Renovação de CNH x Deficiencia Física - Resultado Final

Grupo de discussão geral sobre motos.
edgard
Motociclista

Re: Renovação de CNH x Deficiencia Física

Mensagem por edgard »

na realidade o "exame físico'" que é feito é o de vista, verificação da pressão arterial, umas perguntas que vc responde e pronto acabou. se te perguntarem o que houve com teu pé, diga que torceu jogando bola, nada mais, sem detalhes. não irão te pedir para guiar moto ou outro veículo qq. boa sorte.
moto atual cb500f 2014, branca
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

gusmano escreveu:vei...vou contar um segredo. eu sou surdo de um ouvido.... e não, não tem nenhuma restrição na cnh..o cara nem encostou em mim, e eu estava chapado...sim chapado...bebaço.

abs

É, eu percebi isso, viajando com essa desgraça.

O mais legal é que o cara é surdo de um ouvido e no bom, ele coloca o fone de ouvido durante a viagem.

Pergunta se entendia alguma coisa o maldito???

:rof:

No mais velhinho, se o problema fosse no pé esquerdo, seria mais complicado, mas o pé direito, vc nem precisa de freio traseiro na moto.

No mais, vc pisa nele com o calcanhar mesmo e boa.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
CarlosEmmanuel
Novato

Mensagem por CarlosEmmanuel »

JotaeMe escreveu:Bom dia m@adianos, depois de muito fuçar na rede e terminar mais perdido que antes, resolvi buscar alguma orientação aqui neste reduto de conhecimento e sabiencias...

Estou de molho desde abril, me recuperando de um procedimento cirúrgico no tornozelo direito.
Devido a sequelas de uma fratura sofrida em 2006 (não foi de moto...) o quadro evolui para uma artrose no tornozelo direito e depois de muitos exames e infiltrações fiz um procedimento chamado de Artrodese tíbio-társica, resumindo: não tenho o movimento do tornozelo direito, nem sobe, nem desce, não vai para os lados, só os dedos do pé estão mexendo (ainda!!)

Nesse meio tempo minha CNH venceu (tava tão preocupado com a faca que esqueci da CNH), liguei numa Clínica, onde sempre renovei a CNH, e já me disseram que será difícil manter a categoria A :cry: :cry: , que tenho que comparecer a Clínica após a auta médica (ainda não tive auta, estou me adaptando a caminhar com o pé imóvel, utilizando apoio unilateral - bengala de véi) e que serei encaminhado a uma perícia no Detran para avaliação.

Consultando o CTB vi que existe a categoria de adpatações/restrições para motos, assim como em carros, mas uma coisa é a previsão legal e a outra a prática da lei (nesse país...)

Já não ando direito, isso eu já encarei numa boa... agora arrancar a moto é pra matar o manco.... enterra logo!

Alguém já passou por isso, ou conhece um tio, amigo, primo, irmão que tenha passado por essa situação?? de ter que encarar essa limitação e passar por essa Perícia do Detran a ainda assim manter a CNH categoria A?

Não tenho o movimento de sobe/desce nos dois pés, mas piloto motoca e dirijo carro manual tranquilo. Não tenho CNH porque o Detran/DF pediu nas duas vezes que fui umas adaptações na moto impossíveis (ou muito caras) de fazer. Pedal de freio adaptado e câmbio automatizado. Todas as minhas motos (tive 7) foram com câmbio manual. O pedal do câmbio eu passo usando o calcanhar puxando ele pra cima e o pé todo empurrando ele pra baixo e passo numa boa. O do freio é com o pé todo também, e freia tranquilo.
O médico nem quer saber se você dá conta de pilotar normalmente ou não, ele coloca no laudo que precisa de adaptações e pronto.
Vou tentar tirar a CNH em Goiânia porque no DF eu desisti.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Carlos, primeiro well come.

Segundo, bota um segundo pedal virado pra trás pra subir as marchas igual tem em algumas hárlei ou nas CG antigas (ou compra logo uma rsss) e fala 'pronto, tá adaptado'
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
JotaeMe
Roda Presa

Mensagem por JotaeMe »

Carlos, quando terminar com o Well :lol: :lol: , me esclarece uma dúvida: Voce nunca teve a CNH? é isso mesmo? ou eu entendi errado!
Outra dúvida, nessa perícia que você fez, você tinha que apresentar o veículo adaptado para poder liberar a CNH?
Não sei se estou raciocinando errado, mas creio que haja uma diferença entre renovar e obter a CNH, mas é puro achismo!

Há um tempo me mandaram a matéria de um piloto de helicoptero que teve o braço amputado, e manteve seu "Brevê" por apresentar as adaptações que o permititriam voar... Mas ele já tinha Licença...
Agora vá você fazer os exames para voar sendo PNE, é toco na triagem...

Nas semanas que passaram estava ensaiando uns passos sem apoio, até ando, mas sem mancar... não tem jeito! não pela dor, isso a gente acostuma, é por não ter o movimento do pé mesmo...
Vou arriscar! na Clínica hoje, quando tiver o resultado posto aqui! até lá :pope: :pope:
Moto não é problema, moto é solução!!
m@gro
Dinossauro

Mensagem por m@gro »

Creio que se não falar vai passar normal....

Aqui já vi muitos andando engessados que colocam o pedal de câmbio da biz pra não precisar colocar a ponta do pé embaixo do pedal de câmbio e andam numa boa na cidade....
CarlosEmmanuel
Novato

JotaeMe escreveu:Carlos, quando terminar com o Well :lol: :lol: , me esclarece uma dúvida: Voce nunca teve a CNH? é isso mesmo? ou eu entendi errado!
Outra dúvida, nessa perícia que você fez, você tinha que apresentar o veículo adaptado para poder liberar a CNH?
Não sei se estou raciocinando errado, mas creio que haja uma diferença entre renovar e obter a CNH, mas é puro achismo!

Há um tempo me mandaram a matéria de um piloto de helicoptero que teve o braço amputado, e manteve seu "Brevê" por apresentar as adaptações que o permititriam voar... Mas ele já tinha Licença...
Agora vá você fazer os exames para voar sendo PNE, é toco na triagem...

Nas semanas que passaram estava ensaiando uns passos sem apoio, até ando, mas sem mancar... não tem jeito! não pela dor, isso a gente acostuma, é por não ter o movimento do pé mesmo...
Vou arriscar! na Clínica hoje, quando tiver o resultado posto aqui! até lá :pope: :pope:

Nunca tive CNH. Mas para o deficiente obter uma, a perícia não é em clínica particular, é com 3 médicos dentro do próprio Detran: ortopedista, oftalmologista e psiquiatra. Não precisa apresentar o veículo adaptado, eles que vão olhar para a sua limitação e dizer o que precisa ser feito no veículo pra liberar a categoria pretendida.

Nas primeira vez que fui o médico liberou moto comum, sem adaptação alguma, e o carro com adaptações como se eu fosse paraplégico, o que já achei absurdo. Sem querer acabei deixando o processo vencer, pois esqueci que a validade dele era de apenas 1 ano e voltei lá novamente. O médico já era outro, e pediu adaptação para moto dessa vez, do mesmo jeito, como se eu fosse paraplégico. Só scooter ou a VFR que se encaixariam no que ele pediu. Achei um constrangimento muito grande e desisti de tentar tirar no DF, vou tentar em Goiânia dessa vez.

Minha moto atual é uma GS500. Pediram câmbio automatizado e comando do freio traseiro no guidão, como se eu não pudesse nem andar. Então fico sem CNH mas não vou fazer essa gambiarra na motoca, pois ando numa boa com ela do jeito que está, sem mexer em nada.
JotaeMe
Roda Presa

Mensagem por JotaeMe »

Acabo de chegar de Clínica! e conforme orientações M@dianas, entrei sem muletas (mancando um pouquinho, engolindo a dor :ufa: ) bem devagar, com cara de "tá tudo certo" :cool: , respondi só o que me perguntaram!

Resultado: Pagar o Boleto e esperar a CNH em casa :yay: :yay: :yay: :yay: :yay: :wt: :wt: :pnk: :pnk:

Fui bombardeado de perguntas relativas ao andar claudicante (manco véi), acho que o que me safou foi realmente responder estritamente ao que foi perguntado!

Agradeço a todos que, de um jeito ou de outro, me ajudaram nesse momento! Valeu galera! ;-) ;-) ;-)

CarlosEmmanuel, sua situação é diferente mesmo, espero que em Goiânia você tenha mais sorte com a perícia! Imagino que você deve se xingar de não ter concluido o processo da primeira vez né?! Mas é ter paciência, o passado só pode ser lembrado... o Fod@ é depender do DETRAN!

Minha sincera opinião: não creio que em Goiânia seja mais tranquilo... o trânsito lá está um inferno, morre um condutor de moto por dia lá, e aquele pessoal do Detran/GO são de difícil trato... Então já viu como andam os olhares para o motociclista na cidade!
Mas vai que dá certo e eu falei um monte de besteiras... tem que tentar mesmo! Boa sorte!

Eu me xinguei muito por ter esquecido de renovar a CNH antes de operar...

Vambora andar de moto... :pnk: :pnk:
Russo
Mito

Re: Renovação de CNH x Deficiencia Física - Resultado Final

Mensagem por Russo »

:beer: :beer: :beer:

Parabéns!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Nóis é xatu, mas ajuda. :lol: :lol: :lol:

Parabéns pela sorte aí. Vai rodar logo. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
CarlosEmmanuel
Novato

JotaeMe escreveu:Acabo de chegar de Clínica! e conforme orientações M@dianas, entrei sem muletas (mancando um pouquinho, engolindo a dor :ufa: ) bem devagar, com cara de "tá tudo certo" :cool: , respondi só o que me perguntaram!

Resultado: Pagar o Boleto e esperar a CNH em casa :yay: :yay: :yay: :yay: :yay: :wt: :wt: :pnk: :pnk:

Fui bombardeado de perguntas relativas ao andar claudicante (manco véi), acho que o que me safou foi realmente responder estritamente ao que foi perguntado!

Agradeço a todos que, de um jeito ou de outro, me ajudaram nesse momento! Valeu galera! ;-) ;-) ;-)

CarlosEmmanuel, sua situação é diferente mesmo, espero que em Goiânia você tenha mais sorte com a perícia! Imagino que você deve se xingar de não ter concluido o processo da primeira vez né?! Mas é ter paciência, o passado só pode ser lembrado... o Fod@ é depender do DETRAN!

Minha sincera opinião: não creio que em Goiânia seja mais tranquilo... o trânsito lá está um inferno, morre um condutor de moto por dia lá, e aquele pessoal do Detran/GO são de difícil trato... Então já viu como andam os olhares para o motociclista na cidade!
Mas vai que dá certo e eu falei um monte de besteiras... tem que tentar mesmo! Boa sorte!

Eu me xinguei muito por ter esquecido de renovar a CNH antes de operar...

Vambora andar de moto... :pnk: :pnk:

Agora que renovou a sua CNH sem problemas, pode chegar mancando a cada 5 anos pra renovar, e diga que tá assim porque se quebrou todo jogando bola etc.. hahaha

Quando deixei vencer o processo da primeira vez foi foda mesmo. Mas eu vou tentar tirar em Goiânia, mas não pra morar ou dirigir por lá. É que em Goiânia funciona a perícia médica para o goiás INTEIRO! E lá eles dão um carro/moto comum para analisar como o condutor dirige/pilota e avaliar se é necessário ou não alguma adaptação.
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Ja passei duas vezes no exame de vista de CNH usando lente de contato de grau, e o médico não percebeu rsrsrs (se olhar diretamente no olho de perto, é possivel perceber).

Sempre dirijo de óculos ou lente de contato, mas só para não ter essa palhaçada marcação de lentes corretivas na carteira, pq se for parado numa blitz a noite até convencer o policial que vc está de lente de contato (até pq se tirar não tem como colocar de volta, sem a devida higienização com produto especifico em um banheiro etc..)
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

JotaeMe escreveu:
Arlei - kamikaze escreveu:Cara, isto aconteceu comigo também. sofri um acidente em 2007 e fiquei com sequelas na perna esquerda e sem movimento do pé, assim como vc. Eu nem os dedos consigo mexer.
Quando venceu minha CNH fui encaminhado para uma junta medica.
E durante esse exame o medico me perguntou se eu ainda queria andar de moto e eu disse que sim.
Sem problemas, mas na minha carteira consta a limitação códigos: B, G . Que significa carro automático ou sem embreagem e moto com o pedal de marcha adaptado.

Acho que no seu caso como é no pé direito, deve ser mais facil ainda, nem esquenta.

Hoje ando de HD na boa, faço as marchas subirem com o calcanhar.

Pô Arlei!!, valeu pelo post!!

Realmente a Perna esquerda na moto é mais complicado! usa-se com maior frequencia!
No meu caso, perna direita, se tiver que adaptar é freio... e no carro freio e acelerador <:( , mas nem gosto de carro mesmo!! rsrsrsrs

Acho que vou me enrolar no carro, afinal pé direito = acelerador e freio

Conheco um cara que nao tinha o movimento das 2pernas e andava de fusca e agora de.ranger adaptada no pedal da embregam tem tipo um ferro fixado e ele usa a mao pra apertar e acelerador e freio tem uma alavanca tipo de limpador de parabrisa que pra baixo acelera e pra cima freia unica coisa é que ele tem q soltar do volante pra mudar as marchas mas dirige a muitos anos.
Agora moto ele ja nao anda e nem quis mais pq foi o motivo que o deixou assim:oops:

Parabens ai por conseguir a carteira e muitos kms de.felicidades pra ti.;-)

Enviado por Telepatia
Vini
Motociclista

Mensagem por Vini »

Compartilhando...

Fui ontem fazer a renovação da CNH do Poupatempo de SP - Sto Amaro.

- Médico pediu pra levantar a barra da calça (Ver se eu não tinha prótese?)
- Pediu pra eu ficar na ponta do pé
- Pediu pra eu abaixar e levantar
- Olhei as letrinhas no baguio
- E PERGUNTOU qual era minha pressão. Disse 12x8, claro...

Pelo visto foi bem mais completo que 99% dos outros.
gusmano
Motoqueiro

Mensagem por gusmano »

Richard. escreveu:
gusmano escreveu:vei...vou contar um segredo. eu sou surdo de um ouvido.... e não, não tem nenhuma restrição na cnh..o cara nem encostou em mim, e eu estava chapado...sim chapado...bebaço.

abs

É, eu percebi isso, viajando com essa desgraça.

O mais legal é que o cara é surdo de um ouvido e no bom, ele coloca o fone de ouvido durante a viagem.

Pergunta se entendia alguma coisa o maldito???

:rof:

No mais velhinho, se o problema fosse no pé esquerdo, seria mais complicado, mas o pé direito, vc nem precisa de freio traseiro na moto.

No mais, vc pisa nele com o calcanhar mesmo e boa.

ahuahuahuauhauhauha

é foda!! no trampo, eu ponho os dois fones...na LUG cheguei a por uma plaquinha no lado esquerdo da mesa "Dirija-se a outro ouvido"..

abs
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P

Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
m@gro
Dinossauro

Mensagem por m@gro »

Uso óculos pra leitura....pra perto não enxergo nada....

Uns meses passados estava viajando com uma otoridade...e depois duns 100 km coloquei o óculos na ponta do nariz pra dar uma olhada no painel, tipo verificar se estava tudo certo, temperatura do motor etccc...

E o vivente me perguntou, vc. tem dificuldade de visão? eu respondi: sim, de perto se não usar óculos é complicado de ver/ler....e ele: e de longe? eu respondi: de longe é pior.... o cara se jogou contra o banco...mas como que está dirigindo???? eu disse: é brincadeira é só pra leitura mesmo....kkkkk

Na minha última renovação o médico pediu pra ler as letrinhas do quadro e eu li só uns 70%...ele liberou a CNH e pediu pra consultar um oftalmo....
JotaeMe
Roda Presa

Mensagem por JotaeMe »

Vini escreveu:Compartilhando...

Fui ontem fazer a renovação da CNH do Poupatempo de SP - Sto Amaro.

- Médico pediu pra levantar a barra da calça (Ver se eu não tinha prótese?)
- Pediu pra eu ficar na ponta do pé
- Pediu pra eu abaixar e levantar
- Olhei as letrinhas no baguio
- E PERGUNTOU qual era minha pressão. Disse 12x8, claro...

Pelo visto foi bem mais completo que 99% dos outros.

Tenso... nessa daí eu não passo!

Anotar na agenda: Passar longe do Poupatempo St. Amaro...
Responder