do farol que desliga junto com a chave.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

A fiação ta toda pronta, é só ligar na bateria, mas como recomendaram colocar um fusivel ali no vermelho antes.

A tomada 12 V e o fio dos faróis, ambos tem cada um o tal fuzivel no fio vermelho que liga na bateria:

Imagem

Vou deixar ligado direto igual a 12V, só usa mesmo quando eu espetar o GPS.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Aqui o sistema da base que liga lá na bateria:

Imagem
Responder