Ninja 650r, que corrente colocar? compensa trocar corrente ?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Medeiros Neto
Dinossauro

Re: Ninja 650r, que corrente colocar? compensa trocar corren

Mensagem por Medeiros Neto »

Kuati escreveu:Uso WD40 em impressoras matriciais há trocentos anos, sobre borrachas inclusive, nunca vi WD40 ressecar borracha, até pelo contrário, dá impressão que ele protege as borrachas.

Eu não faço isso, mas acho que WD40 é um bom produto para limpar a corrente. Por outro lado, penso que o WD40 pode criar uma camada que dificulte a fixação do óleo ou do spray lubrificante de corrente, ou seja, se passar óleo ou spray depois vai sair mais fácil.

For pra limpar a corrente prefiro querosene diluído em água mesmo, no mesmo esquema de lavar a moto toda.

[ ]'s

Concordo com o Kuati, e querosene é bem mais barato que o WD 40, aqui pago na lata pequena de WD 40, 20 conto.

500 ml de querosene custa uns 5 conto e dura comigo umas 6 lavagens na moto toda, ou mais.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Então o querosene diluido não estrada os o-ring? Posso continuar na boa?? Dai deixo o WD-40 para as portas e cadeados^^

E sobre o uso, só dentro da cidade, ou é asfalto ou paralelepípedo.
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

wcarlete escreveu:Então o querosene diluido não estrada os o-ring? Posso continuar na boa?? Dai deixo o WD-40 para as portas e cadeados^^

Acredito que não, pelo menos nas minhas motos nada aconteceu durante 10 anos de uso.

Sobre WD 40, uso após lavagem, passo nas partes do motor, parafusos, embaixo do escapameto, enfim, onde eu vejo que é propício para dar ferrugem. O Wd 40 é muito bom para isso, e cheira bem.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Medeiros Neto escreveu:
wcarlete escreveu:Então o querosene diluido não estrada os o-ring? Posso continuar na boa?? Dai deixo o WD-40 para as portas e cadeados^^

Acredito que não, pelo menos nas minhas motos nada aconteceu durante 10 anos de uso.

Sobre WD 40, uso após lavagem, passo nas partes do motor, parafusos, embaixo do escapameto, enfim, onde eu vejo que é propício para dar ferrugem. O Wd 40 é muito bom para isso, e cheira bem.

;-) ;-)

Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Wd40 nao ressaca borracha.

Mas esse nao eh o problema, o problema eh que o wd40 penetra pelos orings e dilui a graxa que esta la dentro do link.
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Eu ja disse, WD-40 serve até pra temperar salada, pode usar e abusar dele à vontade!
Só não é indicado pra lubrificar a corrente, pra lavar serve.
B-King Of The Urban Jungle
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

SPEED RACER escreveu:Só não é indicado pra lubrificar a corrente, pra lavar serve.

x2.

Quando resolvo limpar a corrente (1 vez a cada relação trocada :lol: ), taco WD e depois jato de água. Depois é só entupir com lubrificante de qualidade que a corrente está pronta.

Vinicius, tu acha que quando o cara vai com o jato de querosene na corrente não pulveriza a graxa dos o´rings??? Até pior que o WD, tendo em vista a pressão das máquinas (compressores de ar industriais, em regra) ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Eita lasqueira hein.

WD ou querosene?? kkkkkkkkkkkkkk

O WD é mais rapido.

SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Eu uso Diesel, bem mais barato.
Depois seco e aplico Motul Chain Lub.
B-King Of The Urban Jungle
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Smoker escreveu:Vinicius, tu acha que quando o cara vai com o jato de querosene na corrente não pulveriza a graxa dos o´rings??? Até pior que o WD, tendo em vista a pressão das máquinas (compressores de ar industriais, em regra) ;-)

Sim, concordo.

Eu acho que querosene e WD40 fazem a mesma coisa mesmo sem ser jato, os dois penetram e diluem a graxa.

O melhor eh so usar esses dois (sem jato!) pra limpar a corrente se realmente for necessario.

Dai usar graxa propria pra lubrificar a corrente, o que quanto mais frequentemente fizer melhor na minha opniao.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

ah.. ia esquecendo.. uma coisa otima pra limpar corrente, rodas, paralamas e tudo quanto eh coisa melecada de graxa e sujeira vindo da corrente, eh agua (bem) quente e detergente bom.

So tem que andar um pouco com a moto sem lubrificacao na corrente pra expulsar o residuo de agua entre os elos antes de aplicar graxa.

Eu acredito oring e xring sao bons o suficiente pra nao deixarem a agua e sabao penetrarem nos links/roletes.
alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

esse negócio da corrente é um pé, havia ajustado ela com 9,5k, agora tá com chegando nos 11k e tá bambinha novamente,

o pior é que fica batendo na marmita do escape e fazendo barulho, vou ali mandar apertar novamente :pqp:
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Corrente peba, rs.

O querosene é indicado explicitamente no manual da Yamaha para limpar corrente, seguido de enxague sem muita pressão. O querosene não estraga o rings se passar pouco tempo em contato.

Hoje, depois de alguns anos limpando corrente, kkkkkk, notei que limpeza demais só atrapalha, corrente não carece de tanta frescura. Limpa-se ou vez ou outra e mantem lubrificada, esse é o segredo.

Quando o negócio tá seboso mesmo, dano querosene com pincel e depois uso detergente neutro. Por fim, água. A melhor maneira de secar é rodar, rs. Sequinha, óleo 90. Tem feito sucesso. Na coruja manca a corrente vai em 25k e só apertei 3x, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Eu limpo com querosene e enxáguo com água.
Depois seguro a corrente com a mão e pano e giro a roda com a outra mão, a corrente fica zero.
Depois é motul spray pra ZX e um spray ipiranga de correntes pra Yes (que aliás é uma bosta esse spray ipiranga).
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
diegonunes
Dinossauro

Eu não quero usar esses sprays específicos porque 3 latas custam uma tração nova da moto, kkkkkkk. O bom é velho óleo 90 lubrifica muitíssimo bem, a merda é a cada que faz, rs.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Comprei um Motul de sócio com meu irmão e pq não achei algo mais barato. Se duvidar, óleo 90/140 é melhor pra corrente que Motul, mas dá muito trabalho, outro problema é voar com a força centrípeta/centrífuga em altas velocidades.

Tem uns mais baratos Diego. Concordo contigo com esse lance de limpeza extremada que alguns fazem na corrente, tb acho que limpeza demais acaba é te fazendo ajustar/trocar a relação mais cedo.

[ ]'s
Imagem
Ricardo_Blu
Novato

Mensagem por Ricardo_Blu »

O motivo do endurecimento de link(s) da corrente é o travamento por ferrugem. Em corrente com retentor, normalmente esta associado ao dano no mesmo, permitindo saída do lubrificante e entrada de agua, iniciando o processo da oxidação. Corrente é componente de segurança, portanto na duvida, troque.

Em países desenvolvidos, o kit é normalmente substituído quando a corrente tem um desgaste que chegue entre 1 e 2% no aumento de comprimento (lembrando que os elos não alongam, mas se desgastam, levando a folgas). Como este aumento, o intervalo entre os links da corrente passam a não mais assentar com precisão nas engrenagens, provocando desgaste acelerado nas mesmas ( a corrente precisa subir pro cima dos dentes para assentar).

Mas o que mais vejo é recomendação de remover um elo para aproveitar a corrente......mais um pouco......

Quanto ao ajuste, basicamente temos modelos de correntes já estressadas de fabrica, que não requerem ajuste após instaladas e as normais, que vão precisar de ajuste após alguns KM rodados. Mantida limpa e lubrificada, se a corrente requer ajustes constantes, trata-se de material de baixa qualidade. O normal durante a vida útil (vide acima) é a corrente requerer de 3 a 4 ajustes.

Após isto, estará na zona de substituição, requerendo ajustes mais frequentes e iniciam todos os problemas relatos.

Ex: O manual de Oficina da XT660 France recomenda troca do kit com 12.000 km.

Mas correntes, mesmo nas 1200-1400 naked, extremamente torcudas, podem passar dos 50.000 km facilmente.

Fabricantes: vejo falar da marca, mas não significa muito, isoladamente. Os fabricantes tem produtos de entrada aos top. De acordo com seu conceito de valor, escolha a mais adequada. Recomendo 3 marcas/modelo: DID ZVMX, (caixa azul), EK ZZZ (top das top) e RK GXW.

Dou preferencia para instalacão tipo rivet (rebite), mas precisa ser feita com equipamento correto e atendendo as recomendações quanto ao esmagamento do rebite.

Os fabricantes ainda não deram atenção ao mercado brasileiro com produtos específico para a manutenção de moto, inclusive correntes. Difícil de encontrar spray de limpeza de corrente. O ideal é produto que não agrida o meio ambiente, pois todos são testado para corrente. Na falta, uso querosene, passada com borrifador e escova própria para corrente (pode ser escova de dentes com cerdas duras) e bastante agua. Se muito suja, repito o processo. É imperativo sair toda a areia e sílica presente na massa velha de lubrificante, tem potencial para assentar válvulas....

Secar de imediato, pois já inicia a oxidação externa (pode ser com pano, dar uma volta, girar no cavalete, etc....). Após a corrente seca, de preferencia quente, realize a lubrificação. Gosto de lubrificantes do tipo seco, que não acumulam sujeira. São a base de Teflon (Du Pont), encontra fácil nas loja de bicicletas esportivas.

Aguardar evaporação do propelente do lubrificante e bom uso.

Em relação a qualidade OEM da corrente, tem grande variação. EX original Sahara: DID 520 péssima qualidade, tubos costurados, parece chiclete. XT 660: DID 520, qualidade intermediária. DR 650: DID 525, qualidade intermediaria, CB 1300, DID 530 Top, Varadero: DID 525 Top.

As corrente com o-ring são de entrada, pois absorvem maior potencia da transmissão e menor durabilidade. Z,W,X-rings estão presentes nas top, asseguram maior durabilidade e são mais eficientes.

Muita atenção a folga da corrente. a maior parte usa apertada de mais, especialmente em motos de longo curso de suspensão, motivo de alguns acidentes relatos pelo rompimento da mesma.
diegonunes
Dinossauro

Obrigado pela aula.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Ricardo_blu, uma aula mesmo. Vlw!
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

esqueci de postar o final da historia, troquei a corrente, recomendada por uma mecanico, até agora funcionando bem, paguei 250 por essa , e comprei o motul pra correntes, é caro mas aconselho a todos, 72 reais que paguei,

Imagem
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Responder