Protótipo de almofada de gel para bancos

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Protótipo de almofada de gel para bancos

Mensagem por Russo »

Ae Kamerads:

Estou desenvolvendo as almofadas de gel sólido para fixar sobre os bancos das motokas.

Faz uns três anos aproximadamente que eu uso essas almofadas, embutidas sob os bancos das minhas motos e é “tudibom”. O gel é uma “maravilha” para os traseiros dos pilotos, tanto é que algumas motos top, como as BMW e algumas esportivas, já tem saído de fábrica com o gel instalado sob o a capa do banco.

Cada 1 cm de espessura de gel sólido corresponde a cerca de 6 cm de espuma a mais no banco. Estou fazendo testes com mantas de gel de 1,3 cm e de 2 cm de espessura, que correspondem a 8 e 12 cm de espuma a mais no banco da moto.

Além disso, o gel sólido tem algumas vantagens adicionais:
- é atóxico;
- não vaza;
- não deforma;
-distribui o peso do piloto sobre o banco de maneira mais uniforme;
-evita que a espuma do banco se deforme, principalmente na região do cóccix;
-absorve parte da vibração que é transmitida do motor para o quadro da moto e desse para o banco.

Para evitar desperdício de material, principalmente do couro que é caro e da manta de gel que é mais cara ainda, resolvi fazer um modelo em escala real, utilizando espuma de EVA, que é bem mais barata e mais fácil de trabalhar.

Primeiro, montei uma réplica da manta de gel, feita com espuma de travesseiro e revestida com EVA (em amarelo):
Imagem

Em seguida, fiz o molde da peça inferior, que ficará em contato direto com a superfície do banco (em EVA marrom claro). Essa peça, no modelo definitivo, será feita em couro acamurçado (áspero) para não deslizar sobre o banco:
Imagem

Depois, fiz em EVA marrom escuro, o molde da capa da almofada, que será feita no modelo definitivo em couro liso e fino (pelica):
Imagem

Por último fiz o molde dos pontos de fixação, que no modelo definitivo serão feitos utilizando cintas de nylon e argolas em formato de D:

Imagem

Imagem

Depois, montei o protótipo da almofada:

Vista da parte inferior:
Imagem

Vista superior:
Imagem

O protótipo da almofada sobre o banco da garupa da Sportster 883:

Imagem

Em close:

Imagem

O protótipo da almofada sobre o banco da CB400CR:
Imagem

Agora é só levar o material para o tapeceiro para fazer os protótipos definitivos e iniciar os “testes de campo”.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
DirtAction
Motociclista

Re: Protótipo de almofada de gel para bancos

Mensagem por DirtAction »

quando vou poder comprar a minha!?
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

Bota mais um na fila! ;-) Parabéns!
Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Labar escreveu:Bota mais um na fila! ;-) Parabéns!

x3 ;-)

A minha é uma XTE. Preciso mais para a garupa mesmo :-D
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Smoker escreveu:
Labar escreveu:Bota mais um na fila! ;-) Parabéns!

x3 ;-)

A minha é uma XTE. Preciso mais para a garupa mesmo :-D
Ae Kamerad Smoker:

Estou trabalhando também no molde para os bancos das trail (XT, Falcon, Lander, Tornado, etc)...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Russo, tenho um banco extra de XTZ (tava na revisão e aparecu um cabra pra trocar o banco que o cachorro comeu) e tava pensando em fazer um esquema assim, guardando o original...

Pq pior que o original, só arrancando o banco de vez!

Onde encontro essas mantas de gel?
NC750x

-- no donut for you! --
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Russo... vou querer dois, viu? :D
orgulho de ser CGzeiro!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

mantabodyboarder escreveu:Russo, tenho um banco extra de XTZ (tava na revisão e aparecu um cabra pra trocar o banco que o cachorro comeu) e tava pensando em fazer um esquema assim, guardando o original...

Ae Kamerad:

A manta de gel eu arranjo proce. O problema é a capa do banco, pois não pode usar o tradicional courvin, que reage quimicamente com o gel. Tem que fazer uma capa de couro (que é caro) ou de neoprene (que é mais caro e menos resistente).
Imagem
Fuchs
Novato

Mensagem por Fuchs »

boa essa ideia!!
no meu caso acho interessante pro garupa, ja que GS500 e Bandit nao foram feitas pras nossas estradas e o garupa sofre demais
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

HUm...

Vou ver com o doido que recapa bancos perto de casa se ele tem contatos pra arrumar a capa de couro equanto fica a brincadeira...
Mas parece mais interessante que pagar os 450 reais + 2 fretes do Ere...
NC750x

-- no donut for you! --
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Fuchs escreveu:boa essa ideia!!
no meu caso acho interessante pro garupa, ja que GS500 e Bandit nao foram feitas pras nossas estradas e o garupa sofre demais
Ai ai...a doce inocência da juventude!!
Presta atenção no Modess (em algumas é um simples Care Free, e nas mais "radicais", um mero Band-aid!) q tem no lugar da garupa nas Shadows, Boulevares, Dragstars e afins! Vc se sentirá o motociclista mais feliz do mundo! Um privilegiado!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

show, realmente um gelzinho ajuda nas viagens.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

mau/santos escreveu:
Presta atenção no Modess (em algumas é um simples Care Free, e nas mais "radicais", um mero Band-aid!) q tem no lugar da garupa nas Shadows, Boulevares, Dragstars e afins! Vc se sentirá o motociclista mais feliz do mundo! Um privilegiado!

Deixa a mulher do cara andar na garupa de uma XTE, vai achar que a GS e Bandit são aqueles sofás da casa da vóvó :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Jota

Mensagem por Jota »

ótima idéia, russo.
parabéns.
você me terá certamente como cliente.
inté
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Russo não teria como um tapeceiro colocar uma camada desse material em todo o banco encapando depois com coro ?
Creio que os bancos de cross e trail seriam os mais fáceis de se fazer.

[]'s
Mutley
Roda Presa

Mensagem por Mutley »

Russo escreveu:
mantabodyboarder escreveu:Russo, tenho um banco extra de XTZ (tava na revisão e aparecu um cabra pra trocar o banco que o cachorro comeu) e tava pensando em fazer um esquema assim, guardando o original...

Ae Kamerad:

A manta de gel eu arranjo proce. O problema é a capa do banco, pois não pode usar o tradicional courvin, que reage quimicamente com o gel. Tem que fazer uma capa de couro (que é caro) ou de neoprene (que é mais caro e menos resistente).
não dá pra envelopar o gel em plástico e encapar com corvin???
Abraços
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

Jota escreveu:ótima idéia, russo.
parabéns.
você me terá certamente como cliente.
inté
leia rápido!
:rof: }:)
Imagem
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Smoker escreveu:
mau/santos escreveu:

Deixa a mulher do cara andar na garupa de uma XTE, vai achar que a GS e Bandit são aqueles sofás da casa da vóvó :lol:
Sem contar que, na XTE (e na Tornado, por sinal), quando o piloto tá sem garupa e quer descansar, ele estica até a posição do garupa, pois ali o banco é melhor! :lol:
orgulho de ser CGzeiro!
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Em q medida vc compra estas mantas de gel?
Qto custa?
Dependendo do preço e do tamanho q vc conseguir, tenho interesse numa manta destas.
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Parra escreveu:Russo não teria como um tapeceiro colocar uma camada desse material em todo o banco encapando depois com coro ?
Creio que os bancos de cross e trail seriam os mais fáceis de se fazer.

[]'s
Tem sim. O macete é remover 1cm da espuma original do banco, colocar o gel e encapar com couro ou neoprene.

Mutley escreveu: não dá pra envelopar o gel em plástico e encapar com corvin???
Abraços
Não dá! O gel, originalmente, tem consistência de meleca. Para que ele solidifique e tenha consistência de "gelatina royal" é adicionado um polímero plastificante, que reage com tecidos sintéticos como courvin, napa, plástico, EVA e outros, degradando-os. Isso só não ocorre com o neoprene e com o couro.
Anzolim escreveu:Em q medida vc compra estas mantas de gel?
Qto custa?
Dependendo do preço e do tamanho q vc conseguir, tenho interesse numa manta destas.
Eu adquiri mantas em três medidas (uma peça de cada), uma oval para bancos de piloto de motos custom, uma outra oval, menor, para bancos de garupa de custom e uma em formato de língua, comprida, para bancos de motos trail. Fabriquei os moldes em EVA, recortei as peças de couro nas medidas apropriadas e levei tudo ao tapeceiro hoje à tarde. Semana que vem devem ficar prontas.

Se não houver nenhum empecilho, você verá os primeiros protótipo no Acampitanga II.
Imagem
Responder