Análise de erro de pilotagem (meu)
Re: Análise de erro de pilotagem (meu)
nina escreveu:já prenderam essa pôrra dessa bruxa fdp?!
Prenderam não, pois hoje de manhã eu colidi com um idiota numa CBR450 SR que atravessou o corredor perpendicularmente na minha frente sem olhar se vinha outra moto!
Antes de tudo, melhoras aí, rods.
Detonou quadro e sub-quadro? PT.
Meu cunhado conseguiu fazer um RL completo numa frenagem de emergência na Uly 2006 dele. Meteu as guampas no chão e, como estava sem equipo (o tradicional "só vou ali do lado, não vai dar nada"), quebrou os dois cotovelos. O sub-quadro quebrou também - ponto fraco das Uly?
Lembrei dum tóxico meu de alguns anos atrás: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?f=1&t=16689
Eu tenho para mim que o material é secundário. Confio mais numa cordura top do que um couro marca diabo. Tem muita coisa de couro cuja efetividade é, no mínimo, questionável (me vem à cabeça uma certa marca gaúcha de macacões, bastante usada pelo povo que atravessa SC vindo do sul, que não são homologados por nenhum órgão competente, que não tem histórico de anos em pistas desenvolvendo tecnologias, etc). Creio que, em se tratando de equipos de proteção (assim como equipos de som), vale o "velho deitado": nem tudo que é caro é bom, mas tudo que é bom é caro. Do meu tombo pra cá, só comprei coisa melhorzinha (Alpine, Dainese, BMW, etc) e a diferença é gritante - não só na segurança, mas também no conforto.
Detonou quadro e sub-quadro? PT.
Meu cunhado conseguiu fazer um RL completo numa frenagem de emergência na Uly 2006 dele. Meteu as guampas no chão e, como estava sem equipo (o tradicional "só vou ali do lado, não vai dar nada"), quebrou os dois cotovelos. O sub-quadro quebrou também - ponto fraco das Uly?
Lembrei dum tóxico meu de alguns anos atrás: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?f=1&t=16689
Eu tenho para mim que o material é secundário. Confio mais numa cordura top do que um couro marca diabo. Tem muita coisa de couro cuja efetividade é, no mínimo, questionável (me vem à cabeça uma certa marca gaúcha de macacões, bastante usada pelo povo que atravessa SC vindo do sul, que não são homologados por nenhum órgão competente, que não tem histórico de anos em pistas desenvolvendo tecnologias, etc). Creio que, em se tratando de equipos de proteção (assim como equipos de som), vale o "velho deitado": nem tudo que é caro é bom, mas tudo que é bom é caro. Do meu tombo pra cá, só comprei coisa melhorzinha (Alpine, Dainese, BMW, etc) e a diferença é gritante - não só na segurança, mas também no conforto.
Editado pela última vez por mamm777 em 23 Set 2013, 13:46, em um total de 1 vez.
Pelo jeito no caso do Rods foi morcegada e um toque no freio mesmo, esses freios de Buell são o bicho.mamm777 escreveu:(...) Meu cunhado conseguiu fazer um RL completo numa frenagem de emergência na Uly 2006 dele.(...)
[ ]'s

Macarini escreveu:minholi escreveu:Pelo jeito que você caiu a moto perdeu a frente. Se você estava freando pode ser que tenha passado em óleo, pego algum pedaço de metal, plástico ou vidro e escorregado.
E o ABS não salvaria seu couro numa situação assim.
Minholi , com todo respeito . O ABS salvaria sim![]()
![]()
Veja varios videos no youtube sobre ABS em motos e verá que salvam a nossa pele .Com ele não perderíamos o controle , é um motivo muito forte que me faz pensar em trocar de moto .
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qFw3HuFgq8A[/youtube]
Macarrone, nesse caso, não salvaria não, o cara já estava com a moto deitada.
Nessa nem o capeta segurava ele. Ele não destracionou, a moto saiu debaixo dele, com essa inclinação, sem chance do ABS ajudar em alguma coisa.
Rod,
Melhoras aê e sei lá, mas se você não tiver passado em uma das tartarugas de divisão da pista, a única explicação é você ter passado em uma pedra que espirrou para fora da pista, pq não tem nada que justifique a frente da moto sumir assim sem nenhuma ação sua, como frear ou então alguma sujeira na pista, como óleo ou areia.
Essa vai ser uma análise forense bem difícil de se encontrar reposta.
Em relação aos equipamento, sempre prefira couro.
Pelo nível da sua moto, já devia estar usando um macacão faz tempo.
Kuati escreveu:Pelo jeito no caso do Rods foi morcegada e um toque no freio mesmo, esses freios de Buell são o bicho.mamm777 escreveu:(...) Meu cunhado conseguiu fazer um RL completo numa frenagem de emergência na Uly 2006 dele.(...)
[ ]'s
Freios fodas e entre-eixos curto: receita de RL.
Na rinoceranta alemoa também está presente esta combinação, mas o Telelever não deixa a frente afundar em frenagem, então diminui o perigo de RL.
-
Robson
ô mamm, moto não dá RL assim do nada não.....
A tendência de todas as motos é sempre travar a roda dianteira e a moto sumir debaixo do piloto.
o RL do seu cunhado deve ter sido coisa muito atípica, é preciso muito atrito entre pneu e asfalto para que a força de atrito no pneu dianteiro supere o peso da moto + piloto, e a traseira da moto levante a ponto de virar para frente ......
A tendência de todas as motos é sempre travar a roda dianteira e a moto sumir debaixo do piloto.
o RL do seu cunhado deve ter sido coisa muito atípica, é preciso muito atrito entre pneu e asfalto para que a força de atrito no pneu dianteiro supere o peso da moto + piloto, e a traseira da moto levante a ponto de virar para frente ......
Equipado o cara se machuca...imagine de bermudinha...como tem muitos por aí....
Melhoras rápidas vivente...ralado dói mais que corte....
Melhoras rápidas vivente...ralado dói mais que corte....
Kuati escreveu:Pelo jeito no caso do Rods foi morcegada e um toque no freio mesmo, esses freios de Buell são o bicho.mamm777 escreveu:(...) Meu cunhado conseguiu fazer um RL completo numa frenagem de emergência na Uly 2006 dele.(...)
[ ]'s
Também tô achando isso.
Mamm777, eu não tinha visto esse seu tópico de 2010 com a análise de equipes numa queda. Muito legal, parecido com esse meu nesse sentido. Acho inclusive que as fábricas de equipamento deveriam investir nisso, encontrar uma maneira de aprimorar os equipamentos a partir do resultado de tombos.
m@gro, realmente os ralados são um saco... doem pra cacete e demoram muito mais que os cortes para cicatrizar. Esse meu me rendeu exatas 3 semanas de curativos doloridos de manhã e à noite. Em toda vez a gaze grudava no machucado e para retirar e lavar era uma "alegria imensa". Sem contar que passei 3 semanas dormindo virado para um lado só.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Robson escreveu:ô mamm, moto não dá RL assim do nada não.....
Tu já viu o comprimento da Ulysses? eheh...
Minha MT era assim também, qualquer frenagenzinha forte e lá vinha a roda traseira para cima (e para o lado).
Concordo que é atípico, mas o atípico também acontece. Provavelmente um monte de fatores contribuíram. A geometria e os freios da motoca. Asfalto seco e super aderente (foi num trecho aqui da Avenida Beira-Mar, asfalto super rugoso, parece um concreto). Braços "travados" (ao invés dos joelhos), jogando o peso do corpo do cidadão lá pra cima (guidão) e facilitando uma alavanca no sentido longitudinal. E por aí vai, etc, etc, etc. Ficaram as próteses (nos dois braços) como recordação do acontecido.
Gurizada, confirmado hoje o PT na Buell. Se foi.
Quem quiser comprar a minha Buell no leilão e arrumar capaz de fazer bom negócio. Com uns 2 a 3 mil se conserta ela toda de ficar perfeito. Só precisa desamassar o quadro, recuperar os plásticos naquelas recuperadoras de parachoques e trocar o restante das peças - pedaleiras, subquadro, etc.
Eu vou para a próxima moto. Apesar de adorar a Buell, vou trocar de marca e modelo. A minha próxima moto tem que ter ABS. Passou a ser critério obrigatório para mim. Nem sei se ele evitaria esse tombo ou não, mas na dúvida vou ivestir em segurança passiva.
Quem quiser comprar a minha Buell no leilão e arrumar capaz de fazer bom negócio. Com uns 2 a 3 mil se conserta ela toda de ficar perfeito. Só precisa desamassar o quadro, recuperar os plásticos naquelas recuperadoras de parachoques e trocar o restante das peças - pedaleiras, subquadro, etc.
Eu vou para a próxima moto. Apesar de adorar a Buell, vou trocar de marca e modelo. A minha próxima moto tem que ter ABS. Passou a ser critério obrigatório para mim. Nem sei se ele evitaria esse tombo ou não, mas na dúvida vou ivestir em segurança passiva.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
-
Robson
bom, que pena....
Eu acho que o ABS teria salvado vc sim, se foi mesmo causado pela frenagem.
É isso, bola pra frente !!
Eu acho que o ABS teria salvado vc sim, se foi mesmo causado pela frenagem.
É isso, bola pra frente !!
-
Jota
blz, rods.
agora vc pode comprar uma motoca com abs, rs.
eu, se puder, não volto a ter moto sem abs.
agora vc pode comprar uma motoca com abs, rs.
eu, se puder, não volto a ter moto sem abs.
Por um lado, é uma pena, pois você estava curtindo muito a Buell. Mas a vida segue. Que venha a próxima!
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
Rapaz, eu vi que trocou de moto, mas não sabia que tinha sido divido à queda.
Mais uma vez, o exemplo do eq de segurança em primeiro lugar.
Mais uma vez, o exemplo do eq de segurança em primeiro lugar.
.
MSM
MSM
-
Luiz Almeida
- Mito
Final feliz, em fim.
Sobre a calibragem dos pneu; creio que favoreceria a perda de aderência caso a pressão estivesse muito maior do que a indicada.
Sobre a calibragem dos pneu; creio que favoreceria a perda de aderência caso a pressão estivesse muito maior do que a indicada.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.