Pneu com e sem câmara

Grupo de discussão geral sobre motos.
Tio Frei
Mito

Re: Pneu com e sem câmara

Mensagem por Tio Frei »

com camara só tive na fracon

só furei o pneu 2x

1 com a yes e uma com a DL
ambas sem camara, em ambas rodei com macarrão por mais de 10mil km sem prob.

a DL furou dentro de uma favela em fpolis...heheh pensa no gelo do caboclo, debaixo de chuva com pneu furado procurando borracharia numa favelinha....hehe
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Jota escreveu:o saurus pegou um caso hipotético improvável e transformou em caso real só pra justificar o injustificável.

Xota, minha fia, não é um caso nem hipotético e nem improvável. É tão improvável quanto um pneu furado. Também nem injustificável é.

Tenho moto cujos pneus usam câmara de ar há anos e só tive problema com pneu furado uma vez (com a XT225) a moto rodou tranquila de casa até o trabalho e o pneu só ficou murcho depois de horas parado.

Problema foi a cagada que o borracheiro fez na remontagem da roda, remontou tudo errado e mandou o cubo da roda para o vinagre. Essa foi a verdadeira aporrinhação. Tive que colocar um cubo novinho em folha. Fora isso...

A XTE sempre usei com o cuidado de verificar estado de pneus e câmaras sempre. Nunca fui surpreendido.

Mas não culpo quem deixa de comprar uma moto só porque o pneu é com câmara. Cadum cadum.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Jota

Mensagem por Jota »

Saurus escreveu:
Jota escreveu:o saurus pegou um caso hipotético improvável e transformou em caso real só pra justificar o injustificável.

Xota, minha fia, não é um caso nem hipotético e nem improvável. É tão improvável quanto um pneu furado. Também nem injustificável é.

:lol:

excetuando na sua fantasia,nunca um amasso de roda que vaze o ar imediatamente é tão fácil de acontecer quanto um furo de pneu.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Jota escreveu:
Saurus escreveu:

:lol:

excetuando na sua fantasia,nunca um amasso de roda que vaze o ar imediatamente é tão fácil de acontecer quanto um furo de pneu.

É. Pensando bem, você tem razão. Há muito mais pregos e parafusos perdidos na pista do que buracos tipo cratera, tartarugas, bueiros desnivelados, etc. A probabilidade de encontrar um prego ou parafuso perdido sem rumo no asfalto é muito maior.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Caramba, vocês furam pneu, hein?
Tem mais de 10 anos que não sei o que é isso (toc, toc, toc, para isolar)
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

A controversas, rs.

Sem dúvida, a construção do pneus tubeless garante naturalmente uma resistência adicional aos furos e esvazia mais lentamente que os com câmara (esse pra mim é o ponto crucial), por motivos óbvios.

Mas as montadoras não usam pneu com câmara porque acha bonito, existe aplicação técnica, hoje quase que exclusivamente em motos com aptidão trail.

Particularmente nunca tive problemas, nunca tive o azar de furar pneu na rua. Já aconteceu 1x de amanhecer pneu murcho na garagem, por furo, kkkkkkkk. Numa viagem, nada que câmara reserva ou remendo frio/cola e duas espátulas não resolva. No caso de um pneu sem câmara, dependendo do problema, adeus né, rs.

Mas enfim, não que o pneu com câmara seja inseguro, mas é que pneu sem câmara de maneira geral é bem mais seguro sim.

Outra coisa, essa história de pneu com câmara estourar do nada é fruto de câmara de ar com defeito de fabricação ou de baixa qualidade, instalação mal feita ou dono relaxado. Quantos seguem a recomendação técnica de trocar câmara de ar sempre que troca pneu?

Tem muita conversa mole por ai.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

diegonunes escreveu:..Quantos seguem a recomendação técnica de trocar câmara de ar sempre que troca pneu?...

Pode começar a contagem por mim.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Aliás, o último "furo" que me lembre foi pegar uma cratera na marginal do Tietê, embaixo do viaduto Aricanduva com a XLX350.
Aí foi a câmara e o aro pro vinagre, o que saiu bem mais em conta do que um aro de liga.
Detalhe que a XLX tem trava no pneu e ela foi rodando, com garupa até a General Osório para o conserto.
diegonunes
Dinossauro

Saurus escreveu:Pode começar a contagem por mim.

É justamente isso, vê quantos problemas você teve com esse tipo de pneu. ;-)
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Saurus escreveu:
diegonunes escreveu:..Quantos seguem a recomendação técnica de trocar câmara de ar sempre que troca pneu?...

Mais um na lista, sempre troquei pneus e as câmaras junto. Inclusive usava as reforçadas da Pirelli. As antigas iam junto nas viagens como reservas. E assim a fila ia andando.

Na XTE tive uma vez o pneu arrebentado, e consequentemente, a câmara. Passei por alguma coisa na Ponte Rio-Niterói que detonou o pneu. O ruim de câmara de ar é que estoura e esvazia na hora, enquanto sem câmara vai esvaziando devagar, o suficiente para não cai ou encostar a moto. Em, termo de reparos, nem tem como comparar, bendito macarrão.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
rlriccardi
Motociclista

Mensagem por rlriccardi »

A Triumph e a BMW usam câmaras mas com pneus radiais, então não acredito nessa de "fura mais fácil" (é o mesmo pneu).

Como os raios são fixados de uma forma que não escapa tanto ar + pneu radial = quando fura, esvazia como um radial furado (já vi acontecendo).
Único risco da câmara, é rasgar no ventil e esvaziar de pronto, mas a maioria das câmaras em tamanhos maiores (ex: 150/R17) o ventil tem reforço de metal/plástico...o que miniminiza em muito isso...

Nunca tive nenhum furo com a GS, mesmo usando calibragens bem baixas fora da estrada.
Sempre carrego reparo de câmara (que é do tamanho de uma caixinha de fósforo e não tem nenhum mistério de usar).
Nas viagens mais longas, levo uma câmara, pois duvido achar uma 150/17 no caminho (isso sim é uma tremenda merd@).
Mas eu carrego ferramental pra trocar/reparar na beira da estrada...não me aperto pra isso...(tenho uma BM, kit de ferramentas/remendos de 4562 peças é mandatório :lol: )

IMHO, jamais deixaria de comprar uma Tiger por causa, unicamente, das câmaras...(e também não levo em conta a opinião de quem nunca trocou um pneu por conta rsrsrs...tem radial de offroad com berço "duro" que é muito mais complicado de trocar/reparar que uma câmara)...

My 2 cents...
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
diegonunes
Dinossauro

Exato!

Mas vamos fazer uma conta rápida aqui:

1. Quem aqui caiu da moto porque o pneu com câmara esvaziou abruptamente?

Eu aposto que aqui no M@D, muito mais gente caiu da moto por falta de aderência do pneu do que por problema com câmara de ar. Aposto ainda que 90% ou mais usava moto com pneu sem câmara, kkkkkkkkkkkk.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Smoker escreveu:
Saurus escreveu:

Mais um na lista, sempre troquei pneus e as câmaras junto. Inclusive usava as reforçadas da Pirelli. As antigas iam junto nas viagens como reservas. E assim a fila ia andando.

Opa.. mais um aqui, eu!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

rlriccardi escreveu:A Triumph e a BMW usam câmaras mas com pneus radiais

Só nas "pequenas". Nas mamutes, é tudo sem câmara (mesmo quando raiadas).
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Pneu com câmara? No thanks!

Sem a menor condição de eu perder tempo parado no acostamento de uma estrada, esquina de lugar nenhum com a PQP, desmontando roda, pneu e o carai... a garupa no lado olhando com aquela cara "esse lenga lenga termina hoje?", reparar o furo, remontar tudo de novo, esperar o compressor encher a câmara do zero......

Bendito seja o reparo com macarrão.
Jota

Mensagem por Jota »

DanielRJ escreveu:Pneu com câmara? No thanks!

Sem a menor condição de eu perder tempo parado no acostamento de uma estrada, esquina de lugar nenhum com a PQP, desmontando roda, pneu e o carai... a garupa no lado olhando com aquela cara "esse lenga lenga termina hoje?", reparar o furo, remontar tudo de novo, esperar o compressor encher a câmara do zero......

amém. :D
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Mas virou um viadinho mesmo.

Pneus com câmara?? No thanks.

Moto carburada?? No thanks.

Mulher?? No thanks....

:frag:

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Smoker escreveu:

Mas virou um viadinho mesmo.

Pneus com câmara?? No thanks.

Moto carburada?? No thanks.

Mulher?? No thanks....

:frag:

Smoker, esse tipo de gente é a salvação da indústria e dos homo. Sem pessoas assim eles estariam no sal.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

:lol: :lol: :lol:

:ft:

Nem argumento para rebater, o Daniel teve. Frouxo mesmo. :frag:

B12S

DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Pra não perder muito tempo.....

Saurus, viaje de moto!

Smoker, dá a mão pro Saurus e vão dar meia hora no final do arco-íris.

:fuck:
Responder