Freios. Como melhorá-los?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

Re: Freios. Como melhorá-los?

Mensagem por Jota »

a que tiver o freio mais eficiente vai girar menos até parar, óbvio.
por definição (o que é o freio mais eficiente? aquele que faz a roda girar menos até parar a partir do momento que é acionado) tem que ser assim.

o que eu disse é bem claro, não deixa margem pra interpretação. o disco, sendo maior ou menor, gira o mesmo tanto.
que tanto? o mesmo tanto que a roda. não tem como mudar isso.
uma volta da roda equialerá, sempre, a uma volta do disco, independentemente do tamanho deste.
alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

Concordo com o J, disco maior não ira fazer a moto parar antes.

Para parar em menor distancia creio que o ideal e aumentar a pinça já que a alavanca não tem como aumentar.

Pega uma pinça nova, de boa qualidade e melhore o freio da moto sem precisar trocar o disco ou manete. ;-)
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Jota escreveu:o que eu disse é bem claro, não deixa margem pra interpretação. o disco, sendo maior ou menor, gira o mesmo tanto.
uma volta da roda equialerá, sempre, a uma volta do disco, independentemente do tamanho deste.

Sabe o que eu acho que tá bem claro e sem margem para interpretação? Que dizer que o disco está preso à roda de forma que ambos sempre darão o mesmo número de voltas é tão óbvio ululante e tão irrelevante para o que estamos discutindo, quanto dizer que o disco de freio é fixado por 5 ou por 6 parafusos.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

alexsandro_jean escreveu:Concordo com o J, disco maior não ira fazer a moto parar antes.

Para parar em menor distancia creio que o ideal e aumentar a pinça já que a alavanca não tem como aumentar.

Como assim??? Se trocar o disco por um maior muda o momento de alavanca sim.
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
pinter
Novato

Mensagem por pinter »

MAD escreveu:
alexsandro_jean escreveu:Concordo com o J, disco maior não ira fazer a moto parar antes.

Como assim??? Se trocar o disco por um maior muda o momento de alavanca sim.

Aumentar o disco puramente não tem nenhuma interferência... Passar de 300mm pra 310mm simplesmente muda absolutamente nada na frenagem...

Pra aumentar a capacidade do freio tem que aumentar o disco E afastar a pinça se freio com prolongador.

E pra pôr um disco maior tem querer uma pinça mais robusta porque o esforço é muito maior.... O número de voltas que o disco vai dar é o mesmo independente só diâmetro mas a velocidade na borda do disco é maior quanto maior for o diâmetro...

Aumentar o disco e manter a mesma pinça com um adaptador, pode diminuir a capacidade de frenagem, porque a pinça pode não dar conta do maior esforço, precisará muito mais força para brecar o disco que estará passando pela pastilha a uma maior velocidade, o que pode causar superaquecimento e fadiga.

Melhor frenagem significa maior disco e uma pinça com força compatível.

E o disco original da DE é flutuante de 300mm.
Suzuki DR800S - THE BIG ONE
pinter
Novato

Mensagem por pinter »

E na pratica o disco da dr é muito bom... Aumentá-lo é bobagem, por.outro lado a pinça é um lixo, é aí que o investimento tem que ser aplicado
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

pinter escreveu:Pra aumentar a capacidade do freio tem que aumentar o disco E afastar a pinça se freio com prolongador.

Pinter, acho que ninguem em sã consciência cogitaria trocar apenas o disco por um maior, sem fazer a devida adaptação. É certo que se o disco fosse maior seria até uma impossibilidade física a instalaçao do mesmo sem o devido afastamento da pinça.

Também temos que separar o que é discussão conceitual o o quais são as questões práticas de um projeto específico.

Conceitualmente estava falando de hipóteses onde a pinça teria capacidade de suportar o esforço extra.
Mas cada caso específico exige um estudo para identificar as principais deficiência, e as prováveis soluções.

No caso da DR, depois pesquisei que o tamanho do disco não é tão pequeno. Se a pinça realmente é a principal causa da fraca frenagem da DR, então vale a pena investir primeiro numa pinça melhor, e ver se o resultado é satisfatório.

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4
Viajaire é preciso...

SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Aumentar o disco e manter a mesma pinça com um adaptador, pode diminuir a capacidade de frenagem, porque a pinça pode não dar conta do maior esforço, precisará muito mais força para brecar o disco que estará passando pela pastilha a uma maior velocidade, o que pode causar superaquecimento e fadiga.

Muito pelo contrário, com o diâmetro do disco maior, a pinça fará MENOS esforço, devido a alavanca ser maior.
B-King Of The Urban Jungle
pinter
Novato

Mensagem por pinter »

SPEED RACER escreveu:

Muito pelo contrário, com o diâmetro do disco maior, a pinça fará MENOS esforço, devido a alavanca ser maior.

;-) Verdade, falha minha...
Ammit
Roda Presa

Mensagem por Ammit »

The greater degree of control comes as the result of a bit of counterintuitive physics. A disc rotor's smaller diameter compared with a rim's brake track means it has to work harder to stop a bike. But because it's working harder, you get better control (modulation), explains Wayne Lumpkin, founder of Avid Brakes and creator of the Ball Bearing mechanical and Juicy hydraulic disc brakes. How much harder does it have to work? According to Lumpkin, disc-brake pads must squeeze with about 1,000 pounds of force to achieve near-lockup, while a rim brake needs only 200 pounds for the same job. The larger span (0 to 1,000 pounds versus 0 to 200) is a bigger window in which to control braking force; hence, better modulation.
http://www.bicycling.com/bikes-gear/bikes-and-gear-features/big-squeeze-road-disc-brakes

Considerações...
1. O artigo fala sobre a vantagem de freio a disco e de aro em bicicletas, e não está focado no poder de frenagem, mas na vantagem de ganho em modularidade.
2. Mesmo precisando de muito mais força para parar, o artigo compara tecnologias diferentes e não vem ao caso para o tópico.
3. O foco em negrito mostra por um engenheiro de uma das maiores empresas de freio a disco para bicicletas, que um diâmetro maior gera um poder de frenagem maior (se aplica muito menos força para uma mesma capacidade de frenagem).
Jota

Mensagem por Jota »

MAD escreveu:
Jota escreveu:o que eu disse é bem claro, não deixa margem pra interpretação. o disco, sendo maior ou menor, gira o mesmo tanto.

Sabe o que eu acho que tá bem claro e sem margem para interpretação? Que dizer que o disco está preso à roda de forma que ambos sempre darão o mesmo número de voltas é tão óbvio ululante e tão irrelevante para o que estamos discutindo, quanto dizer que o disco de freio é fixado por 5 ou por 6 parafusos.

pode ser óbvio pra mim ou pra vc, mas teve gente aí que discordou disso. :-D
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Caraio, não via tanta física desde o ginásio :-D

Considero troca da pinça por uma mais moderna e de três pistões essencial para melhora da frenagem, independentemente do disco ser maior ou não, pois a pressão sobre as pastilhas é maior (e a área de contato também me parece maior).

Pelo que li no debatido com relação ao tamanho do disco, também concordo que o efeito alavanca será mais aproveitado com um disco maior.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Jota escreveu:
MAD escreveu:

pode ser óbvio pra mim ou pra vc, mas teve gente aí que discordou disso. :-D

Jota, não vou te deixar escapar assim pela tangente. }:)

Na verdade o que aconteceu é que tu mal interpretou um comentário do Speed Racer, como se contrariasse essa obviedade. Alguns posts depois disso eu tentei esclarecer que ele se referia ao que ocorre após o início da frenagem, mas tu acabou por mal interpretar minha explicação também... e a coisa se desenrolou até que enfim tu conseguiu entender que o que tu dizia só valia para antes da frenagem. Podes conferir tudo isso a partir da página 4.

Mas deixa assim, mal entendidos acontecem. :lol:
Viajaire é preciso...

alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

Anubis escreveu:Caraio, não via tanta física desde o ginásio :-D

Considero troca da pinça por uma mais moderna e de três pistões essencial para melhora da frenagem, independentemente do disco ser maior ou não, pois a pressão sobre as pastilhas é maior (e a área de contato também me parece maior).

Pelo que li no debatido com relação ao tamanho do disco, também concordo que o efeito alavanca será mais aproveitado com um disco maior.

Acho que o ponto principal é esse, não adianta trocar o disco, a coisa mais eficiente a se fazer é trocar a pinca, de preferência com mais pistões para
aumentar a atrito e a eficiência da alavanca.
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

No caso, qualquer uma das coisas melhora, mas se achar uma pinça mais fóda, é melhor.
O ideal seria pinça+disco.
B-King Of The Urban Jungle
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Uma boa maneira de melhorar freio é comprar uma motoca com freio bom. Por que gastar vela com defunto ruim?

Se isto não for possível, fazer musculação na mão direita ajuda bastante.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Nego tem que pensar mais antes de postar. bicho... eu so queria entender como alguem aumenta o disco sem colocar adaptador na pinca!!!

Jota deve estar trollando tambem nao é possivel!!!
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

RAlves escreveu:Nego tem que pensar mais antes de postar. bicho... eu so queria entender como alguem aumenta o disco sem colocar adaptador na pinca!!!

Mas aí neguim (e branquim) tem que ler mais né, pois isso já foi comentado na página 2 ou 3, inclusive com foto de uma DR Motard. :-D
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Smoker escreveu:
RAlves escreveu:Nego tem que pensar mais antes de postar. bicho... eu so queria entender como alguem aumenta o disco sem colocar adaptador na pinca!!!

Mas aí neguim (e branquim) tem que ler mais né, pois isso já foi comentado na página 2 ou 3, inclusive com foto de uma DR Motard. :-D

Nada a ver, Fumaça! O certo no M@D é ler só o OP (e nem precisa ler inteiro) e já sair respondendo...
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

:lol: :lol: :lol:

Mas não deixa de ser uma verdade. :-D
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Responder